Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Filipe Bonifácio
Filipe Bonifácio
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 319
Pontos : 416
Reputação : 9
Data de inscrição : 10/06/2013
Idade : 37
Localização : Ubaitaba

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 10:41
Relembrando a primeira mensagem :

Bom dia caros colegas,
É com imenso prazer que retorno ao fórum para poder aprender sempre mais e acrescentar também com as experiências obtidas aqui e na minha criação.
Estamos na época mais esperada por todos que é a época da reprodução. Muitos pensam que essa época é a que menos devemos nos preocupar, pois é uma época quente, onde a probabilidade de morrer canários é bem menor e é quando os casais se reproduzem e alimentam seus filhotes sem problema algum.
De fato ocorre sim parte do que citei acima, porém nem todos os canários estão aptos a reprodução e ao canto nessa época. Pude presenciar a criação de um amigo meu de mais de 40 canários entrar na muda quase que 80 % dos reprodutores. Achei interessante compartilhar isso aqui para que saibam das variações que podem ocorrer nas épocas.
No início ele ficou meio triste e inconformado, pois já estava ansioso por começar a temporada de reprodução, mas depois ele parou e analisou que não poderia ser melhor.
Na época da muda os canários sofrem muito, perdem muitas penas e o seu organismo fica fraco e vulnerável. Isso geralmente ocorre em épocas mais frias, onde a probabilidade de morte é bem maior. Sendo assim torna-se muito mais vantajoso os canários mudarem de pena por agora, pois estão mais protegidos pelo tempo.
Não deixa de ser importante o manejo correto, uma dieta balanceada e a conservação da gaiola em ambiente de luminosidade um pouco menor do que o normal e pouco ventilado.
E fiquem de olho nos filhotes e na alimentação que os pais os proporcionam, pois nem sempre cumprem com uma boa alimentação e aí podemos perder muitos filhotes assim. Perdi na ninhada passada uns 7 assim. Essa ninha eu estou alimentando todos com seringa e papinha Alcon.

Espero ter acrescentado algo a vocês.
Abraço.

avatar
José Bittencourt Maia
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 460
Pontos : 696
Reputação : 4
Data de inscrição : 14/08/2013
Idade : 45
Localização : campos dos goytacazes - rj

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Re: Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 14:49
O filipe arrebentou com esse tópico, muito bom, está de parabéns.
Só tenho um canário e notei claramente mudança em seu comportamento, com relação ao canto, que diminuiu muito, e no aspecto, acho que sua plumagem perdeu um pouco o brilho, até agora nada de muda, continua ativo, se alimentando e canta as vezes.
Mas a observação foi muito válida, melhor a muda agora que no frio, muito embora sempre analisei da seguinte forma, posso estar até errado, mas sempre reparei que as aves fazem muda antes do inverno, trocam as penas para suportarem o frio que vai vir, o que também tem muito haver com o que os colegas narraram acima, os pássaros estão mudando seus comportamentos diante de tanta mudança no clima e cabe a nós observarmos tais mudanças, trocarmos informações e nos adequarmos nosso manejo as necessidades dos nossos pássaros.
Abraços a todos.
Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 4203
Pontos : 4808
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 25
Localização : Bahia

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Re: Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 16:05
Vale lembrar também que!
os canarios entre 3 a 6 meses de vida estão fazendo sua primeira muda!
e a 2° muda vem bem forte pois troca quase todas as penas de filhote para penas de Adulto! isso acontece entre 8 meses a 1 ano de vida não importa a temporada,porém tende se em fevereiro cair as primeiras penas... Lembrando q Devemos tratar 100% deles nesse periodo, para evitar repasses de muda no tempo de reprodução!


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
C.Bitencourt
C.Bitencourt
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 35
Pontos : 44
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/12/2013
Idade : 33
Localização : Farroupilha - RS

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Re: Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 16:10
Huenio, tua informação é muito válida também, porém nesse caso foi falado que cerca de 80% dos reprodutores do canaril trocaram as penas, sendo assim acredito que os mesmos já não eram mais filhotes e essa anomalia se de pelo clima instável.
Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 4203
Pontos : 4808
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 25
Localização : Bahia

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Re: Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 16:21
exato, tô falando que os filhotes mudam de penas entre esse periodo!
mas eu ñ disse q eram filhotes, até pq ele falou "reprodutores" rsrsrs
abraço.


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
C.Bitencourt
C.Bitencourt
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 35
Pontos : 44
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/12/2013
Idade : 33
Localização : Farroupilha - RS

Época de Muda ou Reprodução ? - Página 2 Empty Re: Época de Muda ou Reprodução ?

Sex 6 Dez - 16:28
A tá, entendi errado... achei que tu estava falando como se fosse uma possibilidade do acontecido hehehe, foi mal.

Abraço
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos