Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17298
Pontos : 21935
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde Empty Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde

Qui 15 Set 2016 - 11:15
Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde


O Tucano de Bico Verde é uma ave da família Ramphastidae, científicamente catalogado como Ramphastos dicolorus, que significa “Ave colorida com nariz grande como uma espada”. Também pode ser conhecido pelo nome de tucano de peito vermelho. É uma espécie de tucano nativa do Brasil, da Bolívia, Argentina e do Paraguai. No território brasileiro pode ser encontrado em Tocantins, região central de Minas Gerais e oeste do Espírito Santo até o Rio Grande do sul.

Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde Tucano-de-Bico-Verde-1

Seu habitat natural é em regiões de serra, onde é avistado acompanhado de pequenos bandos, áreas de floresta, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Como toda espécie de tucano, gosta de tomar banho de chuva, em poças de água e folhas molhadas., além de gostar de beber a água acumuladas em bromélias.



Esta espécie possui em média 48 cm de comprimento, pesa 350 gramas e não existe dimorfismo sexual. Como o nome nome já cita, possui um bico grande e poroso de cor verde, porém esse bico não é muito forte. Seu comprimento favorece a colheita de frutos inacessíveis a outras aves frugívoras e também a predar ovos e filhotes nos ninhos. O tamanho descomunal do bico também afugenta outras aves agressoras ou competidoras, que estejam em uma mesma árvore, buscando por alimentos. A garganta e peito são amarelos e a barriga vermelha. A pele nua ao redor dos olhos azuis é vermelho-alaranjada. É o único tucano que apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior. Possuem pés de cor cinza, dois dedos direcionados para frente e dois para trás com unhas grandes e afiadas, que facilitam a subida nas árvores. Os tucanos de bico verde vive aos pares ou grupos, que ocasionalmente podem superar 20 indivíduos.


Alimentação do Tucano de Bico Verde


Ele é um animal onívoro, alimentando-se de frutas da figueira, tucaneiro, canela, fruto da umbaúba, pitanga, acerola, capororoca, baguaçu, palmito, banana, goiaba, mamão, açaí, frutos verdes de café e pindaúba . Os tucanos estão entre os grandes dispersores de sementes, que são regurgitadas após a digestão da polpa. Alimenta-se também de insetos como aranhas, lagartas, cigarra, grilos, cupins, além de ovos e filhotes de pássaros. Após o nascimento os filhotes são primeiramente alimentados com insetos e posteriormente com frutos.

Reprodução do Tucano de Bico Verde


A estação reprodutiva ocorre entre outubro e fevereiro. Nesse período o casal defende agressivamente seu território, cantam bastante e o macho corteja a fêmea, limpando as suas penas e alimentando-a. Ele fica agachado e vibrando a língua, quando têm pretensão de copular, seus ninhos são feitos em buracos ou fendas já existentes nas árvores. O tamanho do ninho pode variar, mas normalmente fica a pelo menos 6 metros do solo, em uma árvore alta. Ele utiliza cavidades, sejam naturais ou então feitas por outros animais, como os pica-paus. Como falamos, eles não possuem um bico forte, por isso não conseguem perfurar a casca das árvores; conseguindo apenas aumentar um buraco já existente, desde que a árvore não seja tão dura. Colocam de 2 a 5 ovos e o período de incubação é de 16 dias, durante este período a fêmea choca sozinha, sendo ela alimentada pelo macho. Tanto o macho como a fêmea alimentam seus filhotes. Aos 40 dias os filhotes começam a abandonar o ninho e dar os primeiros voos.

Saiba Tudo Sobre o Tucano de Bico Verde Tucano-Bico-Verde
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos