NOSSA REALIDADE (DESABAFO)
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Saiba Tudo Sobre a Criação de ColeiroSeg 22 Jul - 10:02Eduardo Machado
quais frutas meu coleiro pode comer ? Ter 9 Jul - 17:08Eduardo Machado
O CANTO DO AZULÃOTer 9 Jul - 17:08Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Ter 9 Jul - 17:07Eduardo Machado
Aves legalizadas à venda!Ter 9 Jul - 17:07Eduardo Machado
Esse sou EUTer 9 Jul - 17:06Eduardo Machado
Guias para criação
Ir para baixo
Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) Empty NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Sex 6 Fev - 23:40
Bom amigos, quero compartilhar meu caso com vocês pois acredito que muitos dos colegas passam ou já passaram pela mesma situação em que me encontro. Então, como já sabemos, o nosso querido Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, vulgo IBAMA, à alguns anos, transferiu as responsabilidades de gestão do SISPASS aos Estados, ou seja, cada UF teria um órgão responsável pela administração do SISPASS e todas as suas operações, no caso do Pará e do Maranhão, a SEMA. Pois bem, tendo em vista que já faz algum tempo desde essa "transferência de poderes", acredito eu que ja deveria estar tudo funcionando normalmente por esse Brasil a fora. Mas como já é de costume, quando se trata de serviços públicos em nossa querida nação, não foi o que aconteceu. Venho já à algum tempo tentando realizar meu cadastro como criador amadorista no SISPASS, porém sem sucesso, realizei o cadastro do CTF no site do IBAMA, mas na hora de fazer a "vistoria presencial" para homologação do cadastro a coisa se complica. Já tentei em dois Estados diferentes, pois moro em uma região de divisas, já conversei com pessoas desde atendentes até superintendentes, e a unica informação que tenho é que simplesmente não há pessoal treinado para realizar o serviço, e que não há previsão para que haja a regularização do mesmo, isso no caso do Maranhão. No Pará a situação é "menos pior", uma vez que lá o serviço está sendo feito porém em ritmo arrastado, pois quando compareci à sede da SEMA em minha cidade, a atendente do guichê, me informou de que o serviço prestado naquela localidade se limitava a recolher a documentação e enviar para a capital Belém, para que somente lá fosse analisada para a devida homologação do cadastro,até ai tudo bem, pensei comigo, pelo menos a coisa está funcionando... Porém minha decepção veio logo em seguida, quando perguntei à gentil moça em quanto tempo meu cadastro estaria liberado para que eu pudesse realizar as movimentações no SISPASS, e receber meus tão sonhados pássaros de outros criadores amadoristas, e ela então francamente me falou que o processo é lento e que duraria meses, isso mesmo, MESES. Eu então, muito contrariado recolhi aquele monte de documentos, acomodei na pasta, agradeci a moça pela atenção, e me retirei. Amigos é revoltante, é desanimador, será que terei mesmo que esperar meses, talvez anos para realizar um procedimento, ao meu ver tão simples?! É esse o incentivo que o governo dá a uma classe que tanto contribui para a preservação de nossas queridas espécies, muitas delas já praticamente extintas em ambiente natural, como é o caso dos bicudos que eu tanto admiro, ao meu ver isso é o maior incentivo ao tráfico e ao comercio ilegal de aves, essa burocracia desnecessária. Já que exigem tantas coisas, então que coloquem pessoas capacitadas para nos informar e nos atender. Até hoje há quem acredite que é possível legalizar um animal capturado na natureza, mas isso é pura falta de informação, não existem campanhas nem incentivos às atividades como a nossa. Quem ganha com isso são os traficantes, pois pra eles isso amplia as possibilidades e mantém o mercado negro a pleno vapor. Quem perde somos nós, e as gerações futuras que não poderão desfrutar das tantas riquezas que essa terra nos dá. Nossa classe infelizmente continua sendo marginalizada, a maioria das pessoas confunde criador com traficante, acha que todo passarinheiro é bandido ou desocupado. E quem tem que lutar pra mudar essa imagem somos nós, temos que nos unir e defender nosso hobby, que é também para muitos renda, sustento. Um colega que tem feito um trabalho muito importante de divulgação desse mundo da criação de aves, nesse caso especialmente o curió, é o Vitor Padovam, quem puder procurar no youtube o canal dele tem muitos vídeos que mostram a rotina dos criadores, dicas de manejo, e muito mais, nao sei se posso, mas vou por o link aqui pra quem quiser dar uma conferida, vale a pena, é um exemplo a ser seguido! Enfim, fica aqui meu Desabafo, tava precisando compartilhar isso com alguém e por que não com os amigos que vivem e compartilham desse amor por esses presentes que Deus nos deixou, nossos queridos passaros. Boa noite a todos.

Carlos de S. Silva

 CANAL DO VITOR PADOVAN : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17346
Pontos : 21989
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Sáb 7 Fev - 0:11
É complicado mesmo , mais desiste não meu amigo , vai dar tudo certo e o Vitor na conheço a anos até mesmo temos uma entrevista que fizemos com ele ...

Veja

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Desejo boa sorte e espero que breve tudo de certo !!! Até mais


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Sáb 7 Fev - 19:53
é complicado mesmo amigo 

qdo  fiz  minha homologação no ibama , sem brincadeira nenhuma , fiquei esperando 3 meses e nada de eles me liberarem 
fiquei  doido com isso , sabe oque  eu fiz , e   foi rapido .

eu me associei  a um clube , e  o advogado do clube entrou na briga por mim , em menos de um mes me liberaram . 

tenta procurar  um clube  e conversa com o presidente  do  clube e explica  sua situação 
se  for um clube serio eles  irão te ajudar  nesta  questao .
Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Sáb 7 Fev - 20:38
Entendi, uma ótima sugestão João, mas o problema é que aqui na minha região não existe nem um clube ou associação, já procurei... O pessoal aqui é atrasado até nisso, até pela dificuldade que se tem pra se regularizar, ainda criam mateiros mesmo. 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

NOSSA REALIDADE (DESABAFO) Empty Re: NOSSA REALIDADE (DESABAFO)

Dom 8 Fev - 19:51
se  nao tem ai complica  ,   ai oque resta  é esperar 
vc nao é o unico que esta assim , 
tem muita gente  nessa situação   

infelizmente  esse é o brasil que  vivemos .
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos