Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Peito seco é doença?Sáb 4 maio - 8:47Eduardo Machado
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Anuncios

    Nenhum anúncio

    Ir para baixo
    avatar
    Pedro Alencar
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 1741
    Pontos : 2131
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 39
    Localização : Bahia

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4 Empty Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Qua 7 Nov - 22:37
    Relembrando a primeira mensagem :

    Esta pergunta é muito comum, e as respostas as mesmas: UM !
    Vamos pensar um pouco, descomplicar e debater.....

    Sabemos que o TF é de fibra, é fato..mas nem por isso ele deve cantar o ano inteiro com a mesma intensidade, que canta no período reprodutivo. Se você concorda, podemos seguir adiante.

    a) Quando se tem um único TF, ele fica descansado, é poupado do stress e chega na roda com todo o vigor.
    Porém, não é estimulado a defender seu território, pois não sofre ameaça de outro macho, e canta por que gosta...
    Seja sincero e responda com base no fator fibra. Esta ave esta cantando pela fibra, valentia natural, na defesa de seu território. Ou está cantando por cantar, por outro motivo que não seja a defesa de sua área ?

    Um cachorro latirá se algo de estranho acontecer, se nada foge do normal, não tem motivo para latir....com o TF é diferente ?
    Uma ave que viva isolada de outros rivais ( sendo de fibra ), a menos que se tenha uma fêmea muito boa, para ele atuar como macho dominante, elevando a auto estima e fortalecendo a fibra, acredito que não tenha extraordinários resultados ( existem várias matérias, entrevistas e outros mostrando o contrário. Este é meu ponto de vista e é nele que acredito )

    b) Vários TF, tem a mesma dose do veneno da fêmea, se bem dosado é sucesso, ao contrario, pode colocar a perder uma ave que poderia ser um destaque.
    Quando se tem mais de um, naturalmente são desafiados, e cada um demarca seu território. Um sempre se destaca mais, seja pela retomada,pelo timbre de voz..enfim..Estão constantemente afirmando sua fibra. ( Ata, quer dizer, que vai disputar a semana inteira e no domingo vai para a roda ? ) Resposta: Depende de sua consciência !!!!
    Comparação com o uso de fêmea:
    Fêmea : Deixaria seu TF de roda, de gaiola colada com a fêmea de segunda a sábado para levar no domingo para o torneio ? -R: Eu não deixaria, pois o foco seria brigar.
    Vários TF: Deixaria se vendo a uma distância razoável para estimular a disputa, todos os dias? -R: Eu não faria, pois o risco de formarem parelha seria grande, e estimularia a se beliscar, pois se vêem todos os dias e nunca se "pegam" de verdade, na ausência do outro...vamos beliscar a canela, anilha, e outros.
    Fêmea: Deixaria seu TF junto com a fêmea de segunda a sábado e levaria no domingo para a roda ? -R: Eu não..sem comentários
    Vários TF: Faria uma baderna todos os dias ? -R: Eu não, pois somente desta forma, a ave passa por um desgaste desnecessário...ficando debilitada, para aguentar a batalha.
    Vários TF distribuídos pela casa ( quintal, varanda, terraço...enfim ) sem contato visual, apenas auditivo, acredito que mantenha a chama da fibra acesa .

    Se as aves tem fibra, estão atestando bem, não vejo motivo para estar passando na cara a todo momento apenas para ver a reação e alimentar o ego, deixa eles de longe se desafiando..quando poder chama uns amigos e faz uma roda com TF diferente para ver o rendimento...pois ficar atestando com os velhos TF conhecidos, não fará muita diferença, e nem poderá avaliar na pratica o desempenho deles...Afinal, acabam se acostumando e respeitando o canto e tempo do outro.
    TF de roda deve ser desordeiro mesmo, não deve respeitar vizinho, deve gritar auto, e não ter vergonha de encher de desaforo quem passe pelo seu caminho...


    Pois bem, este é meu ponto de vista, sei que várias pessoas tem suas opiniões formadas e não é meu objetivo fazer lavagem cerebral em ninguém....Meu interesse é debater e descomplicar temas, que já caíram no conformismo.....alguém fala que é isso e é isso e pronto...O bom é analisar os pontos de vista.


    Att Pedro Alencar

    Robison Luis
    Robison Luis
    Passarinheiro Avançado
    Passarinheiro Avançado
    Mensagens : 552
    Pontos : 747
    Reputação : 39
    Data de inscrição : 14/04/2012
    Idade : 45
    Localização : Trindade do Sul

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Sáb 10 Nov - 13:57
    Pedro e Agenor. Eu concordo que genética,é muito importante em se tratando de pássaros para torneio. Mas não podemos esquecer que existem BONS trinca por ai,assim como existem bons jogadores de futebol também tem os que são acima da média e esses que são acima da média são raros, de tempo em tempo aparece um, pássaros acredito eu que podem seguir o mesmo caminho tem bons trincas mas acima da média são poucos e surgem de vez enquando.


    Robison Luís
    Agenor B S Jr
    Agenor B S Jr
    Moderador Silvestres
    Moderador Silvestres
    Mensagens : 1153
    Pontos : 1358
    Reputação : 115
    Data de inscrição : 07/02/2011
    Localização : sao paulo

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Dom 11 Nov - 17:46
    boa tarde

    tem coisas que são de dificil entendimento
    eu escrevi que passaro NÂO é sorte nem LOTERIA
    passaro é sangue e manejo

    escrevi tambem que na minha mão passou muito sangue bom mas que eu não tinha OLHO CLINICO não sabendo o que eu tinha.
    apenas olhando para o passaro parecem todos iguais.

    escrevi tambem que como esta espécie foi pouco criada e nada estudada não temos como escolher
    Agenor B S Jr
    Agenor B S Jr
    Moderador Silvestres
    Moderador Silvestres
    Mensagens : 1153
    Pontos : 1358
    Reputação : 115
    Data de inscrição : 07/02/2011
    Localização : sao paulo

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Dom 11 Nov - 17:57
    continuando
    não temos como escolher uma familia de resultados
    de 200.000 pixarros registrados não tem 30.000 femeas, algo de esquisito nestes nascimentos.

    citei o pixarro shao lin e seu proprietario não usa femea e foi campeão brasileiro 2 vezes. algo de espetacular,não
    ele sabe como trabalhar o passaro sem a necessidade deste artificio.

    tem passaro bom o problema é como dominar uma técnica e reproduzir aves de valor.
    saber o que é passaro bom e mal conduzido e fazer dele uma ave campeã.
    vai demorar muito tempo ainda para se comhecer esta espécie.
    só espero que não se dediquem apenas a fibra como foi feito com o bicudo e agora correm atras do repetidor com o canto maravilhoso do fiote ALTA MOGIANA CLASSICO
    e esquecerem do pixarro de canto longo 30 notas
    avatar
    Pedro Alencar
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 1741
    Pontos : 2131
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 03/09/2011
    Idade : 39
    Localização : Bahia

    Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 4 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

    Dom 11 Nov - 18:51
    Como avaliar sangue, se não tem estudo nem cruzamento aprofundado, com resultados práticos ?

    Reafirmo que o caminho seja a peneira...a menos que compre um TF pronto.

    Att Pedro Alencar
    Ir para o topo
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos