Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qua 7 Nov - 22:37
Relembrando a primeira mensagem :

Esta pergunta é muito comum, e as respostas as mesmas: UM !
Vamos pensar um pouco, descomplicar e debater.....

Sabemos que o TF é de fibra, é fato..mas nem por isso ele deve cantar o ano inteiro com a mesma intensidade, que canta no período reprodutivo. Se você concorda, podemos seguir adiante.

a) Quando se tem um único TF, ele fica descansado, é poupado do stress e chega na roda com todo o vigor.
Porém, não é estimulado a defender seu território, pois não sofre ameaça de outro macho, e canta por que gosta...
Seja sincero e responda com base no fator fibra. Esta ave esta cantando pela fibra, valentia natural, na defesa de seu território. Ou está cantando por cantar, por outro motivo que não seja a defesa de sua área ?

Um cachorro latirá se algo de estranho acontecer, se nada foge do normal, não tem motivo para latir....com o TF é diferente ?
Uma ave que viva isolada de outros rivais ( sendo de fibra ), a menos que se tenha uma fêmea muito boa, para ele atuar como macho dominante, elevando a auto estima e fortalecendo a fibra, acredito que não tenha extraordinários resultados ( existem várias matérias, entrevistas e outros mostrando o contrário. Este é meu ponto de vista e é nele que acredito )

b) Vários TF, tem a mesma dose do veneno da fêmea, se bem dosado é sucesso, ao contrario, pode colocar a perder uma ave que poderia ser um destaque.
Quando se tem mais de um, naturalmente são desafiados, e cada um demarca seu território. Um sempre se destaca mais, seja pela retomada,pelo timbre de voz..enfim..Estão constantemente afirmando sua fibra. ( Ata, quer dizer, que vai disputar a semana inteira e no domingo vai para a roda ? ) Resposta: Depende de sua consciência !!!!
Comparação com o uso de fêmea:
Fêmea : Deixaria seu TF de roda, de gaiola colada com a fêmea de segunda a sábado para levar no domingo para o torneio ? -R: Eu não deixaria, pois o foco seria brigar.
Vários TF: Deixaria se vendo a uma distância razoável para estimular a disputa, todos os dias? -R: Eu não faria, pois o risco de formarem parelha seria grande, e estimularia a se beliscar, pois se vêem todos os dias e nunca se "pegam" de verdade, na ausência do outro...vamos beliscar a canela, anilha, e outros.
Fêmea: Deixaria seu TF junto com a fêmea de segunda a sábado e levaria no domingo para a roda ? -R: Eu não..sem comentários
Vários TF: Faria uma baderna todos os dias ? -R: Eu não, pois somente desta forma, a ave passa por um desgaste desnecessário...ficando debilitada, para aguentar a batalha.
Vários TF distribuídos pela casa ( quintal, varanda, terraço...enfim ) sem contato visual, apenas auditivo, acredito que mantenha a chama da fibra acesa .

Se as aves tem fibra, estão atestando bem, não vejo motivo para estar passando na cara a todo momento apenas para ver a reação e alimentar o ego, deixa eles de longe se desafiando..quando poder chama uns amigos e faz uma roda com TF diferente para ver o rendimento...pois ficar atestando com os velhos TF conhecidos, não fará muita diferença, e nem poderá avaliar na pratica o desempenho deles...Afinal, acabam se acostumando e respeitando o canto e tempo do outro.
TF de roda deve ser desordeiro mesmo, não deve respeitar vizinho, deve gritar auto, e não ter vergonha de encher de desaforo quem passe pelo seu caminho...


Pois bem, este é meu ponto de vista, sei que várias pessoas tem suas opiniões formadas e não é meu objetivo fazer lavagem cerebral em ninguém....Meu interesse é debater e descomplicar temas, que já caíram no conformismo.....alguém fala que é isso e é isso e pronto...O bom é analisar os pontos de vista.


Att Pedro Alencar

Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Sex 9 Nov - 18:59
boa tarde
como vai Enivaldo

a muito tempo atras levantei esta bandeira

90% dos bons passaros que tive o prazer de conhecer eram solitarios e seus donos tinham conhecimento de seu manejo.

uma revista passarinheiro&cia n.6 tem o Edson Luis de Souza foi campeão Brasileiro 2 vezes com o trinca Shao lin e explica todo o manejo diferenciado a que ele dispensava a este passaro.

aqui perto tambem mora o proprietario do grande titanic pena não conhece-lo pessoalmente mas é quase meu vizinho.

conheci uma pessoa que fazia roda de pixarro todo final de semana para angariar um dinheirinho com a venda de churrasco e bebidas, sempre todos os pixarros dele corriam e ele dizia entupetou,não tinham descanso de um dia sequer.
se o Andersom silva começar a lutar toda semana coitado.
curio,canario da terra,coleirinha e etc de bando dizem que são ruins o bom é o de ponto,solitario e valente.

outra questão quanto aos passaros que ficam o tempo todo tentando pegar o outro e esquecem de cantar de cara, tem que cantar e esquecer de brigar senão a fibra fica prejudicada.
na minha opinião o processo é novo e demanda tempo de pesquisa e correr atras do tempo perdido sem a devida reprodução domestica e pessoas dedicadas as aves brasileiras
na verdade estamos engatinhando e breve colheremos frutos da dedicação, como ja colhemos com curio e bicudo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Sex 9 Nov - 19:45
Agenor, agora você tocou em um ponto importantíssimo: "O bom é o de ponto solitário e valente".

Se o TF desenvolve sem artifícios, para melhorar o rendimento, estamos diante de uma ave perfeita.
Pois esta não precisa ser avaliada e melhorada pois a fibra e disposição para cantar, defendendo o seu território é natural. Se trata de um macho dominante nato.
Logo o uso da fêmea, disputas de canto sem contato visual e badernas não teriam valor algum. Pois a fêmea seria descartada, com o intuito de aprontar..que na verdade a função da fêmea para uma ave de torneio, é apenas estimular a cantar na presença de outros, sendo que ao entrar em contato com a fêmea, o macho é estimulado a cunho de Gênesis a reproduzir e se mostrar o melhor partido para continuar a existência.
A ave perfeita e solitária não presisaria de fêmea, pois é boa e pronto ? E a fibra desta ave como ficaria, sendo que não seria estimulada, com outros ou com fêmea, pois da mesma forma que uma ave se estressa com badernas ou disputas, a fêmea tem o mesmo fator de stress. Pois o macho vai ouvir e ver pedindo gala e não realizará a cópula ( acredito que fique nervoso ) a menos que se queira reproduzir e levar o galador para torneio...tendo esta dupla aptidão, seria uma maravilha.
Quanto as badernas, desgasta e mostra de verdade o rendimento, se um criador que tem sua ave para torneio, entende que deve evitar badernas pois desgastará sua ave, acredito piamente que este, esteja no lugar errado e na modalidade errada...Eu encaro um TF como duas crianças criadas de forma diferente.
1 criança: Criada no leite em pó, a base de danoninho, que não pode tomar chuva, só pode brincar com o video game e passa sua infância distraindo em frente a um computador.

2 criança: come frutas, verduras, joga bola na chuva, cai na lama ( sem nem saber o que são vermes e germes ), tem amigos, aprende a andar de bicicleta levando quedas e vive a sua infância.

Qual das duas estão melhores preparadas para encarar o mundo real e cruel ?

Seria muito bom se encontrar um TF bom de boca cheia fosse fácil, e se os preços fossem acessíveis..
Eu sou realista e não posso generalizar, dizendo que devemos buscar genética...como é que eu vou recomendar um TF campeão para quem ganha um salário ?
Um TF que é extraordinário não vai para a mão de quem quer, ele repousa com luxo na casa de quem pode, e não precisa fazer peneira enchendo a casa, pois pode comprar a nata.
Por este motivo levanto a bandeira de que quem quer ter bom, deve testar, ter paciência e muita paciência..até chegar em um diferenciado.
Acredito que vários TF se ouvindo, venha a desenvolver e segurar a fibra...TF valentão existe e muito, seria as disputas auditivas que desencadeariam este fator ? Acredito que não, acredito que esta ave, não sirva para torneio pelo simples fato do fator agressão física. a manos que tenha uma média acima do normal para seu temperamento.
Eu poderia citar vários TF top de linha, porém seria inútil, pois logo viria a comparação Qualidade da ave x valor comercial x "meu salário"...tendo em vista o público que terá acesso ás palavras que escrevo, seria como pedir que uma pessoa lesse Japonês em braile, ela até passaria os dedos nos pontinhos, mas será que entenderia ?
Eu não posso falar de uma genética, que poderia ser a casa própria de muitos...
Por estes motivos reais, e com os pés no chão, defendo ter vários TF de valores equivalentes as condições de cada um...

Att Pedro Alencar

"Eu não posso falar para quem tem um Fiat 147 caindo aos pedaços, comprar uma Dodge Ram"

avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Sáb 10 Nov - 10:32
UP
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Sáb 10 Nov - 11:24
bom dia

Pedro como vai tudo blz
como escrevi é tudo muito novo e não tem nunhum estudo viavel para ser analisado.
comece a pesquisar na net nas revistas e com quem ja teve exito
logo voce vai dominar sua tecnica e eu ja domino a minha com curio praia classico.
tenho 20 anos de luta e penei para conseguir algum exito,tive muitas oportunidades que passaram e que eu não tinha olho clinico e nem conhecimento e passavam por minhas mãos e logo dava o que para mim era ruim.
nunca conte com sorte para ter bons passaros e digo que não é loteria,só tecnica e genética pode trazer resultado e se encontrar um macho ou uma femea espetacular mas que na mão de um iniciante não foi bem cuidado na sua tem que reproduzir e fazer a sua marca.
uma unica femea campeã pode trazer resultados fantasticos e para isso o criadouro buriti tem, que não deve ser um absurdo enquanto filhote não testada.
o principal é não desistir e enchergar na ave aquilo que outros não ve
acreditar num manejo diferenciado e pouco estudado,fazer igual a quem não teve exito é repetir no erro,testar e observar,tentar de novo e assim por diante
facil não é
na minha area que é curio mesmo eu escrevendo tudo que sei te garanto que duvidam de tudo fazem pouco caso e não da para um iniciante compreender que não é como a gente quer e sim com um método trabalhoso que tem que ser seguido e não esperar que o passaro se faça ao nosso bel prazer.
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco - Página 3 Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Sáb 10 Nov - 13:07
Com certeza qualidade não vem é sorte, genética é o ponto chave e comprar boas aves é fundamental.
Eu tenho meios de adquirir genética boa, porém esbarro na falta de linhagem comprovada.
Estudo várias aves, porém a observação da linhagem muitas vezes param terminam nos pais e as informações não garantem muito. Não adianta eu comprar um filho de um fenômeno isolado ( isolado pois apenas ele é o destaque ), eu busco linhagem fechada ( muito difícil ) com resultados nos: Avós mat e pat, tios mat e pat, pais e irmãos.
Eu não posso julgar um casal como bom sem conhecer os resultados da progênie.
Ex: Macho bom e fêmea boa, como vou saber que estão passando o que eu espero: fibra , retomada e velocidade ?
Resposta: Apenas com o teste de progênie, onde os filhotes foram testados e aprovados, quanto mais filhotes deste casal estiverem sendo aprovados, maior a certeza de que constam o fator desejado fixado.
Um TF pode ser extraordinário e não passar suas qualidades.
O amigo passou 20 anos para conseguir algum êxito agora, se tivesse comprado a melhor genética no tempo ,hoje com certeza teria um plantel diferenciado, correto ?
Então suponho que para chegar até aqui, teve que realizar peneiras e peneiras, para chegar na qualidade desejada..nesta fase o amigo contou com a sorte ?
Quando o amigo citou: enchergar na ave o que os outros não vê....está contando com a sorte ou fé ?

Acredito piamente que esteja longe de se de encontrar filhotes de TF de cruzamentos bem conduzidos e com progênie comprovada

É tudo muito novo, eu prefiro construir uma casa, começando pelo alicerce do quê pelo telhado...

Att Pedro Alencar

" Já fiz o alicerce, já levantei as paredes, já coloquei a madeira do telhado...agora só falta o telhado"









Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos