Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

+13
kelvis
PAULO PINHEIRO
Agenor B S Jr
thiago job criador
Bruno Melo
Thiago Pereira Iza
DAURI WISBECKI
ENIVALDO
Nilo
Franqlim Pereira
RONZONI
HUGO WATSON
Eduardo Machado
17 participantes
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17309
Pontos : 21948
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Seg 20 maio - 16:39
Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde !

Vamos criar uma discussão que faz parte da vida de todo CRIADOR ´´ Genética ``

Até onde ela influencia ou influencia em tudo, como realmente escolher suas matrizes para conseguir filhotes campeões ? Manejo e qual a diferença que pode fazer para o alado ?

Vamos lá pessoal !!!

Abraços


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Qua 17 Jul - 8:34
PAULO PINHEIRO escreveu:Entendo que genética seja fator de preponderância, de muita relevância, mas, na minha opinião, não é garantia de sucesso. Ela aumenta a possibilidade de se chegar a um exemplar campeão, mas também é uma grande ferramenta de marketing para a comercialização de aves.
Fico ouvindo: "esse curió é do criador tal, da raça tal, pai campeão etc". não vou aqui negar a importância do estudo e aprimoramento genético. Somente digo que Não garante absolutamente o sucesso na criação. Principalmente, porque, na minha opinião, o manejo é tão ou mais importante do que a genética.
Numa comparação simplória, seria o mesmo que dizer que todo o filho de um craque do futebol seria igualmente craque, o que não acontece na maioria das vezes.
Vou ser bem polêmico agora: Acredito na genética, nos padrões e na utilização do bom manejo para sucesso da ave, mas o craque, o repetidor nato, o que encarta fácil é resultado inicialmente do ACASO GENÉTICO. A transmissão das características genéticas não se manifesta muitas vezes e, quando procuramos esta ou aquela raça, estamos procurando acima de tudo, uma grife, uma etiqueta que é usada para encarecer a ave.
Em suma uma craque para mim já nasce com extrema habilidade e inclinação a repetição. o manejo pode concretizar que um excelente filhote se torne um craque.
Vejo alguns vídeos na internet de criadores, professores de canto que viajam o brasil inteiro comprando filhotes e exibindo apenas os craques. para cada craque que realmente encarta o canto clássico por exemplo, dezenas de outros curiós que foram submetidos ao mesmo manejo são descartados a valores mais baixos.
Vi um vídeo de uma visita do vitor padovan a um criador que disse que numa temporada tirou mais 150 filhotes e que conseguiu formar apenas 3 exemplares excepcionais! e a estrutura de criação e canto eram excelentes.
Finalizando, o componente SORTE é um tempero de sabor muito forte. muita gente não admite, mas essa é a minha opinião...

Paulo Pinheiro

É isso estamos aqui justamente para isso debater a genética e saber até quando é Marketing ou não, muitos criatorios usam de ferramenta sim, eu sempre quando posso faço o comentário em cima, pode buscar que vai ser isso..

Paulo vamos pensar o seguinte, você cria a anos, tira vários filhotes e desse 3 são craques, somente esse três já valeu a vida toda na criação, sabemos que o aprimoramento genético é lento e leva tempo, eu já crio a algum tempo não tive nenhum filhote que ainda se destacou, estou buscando isso, para que isso ocorra, busco melhorar a qualidade do plantel para alcançar meus objetivos na criação, então amigo tudo é um questão de visão eu quero ter o melhor, para isso vou buscar selecionar os melhores, para que seus filhotes seja diferenciados, hoje já tenho um fêmea que seus filhotes já estão emitindo notas com 45 dias, o que antes demorava mais de 90 dias..

Vamos q vamos


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidado
Convidado

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Qua 17 Jul - 9:35
Bom dia pessoal...
Sou novo ainda na criação de aves (canários), mas vou emitir minha opinião tomando como base minha formação e "experiência" com gado.
O fator genético é determinante até certo ponto, ficando por conta do criador o "resultado final", já vi casos em que o criador comprava tourinhos de renome, ou então o semem de touros famosos pelo seu porte e carcaça, e que no final, nem sempre o resultado era o esperado (devido a forma de manejo).
No meu caso, penso da mesma forma que o amigo Enivaldo disse acima, vou procurar sempre melhorar o meu plantel, buscando aliar o fator genético + melhores formas de manejo + dedicação... Creio que não tem como o resultado desta fórmula ser ruim...rsrsrs..
Estou muito feliz por fazer parte deste fórum, estou aprendendo muito, a troca de informações e conhecimentos é imprescindível para um bom resultado nas criações...
Grande abraço.
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Qua 17 Jul - 11:14
acredito q genetica manda muito num passaro,
mais tudo depende de uma coisa q se chama manejo,
vamos supor q um filhote de trinca q nasceu em um plantel aonde so saiu fera,
cai na mão de um rapaz q nao sabe ter o manejo correto pra esse trinca virar campeão, concerteza esse trinca nunca vai render oq eh pra render .
mais se esse trinca cai na mão de um rapaz de sabe manejar  ,
nossa senhora o trinca vai arrebentar.
por isso acho q manejo eh mais importante doq genetica, claro q genetica eh diz muito, mais so na mão das pessoas q sabem usar, 

bom essa eh minha opiniao .
Nilo
Nilo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2172
Pontos : 2485
Reputação : 181
Data de inscrição : 11/01/2013
Localização : Niterói - RJ
https://www.criadoresdepassaros.com/forum

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Qua 17 Jul - 14:08
Mais uma vez destacando o respeito à opinião dos demais, acho que alguns pontos precisam ser bem esclarecidos.

Genética não é uma ciência exata, é probabilidade! Ter um pássaro originado de cruzamento com grande índice de sucesso não é garantia de se ter um campeão nas mãos. Significa "apenas" uma probabilidade alta de ter um pássaro com o potencial para vir a ser um campeão.

Todavia vemos muitos criadores vendendo genética de alto nível como "garantia" de futuros campeões. Puro marketing. Infelizmente a genética ainda não pode ser visualizada, dominância e recessividade não estão aparentes e, creio que ainda levaremos muito tempo para termos mapeado o genoma de nossos pássaros.

Agora, potencial precisa ser desenvolvido para poder se tornar realidade, e aí entram as boas técnicas de manejo. Porém, a meu ver, não adianta o melhor manejo do mundo que jamais se conseguirá fazer campeão um pássaro sem potencial para tanto.

Um escultor, por maior que seja sua arte nunca conseguirá a mesma perfeição em uma escultura feita com madeira de baixa qualidade, que conseguirá em uma esculpida em Madeira de lei. Durabilidade, beleza, textura fazem sim a diferença.

Abraços.
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia ! - Página 10 Empty Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Qua 17 Jul - 17:31
boa tarde
ja foi bem definido o que é, como se aplica e seu resultado
os canarios belga estão a mais de 400 anos de seleção e hoje existem uma centena de variedades e com muito canto.
genetica é uma ferramenta usada em todo tipo de seres vivos para a melhora de sua performance.
ex. galinha botando ovos por 6 meses sairam de que,se não foi trabalhada geneticamente é marciana.
exemplo de resultados estão em muitos criadores de curio por exemplo, quem duvidar não ha o que fazer.

outro exemplo:
um casal de curio de sangue nobre=
batuque x seta = coisa boa
1  moeda lançada dara cara ou coroa então tem-se 50% de chance de puxar o pai e 50% de puxar a mãe então se os dois são puros teremos maior chance de tirar coisa boa.

um casal de curio sem sangue definido=
macho 2 repetição o dia inteiro canta x femea qualquer = resultado qualquer
3 moedas lançadas a chance de vir 3 caras ou tres coroas são minimas ,então muitos gens misturados a chance de coisa boa é praticamente nula.

quem não quer acreditar em genética passara a vida toda corrento atraz daqueles que estão anos luz a sua frente.
como ter certeza disso
olhando os sites de criadores olhando as arvores genealógicas e os resultados que eles tem em torneios com sua crias.
temos curios cantando 4 minutos ou mais
isso a 15 anos atras seria impossivel.
bom ninguem precisa duvidar e ninguem precisa impor

até
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos