ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 20 Maio - 16:39

Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde !

Vamos criar uma discussão que faz parte da vida de todo CRIADOR ´´ Genética ``

Até onde ela influencia ou influencia em tudo, como realmente escolher suas matrizes para conseguir filhotes campeões ? Manejo e qual a diferença que pode fazer para o alado ?

Vamos lá pessoal !!!

Abraços
dabce estudar cafe posi1 Wink

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Pontos : 17747
Reputação : 1049

http://www.criadoresdepassaros.com

Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por Robison Luis em Qua 17 Jul - 18:09

Bons pássaros sempre existirão,agora craques,campeões de vez em quando surgem alguns. Genética faz parte mas não é garantia de que se terá um grande campeão se fosse assim o buriti dominaria todos os torneios de trinca é apenas uma opinião de quem está aprendendo diariamente.

Robison Luís

Robison Luis
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 747
Reputação : 39

Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por Agenor B S Jr em Qua 17 Jul - 19:42

então
os trincas começaram a serem criados a apenas de uns 5 anos para cá,tem muito trabalho a ser desenvolvido ainda.
comparado com outras espécies vocês estão engatinhando
mas o tempo mostrara os resultados
não se iludam que não chegarão, o criadouro buriti aonde eles pretendem chegar
eles investem no que ha de melhor e esbarram em coisas ainda não dominadas,cada espécie tem seus segredos a serem descobertos e cruzas de resultados.
outra coisa não adianta dar uma FERRARI na mão de quem nunca dirigiu nada.
se alguem conseguir uma criação que de apenas bons resultados seria magico ou sortudo $$$$$$$$$$$$$$
eu preferia acertar toda semana com toda esta sorte nas loterias
impossivel

Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 1286
Reputação : 95

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qua 17 Jul - 21:37

Genética é o começo e o fim de um bom trabalho, acho que isso é de concordancia geral, acho que nenhum louco ousa dizer que vai fazer uma ave, sem embasamento, a não ser que goste de perder tempo!

Manejo é essencial para aprimoramento da genética, não conheço um criador que dispense uma boa genética para trabalhar.

Alguém discorda que para fazermos excelentes aves, precisamos da tal genética discutida?!

Vou me dar o direito de ser um pouco polemico, mais não quero ofender ninguém, muito menos quem ja comentou e tem seu ponto de vista.

O maior defeito do criador brasileiro, é achar que só dele sai coisas boas, e fazer disso seu próximo passo, se não tem dinheiro para investir, passa a basear seu projeto, na critica a genética, só pq momentaneamente não pode adquirir aves de padrão.

Ja ouvi de criador consagrado nacionalmente, que não se faz trabalho de genetica em trinca, pq é chutar no escuro, devido aos antepassados da linhagem ser desconhecida, isso quando ele não tinha como investir alto, Hoje ele roda o Brasil, comprando as aves que se destaca nas grandes rodas, e GRITA em bom tom, quem faz um grande trabalho de genética com ajuda de universitários em  zootecnia.

A observação é que isso aconteceu após ganhar uma bolada de uma ação contra o Estado em que reside.

Ou seja quando não tinha $, era desnecessário o alto investimento, hoje que tem muito$, é primordial....

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2495
Reputação : 114

Mensagem por Edson Redivo em Qui 18 Jul - 6:36

Minha contribuição empírica com exemplos reais sobre o assunto.
Depois de uns 15 anos ou mais sem ter pardos, resolvi adquirir um, isso foi dia 05 desse mês e ano.
Depois de muita conversa sobre os ascendentes dele, resolvi conversar com alguns criadores e fazer a tal árvore genealógica dele.
Segue abaixo, apenas para ilustrar o que vou relatar:

Gráfico de Linhagem  Tansinho

Trisavô Paterno: Orleans (Rep. Haine)
 Bisavô Paterno: Tanso VelhoTrisavó Paterna: Mateira
 Avô Paterno: Tanso Filho  
 Bisavó Paterna: São BentoTrisavô Paterno: Garanhão (Rudi)
  Trisavó Paterna: Mateira (filha repetidor)
Pai: Tanso Neto
Anel: IBAMA OA 2,6 510562
Data Nasc.: 15/12/2008

Trisavô Paterno: Bugre Velho
 Bisavô Paterno: CelebridadeTrisavó Paterna: Benga
  Avó Paterna: Celebridade Filha  
 Bisavó Paterna: Velha (Domingos)Trisavô Paterno: Mateiro
  Trisavó Paterna: Mateira
Nome: TANSINHO
Anel: SISPASS 2,6 SC/A 002652
Data Nasc.: 18/01/2013

Trisavô Materno: Engrenador (Rep. Alcino)
 Bisavô Materno: GauchinhoTrisavó Materna: Desconhecida
 Avô Materno: Cabeçudo  
 Bisavó Materna: Bico Branco (Domingos)Trisavô Materno: Mateiro
  Trisavó Materna: Mateira
 Mãe: Sangue Azul Neta
Anel: IBAMA OA 2,6 256442 05/06
Data Nasc.: 10/12/2007

Trisavô Materno: Encrenca Velho
 Bisavô Materno: Encrenca (Jair)Trisavó Materna: Caiçara Velha
Avó Materna: Sangue Azul Filha  
  Bisavó Materna: Sangue Azul  MãeTrisavô Materno: Sangue Azul (Cesinha)
  Trisavó Materna: Desconhecida

O trisavô por parte de pai foi um grande repetidor, o Orleães, que pertenceu ao Sr Haine Hilbert, criado com pais mateiros e no sistema de viveiro aberto (abrirei um tópico contando como se criava com esse método na época), pássaro de canto mateiro, passou a "virar canto" depois de 04 anos de preto, o bisavô Tanso Velho, foi criado pelo seu Haine, deu de presente, nunca cantou bem nem repetiu, após 07 anos de preto começou a repetir, tenho amigos com fitas K7 com ele cantando por mais de um minuto, qdo morreu em Criciuma todos dizem que fazia mais de 100 cantos, tendo fitas com cantadas de 104 cantos, é canto pra caramba. Ótimo raçador e transmitiu muito bem essa característica. Por parte de Trisavô Materno, o Engrenador do Sr Alcino Quarezemin, tb mateiro, repetia muito e botou muitos filhotes bons e repetidores com diversas fêmeas de diversos criadores diferentes. O filho dele, Gauchinho manteve essa característica. Aliás foi i 1o. curió Ana Dias da cidade, já abriu com 7 ou 8 samaritás, infelizmente  se mudou para o mesmo prédio o dono de um curió com canto Florianopolis e em menos de uma semana acabou com o canto do Gauchinho que se tornou então um raçador com a característica de botar inúmeros filhotes bons e repetidores.
Chegando ao âmago do assunto.
Eu tive o AFIF, irmão do Gauchinho de pai e mãe, tirados no mesmo ano, porém o AFIF foi da 1a. ninhada, soltou com exato meio canto, ninguém o quis, ficou rolando de um lado para o outro até que na 4a. muda de preto desandou a repetir com canto perfeito (Patricio), de inicio 7 a 8 samaritás, chegando a 12 samaritás posteriormente, pássaro de torneiro com mais de 15 troféus somando seus donos, inclusive eu, o passei qdo ele tinha 14 anos e foi usado como galador, nunca botou um filhote que prestasse.
Resumindo, mesmo sendo de mesmo pai e mão pássaros tem características totalmente diferentes.
A genética nos ajuda a ter maior probabilidade de sucesso, não é uma garantia e, o manejo correto é um grande e fundamental complemento.
Como dizia um grande amigo falecido: "De nascimento desconhecido é morte ignorada".
Eu, pelos traços genéticos dos antecessores do Tansinho vou ter que ter muita paciência de 04 a 08 anos para saber que pássaro terei em mãos, agora, terei essa paciência ? 
Qto ao manejo tenho contado com os amigos do forum.
A genética aumenta a probabilidade, mas não é uma garantia de êxito, de qualquer forma, se é para dispôr de tempo, manejo e dedicação, que se faça isso onde pelo menos exista essa probabilidade.
Grato pela atenção.

Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 182
Reputação : 6

Mensagem por ENIVALDO em Qui 18 Jul - 11:39

Edson Redevino

Boa árvore genealógica, e melhor ainda a explanação, e isso ai, ontem conversando com um amigo do ES, que adquiriu um alado de excelente genética dei alguns conselhos que é ter paciência e aguardar alguns anos para ver o resultado do alado, pois é um filhote e até atingir a maturidade e o desempenho necessário leva tempo..

Boa sorte a todos

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Mensagem por ENIVALDO em Qua 24 Jul - 14:30

estudar

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem por ENIVALDO em Sex 2 Ago - 8:51

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Genética é o começo e o fim de um bom trabalho, acho que isso é de concordancia geral, acho que nenhum louco ousa dizer que vai fazer uma ave, sem embasamento, a não ser que goste de perder tempo!

Manejo é essencial para aprimoramento da genética, não conheço um criador que dispense uma boa genética para trabalhar.

Alguém discorda que para fazermos excelentes aves, precisamos da tal genética discutida?!

Vou me dar o direito de ser um pouco polemico, mais não quero ofender ninguém, muito menos quem ja comentou e tem seu ponto de vista.

O maior defeito do criador brasileiro, é achar que só dele sai coisas boas, e fazer disso seu próximo passo, se não tem dinheiro para investir, passa a basear seu projeto, na critica a genética, só pq momentaneamente não pode adquirir aves de padrão.

Ja ouvi de criador consagrado nacionalmente, que não se faz trabalho de genetica em trinca, pq é chutar no escuro, devido aos antepassados da linhagem ser desconhecida, isso quando ele não tinha como investir alto, Hoje ele roda o Brasil, comprando as aves que se destaca nas grandes rodas, e GRITA em bom tom, quem faz um grande trabalho de genética com ajuda de universitários em  zootecnia.

A observação é que isso aconteceu após ganhar uma bolada de uma ação contra o Estado em que reside.

Ou seja quando não tinha $, era desnecessário o alto investimento, hoje que tem muito$, é primordial....

Thiago

Acredito que alguns anos atrás era possível questionar a genética em pássaros, pois a informação não Fluía como hoje a internet é um mecanismo de estrema valia neste processo, pois temos acesso a tudo e a todos.

Quanto a questão da Genética, é "caro", eu avalio de outra forma, para mim é investimento, se você acredita que isso vai lhe da resultado, não estou falando somente de resultado financeiro, penso além disso, estou falando de satisfação como criador em poder ser reconhecido esse pássaro é do criador tal, isso não tem preço, então todo o trabalho feito como a genética já vale a pena..

Devo salientar a todos, que o resultado e moroso e leva anos, então para todos aqueles ansiosos que querem o resultado imediato esqueçam, pois não vão ter, a não ser que estejam com o Bolso cheio de grana para já ter matrizes e galadores espetaculares.

Eu particularmente acredito que logo logo teremos trincas espetaculares, chegando a 300 cantos nos torneios, isso avaliando as medias que vem subindo ano após ano, e também trocando informações com os criadores, esses criadores sim já no estado avançado na criação de genética, onde tem filas de esperas por seus pássaros e eu estou nesta fila.

É isso ai pessoal, boa leitura

Boa sorte

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem por DAURI WISBECKI em Sex 2 Ago - 11:55

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Genética é o começo e o fim de um bom trabalho, acho que isso é de concordancia geral, acho que nenhum louco ousa dizer que vai fazer uma ave, sem embasamento, a não ser que goste de perder tempo!

....................................é isso!!!

.. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] MUITO AJUDA QUEM POUCO ATRAPALHA [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] ..

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Pontos : 1645
Reputação : 36

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Dom 4 Ago - 23:23

Edson sabe que sou admirador de suas palavras sempre de grande importancia para nós, parabéns por ótimas colocações.

Enivaldo, concordo em genero numero e grau, a sua colocação em cima do meu post, a informação hoje é a nossa melhor ferramenta.

Tenho conversado bastante com diversos criadores, em breve teremos surpresas que vai revolucionar a maneira de criarmos trincas.

Curiós com encarte muito mais eficaz tbm.

Dauri pelo visto tem mesma opinião que a minha quanto a esse criador...rs!

Vamos em frente com esse tópico é bom demais discutir sobre isso....

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por VITOR17 em Sex 16 Ago - 21:17

Pra mim genética pode sim até influenciar porém não relevante o manejo sim é o mais importante na minha opinião ,nada impede de um desconhecido seja um campeão , o negócio é que quem compra um pássaro de boa genética até por ter um preço elevado o comprador dedica-se no manejo desse animal podendo ser um campeão , porém assim como qualquer outro.

VITOR17
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 370
Reputação : 0

Mensagem por VITOR17 em Sex 16 Ago - 21:18

Pra mim genética pode sim até influenciar porém não relevante o manejo sim é o mais importante na minha opinião ,nada impede de um desconhecido seja um campeão , o negócio é que quem compra um pássaro de boa genética até por ter um preço elevado o comprador dedica-se no manejo desse animal podendo ser um campeão , porém assim como qualquer outro.

VITOR17

Pontos : 370
Reputação : 0

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 16 Ago - 21:24

Vamos lá galera, vamos postar nossas opiniões esse tópico é bom demais...

Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por Nilo em Sab 5 Out - 20:29

Up

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Moderador Criador de Passaros
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Passarinho que acompanha morcego, acorda de cabeça pra baixo...[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nilo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2485
Reputação : 181

http://www.criadoresdepassaros.com/forum

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 3 Nov - 20:21

E ai pessoal , vamos continuar esta discussão , afinal Genética pra você significa o que ??? Qual a importância !!!!

Vamos que vamos  dabce

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Pontos : 17747
Reputação : 1049

http://www.criadoresdepassaros.com

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: