FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

+44
Eduardo Machado
roneycastro
Daniel Silva 2015
João Pereira
Márcio Mendes Criador
Carlos woody
William Davis
Cleder Pereira
Marco Antonio Palmeira
henriqueduque
Robison Luis
Bruno Melo
Augusto veppo
Thiago Gonzaga
hrenan
DIEGO COSTA PR
Regis Oliveira
Israel1000
Elias reis de souza
leandro oliveira
brunocoquinho
André Fibra
Wagner Mattos
Mário Lins
MARCELO DOMINGOS
Wellington Oliveira Lima
HELLYO
Josoteropolitano
Maicom Elias
Claudiney
thytu
Lucastguedes
Raphael_tf
DAURI WISBECKI
ENIVALDO
RODRIGOFZ
daniel10
luisfelipe
Mauricio Oliveira
Pedro Alencar
RIAN AVELINO PORTO
Agenor B S Jr
juninho juquia
Tolentino
48 participantes
Ir para baixo
Tolentino
Tolentino
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 705
Pontos : 751
Reputação : 18
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 36
Localização : brasilia

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Sex 27 Jul - 19:07
Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal, venho através deste tópico fazer alguns questionamentos e até mesmo pergunta e tirar algumas dúvidas.
Temos muitas pessoas peguntando como fazer para o pássaro ter fibra e a maioria das respostas que os colegas dão é que a fibra é de herança vem de berço,família/genética. Se quiser um pássaro com fibra procure comprar um filhote de uma genética boa.
Muitos dizem que não tem como um pássaro adquirir esta tal fibra que muitos querem.
Então faço a seguinte pergunta porque uma ave não pode adquirir fibra? sei que a genética conta, mas será que um pássaro criado desde filhote com todo manejo adequado sera que isso não contaria.
Porem eu vejo os pássaros como uma pessoa se o dono cuidar bem dele vai ter excelentes resultados.
Então faço a seguinte pergunta Temos um filho de um ladrão a genética dele vai ser virar um ladrão certo e se a família dele tiver todo o manejo correto com ele educação, escolas entre outras coisa e ai ele não se torna um ladrão e sim um Juiz de direito? Ai já penso que a genética falhou.
Outra coisa eu nasci pobre essa é minha genética será que não posso lutar para vencer na vida e me tornar rico?
Enfim peço desculpas aos colegas mas acho sim que um pássaro bem cuidado com todo o carinho do mundo, com tudo que ele precisa acho que ele pode sim conseguir fibra e muita fibra.
É isso ai qualquer coisa vão me desculpando se não consegui explicar direito mas acho que deu para entender um pouco o que eu queria dizer.
Um ótimo final de semana para todos.
Forte abraço a todos.
AI PESSOAL PODEM OPINAR A VONTADE.

Marco Antonio Palmeira
Marco Antonio Palmeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 0
Pontos : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/09/2013
Localização : Cachoeira Paulista - SP

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty Re: FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Ter 15 Abr - 17:06
Pessoal, em 2011 consegui tirar 3 filhotes de trinca aqui em casa, filhos de um trinca completamente afinado e uma femea, muito fraca perto de outras que tenho, porem este casal se acertou para criação. Sairam 2 filhotes machos e 1 femea. Desde o momento da postra da femea iniciei um manejo aqui, deixava dia e noite um radinho com o canto currucutil boi tocando perto do ninho e assim foi até os 4 meses de idade das aves quando os machos abriram o canto, para minha surpresa 1 aprendeu completamente o canto o outro tem um canto que não tem nada a ver com o cd. este que aprendeu o canto deu um passaro médio mas lento na poeira, casa de amigos, etc, e não deu roda... o outro que não aprendeu o canto na temporada agora que passou 2013/2014, disputou 23 torneios entre eles o brasileiro em são jose dos campos, dos 23 torneios pegou 10- primeiro lugar, 8 - segundo, 3 terçeiro, 1- décimo, e 1 décimo segundo. Nos ultimos torneios suas médias ficaram entre 180 a 223 cantos. Há ja ia me esquecendo o filhote que deu femea, hoje digo com certeza absoluta é a melhor do meu plantel, e os pais deles eu os tenho até hoje e ainda são muito fracos mesmo. Então eu digo com absoluta certeza, voce pode ate ter um passaro bonito, belas penas, canto altissimo, pela genetica, mas a fibra vem da natureza de cada ave.
Cleder Pereira
Cleder Pereira
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1764
Pontos : 1972
Reputação : 202
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 43
Localização : Lages-SC

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty Re: FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Qua 16 Abr - 13:54
Marco Antonio Palmeira escreveu:Pessoal, em 2011 consegui tirar 3 filhotes de trinca aqui em casa, filhos de um trinca completamente afinado e uma femea, muito fraca perto de outras que tenho, porem este casal se acertou para criação. Sairam 2 filhotes machos e 1 femea. Desde o momento da postra da femea iniciei um manejo aqui, deixava dia e noite um radinho com o canto currucutil boi tocando perto do ninho e assim foi até os 4 meses de idade das aves quando os machos abriram o canto, para minha surpresa 1 aprendeu completamente o canto o outro tem um canto que não tem nada a ver com o cd. este que aprendeu o canto deu um passaro médio mas lento na poeira, casa de amigos, etc, e não deu roda... o outro que não aprendeu o canto na temporada agora que passou 2013/2014, disputou 23 torneios entre eles o brasileiro em são jose dos campos, dos 23 torneios pegou 10- primeiro lugar, 8 - segundo, 3 terçeiro, 1- décimo, e 1 décimo segundo. Nos ultimos torneios suas médias ficaram entre 180 a 223 cantos. Há ja ia me esquecendo o filhote que deu femea, hoje digo com certeza absoluta é a melhor do meu plantel, e os pais deles eu os tenho até hoje e ainda são muito fracos mesmo. Então eu digo com absoluta certeza, voce pode ate ter um passaro bonito, belas penas, canto altissimo, pela genetica, mas a fibra vem da natureza de cada ave.
Belo depoimento Marcos, aproveite e faça sua apresentação, na área que se destina a tal assunto, para que os membros do fórum possa lhe conhecer e te dar boas vindas.
ABRAÇO.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Moderador Criador de Passaros
avatar
William Davis
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2069
Pontos : 2441
Reputação : 254
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 40
Localização : Paraná

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty Re: FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Ter 22 Abr - 18:15
Tenho um amigo de uma cidade vizinha que tem um casal de trincas como o amigo Marcos citou, o macho é rápido porem não tem fibra se forçar ele corre, todo ano ele tira filhotes, quase todos saem rápidos na retomada igual ao pai, mas todos sem exceção, não aguentam torneio, um deles chegou a cantar um torneio inteiro apenas uma vez deu 135 cantos, mas foi só uma também, creio que os mais velhos já tem cerca de 5 anos e os últimos que conheço tem cerca de 2 anos, inclusive adquiri um deles ano passado, tenho vídeos dele no meu canal, mas me desfiz.
 Um dos mais velhos, foi passado para S. Paulo, o dono fala que nas badernas não tem para ninguém, mas quando chega no torneio ele não aguenta a pressão.
 Pássaros para torneio é um conjunto de coisas em uma única ave, fibra, retomada, disposição, canto bom e preparo, por isso que é difícil,  muitos pássaros tem um e não tem o outro, ai é dar "murro em ponta de faca"!!!
Carlos woody
Carlos woody
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 2826
Pontos : 3106
Reputação : 201
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 59
Localização : California estados unidos

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty Re: FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Seg 5 maio - 11:02
Tem muito opiniao sobre este assunto de fibra e certo que tem passaros que tem mais fibra que outros se nao como tem um ganhador nos torneios eu penso que o manejo e muito importante


Moderador do Fórum Criadores de Pássaros


                          CRIADOR DE CANARIOS DA TERRA  
                             
                          CRIADOR DE white Rumped Shama
                                                                                                                                                                                                       
                          DONO DE CANARIOS DA TERRA

                           CARECA (USA) NUMERO 1456
                           
                             SANTINO (USA) NUMERO 2564

                            CAPETA (USA) NUMERO 7689                                               
Márcio Mendes Criador
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 732
Pontos : 802
Reputação : 62
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : RJ

FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA - Página 14 Empty Re: FIBRA PODE OU NÃO SER ADQUIRIDA

Ter 6 maio - 21:53
Assunto é bom....por isso sou a favor dos tópicos ficarem mais tempo abertos, aparecem diversas opiniões, mas....vamos ao que interessa...

Vou começar diferente da maioria....

A sua pergunta é referente ao caráter da pessoa...se o pai é ladão o filho...

O pai foi mal caráter aí sim a educação conta...o filho for bem educado pode vir a fazer bem a sociedade...isso não é carga genética,ok!?

E ave nada tem haver com humanos, bois, cavalos....ave é ave!

Agora enfim aos pássaros! Fibra NÃO é adquirida ao longo da vida, ou se tem ela no sangue ou não a trabalho que faça ela aflorar...

Hoje estamos num trabalho árduo de transmissão de gens para filhotes...cada ave tem suas características e estudamos ela de forma que possamos passar o que interessa para as proles.

Muitas vezes pegamos um macho top  e passamos em uma femea igualmente top, mas não aparecem os resultados dessa cruza, os filhotes herdam outra característica que a femea ou o macho tem que  sobre sai por cima da que queríamos....isso é fato, se não seria muio fácil....rs.

Hoje reproduzir curió, bicudo, trinca e coleiro(para ficar  só entre os mais procurados) é fácil demais para quem tem um pouco de entendimento...passar a carga genética que queremos nas cruzas já está um pouco à cima de simplesmente tirar um filhotinho....

Uma coisa que leio muito aqui no fórum  e está relacionado nos posts á cima e me pergunto de onde veio isso é o MANEJO...99% do que leio sobre isso é só alimentação balanceada(acham que mix de sementes, extrusada ,grit, osso de ciba,frutas, verduras é balanceado, basta fazer uma escala na semana, rs) banho de sol, banheira com 5 gotinhas(milagrosas) de vinagre e passeios....isso é o minimo que se tem a fazer quando se adquiri um pássaro mas ta longe de ser MANEJO. quando se fala de femea então é um festival de problemas...

Aí vc vai num criador compra o mais baratinho, tem esse tal de bom manejo e quer levar a ave pra estaca ou quer ver se sua ave está fibrado....aí pior coloca a ave pra cantar com outra , brigar é claro que vai, aí diz...ih minha ave tem fibra....rs...Qualquer ave canora territorialista ,pronta vai brigar, cantar e tentar tirar o oponente de seu território, nem que seja por 5 minutos...

Li tbm sobre o trinca que estava frio entre outros, saiu ficou 3 meses e voltou bem na roda...ai fala viu não tinha fibra foi o manejo que fez ter....ERRADO!

A ave tinha a fibra(no sangue) adormecida, mas jogada num canto no meio do fogo não ia despertar nunca...bastou dar descanso, deixar se sentir confiável que ele começou a despertar a valentia que estava "dormindo" com ele...

Fibra ou se tem no sangue ou não a nada no mundo que faça a ave segurar um torneio de 3 a 4 horas com 150 aves da mesma raça querendo matar uma a outra numa confusão de gente , bate estaca, chuva no telhado de fibra, pessoas berrando mas que a ave....

Bom já me alonguei demais...sua resposta no meu entendimento é FIBRA NÃO PODE SER ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA E SIM NO CRUZAMENTO QUE GERA A AVE....

É com estudos, paciência, conhecimento e erros que se chega no nível grande de acertos, seja para fibra ou canto o caminho é o mesmo!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos