- luis avilaPassarinheiro Junior
Pontos : 259
Reputação : 37
como criar pintassilgos
Qua 5 Abr - 20:18
Pintassilgo
Descrição
O Pintassilgo é uma ave de porte pequeno, pesando entre 14 e 90g. Esta ave mede entre 12 a 15 cm, dependendo da região onde se encontra e a envergadura das aves vai desde os 20 aos 30 cm. Colorido, o Pintassilgo apresenta a face vermelha com uma pequenas máscara preta e uma banda branca no pescoço. A parte superior do corpo é castanha seguido de branco na parte inferior da frontal. As asas são pretas com uma mancha amarela e pontos brancos. O bico é cor de marfim.Os sexos são difíceis de distinguir e é necessário um olho treinado. Nos machos, o vermelho facial é geralmente mais escuro e prolonga-se para lá do olho. Também o bico é mais comprido. Outra opção é observar a cor da zona superior da asa, o ombro: as fêmeas apresentam nesta região uma coloração mais clara. Tanto o macho como a fêmea são bons cantores.Os jovens têm uma plumagem mais pálida, mas apresentam já asas escuras pintalgadas.
Dieta
Em estado selvagem, o Pintassilgo alimenta-se sobretudo de sementes. Na época de reprodução, apanha também pequenos insectos.O Pintassilgo é uma ave granívora e o cardo é a sua planta de eleição, da qual extraem sementes com o bico cónico.
Alojamento:
Convém ser numa gaiola/Viveiro exterior no minimo com 1x1x1 só assim consegue ter uma ave saúdavel e ter a criação com sucesso!
Reprodução
Nos relatos que ouço e nos artigos que leio sobre pintassilgos, a maior dificuldade que existe é exatamente a sobrevivência dos filhotes nos primeiros 5 dias de vida, é sem dúvida alguma um momento particularmente delicado, lá mais para frente explico como é fácil ultrapassar esse momento de grande importância. Bem, em Janeiro meados de Fevereiro formo os casais, os casais antigos ou de ano anterior acasalam mais tarde, estes não são acasalamentos forçados indesejáveis, são acasalados ano após ano de forma continuada não estranham, nesta altura mudo o método alimentar,,, para uma alimentação mais variada e abundante, a base das sementes é a mesma, é também importante iniciar de forma lenta e progressiva.
Nesta altura a semente germinada entra no menu misturada na papa, os pintassilgos em liberdade procuram sementes imaturas por isso, o germinado funciona muito bem em cativeiro, devo dizer também só uso uma semente germinada, níger, o resto para mim não presta, o níger germinado não é prejudicial os pintassilgos gostam muito desta semente, os filhotes após desmame aprendem facilmente a descascar-la é uma semente maravilhosa macia e muito digestível fornecendo-lhes muitos nutrientes. Nesta altura do ano forneço muita verdura mais que o habitual urtiga, folhas de chicória, cenoura, brócolos, dente-de-leão etc,..
As verduras são fontes de vitaminas naturais naõ sou apologista de vitaminas sintéticas, sempre ouvi dizer, as vitaminas provenientes de alimentos naturais são as melhores para o organismo, se calhar por isso, não dou.
As verduras são fontes de vitaminas naturais naõ sou apologista de vitaminas sintéticas, sempre ouvi dizer, as vitaminas provenientes de alimentos naturais são as melhores para o organismo, se calhar por isso, não dou.
Os suplementos.
O grite o carvão devem estar sempre à disposição das aves, o osso de choco é uma fonte de cálcio importantíssima para além disso, dou sais minerais misturado na papa, os sais minerais são indispensáveis no crescimento e na postura, a carência de sais minerais provoca doenças e morte nos filhotes os sais minerais estão presentes nos alimentos ovo, verduras etc, mesmo assim, eu dou o pó de uma cápsula misturado na papa.
O grite o carvão devem estar sempre à disposição das aves, o osso de choco é uma fonte de cálcio importantíssima para além disso, dou sais minerais misturado na papa, os sais minerais são indispensáveis no crescimento e na postura, a carência de sais minerais provoca doenças e morte nos filhotes os sais minerais estão presentes nos alimentos ovo, verduras etc, mesmo assim, eu dou o pó de uma cápsula misturado na papa.
A papa…
Já expermentei de tudo, no entanto a uma th indios.. muito sinceramente me surpreendeu é muito boa. Na criação não abdico da papa caseira composta por pão relado, leite, ovos, girassol, niger germinado. sais minerais, alimento vivo.
Medicamentos .
.
De todas as doenças a pior é a coccidiose. É possível controlar com higiene é importante sem higiene têm maiores probabilidades de contrair a doença.
Há três anos atrás era contra as prevenções destinadas aos pássaros, no entanto concordava com medicação para cura. Há tres anos tive um dos piores pesadelos, morreram-me pintassilgos reprodutores sem razão aparente, filhotes de 35 dias alguns nem chegaram a fazer a muda.
Em conversa com o meu amigo Machado “JmCaduelis “ perguntou-me o que se estava a passar e eu contei-lhe, ele disse-me existem medicamentos para cura Matos tu não gostas de medicamentos mas tens que actuar à sempre uma primeira vez, então fiz a minha primeira cura que surtiu efeito imediato os pássaros melhoraram em 3 dias, se eu não fosse tão casmurro tinha salvo mais alguns, enfim à sempre uma primeira vez….. Hoje em dia, faço duas prevenções por ano, uma ao cair da folha em outono e outra em Março, mesmo assim, vez em quando morre algum, considero estas baixas inevitáveis…. quem disser o contrario, mente…
Há três anos atrás era contra as prevenções destinadas aos pássaros, no entanto concordava com medicação para cura. Há tres anos tive um dos piores pesadelos, morreram-me pintassilgos reprodutores sem razão aparente, filhotes de 35 dias alguns nem chegaram a fazer a muda.
Em conversa com o meu amigo Machado “JmCaduelis “ perguntou-me o que se estava a passar e eu contei-lhe, ele disse-me existem medicamentos para cura Matos tu não gostas de medicamentos mas tens que actuar à sempre uma primeira vez, então fiz a minha primeira cura que surtiu efeito imediato os pássaros melhoraram em 3 dias, se eu não fosse tão casmurro tinha salvo mais alguns, enfim à sempre uma primeira vez….. Hoje em dia, faço duas prevenções por ano, uma ao cair da folha em outono e outra em Março, mesmo assim, vez em quando morre algum, considero estas baixas inevitáveis…. quem disser o contrario, mente…
A reprodução… Os pintassilgos nidificam nos meses de Abril a Agosto..
Janeiro.. Uma vez escolhidos os casais colocam-se em gaiolas com separador a meio, a reprodução para concretizar-se com sucesso temos que ter condições gaiolas de preferência espaçosas, pelo menos 1,20 comprimento e 50 de largura, o ninho deverá ser colocado no final de Março, para que a fêmea se sinta segura protegemos o ninho com plantas artificiais, e para estimular a postura o algodão faz milagres, e o tenebrio também em pequenas quantidades diariamente.
Aspectos que me parecem importantes na criação de pintassilgos.
Como sabeis espécies, pintassilgo Devo dizer o seguinte, a fêmea na criação tem o papel mais importante tanto a criar como na escolha de parceiro, quando se trata de fêmeas novas eu em Novembro coloco os machos no voador com as fêmeas.. Pretendo com este método a livre escolha da fêmea, a fêmea indica-nos o parceiro que vai acasalar., não gosto de forçar os acasalamentos, acasalamentos forçados cria-nos muitos problemas, abandono da prole, ovos partidos, abandono do choco por longos períodos, má convivência, deixam morrer os filhotes, bom, uma série de contratempos que se podem evitar com este simples método.
Outra coisa importante, não se pode confundir uma fêmea dominante, com fêmea de má convivência, em relação a isto tenho-vos a dizer que são as minhas preferidas, são fêmeas de carácter vincado, (normalmente são os machos) fêmeas assim as vantagens são muitas, na defesa do ninho, no alimento dos filhotes, normalmente com fêmeas dominantes os machos ajudam a seguir enfrente com as crias, raramente separo o macho das fêmeas dominantes, com este procedimento evita-se muitos problemas e os resultados são fantásticos.
Criar pintassilgos com as fêmeas de canário.
Meus amigos, se não conseguirem cria-los com os progenitores, acho muito bem o importante é que sejam sadios mas, tenha sempre em conta que, os pintassilgos criados pelos próprios pais não há nada melhor, no crescimento, na muda, nas cores, e, incrível que pareça, raramente adoecem, possuem um bom porte físico etc., bom as vantagens são muitas, eu já criei o outro também e se calhar todos os que criadores de pintassilgos já o fizeram… mas, existe as galegas as fêmeas híbridas, que muitos ignoram como criadoras, são fêmeas que não ficam a dever nada, criam muito bem, de preferência híbridas de pintassilgo… É relativamente fácil a ensina-las a comer o alimento vivo, é importante ensina-las desde a tenra idade, muito cedo ainda no ninho, com este procedimento temos fêmeas capazes de criar pintassilgos de excelente porte sem comprometer a qualidade e descendência futura.
O êxito na cria de pintassilgos baseia-se nos pequenos pormenores sem falhas.. tenha sempre em conta…Todo o tempo disponível é pouco. Só conseguirá ter êxito na criação de pintassilgos quem tiver paixão, já agora, todos aqueles que, ano após ano tentam criar pintassilgos não deixem de acreditar tudo é possível, mas..
Lembrem-se o caminho mais rápido para obter sucesso,, é com os pintassilgos nascidos em cativeiro criam com muita facilidade.
Outra coisa importante, não se pode confundir uma fêmea dominante, com fêmea de má convivência, em relação a isto tenho-vos a dizer que são as minhas preferidas, são fêmeas de carácter vincado, (normalmente são os machos) fêmeas assim as vantagens são muitas, na defesa do ninho, no alimento dos filhotes, normalmente com fêmeas dominantes os machos ajudam a seguir enfrente com as crias, raramente separo o macho das fêmeas dominantes, com este procedimento evita-se muitos problemas e os resultados são fantásticos.
Criar pintassilgos com as fêmeas de canário.
Meus amigos, se não conseguirem cria-los com os progenitores, acho muito bem o importante é que sejam sadios mas, tenha sempre em conta que, os pintassilgos criados pelos próprios pais não há nada melhor, no crescimento, na muda, nas cores, e, incrível que pareça, raramente adoecem, possuem um bom porte físico etc., bom as vantagens são muitas, eu já criei o outro também e se calhar todos os que criadores de pintassilgos já o fizeram… mas, existe as galegas as fêmeas híbridas, que muitos ignoram como criadoras, são fêmeas que não ficam a dever nada, criam muito bem, de preferência híbridas de pintassilgo… É relativamente fácil a ensina-las a comer o alimento vivo, é importante ensina-las desde a tenra idade, muito cedo ainda no ninho, com este procedimento temos fêmeas capazes de criar pintassilgos de excelente porte sem comprometer a qualidade e descendência futura.
O êxito na cria de pintassilgos baseia-se nos pequenos pormenores sem falhas.. tenha sempre em conta…Todo o tempo disponível é pouco. Só conseguirá ter êxito na criação de pintassilgos quem tiver paixão, já agora, todos aqueles que, ano após ano tentam criar pintassilgos não deixem de acreditar tudo é possível, mas..
Lembrem-se o caminho mais rápido para obter sucesso,, é com os pintassilgos nascidos em cativeiro criam com muita facilidade.
Alimentação de pintassilgos.
Alimentação do pintassilgo assenta em sementes destinadas a fauna silvestre e não só… A parrilla e alpista fazem milagres a todos os níveis. Os pintassilgos que se adaptam a comer alpista e parrilla tem a vida longa, todos aqueles que não se adaptarem tem a vida curta, esta é a verdade nua e crua.
Os pintassilgos não comem só estas duas sementes….Evidentemente que não.. O pintassilgo tem que se acostumar a nossa maneira de os alimentar, os pintassilgos alimentados de forma inteligente rapidamente se acostumam a qualquer semente.
O grande problema da maioria é não saber criar um sistema alimentar de maneira a não sobrecarregar o fígado da ave, sabemos todos que os pintassilgos
“sofrem com as feijoadas” e morrem aos poucos empanturrados, e depois queixam-se da tal doença hepática (figado inchado, inflamado) meus amigos, tudo está relacionado com excessos…
Como lidar com esta situação é muito simples, racionar as sementes oleaginosas, as gordas
(as sementes pretas as tais que tem um índice elevado de gordura) são as tais sementes que os mata redondo, portanto, só nos resta racionar as sementes oleaginosas de maneira equilibrada. Eu, já alimentei as minhas aves de todas as maneiras, andei anos que os alimentava com duas sementes apenas, alpista e parrilla e duas vezes por semana as tais sementes para pintassilgos mistura Greg, nunca tive problemas, esta foi a única forma alimentar que encontrei. É importante realçar a qualidade das sementes da mistura Greg é das melhores que existe em Portugal. Tomem nota, repito as melhores sementes em Portugal. Bom, hoje com mais tempo alimento as minhas aves de forma diferente alimento diariamente. então faço assim.. Pintassilgos major, num comedouro alpista, e num outro 10 grama de sementes Greg. Pintassigos parva, alpista e 5 gramas de sementes Greg, com este método nunca tive problemas com a doença de figado. Com este sistema de alimentação passam o ano todo em plena forma.
COMO ALIMENTAR OS PINTASSILGOS RECÉM NASCIDOSOs pintassilgos não comem só estas duas sementes….Evidentemente que não.. O pintassilgo tem que se acostumar a nossa maneira de os alimentar, os pintassilgos alimentados de forma inteligente rapidamente se acostumam a qualquer semente.
O grande problema da maioria é não saber criar um sistema alimentar de maneira a não sobrecarregar o fígado da ave, sabemos todos que os pintassilgos
“sofrem com as feijoadas” e morrem aos poucos empanturrados, e depois queixam-se da tal doença hepática (figado inchado, inflamado) meus amigos, tudo está relacionado com excessos…
Como lidar com esta situação é muito simples, racionar as sementes oleaginosas, as gordas
(as sementes pretas as tais que tem um índice elevado de gordura) são as tais sementes que os mata redondo, portanto, só nos resta racionar as sementes oleaginosas de maneira equilibrada. Eu, já alimentei as minhas aves de todas as maneiras, andei anos que os alimentava com duas sementes apenas, alpista e parrilla e duas vezes por semana as tais sementes para pintassilgos mistura Greg, nunca tive problemas, esta foi a única forma alimentar que encontrei. É importante realçar a qualidade das sementes da mistura Greg é das melhores que existe em Portugal. Tomem nota, repito as melhores sementes em Portugal. Bom, hoje com mais tempo alimento as minhas aves de forma diferente alimento diariamente. então faço assim.. Pintassilgos major, num comedouro alpista, e num outro 10 grama de sementes Greg. Pintassigos parva, alpista e 5 gramas de sementes Greg, com este método nunca tive problemas com a doença de figado. Com este sistema de alimentação passam o ano todo em plena forma.
PRIMEIRA SEMANA DE VIDA
- De Manha a partir das 7 horas.
Recepiante 1:ração por um pássaro, 1colher de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2: ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; papa seca misturado com um ovo cozido.
- Entre as 12 Horas e 14 Horas
Recepiante 1 ração por um pássaro, 1 colher de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2: ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; papa seca misturado com um ovo cozido.
- A noite, meia hora antes do pôr do Sol .
Recepiante 1:ração por um pássaro, 1 colher de café de sementes germinadas e uma fatia
de Maça Golde.
SEGUNDA SEMANA DE VIDA
Recepiante 1:ração por um pássaro ,1 colher de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2 : ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; papa seca misturado com um ovo cozido.
- Entre as 12 Horas e as 14 Horas.
Recepiante 1 ração por um pássaro, 1 colher de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2 : ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; , ;papa seca misturada com um ovo cozido.
- A noite ,meia hora antes do pôr do Sol.
Recepiante 1:ração por um pássaro, 1 colher de café de sementes germinadas e uma fatia
de Maça Golde.
TERCEIRA SEMANA DE VIDA.
- De Manha a partir da 7 horas.
Recepiante 1:ração por um pássaro 2 colheres de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2: ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; 1 colher de café de papa seca misturada com ovo cozido,
A distribuição deste tipo de alimentação será reduzida lentamente até aos 18 dias de vida.
Recepiante 1:ração por um pássaro, 2 colheres de café de sementes germinadas + Pinkies.
Recepiante 2: ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;1 colher de café de papa seca misturada com ovo cozido;
a distribuição deste tipo de alimentação será reduzida lentamente até aos 18 dias de vida.
- A noite , meia hora antes do pôr do Sol.
Recepiante1: ração por um pássaro,2 colheres de café de sementes germinadas
e uma fatia de Maça Golde.
QUARTA SEMANA DE VIDA;
Recepiante 1: ração por um pássaro,2 colheres de café de sementes germinadas + Pinkies
Recepiante 1:ração por um pássaro ,2 colheres de café de sementes germinadas + Pinkies
- A noite , meia hora antes do pôr do Sol.
Recepiante 1: ração por um pássaro, 2 colheres de café de sementes germinadas
e uma fatia de Maça Golden
Subespécies
O Pintassilgo tem várias subespécies que variam em tamanho e tonalidades.
- Carduelis carduelis major – Sibéria. A subespécie de maior porte e uma das espécies mais comuns no comércio internacional.
- Carduelis carduelis britannica – Reino Unido. A subespécie mais pequena..
- Carduelis carduelis carduelis – Europa continental e Escandinávia.
- Carduelis carduelis balcanica – Europa.
- Carduelis carduelis parva – Açores, Canárias, Madeira, Península Ibérica, Noroeste Africano
- Carduelis carduelis brevirostris – Cáucaso, região Norte
- Carduelis carduelis loudoni – Cáucaso e Ásia.
- Carduelis carduelis caniceps – Ásia.
- Carduelis carduelis paropanisi – Ásia central.
- Carduelis carduelis niediecki – Sudoeste Asiátco prolongando-se ao Nordeste Africano
- Carduelis carduelis tschusii – Córsega, Sardenha e Sicília
- Carduelis carduelis subulata – Sibéria.
Mutações
Como a manutenção do Pintassilgo é permitida noutros países, já se desenvolveram mutações de cor nesta ave. Amarelo, pérola, albino, isabel e branco são as mais comuns.Cruzamentos entre pintassilgos com canários são também realizados para potencializar as aptidões vocais das aves.
comprimentos a todos
- CÉLIA MARIA CAYRESSUPERVISOR CHEFE
Pontos : 8926
Reputação : 566
Re: como criar pintassilgos
Qua 5 Abr - 23:08
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !
Luis Avila ,
Obrigada por compartilhar e ajudar o nosso Fórum !
Ótimo artigo !
CÉLIA
Luis Avila ,
Obrigada por compartilhar e ajudar o nosso Fórum !
Ótimo artigo !
CÉLIA
- CÉLIA MARIA CAYRESSUPERVISOR CHEFE
Pontos : 8926
Reputação : 566
Re: como criar pintassilgos
Qua 5 Abr - 23:12
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !
Luis Avila ,
Seu tópico foi transferido para área correta "Criação de Exóticos", clique em "Outros", ok ?
CÉLIA
Luis Avila ,
Seu tópico foi transferido para área correta "Criação de Exóticos", clique em "Outros", ok ?
CÉLIA