Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Dr Felipe Bath
Dr Felipe Bath
Veterinario
Mensagens : 1168
Pontos : 1282
Reputação : 101
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
http://www.niaas.com.br

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? Empty Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!?

Ter 13 Mar - 20:05

Prezados leitores e amigos! É com prazer que escrevo para vocês e para quem é fã dos psitacídeos o artigo é para vocês. Já falei de calosidade em aves de torneio em edições anteriores então hoje falaremos sobre Poleiros e afins em Psitacídeos. Aproveito a oportunidade para mandar um forte abraço aos Amigos do Curió e para o Grupo Curió Praia Clássico onde sou integrante da parte Veterinária e que sempre colaboram em vossa Revista com artigos e releasing de eventos.

Hoje estou em um ritmo light depois das revelações das edições passadas. Por isso o foco hoje é diferente, mas nem por isso menos polêmico. Mas para não perder o hábito e como sempre de uma forma irreverente e técnica desejo uma boa leitura hoje.

Diferente dos passeriformes, os psitacídeos de médio e grande porte principalmente (calopsitas, papagaios, araras, etc.) quando em cativeiro raramente voam e sim caminham e escalam com a ajuda do bico. Sendo assim, temos que observar com cuidado os tipos de poleiros que utilizamos em suas gaiolas bem como seu posicionamento para que as fezes não caiam sobre a água ou a comida, nem tão pouco sobre o poleiro inferior.

Uma higiene adequada aliada a uma boa distribuição dos poleiros evitará distúrbios simples como as pododermatites e as calosidades. Estas aves tem em sua maioria uma expectativa de vida bem grande. Portanto, além da alimentação balanceada, cuidados de um veterinário especializado em aves, devemos nos preocupar muito com os poleiros. Isto mesmo, os poleiros!

Mas você vai me falar que seu papagaio adora o único poleiro dele na gaiola.. aquele todo sujo e lisinho que chega a brilhar... claro que não! Se ele aprendesse a falar a primeira coisa seria para colocar uma empuleiração adequada, pois papagaio não usa tênis com amortecedor.

Como estas aves vivem muitos anos, elas também têm a possibilidade de desenvolver artrose ou outros problemas metabólicos que afetam a articulação como a gota úrica que não é bem o nosso caso hoje. O que fazer então Dr. Felipe?

Bem, o ideal é que utilizemos poleiros de madeira com espessuras diferentes. Poleiros que a ave não escorregue com facilidade. Galhos de arvores, como goiabeiras por exemplo que são bem resistentes aos bicos afiados, são uma grande escolha. Porém, deve-se ter muito cuidado ao coletar estas madeiras na natureza, já que elas são utilizadas por outros pássaros que vivem soltos (pombos, rolinhas, etc) que podem trazer doenças para sua ave. Aí volto a dizer, procure um veterinário especializado em aves e animais silvestres para que ele lhe ensine o melhor desinfetante e a melhor maneira de prepará-lo antes de colocar na gaiola ou viveiro. Nunca colete galhos e coloque na gaiola diretamente antes de prepará-los, ok?

Poleiros de plástico que eram muito comumente utilizados, para psitacídeos não são muito indicados, que por terem seus bicos muito fortes, os destroem com grande facilidade e estes pedaços que são arrancados dos poleiros podem ser ingeridos ou acabar machucando a pata da ave. O mais indicado mesmo são os poleiros de madeira, bem higienizados/desinfetados e limpos periodicamente.

Nessa altura do artigo você já está tenso e falando dos potinhos de comida que são de plástico ne!? Então também aí vai outra dica, utilize potes de cerâmica (ramequins) ou de aço inox que são atóxicos e muito fáceis de serem higienizados, ok?

O que falar então das correntinhas utilizadas nessas aves!? Infelizmente é uma questão cultural que vem dos nossos avos.. mas com o tempo vamos mudar essa realidade. Se não quer que sua ave voe realize corte de penas das asas com a supervisão de seu veterinário regularmente; assim estará limitando o voo da mesma e duvido que com um corte bem feito e no tempo certo sua ave voe.

Acidentes com esse tipo de material são comuns levando muitas vezes a perda de dedos ou o membro por necrose ou posterior amputação. Existem produtos super seguros como as peitorais da nossa amiga Silvania do Atelier dos Pássaros que tem por objetivo maior proporcionar um lazer e interatividade com o proprietário sem causar danos ao animal se usado corretamente e no tempo adequado.

Existem também poleiros terapêuticos que venho desenvolvendo em conjunto com o Paulo Porto da BondByco, colaborador da Revista, que já são feitos para prevenir artroses além de serem muito úteis para aves que tenham alguma deformidade nas patas (acidentais ou congênitas), como falta de dedo; entortamento de dedos, etc.

Despeço-me por aqui. Desejo a todos um ótimo final de ano e encontro vocês em breve.

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? Kit_PE_137Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? IMG10025

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? PoN001Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? PoN002

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? PoN003Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? PoN004

___________________________________________________
Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO e Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270 / ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ CEP.: 20550-160

Leia mais: http://www.niaas.com.br/news/poleiros-adequados-para-psitacideos-acessorio-de-luxo-ou-necessidade-/
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? Empty Re: Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!?

Qua 21 maio - 11:24
gostei desse tópico . 


show
Dr Felipe Bath
Dr Felipe Bath
Veterinario
Mensagens : 1168
Pontos : 1282
Reputação : 101
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
http://www.niaas.com.br

Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!? Empty Re: Poleiros Adequados para Psitacideos: Acessório de luxo ou necessidade!?

Sáb 24 maio - 19:59
OK!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos