Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos
ANUNCIOS
Publicidade

Publicidade

free counters
Compartilhe
Ir em baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 16712
Pontos : 21217
Reputação : 1502
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 37
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Empty Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

em Ter 28 Out - 23:19
O Periquito RingNeck, de nome cientifico Psittacula Krameri, também é conhecido como Periquito de Colar, Periquito de Colar Rosa ou Periquito Rabo de Junco, sendo possível encontrar 4 sub-espécies (Parvirostris, Krameri, Manillensis e Borealis). 

Eles foram criados e admirados por conta de sua beleza desde os tempos antigos. Eles são um Periquito grande, procurados especialmente por sua forma, beleza, capacidade de falar, inteligência e capacidade de treinamento, além de também serem relativamente fáceis de reproduzir em cativeiro. O Periquito Ring Neck tem sido considerado a um bom tempo como um dos favoritos entre os amantes de pássaros! Não existem muitas combinações de cores que podem ser produzidas, e isto é um desafio divertido e fascinante para muitos criadores!

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Periquito-Ring-Neck-%E2%80%93-Guia-Completo-de-Cria%C3%A7%C3%A3o-e-Reprodu%C3%A7%C3%A3o-com-Fotos

DISTRIBUIÇÃO DO PERIQUITO RING NECK

Temos 2 subespécies Africanas, que são o Psittacula Krameri Parvirostris e o Psittacula Krameri Krameri, e 2 subespécies Asiáticas, o Psittacula Krameri Manillensis e o Psittacula Krameri Borealis. O Periquito Ring Neck Indiano e as 2 subespécies Africanas são os mais dispersos em termos de distribuição, sendo possível encontra-los por toda a Ásia e em partes da África, especialmente na Índia, China, Ceilão, África, Tibete, Nepal e muitas ilhas próximas.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PERIQUITO RING NECK

O Periquito Ring Neck pertence ao gênero Psittacula, que são conhecidos como Periquitos de Colar, ou com anel no pescoço, possuindo uma característica distintiva, que é a de ter um colar ao redor da cabeça, ou uma faixa bastante evidente que atravessa a área do queixo dos machos.

A coloração normal do Periquito Ring Neck macho é um verde em geral, com a parte de baixo do abdômen tendo uma cor um pouco mais leve, e parte posterior da cabeça com um tom azulado. O anel é preto, e circula a área do “queixo” e ao longo da bochecha. Na nunca este anel fica cor de rosa com um pouco de azul. As penas centrais da cauda são azuladas, com algumas penas verde amarelo caídas, e as penas da cauda exteriores são verdes. A cor da mandíbula superior do bico é vermelho-laranja e da mandíbula inferior é preta. Através da criação doméstica do Ring Neck tornou-se possível ter uma grande variedade de cores ou mutações disponíveis.

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Periquito-Ring-Neck-Azul

Os filhotes macho e a fêmea de Ring Neck não tem o anel preto, colar cor de rosa ou a coloração azul na parte de trás da cabeça. Os filhotes também têm um bico cor de rosa e coral, com a ponta pálida. Um Ring Neck filhote ficará com a sua plumagem de adulto após a sua segunda muda de penas completa, com cerca de 3 anos de idade. Estas aves podem crescer até chegar a um comprimento aproximado de 40cm.

O Periquito Ring Neck Africano é muito semelhante em coloração ao Ringneck Indiano, mas a coloração do rosto e o colar rosa são menos chamativos nos machos africanos. Eles também têm um bico menor, com a mandíbula superior sendo vermelho escuro, ficando praticamente preto na ponta. Embora o Ringneck Africano tenha um corpo menor, mais curto do que o Ring Neck Indiano, eles têm uma cauda mais longa, e na média podem atingir até 43,5cm de comprimento.



CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DO PERIQUITO RING NECK

Alimentos e água frescos e sempre devem ser fornecidos diariamente. Na natureza, os Ring Necks comem uma grande variedade de sementes, bagas, frutas, flores e néctar. Na sua casa, além desses alimentos, você também pode oferecer legumes e rações comerciais. Eles também gostam de alimentos nutritivos dos humanos, como por exemplo frango cozido e outras comidas que alguns donos normalmente dão, porém isso não é muito aconselhável. Feijão, arroz e grãos cozidos também são apreciados, mas alimentos macios como estes vão estragar em cerca de 4 horas. Uma barrinha de sementes também irá deixar seu pássaro muito feliz. Veja outras dicas de alimentação do Ring Neck!

GAIOLAS E ACESSÓRIOS PARA O PERIQUITO RING NECK

Uma gaiola espaçosa é altamente necessária, pois eles são Periquitos grandes e que precisam de um bom espaço para voar e se exercitar. Uma gaiola para um casal de Ring Neck com cerca de 1,50m x 1,00m x 0,50m será suficiente, porém, se você tiver espaço e dinheiro, seria interessante comprar uma maior, com cerca de 2 metros de comprimento, especialmente se você for acasalar o Ring Neck. Existem muitas gaiolas especificas para aves mansas, especialmente as Calopsitas, elas tem grandes portas e até mesmo poleiros do lado de fora, para que a ave possa sair e brincar. Se seu Ring Neck for manso, essa poderá ser uma boa opção de compra.

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Periquito-Ring-Neck-Amarelo

MANUTENÇÃO O PERIQUITO RING NECK

O cuidado básico com a gaiola para Ring Neck inclui a limpeza e troca diária da água, alimentos e utensílios usados. Semanalmente você deve lavar todas as poleiros e brinquedos sujos. Já o fundo da gaiola pode ser lavado a cada duas semanas, ou antes se ficar muito sujo. Uma limpeza e desinfecção completa do viveiro deve ser feita anualmente, substituindo tudo que estiver muito gasto, como tigelas antigas, brinquedos e poleiros.

COMPORTAMENTOS SOCIAIS DO PERIQUITO RING NECK

Na natureza, o Periquito Ring Neck vive em bandos e são muito sociais. Eles têm uma natureza agradável, mas podem desenvolver o hábito de gritar se forem importunados.

MANUSEIO E TREINAMENTO DO PERIQUITO RING NECK

O Periquito Ringneck é muito inteligente! Além de aprender a falar, esses periquitos são conhecidos por serem bons para aprender truques novos. Alguns aprenderam a contar miçangas em um fio de corda, rodar uma vareta sobre a sua cabeça, tocar um sino, e pegar objetos.

ATIVIDADES PARA O PERIQUITO RING NECK

Periquitos são aves muito energéticas! Além de voar, que é importante para todos os Periquitos, estas aves gostam de mastigar e roer! Tenha certeza que você irá deixar vários brinquedos de madeira para eles mastigarem, além de poleiros, argolas e balanços.

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Periquito-Ring-Neck

CRIANDO E REPRODUZINDO O PERIQUITO RING NECK

Ao contrário de muitos outros Periquitos, O Ring Neck não forma vínculos vitalícios entre o casal, porém eles podem ser facilmente criados. Se você fizer o acasalamento em um viveiro coletivo, cada casal vai precisar de dois ninhos para poder escolher. Uma vez que o ninho tenha sido escolhido, a fêmea irá botar de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação é de 22 a 24 dias e os filhotes começarão a sair do ninho com cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

O principal problema para se criar o Ring Neck é com relação ao forte grito que eles podem dar, o que poderá deixar seus vizinhos um pouco “chateados”, especialmente se for muito cedo. Você pode comprar um Periquito Ring Neck em diversas lojas e Pet Shops, ou diretamente de criadores, e os preços são razoáveis.



 



                                                               


https://www.criadoresdepassaros.com/forum
Stanley Guaitolini
Stanley Guaitolini
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1073
Pontos : 1291
Reputação : 98
Data de inscrição : 22/11/2011
Idade : 28
Localização : Colatina - ES

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Empty Re: Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

em Qua 29 Out - 9:26
Òtimo tópico Eduardo.. muito encantadora essa ave..
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8926
Reputação : 566
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 54
Localização : São Paulo

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Empty Re: Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

em Qua 29 Out - 10:44
Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Eduardo,

Gostei muito do artigo.

Periquito Ring Neck, é um belo pássaro e com suas lindas cores.

Obrigada por compartilhar suas pesquisas com todos nós !

CÉLIA
Bergueracer
Bergueracer
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/02/2012
Localização : Rio de Janeiro

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Empty Reprodução de Ring-Neck

em Qua 29 Out - 12:37
Boa noite.

Obrigado pela informação. Mas tenho dúvida sobre o tipo de ninho. 
Como saber qual o ninho certo para eles.
Comprei aqueles vasos em xaxim e coloquei prá eles. Fiz isso devido a informação de uma revenda de ring-neck. Porém sem sucesso. 

Gostaria de ajuda!!!


Última edição por Bergueracer em Ter 4 Nov - 22:32, editado 1 vez(es)
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8926
Reputação : 566
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 54
Localização : São Paulo

Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos Empty Re: Periquito Ring Neck – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

em Qua 29 Out - 15:39
Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Bergueracer,

No final do inverno começa o período de reprodução. Os machos intensificam as exibições para as fêmeas, cantando e “dançando” e passam a alimentá-la com mais freqüência. Esta, por sua vez, numa atitude de receptividade e aceitação, abaixa-se ou inclina-se um pouco, contraindo os olhos e produzindo um som semelhante a um “gemido”. Todo este ritual indica que o casal está, realmente acasalado ou, como costuma se dizer, “formado”. 

A melhor idade para reprodução é a partir de 3 anos, menos do que isso, não terá um bom resultado.

Leia o artigo acima, é importante conhecer o manejo antes de começar a criar os Periquitos Ring Neck.

Tem vários detalhes para tem sucesso na criação. 

Novas dúvidas abra um novo tópico na área com o título ou nome do pássaro em referência, ok ?  

Espero ter ajudado !

CÉLIA
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum