Lista vermelha da extinção
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUSáb 27 Abr - 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Lista vermelha da extinção Empty Lista vermelha da extinção

Sex 24 Jan - 14:36
Lista vermelha da extinção



Relatório alerta para o risco de desaparecimento de mais de 200 espécies e subespécies de animais e pássaros na Amazônia


O aumento do desmatamento na Amazônia colocou mais de 200 espécies e subespécies de animais e pássaros em risco maior de extinção, segundo aUnião Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). Os dados, que fazem parte do relatório de atualização da lista vermelha de espécies ameaçadas em todo o planeta, foram atualizados em Hyderabad, na Índia, durante a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP11). O megaevento reuniu, no final de 2012, chefes de Estado e ministros de 170 países, incluindo o Brasil, para avaliar o progresso em direção às metas para proteger a vida na Terra.




Entre os relatórios internacionais impactantes apresentados em Hyderabad, está a lista de espécies declaradas oficialmente extintas neste começo de século e milênio. Ainda que possa haver um ou outro representante em zoológicos, centros de pesquisa ou locais ermos pelo mundo afora. São 10 espécies, incluindo dois pássaros da Amazônia, o João-de-Barba-Grisalha (Synallaxis kollari) e o Chororó-do-Rio-Branco (Cercomacra carbonaria), e o lendário Demônio da Tasmânia (Thylacinus cynocephalus).
A Conferência das Nações Unidas, concebida para proteger os recursos naturais do planeta, começou com o impacto das listas de espécies em extinção e muitos apelos para assegurar que a biodiversidade não se torne uma vítima da crise financeira global. Segundo a Agência Brasil, os delegados brasileiros e de outros países que participam da reunião de cúpula da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um dos tratados resultantes da Cúpula da Terra, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, alertam que o mundo tem apenas uma década para evitar uma extinção generalizada das espécies.
Os números, compilados a cada quatro anos pela União Internacional pela Conservação da Natureza, são impressionantes: quase a metade das espécies de anfíbios, um terço dos corais, um quarto dos mamíferos, um quinto de todas as plantas e 13% das aves do planeta correm risco de extinção, segundo a “Lista Vermelha” das espécies ameaçadas. A relação incluiu 402 espécies na categoria “ameaçado de extinção”, totalizando 20.219. A lista completa tem 65.518 espécies, considerando outras categorias, como “quase ameaçado” e “extinto”.




Criticamente ameaçados


Entre as muitas espécies da Amazônia incluídas na “lista vermelha” está o Chororó-do-Rio-Branco (Cercomacra carbonaria), marcado como “próximo da extinção”. De acordo com a associação internacional BirdLife, a espécie ocupa áreas muito pequenas entre o Brasil e a República  da Guiana, antiga Guiana Inglesa. As maiores ameaças são a construção de novas estradas em seus hábitats para servir à economia de gado e soja. De acordo com projeções atuais, estes hábitats terão desaparecido completamente em 20 anos.


Lista vermelha da extinção Chororo-do-rio-MARCELOCAMACHO


RISCO Chororó-do-Rio-Branco, marcado como“próximo de extinção”, de acordo com a BirdLife - - Foto: Marcelo Camacho
A BirdLife também rebaixou o João-de-Barba-Grisalha (Synallaxis kollari), da mesma região de Rio Branco, na Amazônia, de “ameaçado” para “criticamente ameaçado.” A organização afirma que o pássaro tem apenas 206 quilômetros quadrados de hábitat adequado, e eles podem encolher 83,5% nos próximos 11 anos. O relatório culpa o enfraquecimento do Código Florestal do Brasil pela taxa de desflorestamento na Amazônia e em todo o território brasileiro.


Lista vermelha da extinção Joao-de-barba-grisalha-MarceloCamacho




TRISTEZA João-de-Barba-Grisalha passou de ameaçado para “criticamente ameaçado” - Foto: Marcelo Camacho
A “lista vermelha” da BirdLife cobre mais de 10 mil espécies de pássaros no mundo, 197 dos quais aparecem como “criticamente ameaçadas”. Além disso, 389 aparecem como ameaçadas, 727 como vulneráveis e 800 como “quase ameaçadas”. Apenas uma espécie da lista melhorou sua condição na atualização: um dos pássaros mais raros do mundo, o Pomarea (Pomarea dimidiata), avançou de “ameaçado” para “vulnerável”. Endêmico nas Ilhas Cook, no Pacífico Sul, tinha apenas 35 indivíduos em 1983. Esforços de conservação, incluindo programas de criação em cativeiro e remoção de predadores, aumentaram a população para 380 indivíduos.
Origem das espécies
Na época em que o termo “ecologia” foi descrito pelo biólogo alemão Ernst Haeckel(1834–1919), no seu livro “Generelle Morphologie der Organismen” (1866), para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, o mundo natural, considerado estático e sem mudanças, já havia sido questionado pelo estudo genial do naturalista britânico Charles Robert Darwin (1809–1882). A teoria de Darwin, que ainda hoje soa como revolucionária, conseguiu convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução ao reunir algumas hipóteses para explicar seu raciocínio sobre como o processo aconteceu durante milhares de anos. Segundo Darwin, a evolução, ao passo da seleção natural, deu origem à diversidade de espécies vegetais e animais pelos quatro cantos do planeta Terra.




Lista vermelha da extinção Zimbabue-crocodilos-reproducao




ZIMBÁBUE Nativos posam com crocodilo gigante caçado por tribo no início de 2012
Em seu livro de 1859, “A Origem das Espécies” (em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life),Darwin introduziu ideias que, em sua época e no século seguinte, levariam a comunidade científica a perceber que as novas descobertas do naturalista acabavam com a importante distinção entre homem e animais. Em paralelo a outras revoluções científicas em curso em seu tempo, o naturalista inglês marcou um capítulo dos mais fundamentais na civilização contemporânea.
Mais de 150 anos depois da publicação dos estudos revolucionários de Darwin, a lista atualizada de animais, definitivamente extintos, coloca em evidência o maior desafio que se impõe em nossos dias à espécie humana: a preservação da vida no planeta Terra. A lista de animais e plantas ameaçados de extinção é extensa e, potencialmente infinita, ainda que mídia e opinião pública concentrem referências somente a baleias, ursos polares e pandas. Veja, na listagem abaixo, alguns tristes registros de espécies que entraram para a “lista vermelha” da extinção.




 :cafe:  :D 
Rafael Fontebasso
Rafael Fontebasso
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 298
Pontos : 329
Reputação : 15
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 36
Localização : Sorocaba

Lista vermelha da extinção Empty Re: Lista vermelha da extinção

Sex 24 Jan - 14:42
Uma situação muito complicada, se todo esse desmatamento continuar e a ganancia do homem prevalecer, infelizmente vários animais e pássaros serão extintos!!
Lamentável...
jovaldino
jovaldino
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 48
Pontos : 63
Reputação : 1
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : bh

Lista vermelha da extinção Empty Re: Lista vermelha da extinção

Sáb 25 Jan - 11:32
o fim do mundo ja anunciado a anos atraz.o pior e que caminhamos para isso sem a preocupação global.existe um fator que ninguem cita em nenhum local que contribui drasticamente para isso.se eu tocar no assunto muitos diram que estou ficando louco mas conversando com um amigo que da manutenção em aeronaves,me disse que os aviões são os vilões pois a gasolina utilizada e muito rica em chumbo.imaginem essa montoeira de chumbo descendo do ceu.se para o ser humano e ruim,imaginem para os pequeninos seres vivos.alguem acha que deixaram de utilizarem aviões????nunca.
façam uma pesquisa no google e descubram quantos litros de gasolina(querosene de aviação)gasta apenas um helicoptero.depois um avião de medio e grande porte.cada vez mais aumenta o numero desenfreado de aviões.claro que e um meio de transporte muito rapido mas e as consequencias??
o ibama sabe disso?claro que sabe.mas o ibama e brasil;e o resto do mundo??não existem ongs para proteger ate uma pulga?
pesquisem a respeito e reflitam.um tripece e fraternal abraço a todos
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 7098
Pontos : 7889
Reputação : 464
Data de inscrição : 10/12/2010
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro /RJ, tropa de elite.
http://automobilismo.forumeiro.com/

Lista vermelha da extinção Empty Re: Lista vermelha da extinção

Sáb 25 Jan - 11:59
Independentemente das autoridades responsáveis por cuidar do desmatamento, caças ilegais e etc. Isso nunca vai ter fim. Infelizmente.
EDE2010
EDE2010
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 40
Pontos : 76
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/07/2011
Localização : Curitiba Paraná

Lista vermelha da extinção Empty Re: Lista vermelha da extinção

Dom 26 Jan - 10:48
E o Ibama ainda persegue os criadores sérios deste país,dificultando ao máximo
toda tentativa de se criar em cativeiro.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos