ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Inflamação nas articulações-Pododermatite

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inflamação nas articulações-Pododermatite

Mensagem por Daiana em Qui 29 Dez - 14:16

Olá Pessoal,

Me indicaram a fazer um tópico aqui. Como falei na minha apresentação, estou com um canário doentinho, já fui em diversos veterinários e fiz diversos tratamentos. Vou tentar contar brevemente o que já foi feito e assim gostaria de tirar algumas dúvidas e de obter sugestões e opiniões.

Tudo iniciou no começo de agosto, quando ele bicou a patinha e saiu sangue, o que o deixou ruim.

1º veterinário: várias injeções de antinflamatório e de vitaminas, antibiótico na água. Fora o monte de dinheiro. O problema persistiu, retornamos e ele colocou algodão embebido em um líquido amarelo que agravou totalmente a situação.

2º veterinário: são dois na mesma clínica, achei eles honestos, cobraram só a 1ª consulta. O tratamento foi aplicar epitezan e posteriormente hipoglós, mais belladonna na água. Por falta de conhecimento meu, ele acabou comendo o hipoglós embaixo da patinha e passou muito mal. Um deles, certo dia falou para parar 15 dias com as pomadas e a pata ficou muito feia de novo.

3º veterinário: foi uma funcionária pública que deu uma olhada nele e opinou um tratamento: norkill por 7 dias, mais rifocina nas patas 2x ao dia.

Falta muito pouco para cicatrizar, mas o inchaço na pata esquerda continuava.

Dois criadores, muito gentis, deram suas opiniões sobre tratamento:

Um sugeriu 7 dias de desintoxicação com mercepton, 5 dias de aplicação de uma solução anti fungos e bactérias (água 1L, creolina, iodo 5%, lavifen, pinho sol- estes em gotas), mais neodexa creme, por cinco dias seguido, depois cada 48 horas e depois a cada 72 até completar 30 dias.

Outro sugeriu duas aplicações de ivomec caprino via oral nas patas, uma no primeiro dia e outra após dez dias, aplicação da pomada vetaglós 2x ao dia, e dar como suplemento vitamina H e trocar os poleiros para o de cortiça (esses não consegui achar para comprar na cidade). E falou que era um longo tratamento.

Como a pata esquerda dele estava formando umas bolinhas por baixo da pele, fiquei com medo de deixar os sete dias sem remédio nas patas e voltar a inchar e formar pus como aconteceu da outra vez que parei e acabei seguindo a segunda sugestão (talvez erroneamente, não sei). Bom, iniciei na quinta feira passada, aplicando o ivomec e passando a pomada uma vez e depois nos outros dias passei duas vezes e continuo passando.

Depois de detalhar o caso, que achei importante, gostaria de tirar algumas dúvidas! Assim posso saber que rumo tomar

O uso tópico prolongado dessas pomadas traz problemas? Seria bom eu dar um tempo mesmo?

Em quanto tempo devo observar se um tratamento está surtindo efeito ou não?

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 37
Reputação : 0

Re: Inflamação nas articulações-Pododermatite

Mensagem por Rafael Cestari em Qui 29 Dez - 14:50

Amigo não sei responder suas perguntas pois nunca vi nada parecido, o Iodo 2% que foi citado é otimo para higienizar e matar fungos e bacterias que eli estiverem é oque se ussa em hospitais pra qualquer tipo de ferimento inclusive cirurgias.
Agora que eu vim fazer aqui mesmo é falar pra vc tirar uma foto detalhada das patas desta ave e postar aqui pois tem muita gente entendida e tambem tem o doutor que da asistencia no forum ok.

Abraçoss

Rafael Cestari
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 473
Reputação : 9

Mensagem por Daiana em Qui 29 Dez - 15:20

Ah pessoal, me desculpem, não coloquei na minha apresentação aqui, não sou criadora de pássaros, caso tenha algum problema em permanecer na comunidade, me avisem. Infelizmente minha máquina é ruim, mas posso postar algumas que dá para ver a parte de cima o inchaço. Embaixo o machucado está pequeno... Ah, e notei que ainda por cima saiu um carocinho na barriga... Não sei se é o tal de cisto de pena que falam.

Ele permanece a maior parte do tempo no fundo da gaiola se apoiando na pata direita, o que está prejudicando. Só sobe no poleiro para dormir.

Ele já não está mais nessa gaiola, desinfetei outra e coloquei ele lá.

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Daiana em Qui 29 Dez - 15:21

Não consigo enviar a foto! Aparece: O arquivo adicionado não é valido: tamanho máximo de anexo ultrapassado (0 kB).

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Daiana em Qui 29 Dez - 16:05

Bom acho que não é possível postar fotos, fala em 0kb, ou seja, acho que nenhuma!

Para mim se alguém soubesse responder se o uso dessa pomadas por tempo prolongado poderiam causar algum dano, já ajudaria bastante! Obrigada!

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Arthur Ferreira em Qui 29 Dez - 19:13

Na verdade eu pelo meu conhecimento não iria prejudicá-lo se você utilizar pomadas não.Mas enfim você já sabe que se ele ingerir estas ele pode passar mal aconcelho a você Daiana a sempre estar tapando estas pomadas com corativos pequenos para ele não poder comê-las.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira

Pontos : 398
Reputação : 15

Mensagem por Daiana em Qui 29 Dez - 19:37

Obrigada Arthur!

Tenho somente mais uma dúvida! Ouvi dizer que o própolis é um excelente antibiótico natural e pensei de dar para ele na água, para ver se ajuda a resolver a situação.

Mas já ouvi pessoas falando que o extrato deve ser sem álcool, enquanto outras falam que usam com álcool sem problemas. Uma farmacêutica falou que eu não ia encontrar sem álcool (mas também só havia procurado naquela farmácia). O que vocês têm a me dizer?

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Arthur Ferreira em Qui 29 Dez - 19:50

Eu recomendo à usar esse própolis com alcool só nos ultimos caso.Tenta achar deles sem alcool em vendedores que vendem eles caseiramente em feiras deve ter muitos deles.

Arthur Ferreira

Pontos : 398
Reputação : 15

Mensagem por FALCÃO em Qui 29 Dez - 20:43

Daiana

O uso de pomadas em alados não é muito indicado . Melam as pen as, o alado pode ingerir e os pés ficam escorregadios, o alado tem dificuldade p/ ficar e mudar de poleiro.

Um produto em CREME seria o ideal . Vc poderia usar Oncylon Creme ( cuidado pq tem pomada tbm ) .

O uso prollongado não é bom. Sempre absorve alguma coisa p/ o organismo.

Daiana, vc já deu tantos medicamentos ... o bixinho pode estar com o fígado debilitado e a flora intestinal quase zerada !!!

Para o fígado : o Mercepton , ou Cantolindo Antitóxico.

Para restabelecer a flora intestinal : Biocanis ou Probiótico da Vetnil . Vem numa seringa, vc pega um pouquinho com a mão e dá no bico por uns 7 dias . Cuidado que é pegajoso, p/ não melar as penas dele. Esses probióticos não são específiicos p/ alados, então a quantidade é mesmo "um pouquinho". Immagine a quantidade correspondente a meia gota , ok ?

Própolis : CUIDADO ! Não está bem estudado ainda. Pode criar micróbios resistentes. Não tem especificidade. Aconselho q não use. Se for usar, compre um que ´´e usado em crianças- não tem álcool. Vende em lojas de pprodutos naturais e farmácias homeopáticas.

DÊ um descanso p/ ele !!! Veja se consegue achar um bom veterinário.

Abraço

Falcã[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Pontos : 1147
Reputação : 36

Mensagem por Daiana em Sex 30 Dez - 15:09

Oi Falcão,

Tudo bom?

Sobre o descanso, tenho algumas dúvidas... a patinha esquerda dele está bem inchada e parece que com uma bolinhas por dentro da pele. Da última vez que deixei sem passar nada na patinha, ficou totalmente vermelho e a ferida embaixo voltou. E agora para ajudar, apareceu um carocinho na barriga!

Para dar esse descanso, mas sem fazer com que a ferida volte novamente, pensei em dar os medicamentos para desintoxicação e aplicar babosa, que tenho no jardim, duas vezes ao dia nas patinhas. O que acha sobre isso? Gostaria de saber se a babosa poderia atrapalhar.

Outra dúvida que tenho é se a recuperação da flora intestinal poderia ser feita com alguma alimentação, para evitar comprar mais medicamentos. Infelizmente no caso da própolis eu já havia comprado a com álcool, pois a farmacêutica havia falado que eu não ia encontrar sem. Vou acabar não usando...

Agora vai ser um pouco complicado ir no veterinário por causa do fim de ano. Vou tentar se consigo voltar com o segundo... Mas creio que os vet daqui não têm muita experiência. Para pagar outro não dá, já foi muito dinheiro... E assim aproveitava o mercepton que já tenho em casa. O que acha? Ou não funciona?

Sobre o uso da pomada vetaglós, eu também fiquei receosa, mas ele é pouco pastoso e espalha muito fácil e me parece que não estava indo para as penas. Já com o hipoglós foi um desastre... Mas vou dar prioridade para os cremes!

Agora fiquei curiosa: Sobre o que você falou em relação ao própolis, tanto faz se o uso é tópico ou oral, em ambos os casos pode dar resistência à micróbios?

Obrigada pela ajuda! Feliz 2012 a todos!

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Daiana em Dom 1 Jan - 23:51

Ontem e hoje não passei medicamento nas patas. Mas é impressionante e ao mesmo tempo triste. Parando de passar a pele embaixo da patinha direita já começou a ficar vermelha indicando que a ferida vai abrir novamente.

É muito triste...

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por FALCÃO em Seg 2 Jan - 11:36

Oi, Daiana!

Vc leu a minha mp ?

É ... tem umas pessoas que só pensam nelas ... isso do própolis foi mto ruim !!! Eu descobri sozinha que tem o sem álcool, que é usado em crianças. Na loja de prods naturais Mundo Verde... nem sei se posso dar o nome da rede aqui no fórum ...

De qualquer maneira, não acho uma boa dar própolis . Como já expliquei.

Passe oncylon am CREME nas patinhas dele .

Não dê maiis medicamentos p/ ele beber. Dê um descanso .

O oncylon creme é muito bom p/ uma enorme variedade de n problemas.

Escreva dizendo comom eler está. Como é o nome dele ?

Abraço

FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por DAURI WISBECKI em Seg 2 Jan - 12:29

de tudo que foi citado ai...sem nenhuma duvidas o melhor é o própolis..aplicar direto nas feridas(bolhas como vc disse)com ou sem álcool... posi1

DAURI WISBECKI
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Pontos : 1645

Mensagem por FALCÃO em Seg 2 Jan - 16:58

Daiana

Bom, se ele fica com as patinhas ruins sem nada, continue com o que fez melhor p/ ele.

Eu tbm estava pensando em "descanso" em relação aos medicamentos orais.

Para restabelecer a flora intestinal, tem umas extrusadas que tem probióticos, mas no caso dele , não sei, talvez fosse melhor o probiótico "puro" . Acho que ele ingeriu muito antibiótico.Seria bom vc perguntar ao Dr. Bath .

Daiana, em relação ao própolis, eu já usei em mim, e até nos meus canários , tem muito tempo. por isso eu conheço esse sem aálcool . O própolis era conhecido como a solução p/ vários problemas. Depois fiz um curso , e meu prof. do dpto de Genética , explicou o que era o próplis. Na verdade, uma mistura de antibióticos e anti fúngicos.

Então a gente fica num impasse ... usar ou não usar. Atualmen te, eu só usaria nos meus alados em último caso . mas pelo visto , vc já usou de tudo no bixinho ... Então , o que resolver o caso dele está ótimo ! o problema é que , se não resolver, ele vai ficar mais intoxicado e no futuro, poderá ter micróbios resistentes.

Seria bom vc encontrar um bom vet de pássaros. Talvez o problema dele nem seja tão difícil assim de medicar ... Tbm fico desespperada quando meus alados ficam doentes. A gente até exagera na medicação ... Mas, as vezes , a solujção é bem simples.

Por exemplo, meu novinho apareceu com um dedo com um pouco de sangue, machucado , sem um pouco de pele . Imaginei muita coisa. Peguei,merthiolate. Fiquei de olho ... era a mãe dele que estava bicando ... separei e tudo bem . Ela não queria ele no mesmo poleiro, e bicava o pé dele ...

Vc já limpou a gaiola toda, incluindo os poleiros ? Viu se os poleiros tem alguma farpa que pode machucar ?

As grades da gaiola tem alguma ponta que pode espetar ele ?

E os comedouros ? Já vi uns de latão, sei lá, uma folha de metal, de beiradas bem cortantes ...

Em relação ao uso tópico do própolis, eu creio que possa criar resistentes sim . Embora seja menos prejudicial do que os resistentes no caso de ingestão.

Vc já usou merthiolate incolor ? ? Não é caro, não arde, e seca, não fica escorregadio.

Se vc for usar o própolis nas patinhas como o DAURI sugeriu, coloque um pouco de água filtrada, porque o que vc tem é com álcool, não é ? Pode doer e ar der muito se vc usar puro. E ele puro fica um pouco "peganhento" ...

Daiana, vc tem certeza que tudo começou porque ele bicou a patinha ? O meu novinho - que a mãe bicou o dedo_ ficou ok só com merthiolate... Mas canários são mais delicados . Está tudo ok na gaiolinha dele ?

Abraço

FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por Daiana em Qua 4 Jan - 12:48

Oi Falcão,

Obrigada por passar o seu conhecimento!

Dauri, obrigada pela sugestão também!

Não creio que tudo começou quando ele bicou uma das patinhas (provavelmente a esquerda). Eu vi ele bicando, por isso que afirmei. Mas achei que não fosse nada, só fui perceber quando vi no outro dia bastante sangue no poleiro e ele amanheceu tremendo, arrepiado e no fundo da gaiola. O problema das patinhas acho que deve ter começado bem antes, mas como ele sempre cantou muito e por nossa falta de conhecimento, fomos perceber só quando ele bicou a patinha e sangrou bastante, ou seja, quando ficou bem visível o problema.

O que me chateia e o que prejudicou ele foi o primeiro veterinário que deu antibiótico, antinflamatório e depois falou que ele estava curado sendo que não estava! Quando retornamos, que o problema havia intensificado, ele envolveu os poleiros com algodão envolvido em um líquido amarelo que assou, aumentou as feridas e piorou tudo!

Na segunda clínica tem dois veterinários um entende mais de ave que o outro. Na primeira vez fomos com o que entende mais (mas não é sempre que está lá), mas até então achávamos que não havia diferenças. Quando retornamos estava lá o que não entendia muito e ele pediu para parar com a medicação por 15 dias e ficou feio de novo! Voltamos com o que entendia e começamos tudo de novo.

Ontem consegui um retorno com este que entende e ele falou que o pus de aves pequenas não tem como tirar. É a base de medicação mesmo. Ele disse que sempre curou esses casos com epitezan e hipoglós. Ele afirmou que devido o que o primeiro veterinário fez e essa parada com os medicamentos acabou prejudicando. Como falamos para ele que o canário comeu o hipoglós, mesmo passando pouco, mostramos a bula da vetaglós para ele e ele afirmou que ela pode ser usada continuamente sem contra indicação. Ele indicou que voltássemos com o belladonna em glóbulos que é antinflamatório, tira dor e mantém ele com fome.

Bom é aí que entra a minha dúvida, pois as opiniões são muito diversas e gostaria de saber o que vocês acham. Algumas pessoas falam do uso de aas infantil como antinflamatório. Perguntei para ele e ele disse que não vem ao caso, que não pode.

Mas olhem só o que eu já havia encontrado: (infelizmente não estou autorizada a postar links, mas se quiser posso digitar os títulos deles para que depois possam pesquisar no google)

Dois grupos de antiinflamatórios podem ser usados: os cortocóides e os
antiinflamatórios não - esteróides (AINES). Os corticóides são usados em aves, principalmente nos acidentes com trauma, choque, endotoxemias e processos inflamatórios. Contudo, o efeito imunossupressor dos corticóides e suas complicações devem ser levados em consideração. A dexametasona e a prednisolona são os antiinflamatórios preferidos na clínica de aves.
Os AINES atuam inibindo as cicloxigenases e subseqüente produção de
prostaglandinas. Sugere-se o uso de salicilatos (ácido acetilsalicílico), derivados indólicos (indometacina e benzidamida), derivados fenâmicos (flunixim meglumine e ácido meclofenâmico), derivados propiônicos (ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno), derivados pirazolônicos (fenilbutazona) e oxicans (piroxicam). Não podemos esquecer que o uso freqüente dos AINES pode provocar irritações e úlceras
gastrointestinais.

Achei isso também (pág 24):

Tratamiento médico:
‐ Dieta con suplementos vitamínicos y minerales adecuados a la especie
‐ Anttinflamatorios no esteroides y analgésicos: se seleccionan según el grado del dolor, la
profundidad de la lesión y el agente causal. No usar corticoides.
Acido acetil salicílico: 10 mg/kg cada 12 hs por 3 dias y luego días alternos.
Ibuprofeno 5-10 mg/kg c 8-12 hs
Meloxicam 0,1-0,2 mg/kg cada 12 hs
Carprofeno 1-2 mg/kg cada 12 hs

Conseguem perceber a diferença? Enquanto um fala do uso de corticoides, o outro nega veementemente seu uso!

Eu já cheguei da dar aas infantil pra ele mas um dia ou outro (no máximo 2x em uma semana, depois 15 dias em dar... no dia que usava até que ele ficava espertinho) apenas, devido ao medo do uso contínuo.

A indicação dessa veterinária do artigo sobre aas infantil era 1 comprimido a cada 100 ml por três dias seguidos e depois dias alternados. Achei que era muito forte, os dois dias que dei dividi o comprimido em 4 e um pedacinho colocava em 50 ml.

Já o creme neodexa, como descobri que tinha dexametasona, um corticoide, por via das dúvidas, acabei deixando de lado.

A minha intenção era então de usar o aas infantil (3 dias seguidos e depois alternados) por 15 dias e depois passar para um de uso contínuo que não tivesse efeito colateral, como o belladonna, por exemplo. Acabei desistindo por causa da grande divergência de opiniões sobre o uso do aas infantil e de não saber o prazo ideal que poderia usá-lo.

Gostaria de saber de vocês sobre o uso de antinflamatórios! Qual a opinião de vocês, o que costumam usar?

Havia deixado ele sem passar pomada por dois dias, mas como ele ficou amoadinho, acabei voltando. Mas a pata direita já está boa.

Olha, essa pomada vetaglós foi a única que cicatrizou efetivamente as feridas! Não é ruim não! MAs como ainda a patinha esquerda está inchada, se eu parar neste momento, pode ser que elas voltem.

Acho que tenho que evitar que se forme mais pus na esquerda e tentar eliminar o que ele já tem. Como a situação da patinha esquerda está meio complicada, vou continuar com essa pomada. Ela é molinha, parece um gel e espalha bem, não oferecendo risco dele comer. As feridas estão cicatrizadas. O problema é mesmo o inchaço e algumas bolinhas de pus, ambos na patinha esquerda.

Então, essa pomada necessita que se passe antes um antisséptico. Como o merthiolate de casa estava vencido, estava passando líquido de dakin e tintura de iodo (alternado, pois a pomada passo 2x ao dia). Tem algum problema o uso de algum desses antissépticos?

Sobre a gaiola, o comedouro sempre foi o da própria gaiola. Mas como ele evacuava na comida, acabei comprando um comedouro de plástico, deixando a comida só nele.

Troquei de gaiola, fiz um acolchoado no piso (flanela encapada com plástico), trocando somente o papel toalha em cima.

Vou deixar o uso do própolis para quando a situação melhorar.

Gostaria de comprar poleiro macios para ele, mas não achei na minha cidade, apenas no site terra dos pássaros. Alguém já comprou nesse site via boleto? Eu havia envolvido com flanela, mas falaram que acumula bactérias.

Agradeço de coração a ajuda,

Daiana

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por FALCÃO em Qua 4 Jan - 13:11

Daiana

Poleiros acolchoados são ruins porque acululam micróbios.

Eu tinha uns cobertos com cortiça, mas não achei bons - de mais a mais os alados começaram a bicar a cortiça ...

Talvez abaixanndo e aproximando mais os poleiros uns dos outros seria melhoor p/ ele . Deixe as comidas e a água nos ligares mais fáceis p/ ele acessar.

Em relação à medicação oral dele, acho q vc deve procurar um vet. È muito difícil a gente indicar alguma coisa, ainda mais no caso dele, que já tomou um montão de remedios !!!

Para passar nas patinhas, n não acho bom vc usar iodo . Não foi o que deu alergia nele ? o iodo é ótimo, mas tem alados e sers humanos que não podem usar. De mais a mai9s , tem álcool, o que pode causar dor no bichinho.

Compre um Merthiolate p/ ele, nem é tão caro .

Abrç

Falcão

Abraço

FALCÃO
Socio do Fórum
Socio do Fórum

Mensagem por Daiana em Qua 4 Jan - 14:17

Oi Falcão,

Não sabia que eles bicavam a cortiça!

Então, eu não sei o que aquele veterinário doido colocou no poleiro dele. Parecia uma espécie de óleo amarelo...

Por via das dúvidas vou comprar o merthiolate, dar o belladonna e a pomada vetaglós. O veterinário disse que o uso contínuo desses dois não tem problema.

Vamos ver como será o progresso. Conforme for, vou postando aqui.

Obrigada pela ajuda!

Daiana

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Daiana em Qua 4 Jan - 14:20

Ah, só uma dúvida que esqueci de perguntar: você sabe com qual frequência posso dar pepino, maxixe e ovo cozido (este precisa ser caipira?)?

Desde já, obrigada!

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Daiana em Qua 11 Jan - 9:25

Olá Pessoal,

Bom dia.

Apesar da vetaglós ter sido uma pomada boa, e ter cicatrizado as feridas, não está dando conta de impedir o avanço do pus -embaixo do dedinho de trás da patinha esquerda está ficando em tom amarelado. Me parece que esse material purulento é interno e não externo, apesar de visível. Talvez por isso o uso tópico de medicamentos não esteja dando conta.

Como ele já tomou antibióticos via oral e não houve resultado, acho que já cheguei ao limite do que podia fazer.

Acho que nem vou mais desinfetar a outra gaiola.

Vocês não têm a noção de quanto estou triste.

Quero agradecer a atenção e a colaboração e a ajuda de todos.

Abraços e muito obrigada,

Daiana

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Marcelo Alexandre de Lima em Qua 11 Jan - 9:58

Pergunte ao dr Felipe ele e a pessoa mais indicada para tirar suas duvidas!!!

Marcelo Alexandre de Lima

Pontos : 495
Reputação : 12

Mensagem por Daiana em Qua 17 Out - 15:24

Oi Pessoal,

Estou aqui para dar uma resposta sobre o caso.

Pelo fato do primeiro veterinário ter dado a medicação errada, prejudicou muito o canário. Porém, ele não irá morrer. O caso dele está estabilizado.

O que eu posso dizer para vocês é que procurem sempre um especialista em aves. Não aceitem tratamentos de veterinários que trabalham com cachorros e gatos e que dizem que entendem de aves. É mentira. O meu canário foi muito judiado por causa disso.

Cuidado também com especialistas de aves que garantem a cura para pododermatite. Provavelmente querem o seu dinheiro. É uma doença muito difícil de ser curada.

Se você reparou que sua ave está com sintomas de pododermatite e levou ao especialista e ele indica o tratamento, mas não garante 100% a cura, este é um profissional honesto.

Pena que encontrei este profissional bem tarde, depois de perder bastante dinheiro...

Abraços a todos,

Daiana

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por FELIPE TS em Seg 1 Abr - 19:06

Daiana,
Qual foi o tratamento para o pé do canarinho?

FELIPE TS
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 1

Mensagem por Daiana em Dom 19 Jan - 23:08

Olá Felipe, 

Desculpe por demorar tanto tempo para dar a resposta!

Como eu achei que o tópico havia fechado e ando recebendo muitas mensagens por email, não vi a sua mensagem.

A pododermatite tem cura se for detectada no início, por isso é preciso prestar muita atenção e ter paciência! Mas cada caso é um caso e o tratamento que foi realizado nele pode não servir para outros, pois a origem da pododermatite pode ser diferente e também a reação da ave em relação ao medicamento. Pode ser que surta efeito ou não... Bem, mas algumas coisas que fiz no tratamento podem ser feitas sem problemas em outros.

A obesidade é um fator agravante. O outro canário também está porque ficou obeso e pegou sarna. Descobri que a mistura de sementes estava engordando eles. Se quando saudáveis for possível deixar em uma voadeira é melhor, pois evita esse tipo de problema. 

Quando o caso é muito grave e está muito inflamado é preciso entrar com medicação via oral. Pra ele foi difícil de encontrar um antibiótico que desse certo. Como faz muito tempo, não me recordo qual foi, mas acho que era a cefalexina. Acho que aqui no tópico deve ter. Além disso o tratamento tópico duas vezes ao dia, que variava para ver aquele que dava resultado. O que deu para ele naquele pior período foi tintura de iodo e a pomada vetaglos.

O caso dele não tem cura e se tornou crônico. Mas não leva a morte, desde que sempre acompanhado. 

O que ajudou e MUITO foi ter feito uma espécie de acolchoado nos poleiros com algodão e fita adesiva. Por cima eu coloco um tecido, o qual lavo uma vez por semana. Isso evita o atrito, o que ajuda evitar as crises também (inflamação e formação de feridas).

Mas quando abaixa a imunidade a doença sempre ataca... 

Se ele pega sarna tenho que fazer tratamento rapidamente, pois tudo piora. 

Tem dado bons resultados no tratamento nas patas a tintura de iodo (é um bom cicatrizante) e o óleo de ozônio (não sei se é fácil de encontrar). Podem ser usados em aves, outros animais e até em nós mesmos!

Agora estou tratando com água oxigenada e rifocina.

Mas o tratamento é sempre constante... Em épocas de graves crises medicação 2x ao dia na pele, quando a doença começa a atacar 1x ao dia e quando está tudo bem um dia sim e outro não ou a cada 2 dias. 

Abraços!

Daiana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: