ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIOS
GAIOLAS BRASIL
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
Visitas
free counters
Face 2
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Periquito Moustache – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Periquito Moustache – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Mensagem por Eduardo Machado em Ter 28 Out - 23:14

O Periquito Moustache, cujo nome científico é Psittacula Alexandri, também é conhecido como Moustache, e em inglês como Moustached Parakeet, Mustached Parakeet, Java Parakeet e Red-Breasted Parakeet. Eles são pássaros originários da China e da Indonésia, possuem um porte médio, e em geral, ficam com cerca de 35cm a 38cm de comprimento do bico até as pontas das penas da cauda. Tal como acontece com muitos outros periquitos asiáticos, eles têm um aspecto corporal um pouco magro em relação ao seu comprimento. Em cativeiro, o Periquito Moustache conseguem viver em média 25 anos, desde que sejam bem cuidadas.



TEMPERAMENTO DO PERIQUITO MOUSTACHE

O Periquito Moustache pode ser um animal de estimação muito doce e manso, desde que sejam alimentados à mão desde filhotes e também sejam devidamente socializados. Eles são criaturas sociais ativas, que gostam de passar o tempo brincando com seus proprietários. Alguns proprietários de Periquito Moustache relatam que suas aves tendem a agir de forma “mandona” ou “carente”, pois eles costumam exigir atenção do proprietário, especialmente se eles sentem que estão sendo ignorados. Como outras espécies asiáticas, eles também passam por um período de comportamento beliscador, durante a sua adolescência, ou seja, eles podem ficar te bicando, mas isso tende a passar. Devido a isso e sua necessidade de atenção extra, eles não são pássaros recomendados para um “novato” com periquitos asiáticos.

CORES DO PERIQUITO MOUSTACHE

Quando falamos em cores bonitas, nos falamos do Periquito Moustache! Eles exibem um arco-íris de cores em sua bela plumagem. As cores de suas costas e asas variam com brilhantes tons de verde e amarelo, eles têm a cabeça azul claro com o “bigode” característico da espécie formado de listras pretas acima e abaixo de seus bicos. O peito é de uma cor rosada, que desce pelo corpo e desaparece em uma tonalidade azul turquesa em suas pernas e barriga. A mandíbula superior do bico é de uma cor laranja brilhante, enquanto a mandíbula inferior é cinza escuro ou até mesmo preto. Eles têm a pele cinza em seus pés e as belas penas da cauda são azul esverdeado.



ALIMENTAÇÃO PARA O PERIQUITO MOUSTACHE

Tal como acontece com todos os outros pássaros, é importante alimentar seu Periquito Moustache de estimação com uma dieta variada, que inclui uma ração extrusada de alta qualidade e/ou uma boa mistura de sementes, bem como uma variedade de alimentos frescos. Os Periquitos Moustaches são conhecidos por serem “bons comedores” e pouco exigentes com os tipos de frutas e legumes que eles estão dispostos a comer. Você poderá dar jiló, milho verde, pepino, couve, almeirão, rúcula, maça e outros alimentos. Tanto a ração quanto a mistura de sementes podem ser as que são oferecidas para os Agapornis e também para as Calopsitas.

REPRODUÇÃO O PERIQUITO MOUSTACHE

Normalmente o casal estará pronto para a reprodução com cerca de 2 anos e meio, sendo interessante que eles já fiquem juntos na gaiola desde jovens, para que se acostumem um ao outro. Você pode usar um tronco oco de bambu com as paredes bem grossas para eles fazerem o ninho, mas se não possuir este material, pode-se usar um ninho de madeira grande, tipo os usados para as Calopsitas.Os Periquitos Moustache costuma acasalar no início de Agosto até o final de Janeiro. Normalmente colocam de 2 a 4 ovos que serão incubados por cerca de 21 dias. Com cerca de 52 dias de vida os filhotes de Periquito Moustache já estarão empenados, porém só poderão ser separados dos pais com 3 a 4 meses de idade.



BRINCADEIRAS PARA O PERIQUITO MOUSTACHE

Os Periquitos Moustache são aves muito ativas, seja soltos na natureza ou em cativeiro. É essencial que os seus proprietários deixem muito espaço para ele subir, balançar e brincar, tanto dentro quanto fora de sua gaiola. Recomenda-se que o Moustache possa ficar pelo menos 4 horas brincando fora de sua gaiola todos os dias, sempre sendo supervisionado pelo dono, e logicamente que a brincadeira tem que ser em uma área segura, em que ele não tenha como fugir ou se machucar. Devido a estes requisitos, eles não são os melhores animais de estimação para os donos que tem pouco tempo para brincar e interagir com os seus animais de estimação.

O PERIQUITO MOUSTACHE COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Além de sua beleza, os Periquitos Moustache são animais muito interativos, eles gostam de passar o tempo com suas pessoas favoritas. Conhecido por ser um excelente falador, estas aves irão premiar seus proprietários com muitos anos de companheirismo cômico, se forem bem cuidadas.



Periquito Moustache Criação e Reprodução com Fotos Periquito Moustache – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos


Embora todos os papagaios possam fazer uma certa quantidade de ruído, o Moustache têm sido descrito como uma das espécies mais silenciosos em termos de gritaria. Muitos proprietários relatam que essas aves preferem muito mais falar ou assobiar baixo do que ficar gritando estridentemente, coisa que muitas das aves de bico torto são tão famosas por fazer. Dito isso, um Periquito Moustache pode ser uma boa opção para aqueles que querem um papagaio, mas gostaria de ter um pássaro mais silencioso.

Periquito Moustache Periquito Moustache – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Normalmente os Periquitos Moustache são muito inteligentes e facilmente treináveis, porém alguns proprietários relatam problemas de agressão por parte das aves que não foram devidamente socializadas com todos os membros de suas famílias humanas. O Periquito Moustache parece ter uma tendência a escolher uma pessoa para ser o seu favorito, e ligam-se fortemente com eles, enquanto ficam um pouco afastados de outras pessoas e animais de estimação. Se você está interessado em manter um animal de estimação para a sua família, o Periquito Moustache pode não ser a melhor escolha. No entanto, se você é uma pessoa solteira ou tem a intenção de ser o único a cuidar do pássaro, o Moustache poderá ser o companheiro mais leal que você jamais vai ter. Antes de comprar um Periquito Moustache, faça muita pesquisa sobre esta espécie e tenha certeza que ela é a melhor escolha. Entre em contato com criadores próximos de sua casa e faça uma visita para ver seus pássaros, de forma a ter uma ideia de como é sua personalidade, e como é viver com um Periquito Moustache no dia a dia.
avatar
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 16298
Pontos : 20495
Reputação : 1426
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 36
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Periquito Moustache – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos

Mensagem por João Pereira em Qui 6 Nov - 19:24

Lindo este periquito 


e o tópico é show 
avatar
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 8321
Pontos : 9346
Reputação : 571
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 33
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum