Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Peito seco é doença?Sáb 4 maio - 8:47Eduardo Machado
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Anuncios

    Nenhum anúncio

    Ir para baixo
    avatar
    Pedro Alencar
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 1741
    Pontos : 2131
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 39
    Localização : Bahia

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Qua 7 Nov - 22:37
    Relembrando a primeira mensagem :

    Esta pergunta é muito comum, e as respostas as mesmas: UM !
    Vamos pensar um pouco, descomplicar e debater.....

    Sabemos que o TF é de fibra, é fato..mas nem por isso ele deve cantar o ano inteiro com a mesma intensidade, que canta no período reprodutivo. Se você concorda, podemos seguir adiante.

    a) Quando se tem um único TF, ele fica descansado, é poupado do stress e chega na roda com todo o vigor.
    Porém, não é estimulado a defender seu território, pois não sofre ameaça de outro macho, e canta por que gosta...
    Seja sincero e responda com base no fator fibra. Esta ave esta cantando pela fibra, valentia natural, na defesa de seu território. Ou está cantando por cantar, por outro motivo que não seja a defesa de sua área ?

    Um cachorro latirá se algo de estranho acontecer, se nada foge do normal, não tem motivo para latir....com o TF é diferente ?
    Uma ave que viva isolada de outros rivais ( sendo de fibra ), a menos que se tenha uma fêmea muito boa, para ele atuar como macho dominante, elevando a auto estima e fortalecendo a fibra, acredito que não tenha extraordinários resultados ( existem várias matérias, entrevistas e outros mostrando o contrário. Este é meu ponto de vista e é nele que acredito )

    b) Vários TF, tem a mesma dose do veneno da fêmea, se bem dosado é sucesso, ao contrario, pode colocar a perder uma ave que poderia ser um destaque.
    Quando se tem mais de um, naturalmente são desafiados, e cada um demarca seu território. Um sempre se destaca mais, seja pela retomada,pelo timbre de voz..enfim..Estão constantemente afirmando sua fibra. ( Ata, quer dizer, que vai disputar a semana inteira e no domingo vai para a roda ? ) Resposta: Depende de sua consciência !!!!
    Comparação com o uso de fêmea:
    Fêmea : Deixaria seu TF de roda, de gaiola colada com a fêmea de segunda a sábado para levar no domingo para o torneio ? -R: Eu não deixaria, pois o foco seria brigar.
    Vários TF: Deixaria se vendo a uma distância razoável para estimular a disputa, todos os dias? -R: Eu não faria, pois o risco de formarem parelha seria grande, e estimularia a se beliscar, pois se vêem todos os dias e nunca se "pegam" de verdade, na ausência do outro...vamos beliscar a canela, anilha, e outros.
    Fêmea: Deixaria seu TF junto com a fêmea de segunda a sábado e levaria no domingo para a roda ? -R: Eu não..sem comentários
    Vários TF: Faria uma baderna todos os dias ? -R: Eu não, pois somente desta forma, a ave passa por um desgaste desnecessário...ficando debilitada, para aguentar a batalha.
    Vários TF distribuídos pela casa ( quintal, varanda, terraço...enfim ) sem contato visual, apenas auditivo, acredito que mantenha a chama da fibra acesa .

    Se as aves tem fibra, estão atestando bem, não vejo motivo para estar passando na cara a todo momento apenas para ver a reação e alimentar o ego, deixa eles de longe se desafiando..quando poder chama uns amigos e faz uma roda com TF diferente para ver o rendimento...pois ficar atestando com os velhos TF conhecidos, não fará muita diferença, e nem poderá avaliar na pratica o desempenho deles...Afinal, acabam se acostumando e respeitando o canto e tempo do outro.
    TF de roda deve ser desordeiro mesmo, não deve respeitar vizinho, deve gritar auto, e não ter vergonha de encher de desaforo quem passe pelo seu caminho...


    Pois bem, este é meu ponto de vista, sei que várias pessoas tem suas opiniões formadas e não é meu objetivo fazer lavagem cerebral em ninguém....Meu interesse é debater e descomplicar temas, que já caíram no conformismo.....alguém fala que é isso e é isso e pronto...O bom é analisar os pontos de vista.


    Att Pedro Alencar

    ENIVALDO
    ENIVALDO
    Membro de Honra
    Membro de Honra
    Mensagens : 6704
    Pontos : 7652
    Reputação : 558
    Data de inscrição : 03/02/2011
    Idade : 45
    Localização : Belo Horizonte

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Qui 8 Nov - 17:52
    Pedro Alencar

    Muito bom o tópico.

    Eu particulamaente acredito que um pássaro de Torneio tem que ser preparado e tratado com um Jogador de Futebol ou qualquer outro atleta profissional.

    Primeiramente treinamentos, descanço e muito respeito a capacidade de cada um, não adianta querer tirar leite de pedra, temos que saber respeitar o limite de cada um, disputas em casa todos os dias da semana, acho prejudicial e dixa o alado, muito cansaado e estressado, um alado de torneio tem que morar sozinho, uma ou 2 vezes ao mes passeios e baderna, um voador ou até quem sabe um viveiro grande para exercitar a parte fisica.

    O maior desafio para o criador e encontrar o manejo correto de cada pássaro, pois sabemos que eles tem vontade propria, isso é o que faz a magia da coisa, pois não adianta ter um pássaro que finaliza em 312 cantos, na mão de um criador que não vai acertar o manejo.

    Boa sorte


    Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Pedro Alencar
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 1741
    Pontos : 2131
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 39
    Localização : Bahia

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Qui 8 Nov - 18:35
    ENIVALDO escreveu:Pedro Alencar

    Muito bom o tópico.

    Eu particulamaente acredito que um pássaro de Torneio tem que ser preparado e tratado com um Jogador de Futebol ou qualquer outro atleta profissional.

    Primeiramente treinamentos, descanço e muito respeito a capacidade de cada um, não adianta querer tirar leite de pedra, temos que saber respeitar o limite de cada um, disputas em casa todos os dias da semana, acho prejudicial e dixa o alado, muito cansaado e estressado, um alado de torneio tem que morar sozinho, uma ou 2 vezes ao mes passeios e baderna, um voador ou até quem sabe um viveiro grande para exercitar a parte fisica.

    O maior desafio para o criador e encontrar o manejo correto de cada pássaro, pois sabemos que eles tem vontade propria, isso é o que faz a magia da coisa, pois não adianta ter um pássaro que finaliza em 312 cantos, na mão de um criador que não vai acertar o manejo.

    Boa sorte

    Enivaldo na teoria eu apoio e entendo manter um TF sozinho, visando a integridade psicológica da ave.
    Mas na realidade, para um criador de TF de fibra, ter apenas um em casa é fora de realidade, a menos que seja uma máquina quente e esta ave supere a cada torneio a sua marca de cantos, e principalmente tenha acertado o manejo ideal, seja com fêmea, passeios: no mato ou pelas ruas.
    Para a esmagadora maioria, que está traquejando um TF ou vários para selecionar a elite, fica complicado ter apenas um em casa e apostar tudo nele...se der certo ótimo, se de cara este tiver:fibra, retomada, velocidade e tranquilidade...Este cidadão pode jogar em qualquer loteria, pois a sorte o acompanha. Dando errado, o jeito é começar do zero.
    Como as aves são únicas, ter vários espalhados pelas casas dos amigos seria uma opção, porém os amigos também criam, e se não tem já criaram...e por mais experiência que tenham, jamais aplicarão o manejo que o dono empregaria..como diz o ditado: 'O que engorda o boi,é o olho do dono"...
    Citando os jogadores...quantos e quantos peladeiros espalhados pelo nosso país, tem habilidades superiores ao Neymar, e continuam no mais absoluto anonimato ?
    Faltou habilidade ? NÃO. Faltou QI = Quem Indique.
    Existem TF fora de série, com finalizações que mais parecem brincadeira, porém...existem vários no anonimato, onde o dono não tem recursos, para investir e participar dos principais torneios e suas etapas.
    Quando o TF é bom, ele pode ser criado comendo banana ou extrusada da melhor marca, pode viver só ou com vários de domingo a domingo, pode ir para o torneio em uma dodge ram ou amarrado na garoupeira de uma bicicleta..Vai empurrar cantos do mesmo jeito. Pois simplesmente é diferenciado, e não canta por que recebeu, fórmulas mágicas, e artifícios duvidosos...apenas empurra canto.
    80% dos TF são meia boca
    15% são bons
    3% são máquinas de cantos
    1,99999999999999999999 São fora de série
    0,00000000000000001 Este será meu.

    Uma ave diferenciada, na mão de qualquer um, é que nem gilete nas mãos de um macaco.

    Att Pedro Alencar
    ENIVALDO
    ENIVALDO
    Membro de Honra
    Membro de Honra
    Mensagens : 6704
    Pontos : 7652
    Reputação : 558
    Data de inscrição : 03/02/2011
    Idade : 45
    Localização : Belo Horizonte

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Sex 9 Nov - 12:59
    Pedro Alencar

    Sabemos que a principal dificuldade é acertar o manejo correto para os alados, também não adianta eu ter um maquina ou um fora de serie em casa e deixa-lo em um gailo pequena, ou forncer alimentação inadquada, pois isso não vai poder tirar o melhor do alado.

    Quanto a criar sozinho acredito que seja a melhor opção pra conhecer o alado, saber do que gosta e de como gosta, não adianta eu ter 4 trincas de roda maquina em casa e não conseguir acerta um para a roda, o que vejo e que temos muito ainda aprender sobre o manejo correto para a roda, mas tudo isso vai vim com o tempo e com o aprendizado com o alado e discurssões iguais a essas.

    Eu particurmente investiria em um manejo diferenciado, solitario, mesmo por que não teria condições de ter vários trincas de Roda por causa do valor e tempo para manejo, prefiro acertar um, do que ter vários e não ter nenhum que acerte na roda.

    Filhotes de génetica meu amigo, terão melhores condições, e futuramente mando um filhote para você, acho que até 2020 chega ai. kkkkkk

    Boa sorte


    Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Pedro Alencar
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 1741
    Pontos : 2131
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 39
    Localização : Bahia

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Sex 9 Nov - 13:33
    ENIVALDO escreveu:Pedro Alencar

    Sabemos que a principal dificuldade é acertar o manejo correto para os alados, também não adianta eu ter um maquina ou um fora de serie em casa e deixa-lo em um gailo pequena, ou forncer alimentação inadquada, pois isso não vai poder tirar o melhor do alado.

    Quanto a criar sozinho acredito que seja a melhor opção pra conhecer o alado, saber do que gosta e de como gosta, não adianta eu ter 4 trincas de roda maquina em casa e não conseguir acerta um para a roda, o que vejo e que temos muito ainda aprender sobre o manejo correto para a roda, mas tudo isso vai vim com o tempo e com o aprendizado com o alado e discurssões iguais a essas.

    Eu particurmente investiria em um manejo diferenciado, solitario, mesmo por que não teria condições de ter vários trincas de Roda por causa do valor e tempo para manejo, prefiro acertar um, do que ter vários e não ter nenhum que acerte na roda.

    Filhotes de génetica meu amigo, terão melhores condições, e futuramente mando um filhote para você, acho que até 2020 chega ai. kkkkkk

    Boa sorte

    Enivaldo, a questão de ter vários é interessante para quem não tem tanta condição de ter um de genética de elite, e busca por TF mais em conta, para tentar tirar a sorte em algum..
    Quando se tem um de forte base genética..aí sim, manter este sozinho é muito viável, pois podemos empregar todo o manejo de forma concentrada e dedicada, pois sabemos do seu " potencial genético "....
    O ideal seria criar qualidade ( um ) porém com base no salário mínimo, fica complicado para a esmagadora maioria...
    Quando se encontra facilidade, seja com um amigo..que venha a facilitar uma aquisição, de uma ave que por ventura pode vir a render alguma coisa...vai comprando e comprando a fim de formar uma base de seleção, na maioria das vezes esta seleção começa de forma aleatória e finaliza sem espectativa alguma....
    Conclusão: O melhor é juntar dinheiro, e adquirir genética boa..deixando de lado o termo gasto e adotando a palavra investimento..
    Vários TF estimulam a fibra, é fato. Criar um único de procedência, e que não precise ser testado, pois já se sabe o potencial, é bom pois o manejo será mais apurado e os resultados serão melhores ( neste caso, sou a favor de conservar um, pois merece ser poupado do stress, visando o rendimento nas disputas )..
    Porém moço, para acertar em um, é preciso fazer uma peneira e esta peneira contém vários..
    Quanto aos filhotes de genética, é o caminho mais curto para a felicidade...detalhe, 2020 está próximo viu rapaz, vou cobrar meu filhote...
    Acredito que até lá, eu esteja com algum destaque, pois a velha paciência ter que acompanhar quem gosta dos TF..

    Att Pedro Alencar

    Vou cobrar meu filhote srsrrsrsrs
    ENIVALDO
    ENIVALDO
    Membro de Honra
    Membro de Honra
    Mensagens : 6704
    Pontos : 7652
    Reputação : 558
    Data de inscrição : 03/02/2011
    Idade : 45
    Localização : Belo Horizonte

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 2 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Sex 9 Nov - 14:45
    Pedro Alencar

    Realmente o investimento é alto, mas devemos analisar o que realmente o queremos, temos que ter foco, pois vejo muitos amigos com varios trincas fazendo essa peneira a vários anos, e não vejo o resultado no que faz, eu sempre dou conselho a eles, venderem tudo e juntar dinheiro e compra um com de boa genética ou acompnhar um trinca durante 1 ou 2 anos na roda e adquiri, pois assim a chance de sucesso é bem maior...

    Boa sorte.


    Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Ir para o topo
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos