Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUOntem à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Daiana
Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 35
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 38
Localização : Piracicaba

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Inflamação nas articulações-Pododermatite

Qui 29 Dez - 14:16
Relembrando a primeira mensagem :

Olá Pessoal,

Me indicaram a fazer um tópico aqui. Como falei na minha apresentação, estou com um canário doentinho, já fui em diversos veterinários e fiz diversos tratamentos. Vou tentar contar brevemente o que já foi feito e assim gostaria de tirar algumas dúvidas e de obter sugestões e opiniões.

Tudo iniciou no começo de agosto, quando ele bicou a patinha e saiu sangue, o que o deixou ruim.

1º veterinário: várias injeções de antinflamatório e de vitaminas, antibiótico na água. Fora o monte de dinheiro. O problema persistiu, retornamos e ele colocou algodão embebido em um líquido amarelo que agravou totalmente a situação.

2º veterinário: são dois na mesma clínica, achei eles honestos, cobraram só a 1ª consulta. O tratamento foi aplicar epitezan e posteriormente hipoglós, mais belladonna na água. Por falta de conhecimento meu, ele acabou comendo o hipoglós embaixo da patinha e passou muito mal. Um deles, certo dia falou para parar 15 dias com as pomadas e a pata ficou muito feia de novo.

3º veterinário: foi uma funcionária pública que deu uma olhada nele e opinou um tratamento: norkill por 7 dias, mais rifocina nas patas 2x ao dia.

Falta muito pouco para cicatrizar, mas o inchaço na pata esquerda continuava.

Dois criadores, muito gentis, deram suas opiniões sobre tratamento:

Um sugeriu 7 dias de desintoxicação com mercepton, 5 dias de aplicação de uma solução anti fungos e bactérias (água 1L, creolina, iodo 5%, lavifen, pinho sol- estes em gotas), mais neodexa creme, por cinco dias seguido, depois cada 48 horas e depois a cada 72 até completar 30 dias.

Outro sugeriu duas aplicações de ivomec caprino via oral nas patas, uma no primeiro dia e outra após dez dias, aplicação da pomada vetaglós 2x ao dia, e dar como suplemento vitamina H e trocar os poleiros para o de cortiça (esses não consegui achar para comprar na cidade). E falou que era um longo tratamento.

Como a pata esquerda dele estava formando umas bolinhas por baixo da pele, fiquei com medo de deixar os sete dias sem remédio nas patas e voltar a inchar e formar pus como aconteceu da outra vez que parei e acabei seguindo a segunda sugestão (talvez erroneamente, não sei). Bom, iniciei na quinta feira passada, aplicando o ivomec e passando a pomada uma vez e depois nos outros dias passei duas vezes e continuo passando.

Depois de detalhar o caso, que achei importante, gostaria de tirar algumas dúvidas! Assim posso saber que rumo tomar

O uso tópico prolongado dessas pomadas traz problemas? Seria bom eu dar um tempo mesmo?

Em quanto tempo devo observar se um tratamento está surtindo efeito ou não?

Desde já, agradeço a atenção de todos.


Daiana
Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 35
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 38
Localização : Piracicaba

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Dom 1 Jan - 23:51
Ontem e hoje não passei medicamento nas patas. Mas é impressionante e ao mesmo tempo triste. Parando de passar a pele embaixo da patinha direita já começou a ficar vermelha indicando que a ferida vai abrir novamente.

É muito triste...

FALCÃO
FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 1068
Pontos : 1147
Reputação : 36
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Rio

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Seg 2 Jan - 11:36
Oi, Daiana!

Vc leu a minha mp ?

É ... tem umas pessoas que só pensam nelas ... isso do própolis foi mto ruim !!! Eu descobri sozinha que tem o sem álcool, que é usado em crianças. Na loja de prods naturais Mundo Verde... nem sei se posso dar o nome da rede aqui no fórum ...

De qualquer maneira, não acho uma boa dar própolis . Como já expliquei.

Passe oncylon am CREME nas patinhas dele .

Não dê maiis medicamentos p/ ele beber. Dê um descanso .

O oncylon creme é muito bom p/ uma enorme variedade de n problemas.

Escreva dizendo comom eler está. Como é o nome dele ?


Abraço

Falcã[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DAURI WISBECKI
DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 1187
Pontos : 1645
Reputação : 36
Data de inscrição : 19/06/2011

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Seg 2 Jan - 12:29
de tudo que foi citado ai...sem nenhuma duvidas o melhor é o própolis..aplicar direto nas feridas(bolhas como vc disse)com ou sem álcool...
FALCÃO
FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 1068
Pontos : 1147
Reputação : 36
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Rio

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Seg 2 Jan - 16:58
Daiana

Bom, se ele fica com as patinhas ruins sem nada, continue com o que fez melhor p/ ele.

Eu tbm estava pensando em "descanso" em relação aos medicamentos orais.

Para restabelecer a flora intestinal, tem umas extrusadas que tem probióticos, mas no caso dele , não sei, talvez fosse melhor o probiótico "puro" . Acho que ele ingeriu muito antibiótico.Seria bom vc perguntar ao Dr. Bath .

Daiana, em relação ao própolis, eu já usei em mim, e até nos meus canários , tem muito tempo. por isso eu conheço esse sem aálcool . O própolis era conhecido como a solução p/ vários problemas. Depois fiz um curso , e meu prof. do dpto de Genética , explicou o que era o próplis. Na verdade, uma mistura de antibióticos e anti fúngicos.

Então a gente fica num impasse ... usar ou não usar. Atualmen te, eu só usaria nos meus alados em último caso . mas pelo visto , vc já usou de tudo no bixinho ... Então , o que resolver o caso dele está ótimo ! o problema é que , se não resolver, ele vai ficar mais intoxicado e no futuro, poderá ter micróbios resistentes.

Seria bom vc encontrar um bom vet de pássaros. Talvez o problema dele nem seja tão difícil assim de medicar ... Tbm fico desespperada quando meus alados ficam doentes. A gente até exagera na medicação ... Mas, as vezes , a solujção é bem simples.

Por exemplo, meu novinho apareceu com um dedo com um pouco de sangue, machucado , sem um pouco de pele . Imaginei muita coisa. Peguei,merthiolate. Fiquei de olho ... era a mãe dele que estava bicando ... separei e tudo bem . Ela não queria ele no mesmo poleiro, e bicava o pé dele ...

Vc já limpou a gaiola toda, incluindo os poleiros ? Viu se os poleiros tem alguma farpa que pode machucar ?

As grades da gaiola tem alguma ponta que pode espetar ele ?

E os comedouros ? Já vi uns de latão, sei lá, uma folha de metal, de beiradas bem cortantes ...

Em relação ao uso tópico do própolis, eu creio que possa criar resistentes sim . Embora seja menos prejudicial do que os resistentes no caso de ingestão.

Vc já usou merthiolate incolor ? ? Não é caro, não arde, e seca, não fica escorregadio.

Se vc for usar o própolis nas patinhas como o DAURI sugeriu, coloque um pouco de água filtrada, porque o que vc tem é com álcool, não é ? Pode doer e ar der muito se vc usar puro. E ele puro fica um pouco "peganhento" ...

Daiana, vc tem certeza que tudo começou porque ele bicou a patinha ? O meu novinho - que a mãe bicou o dedo_ ficou ok só com merthiolate... Mas canários são mais delicados . Está tudo ok na gaiolinha dele ?


Abraço

Falcã[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Daiana
Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 35
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 38
Localização : Piracicaba

Inflamação nas articulações-Pododermatite - Página 3 Empty Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Qua 4 Jan - 12:48
Oi Falcão,

Obrigada por passar o seu conhecimento!

Dauri, obrigada pela sugestão também!

Não creio que tudo começou quando ele bicou uma das patinhas (provavelmente a esquerda). Eu vi ele bicando, por isso que afirmei. Mas achei que não fosse nada, só fui perceber quando vi no outro dia bastante sangue no poleiro e ele amanheceu tremendo, arrepiado e no fundo da gaiola. O problema das patinhas acho que deve ter começado bem antes, mas como ele sempre cantou muito e por nossa falta de conhecimento, fomos perceber só quando ele bicou a patinha e sangrou bastante, ou seja, quando ficou bem visível o problema.

O que me chateia e o que prejudicou ele foi o primeiro veterinário que deu antibiótico, antinflamatório e depois falou que ele estava curado sendo que não estava! Quando retornamos, que o problema havia intensificado, ele envolveu os poleiros com algodão envolvido em um líquido amarelo que assou, aumentou as feridas e piorou tudo!

Na segunda clínica tem dois veterinários um entende mais de ave que o outro. Na primeira vez fomos com o que entende mais (mas não é sempre que está lá), mas até então achávamos que não havia diferenças. Quando retornamos estava lá o que não entendia muito e ele pediu para parar com a medicação por 15 dias e ficou feio de novo! Voltamos com o que entendia e começamos tudo de novo.

Ontem consegui um retorno com este que entende e ele falou que o pus de aves pequenas não tem como tirar. É a base de medicação mesmo. Ele disse que sempre curou esses casos com epitezan e hipoglós. Ele afirmou que devido o que o primeiro veterinário fez e essa parada com os medicamentos acabou prejudicando. Como falamos para ele que o canário comeu o hipoglós, mesmo passando pouco, mostramos a bula da vetaglós para ele e ele afirmou que ela pode ser usada continuamente sem contra indicação. Ele indicou que voltássemos com o belladonna em glóbulos que é antinflamatório, tira dor e mantém ele com fome.

Bom é aí que entra a minha dúvida, pois as opiniões são muito diversas e gostaria de saber o que vocês acham. Algumas pessoas falam do uso de aas infantil como antinflamatório. Perguntei para ele e ele disse que não vem ao caso, que não pode.

Mas olhem só o que eu já havia encontrado: (infelizmente não estou autorizada a postar links, mas se quiser posso digitar os títulos deles para que depois possam pesquisar no google)

Dois grupos de antiinflamatórios podem ser usados: os cortocóides e os
antiinflamatórios não - esteróides (AINES). Os corticóides são usados em aves, principalmente nos acidentes com trauma, choque, endotoxemias e processos inflamatórios. Contudo, o efeito imunossupressor dos corticóides e suas complicações devem ser levados em consideração. A dexametasona e a prednisolona são os antiinflamatórios preferidos na clínica de aves.
Os AINES atuam inibindo as cicloxigenases e subseqüente produção de
prostaglandinas. Sugere-se o uso de salicilatos (ácido acetilsalicílico), derivados indólicos (indometacina e benzidamida), derivados fenâmicos (flunixim meglumine e ácido meclofenâmico), derivados propiônicos (ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno), derivados pirazolônicos (fenilbutazona) e oxicans (piroxicam). Não podemos esquecer que o uso freqüente dos AINES pode provocar irritações e úlceras
gastrointestinais.



Achei isso também (pág 24):

Tratamiento médico:
‐ Dieta con suplementos vitamínicos y minerales adecuados a la especie
‐ Anttinflamatorios no esteroides y analgésicos: se seleccionan según el grado del dolor, la
profundidad de la lesión y el agente causal. No usar corticoides.
Acido acetil salicílico: 10 mg/kg cada 12 hs por 3 dias y luego días alternos.
Ibuprofeno 5-10 mg/kg c 8-12 hs
Meloxicam 0,1-0,2 mg/kg cada 12 hs
Carprofeno 1-2 mg/kg cada 12 hs


Conseguem perceber a diferença? Enquanto um fala do uso de corticoides, o outro nega veementemente seu uso!

Eu já cheguei da dar aas infantil pra ele mas um dia ou outro (no máximo 2x em uma semana, depois 15 dias em dar... no dia que usava até que ele ficava espertinho) apenas, devido ao medo do uso contínuo.

A indicação dessa veterinária do artigo sobre aas infantil era 1 comprimido a cada 100 ml por três dias seguidos e depois dias alternados. Achei que era muito forte, os dois dias que dei dividi o comprimido em 4 e um pedacinho colocava em 50 ml.

Já o creme neodexa, como descobri que tinha dexametasona, um corticoide, por via das dúvidas, acabei deixando de lado.

A minha intenção era então de usar o aas infantil (3 dias seguidos e depois alternados) por 15 dias e depois passar para um de uso contínuo que não tivesse efeito colateral, como o belladonna, por exemplo. Acabei desistindo por causa da grande divergência de opiniões sobre o uso do aas infantil e de não saber o prazo ideal que poderia usá-lo.

Gostaria de saber de vocês sobre o uso de antinflamatórios! Qual a opinião de vocês, o que costumam usar?

Havia deixado ele sem passar pomada por dois dias, mas como ele ficou amoadinho, acabei voltando. Mas a pata direita já está boa.

Olha, essa pomada vetaglós foi a única que cicatrizou efetivamente as feridas! Não é ruim não! MAs como ainda a patinha esquerda está inchada, se eu parar neste momento, pode ser que elas voltem.

Acho que tenho que evitar que se forme mais pus na esquerda e tentar eliminar o que ele já tem. Como a situação da patinha esquerda está meio complicada, vou continuar com essa pomada. Ela é molinha, parece um gel e espalha bem, não oferecendo risco dele comer. As feridas estão cicatrizadas. O problema é mesmo o inchaço e algumas bolinhas de pus, ambos na patinha esquerda.

Então, essa pomada necessita que se passe antes um antisséptico. Como o merthiolate de casa estava vencido, estava passando líquido de dakin e tintura de iodo (alternado, pois a pomada passo 2x ao dia). Tem algum problema o uso de algum desses antissépticos?

Sobre a gaiola, o comedouro sempre foi o da própria gaiola. Mas como ele evacuava na comida, acabei comprando um comedouro de plástico, deixando a comida só nele.

Troquei de gaiola, fiz um acolchoado no piso (flanela encapada com plástico), trocando somente o papel toalha em cima.

Vou deixar o uso do própolis para quando a situação melhorar.

Gostaria de comprar poleiro macios para ele, mas não achei na minha cidade, apenas no site terra dos pássaros. Alguém já comprou nesse site via boleto? Eu havia envolvido com flanela, mas falaram que acumula bactérias.

Agradeço de coração a ajuda,

Daiana

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos