Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco Empty Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qua 7 Nov - 22:37
Esta pergunta é muito comum, e as respostas as mesmas: UM !
Vamos pensar um pouco, descomplicar e debater.....

Sabemos que o TF é de fibra, é fato..mas nem por isso ele deve cantar o ano inteiro com a mesma intensidade, que canta no período reprodutivo. Se você concorda, podemos seguir adiante.

a) Quando se tem um único TF, ele fica descansado, é poupado do stress e chega na roda com todo o vigor.
Porém, não é estimulado a defender seu território, pois não sofre ameaça de outro macho, e canta por que gosta...
Seja sincero e responda com base no fator fibra. Esta ave esta cantando pela fibra, valentia natural, na defesa de seu território. Ou está cantando por cantar, por outro motivo que não seja a defesa de sua área ?

Um cachorro latirá se algo de estranho acontecer, se nada foge do normal, não tem motivo para latir....com o TF é diferente ?
Uma ave que viva isolada de outros rivais ( sendo de fibra ), a menos que se tenha uma fêmea muito boa, para ele atuar como macho dominante, elevando a auto estima e fortalecendo a fibra, acredito que não tenha extraordinários resultados ( existem várias matérias, entrevistas e outros mostrando o contrário. Este é meu ponto de vista e é nele que acredito )

b) Vários TF, tem a mesma dose do veneno da fêmea, se bem dosado é sucesso, ao contrario, pode colocar a perder uma ave que poderia ser um destaque.
Quando se tem mais de um, naturalmente são desafiados, e cada um demarca seu território. Um sempre se destaca mais, seja pela retomada,pelo timbre de voz..enfim..Estão constantemente afirmando sua fibra. ( Ata, quer dizer, que vai disputar a semana inteira e no domingo vai para a roda ? ) Resposta: Depende de sua consciência !!!!
Comparação com o uso de fêmea:
Fêmea : Deixaria seu TF de roda, de gaiola colada com a fêmea de segunda a sábado para levar no domingo para o torneio ? -R: Eu não deixaria, pois o foco seria brigar.
Vários TF: Deixaria se vendo a uma distância razoável para estimular a disputa, todos os dias? -R: Eu não faria, pois o risco de formarem parelha seria grande, e estimularia a se beliscar, pois se vêem todos os dias e nunca se "pegam" de verdade, na ausência do outro...vamos beliscar a canela, anilha, e outros.
Fêmea: Deixaria seu TF junto com a fêmea de segunda a sábado e levaria no domingo para a roda ? -R: Eu não..sem comentários
Vários TF: Faria uma baderna todos os dias ? -R: Eu não, pois somente desta forma, a ave passa por um desgaste desnecessário...ficando debilitada, para aguentar a batalha.
Vários TF distribuídos pela casa ( quintal, varanda, terraço...enfim ) sem contato visual, apenas auditivo, acredito que mantenha a chama da fibra acesa .

Se as aves tem fibra, estão atestando bem, não vejo motivo para estar passando na cara a todo momento apenas para ver a reação e alimentar o ego, deixa eles de longe se desafiando..quando poder chama uns amigos e faz uma roda com TF diferente para ver o rendimento...pois ficar atestando com os velhos TF conhecidos, não fará muita diferença, e nem poderá avaliar na pratica o desempenho deles...Afinal, acabam se acostumando e respeitando o canto e tempo do outro.
TF de roda deve ser desordeiro mesmo, não deve respeitar vizinho, deve gritar auto, e não ter vergonha de encher de desaforo quem passe pelo seu caminho...


Pois bem, este é meu ponto de vista, sei que várias pessoas tem suas opiniões formadas e não é meu objetivo fazer lavagem cerebral em ninguém....Meu interesse é debater e descomplicar temas, que já caíram no conformismo.....alguém fala que é isso e é isso e pronto...O bom é analisar os pontos de vista.


Att Pedro Alencar
avatar
Itamar júnior
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1588
Pontos : 1674
Reputação : 78
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 24

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qua 7 Nov - 22:51
Legal Pedro... abraço..
avatar
Convidad
Convidado

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qui 8 Nov - 0:51
Mais uma vez, sem comentários... rsrs

Grande abraço brother
douglas-alemao
douglas-alemao
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1603
Pontos : 1723
Reputação : 62
Data de inscrição : 20/05/2011
Idade : 37
Localização : SCHROEDER-SC

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qui 8 Nov - 8:11
muito bom. eu gosto de sempre ficar com 2 em casa coloco 1 em cada canto.


Douglas Bolduann.
Trinca Ferro.
Coleiro.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
fabianoas
fabianoas
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 72
Pontos : 86
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/06/2012
Idade : 41
Localização : rio de janeiro
http://bianoplacas.blogspot.com.br/

Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco Empty Re: Quantos TF de torneio posso ter em casa ??? Vamos discutir um pouco

Qui 8 Nov - 12:10
tenho dois TF, só deixo eles se veem no fds de manhãzinha antes de ir pra roda e funciona. mas só levo um!!!!! abç
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos