Lista vermelha da extinção - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17323
Pontos : 21962
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Lista vermelha da extinção - Página 2 Empty Lista vermelha da extinção

Sex 24 Jan - 14:36
Relembrando a primeira mensagem :

Lista vermelha da extinção



Relatório alerta para o risco de desaparecimento de mais de 200 espécies e subespécies de animais e pássaros na Amazônia


O aumento do desmatamento na Amazônia colocou mais de 200 espécies e subespécies de animais e pássaros em risco maior de extinção, segundo aUnião Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). Os dados, que fazem parte do relatório de atualização da lista vermelha de espécies ameaçadas em todo o planeta, foram atualizados em Hyderabad, na Índia, durante a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP11). O megaevento reuniu, no final de 2012, chefes de Estado e ministros de 170 países, incluindo o Brasil, para avaliar o progresso em direção às metas para proteger a vida na Terra.




Entre os relatórios internacionais impactantes apresentados em Hyderabad, está a lista de espécies declaradas oficialmente extintas neste começo de século e milênio. Ainda que possa haver um ou outro representante em zoológicos, centros de pesquisa ou locais ermos pelo mundo afora. São 10 espécies, incluindo dois pássaros da Amazônia, o João-de-Barba-Grisalha (Synallaxis kollari) e o Chororó-do-Rio-Branco (Cercomacra carbonaria), e o lendário Demônio da Tasmânia (Thylacinus cynocephalus).
A Conferência das Nações Unidas, concebida para proteger os recursos naturais do planeta, começou com o impacto das listas de espécies em extinção e muitos apelos para assegurar que a biodiversidade não se torne uma vítima da crise financeira global. Segundo a Agência Brasil, os delegados brasileiros e de outros países que participam da reunião de cúpula da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um dos tratados resultantes da Cúpula da Terra, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, alertam que o mundo tem apenas uma década para evitar uma extinção generalizada das espécies.
Os números, compilados a cada quatro anos pela União Internacional pela Conservação da Natureza, são impressionantes: quase a metade das espécies de anfíbios, um terço dos corais, um quarto dos mamíferos, um quinto de todas as plantas e 13% das aves do planeta correm risco de extinção, segundo a “Lista Vermelha” das espécies ameaçadas. A relação incluiu 402 espécies na categoria “ameaçado de extinção”, totalizando 20.219. A lista completa tem 65.518 espécies, considerando outras categorias, como “quase ameaçado” e “extinto”.




Criticamente ameaçados


Entre as muitas espécies da Amazônia incluídas na “lista vermelha” está o Chororó-do-Rio-Branco (Cercomacra carbonaria), marcado como “próximo da extinção”. De acordo com a associação internacional BirdLife, a espécie ocupa áreas muito pequenas entre o Brasil e a República  da Guiana, antiga Guiana Inglesa. As maiores ameaças são a construção de novas estradas em seus hábitats para servir à economia de gado e soja. De acordo com projeções atuais, estes hábitats terão desaparecido completamente em 20 anos.


Lista vermelha da extinção - Página 2 Chororo-do-rio-MARCELOCAMACHO


RISCO Chororó-do-Rio-Branco, marcado como“próximo de extinção”, de acordo com a BirdLife - - Foto: Marcelo Camacho
A BirdLife também rebaixou o João-de-Barba-Grisalha (Synallaxis kollari), da mesma região de Rio Branco, na Amazônia, de “ameaçado” para “criticamente ameaçado.” A organização afirma que o pássaro tem apenas 206 quilômetros quadrados de hábitat adequado, e eles podem encolher 83,5% nos próximos 11 anos. O relatório culpa o enfraquecimento do Código Florestal do Brasil pela taxa de desflorestamento na Amazônia e em todo o território brasileiro.


Lista vermelha da extinção - Página 2 Joao-de-barba-grisalha-MarceloCamacho




TRISTEZA João-de-Barba-Grisalha passou de ameaçado para “criticamente ameaçado” - Foto: Marcelo Camacho
A “lista vermelha” da BirdLife cobre mais de 10 mil espécies de pássaros no mundo, 197 dos quais aparecem como “criticamente ameaçadas”. Além disso, 389 aparecem como ameaçadas, 727 como vulneráveis e 800 como “quase ameaçadas”. Apenas uma espécie da lista melhorou sua condição na atualização: um dos pássaros mais raros do mundo, o Pomarea (Pomarea dimidiata), avançou de “ameaçado” para “vulnerável”. Endêmico nas Ilhas Cook, no Pacífico Sul, tinha apenas 35 indivíduos em 1983. Esforços de conservação, incluindo programas de criação em cativeiro e remoção de predadores, aumentaram a população para 380 indivíduos.
Origem das espécies
Na época em que o termo “ecologia” foi descrito pelo biólogo alemão Ernst Haeckel(1834–1919), no seu livro “Generelle Morphologie der Organismen” (1866), para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, o mundo natural, considerado estático e sem mudanças, já havia sido questionado pelo estudo genial do naturalista britânico Charles Robert Darwin (1809–1882). A teoria de Darwin, que ainda hoje soa como revolucionária, conseguiu convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução ao reunir algumas hipóteses para explicar seu raciocínio sobre como o processo aconteceu durante milhares de anos. Segundo Darwin, a evolução, ao passo da seleção natural, deu origem à diversidade de espécies vegetais e animais pelos quatro cantos do planeta Terra.




Lista vermelha da extinção - Página 2 Zimbabue-crocodilos-reproducao




ZIMBÁBUE Nativos posam com crocodilo gigante caçado por tribo no início de 2012
Em seu livro de 1859, “A Origem das Espécies” (em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life),Darwin introduziu ideias que, em sua época e no século seguinte, levariam a comunidade científica a perceber que as novas descobertas do naturalista acabavam com a importante distinção entre homem e animais. Em paralelo a outras revoluções científicas em curso em seu tempo, o naturalista inglês marcou um capítulo dos mais fundamentais na civilização contemporânea.
Mais de 150 anos depois da publicação dos estudos revolucionários de Darwin, a lista atualizada de animais, definitivamente extintos, coloca em evidência o maior desafio que se impõe em nossos dias à espécie humana: a preservação da vida no planeta Terra. A lista de animais e plantas ameaçados de extinção é extensa e, potencialmente infinita, ainda que mídia e opinião pública concentrem referências somente a baleias, ursos polares e pandas. Veja, na listagem abaixo, alguns tristes registros de espécies que entraram para a “lista vermelha” da extinção.




 :cafe:  :D 

Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 4203
Pontos : 4808
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 25
Localização : Bahia

Lista vermelha da extinção - Página 2 Empty Re: Lista vermelha da extinção

Seg 27 Jan - 18:13
é lamentável!!!=(


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
Mendonça
Mendonça
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 81
Pontos : 109
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Lista vermelha da extinção - Página 2 Empty Re: Lista vermelha da extinção

Ter 4 Fev - 14:28
LA-MEN-TÁ-VEL!!!!!!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos