NOSSA REALIDADE (DESABAFO) - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) - Página 2 Empty NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Sex 6 Fev - 23:40
Relembrando a primeira mensagem :

Bom amigos, quero compartilhar meu caso com vocês pois acredito que muitos dos colegas passam ou já passaram pela mesma situação em que me encontro. Então, como já sabemos, o nosso querido Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, vulgo IBAMA, à alguns anos, transferiu as responsabilidades de gestão do SISPASS aos Estados, ou seja, cada UF teria um órgão responsável pela administração do SISPASS e todas as suas operações, no caso do Pará e do Maranhão, a SEMA. Pois bem, tendo em vista que já faz algum tempo desde essa "transferência de poderes", acredito eu que ja deveria estar tudo funcionando normalmente por esse Brasil a fora. Mas como já é de costume, quando se trata de serviços públicos em nossa querida nação, não foi o que aconteceu. Venho já à algum tempo tentando realizar meu cadastro como criador amadorista no SISPASS, porém sem sucesso, realizei o cadastro do CTF no site do IBAMA, mas na hora de fazer a "vistoria presencial" para homologação do cadastro a coisa se complica. Já tentei em dois Estados diferentes, pois moro em uma região de divisas, já conversei com pessoas desde atendentes até superintendentes, e a unica informação que tenho é que simplesmente não há pessoal treinado para realizar o serviço, e que não há previsão para que haja a regularização do mesmo, isso no caso do Maranhão. No Pará a situação é "menos pior", uma vez que lá o serviço está sendo feito porém em ritmo arrastado, pois quando compareci à sede da SEMA em minha cidade, a atendente do guichê, me informou de que o serviço prestado naquela localidade se limitava a recolher a documentação e enviar para a capital Belém, para que somente lá fosse analisada para a devida homologação do cadastro,até ai tudo bem, pensei comigo, pelo menos a coisa está funcionando... Porém minha decepção veio logo em seguida, quando perguntei à gentil moça em quanto tempo meu cadastro estaria liberado para que eu pudesse realizar as movimentações no SISPASS, e receber meus tão sonhados pássaros de outros criadores amadoristas, e ela então francamente me falou que o processo é lento e que duraria meses, isso mesmo, MESES. Eu então, muito contrariado recolhi aquele monte de documentos, acomodei na pasta, agradeci a moça pela atenção, e me retirei. Amigos é revoltante, é desanimador, será que terei mesmo que esperar meses, talvez anos para realizar um procedimento, ao meu ver tão simples?! É esse o incentivo que o governo dá a uma classe que tanto contribui para a preservação de nossas queridas espécies, muitas delas já praticamente extintas em ambiente natural, como é o caso dos bicudos que eu tanto admiro, ao meu ver isso é o maior incentivo ao tráfico e ao comercio ilegal de aves, essa burocracia desnecessária. Já que exigem tantas coisas, então que coloquem pessoas capacitadas para nos informar e nos atender. Até hoje há quem acredite que é possível legalizar um animal capturado na natureza, mas isso é pura falta de informação, não existem campanhas nem incentivos às atividades como a nossa. Quem ganha com isso são os traficantes, pois pra eles isso amplia as possibilidades e mantém o mercado negro a pleno vapor. Quem perde somos nós, e as gerações futuras que não poderão desfrutar das tantas riquezas que essa terra nos dá. Nossa classe infelizmente continua sendo marginalizada, a maioria das pessoas confunde criador com traficante, acha que todo passarinheiro é bandido ou desocupado. E quem tem que lutar pra mudar essa imagem somos nós, temos que nos unir e defender nosso hobby, que é também para muitos renda, sustento. Um colega que tem feito um trabalho muito importante de divulgação desse mundo da criação de aves, nesse caso especialmente o curió, é o Vitor Padovam, quem puder procurar no youtube o canal dele tem muitos vídeos que mostram a rotina dos criadores, dicas de manejo, e muito mais, nao sei se posso, mas vou por o link aqui pra quem quiser dar uma conferida, vale a pena, é um exemplo a ser seguido! Enfim, fica aqui meu Desabafo, tava precisando compartilhar isso com alguém e por que não com os amigos que vivem e compartilham desse amor por esses presentes que Deus nos deixou, nossos queridos passaros. Boa noite a todos.

Carlos de S. Silva

 CANAL DO VITOR PADOVAN : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Julio Cezar Della Torre
Julio Cezar Della Torre
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 67
Pontos : 77
Reputação : 6
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 65
Localização : GOIOERÊ - PARANÁ

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) - Página 2 Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Dom 8 Fev - 23:37
Caro CARLOS !!!
Se serve de consolo aqui vai algumas palavras, desabafo também. Áqui no PARANÁ, com a descentralização do IBAMA, quem passou a responder pelo SISPASS foi o IAP (Instituto Ambiental do Pr ) que segundo comentários começará a fazer novos cadastros a partir de Março/2015, já a Anuidade que é do interesse deles, no último vencimento tinham uma planilha prontinha, ou seja: o que se pagava RS 30,00 independente da quantidade passou à ser cobrado RS 75,00 até 05 pássaros; RS 150,00 DE 06 A 10 pássaros e a partir disso RS 75,00 a mais para cada 10 -  Ex: 62 pássaros na relação = RS 600,00 e é claro com juros mensais acumulativos conforme o atraso - As associações estão se manifestando,inclusive com a ajuda de algum deputado,  mas até onde acompanhei nada conseguiram.
Resumindo - Como criadores somos " marginalizados " enquanto isso o tráfico e a clandestinidade que tanto combatemos continua aumentando.  Vamos nos fazer ouvir, desistir nunca - Abraço.
Julião - Goioerê - PR " Criar e Preservar para não Capturar, curtindo essa Paixão "
Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) - Página 2 Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Seg 9 Fev - 12:38
É amigo Julio, infelismente temos que nos submeter a esse tipo de absurdos, nem colocam a coisa pra funcionar e querem cobrar essas taxas abusivas, o governo deviria era nos apoiar, nos incentivar na preservação das especies, enquanto nós temos que pagar valores como os que você citou pra ter o direito de exercer de forma legal nosso hobby, que só tem consequencias positivas. Esse nosso "lindo" governo paga salario pros criminosos de todas as especies que estao presos, financia obras em outros paises, aumentando ainda mais o rombo financeiro em que nos encontramos e por ai vai... Quem paga a conta somos nós, cidadaos de bem... Enfim, acabei desabafando de novo kkkk. So me resta esperar, e ter paciencia de elefante...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos