Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011 - Página 4
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011

+6
hugo cerqueira de sousa
wellington reis da silva
Jonas fbasso
BEATRIZ
Mário Lins
SergioSouza
10 participantes
Ir para baixo
SergioSouza
SergioSouza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 28
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 37
Localização : Natal

Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011 - Página 4 Empty Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011

Qua 14 Mar - 16:42
Relembrando a primeira mensagem :

Fala moçada, beleza?

Após muitas dúvidas sobre o cadastramento dos exóticos no Ibama, escrevo este post para descrever resumidamente o que nós criadores de aves exóticas devemos fazer quanto a esta resolução da Instrução Normativa (IN) 18 de 30 de Dezembro de 2011.
Como o cadastro dos exóticos ainda está suspenso só poderemos efetuar o cadastro no Ibama a partir do dia 1º de Junho de 2012, informando nosso plantel e adquirindo as anilhas abertas para aves adultas. Lembrando que até 30 de Novembro todas as aves deverão estar cadastradas e após esta data, as aves nascentes deverão possuir anilhas fechadas e invioláveis.
Destaco o Artigo 11 que trata em especial das espécies criadas por nós. Nesta IN temos quatro anexos informando quais foram as aves que adicionadas a lista recentemente (prestem atenção!).

§ 1º – O Anexo A estabelece a lista de espécies permitidas para criação e reprodução na condição de aves exóticas e que são objeto de solicitação de federações e associações de criadores para se tornarem ou retornarem à condição de domésticas;

§ 2º – O Anexo B estabelece a lista de espécies de aves exóticas cuja criação e reprodução para fins amadores e comerciais é permitida, desde que atendidos os requisitos dispostos na presente Instrução Normativa e demais normas ambientais aplicáveis;

§ 3º – O Anexo C estabelece a lista de espécies de aves exóticas cujas técnicas de criação e manejo se encontram em desenvolvimento e cuja manutenção poderá ser feita por ambas as categorias, porém a reprodução estará restrita aos criadores comerciais, mediante a aprovação de projetos específicos apresentados ao IBAMA;

§ 4º – O Anexo D lista as espécies consideradas domésticas pela Portaria IBAMA n° 93/98, de 07 de julho de 1998, que pertencem às ordens Passeriformes, Columbiformes e Psitaciformes;


§ 5º – As espécies consideradas domésticas pela Portaria IBAMA n° 93/98 NÃO são objeto de regulamentação e controle por parte do IBAMA. (NR)
Para o post não ficar muito grande e cansativo segue abaixo o link para download da IN completa, seguindo estas dicas acima, basta dar uma olhada se sua ave faz parte de algum destes anexos e caso hajam dúvidas favor não hesitem em perguntar.

Qualquer dúvida sobre esta IN podem postar, pois teremos o maior prazer em responder/debater sobre o assunto.

Download da IN 18 de 30 de Dezembro de 2011


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Calixto Nascimento
Calixto Nascimento
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1034
Pontos : 1244
Reputação : 37
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 27
Localização : curitiba

Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011 - Página 4 Empty Re: Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011

Sáb 17 Mar - 18:56
Parabéns Sergio pelo tópico


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CRIADOR SIM CAÇADOR NÃO
lusbel
lusbel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 35
Localização : Natal

Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011 - Página 4 Empty Re: Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011

Qui 27 Ago - 0:16
Olá, estou querendo comprar um Ringneck e estou com dúvidas sobre a legalidade da ave. Eu preciso fazer cadastro no Ibama para criar? Eu vou adquirir um Ring já anilhado, com anilha fechada. Preciso fazer alguma coisa para futuramente não perder a ave para o Ibama?
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011 - Página 4 Empty Re: Cadastramento no Ibama - IN 18 de 30 de Dezembro de 2011

Seg 31 Ago - 23:41
lusbel escreveu:Olá, estou querendo comprar um Ringneck e estou com dúvidas sobre a legalidade da ave. Eu preciso fazer cadastro no Ibama para criar? Eu vou adquirir um Ring já anilhado, com anilha fechada. Preciso fazer alguma coisa para futuramente não perder a ave para o Ibama?

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Lusbel,
Poderia abrir um novo tópico com a sua dúvida na área correta, esse tópico é antigo, ok ?

CÉLIA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos