Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro. - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUHoje à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro. - Página 2 Empty Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro.

Sex 24 Jan - 14:58
Relembrando a primeira mensagem :

Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro.









Bom, devemos orientar a todos que o processo de cuidar dos filhotes vem muito antes do tratamento dos filhotes, começa ao fim de cada temporada e no inicio, conforme irei descrever abaixo.

A alta mortalidade de filhotes de trinca ferro não é somente a alimentação, falo isso por experiência própria, para aqueles que querem um dia reproduzir em cativeiro, tem que ter em mente que o deverá investir em tratamento, manejo e principalmente saúde dos pássaros.

Todo ano, após o período reprodutivo deve-se fazer um checkup do plantel, em todos os indivíduos ou por amostragem, para saber como esta a saúde dos alados, medica-los caso seja necessário isso tudo com orientação do veterinário, como esse procedimento teremos certeza que os pássaros estão realmente bem, aconselho repetir o exame antes também da reprodução nos meses de maio ou junho, por que digo isso, muitas enfermidades ficam encubadas durante um tempo e no primeiro exame pode não ter sido diagnosticada, e temos outros pássaros que podem trazer essa doença durante esse período, rolinhas, pombos, pardais entre outros.

No final de junho e começo de julho as fêmeas já devem estar alojadas aonde irão criar, pois não é aconselhável mudar as gaiolas de lugar, algumas fêmeas até aceitam, mas não e bom arriscar, neste período para algumas fêmeas já começam a esquentar e pedir gala deve-se ressaltar que não é uma regra, então começa a ser fazer o namoro para a futura gala, sempre quando oriento alguns amigos falo para prestar a atenção nos detalhes, pois uma diferença pequena e forma pode fazer uma grande diferença.

O nascimento dos filhotes acontece por volta dos 13 dias de choco, não é uma regra pode, demorar mais 1 ou 2 dias, após o nascimento, as fêmea são as responsáveis por tratar dos filhotes, eu particularmente não gosto de intervir nisso, somente quando for necessário, a gaiola da fêmea vira um sacolão, conforme a  variedade de frutas e legumes como: banana prata, maça, melão, pepino e abobrinha, a farinhada humedecida, juntamente com tenébrios, estes são responsáveis por 80 a 90% da nutrição dos filhotes nos primeiros dias “ Ressalva, isso depende muito de cada fêmea”, tenho fêmea que somente alimenta ninhengos com tenébrios e tenho fêmeas que alimenta com tudo que esta na gaiola, eu prefiro a segunda, pois assim não corre o risco de ficar sem alimentar os filhotes.

O anilhamento é feito de 4 a 6 dias, após o nascimento, isso tudo dependendo do desenvolvimento do filhote, eu particularmente gosto de anilhar no final da tarde quase ao escurecer, mas continuo observando durante certo período para saber se estão reagindo bem, e se a fêmea não vai retirar as anilhas.

A papinha é fornecida diariamente, sendo feita na parte da manha e retirada à tarde, nunca deixando de um dia para o outro, pois pode azedar e provocar a morte dos filhotes, para salvar os filhotes é uma luta constante, então ainda  não consegui tirar os medicamentos, faço a papa de filhotes diária, misturando a papa industrializada, menos 1g da Nality Baby, menos 1g de clavulanato de potássio, o que pode ser substituído por Terramicina, e 3 g de nistadina, acrescento agua filtrada até da o ponto certo e forneço aos alados, a fêmea alimenta-se dessa papa e serve aos filhotes.

Aconselho a todos fazerem exame nos filhotes com 45 a 60 dias e ver se tem algum tipo de contaminação, pois assim que começa a comer sozinhos, isso por volta de 30 dias eles beliscam tudo que esta na gaiola, grade, potes, fundo da gaiola, fezes, tudo que estiver ele beliscam, e no contato com as fezes, podem contamina com alguma doença, fazendo o exame podemos tratar antes que venha piorar o até mesmo morrer.

A criação de Trinca Ferro e resultado de muita dedicação e persistência, pois somente assim conseguiremos alcançar o nossos objetivos, que é salvar os filhotes e ter um grande plantel e saudável.

Criatório Redentor.

Desanima não, meu povo.


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


www.youtube.com/watch?v=unQdKVsuzH0


https://www.youtube.com/watch?v=u862WF1gRYs



https://www.youtube.com/watch?v=JBrdIXBYpDc


https://www.youtube.com/watch?v=Ldi70DuwX3E&feature=em-upload_owner

Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro. - Página 2 Empty Re: Cuidados com os pássaros, reprodução em cativeiro.

Ter 27 maio - 19:25
Ótimo para quem vai reproduzir !!! Leiam Criadores ! Sucesso na criação !

Até mais
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos