Como criar um bom Caboclinho - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Heryk
Heryk
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/06/2012
Localização : Aracaju

Como criar um bom Caboclinho - Página 2 Empty Como criar um bom Caboclinho

Dom 24 Jun - 8:50
Relembrando a primeira mensagem :

Ola, tenho um caboclinho legalizado no Ibama, como não tenho costume de criar caboclinho queria uma ajuda pra saber oque eles gostam e como fazer para transformalo em um pássaro de fibra, todas as dicas serão bem-vindas. Obrigado

Messias Miguel
Messias Miguel
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 166
Pontos : 209
Reputação : 3
Data de inscrição : 11/06/2012
Localização : bahia

Como criar um bom Caboclinho - Página 2 Empty Re: Como criar um bom Caboclinho

Qui 12 Jul - 14:26
Olá pessoal ganhei de um amigo um caboclinho ele é anilhado esta pardo e
com auguns tubos de pena nas asas e cauda curta. quem me deu não sabe
se ele estar saindo ou entrando em muda tenho 2 semana com ele e não
caio nem uma pena ele da unvio e canta meio grego meio do re mi
misturado só que é muito baixo com medo.
Eu não sei se é muda
emcruada ou estar enchugando muda, pesso ajuda aos criadores de como
manusiar com este lindo passaro quau procedimento tomar?
RODRIGOFZ
RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 7596
Pontos : 8773
Reputação : 562
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 37
Localização : bahia

Como criar um bom Caboclinho - Página 2 Empty Re: Como criar um bom Caboclinho

Qui 12 Jul - 14:48
Messias postou sua duvida em um topico ja existente,faça seu propio topico,fique com Deus!
Kinho Santana
Kinho Santana
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 13
Pontos : 17
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 45
Localização : Maceió

Como criar um bom Caboclinho - Página 2 Empty Re: Como criar um bom Caboclinho

Sáb 14 Jul - 20:51
Bom gente vejo que posso ajudar e muito a todos uma vez que me especializei em criação de caboquinhos.
Como todo pássaro, a alimentação é muito importante, os meus, eu costumo fornecer um mistura de sementes para pequenos pássaros da marca CANTORIA, mas existem outras marcas muito boas tbm.
Em um coxo separado forneço senha e areia esterilizada, o pasto é importantíssimo para a manutenção da fibra do caboquinho. Pasto esse que é composto por:

CAPIM MILHÃ
BRAQUIARA DE PELO
CAPIM ESTRELINHA
SENHA FRESCA
ALPISTE FRESCO

OBS¹: cASO OS SENHORES NÃO DISPONHAM DESTES "PASTOS" EM SUA REGIÃO, SERÁ UM PRAZER ENVIAR POR SEDEX A QUEM DESEJAR.

CANTO:
Outro ponto importante é escolher o canto que vc pretente encartar no caboquinho. O canto mateiro apesar de ser muito bonito em minha opnião, não é apreciado pela maioria dos criadores por conta do baixo valor comercial do mesmo.

CANTOS MAIS CONHECIDOS:

*DO RÉ MI (Auto valor comercial - um pássaro com este canto, dependendo do número de repetições pode chegar a R$10.000,00/ R$15.000,00 reais)
*FLAUTEADO (Mesmo nível do DO RÉ MI)
*OITI 5 NOTAS OU MAIS (Tido como canto mais "comum" depois do mateiro porém seu valor comercial dependendo das repetições pode chegar a R$6.000,00)

COMO FAZER SEU CABOQUINHO TER FIBRA?

Primeiro tente reproduzir ao máximo um ambiente na gaiola que se assemelhe ao natural, muito pasto é primordial, afinal, os caboquinhos estão classificados como "papa capim" assim como o bigodinho, patativa, curió e outros.
Sol é um fator muito importante também, banho de sol nas primeiras horas do dia é indispensável para manutenção e/ou aquisição da fibra.
Não recomento apresentar ao caboquinho piados de femea ou mante-la no mesmo ambiente do mesmo o que pode torná-lo um pássaro "afemado" ou seja, ele só tem fibra perto de uma femea.
Caso o proprietário more em apartamento procure coloca-lo na janela passaros adoram ver o horizonte.

COMO ENCARTAR O CANTO:

Primeiro escolha o canto do seu agrado, o ideal é que ele tenha um professor, outro caboquinho que o ensine naturalmente, não sendo este o caso, procure comprar um CD com qualidade de gravação superior, sem ruidos ou imperfeições.
Segundo, evite colocá-lo em locais com eco como por exemplo: banheiros, cozinha etc...
Comece gradativamente e em volume baixo o ideal é que seja num local tranquilo, sendo que na falta do mesmo, nada impede o aprendizado do canto, uma vez que a repetição é a única e exclusiva causa do aprendizado.
Procure adquirir o pássaro ainda PARDO os mesmos não estão com vícios de notas e em sua grande maioria ainda não decidiu que canto encartar chamamos isso em nossa região de "pássaro virgem".
Lembre-se sempre que o caboquinho possui um timbre muito parecido ao do coleiro então ao tentar encartar o canto escolhido evite fazê-lo perto de coleiros pois não queremos notas de coleiros no canto selecionado.
Diferente do que a maioria dos criadores pensam, a hora de encartar canto no caboquinho é somente na muda, isso é MITO, eles aprendem sim com grande facilidade as notas fora da muda também.

POSSO TER ESQUECIDO DE ALGUMA INFORMAÇÃO ENTÃO SE RESTAR ALGUMA DÚVIDA, OS AMIGOS PODEM PERGUNTAR TEREI PRAZER EM AJUDAR.

*****RESPONDENDO AO AMIGO CARLOS:
Infelizmente são poucos os criadores registrados de CABOQUINHO, os meus não tem anilha mas consegui autorização do Ibama para tê-los adianto que não é simples, mas assim como eu, vários amigos conseguiram criar sem anilha e mesmo assim estar legalizado. Procure o Ibama de sua região e se informe sobre o assunto.




Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos