Cantos Tentilhão -Download - Página 9
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Cantos Tentilhão -Download

+19
tetilhaodealcantara
Carlos Vinícius
antonio joao fonseca
jorgemeida
Canaril N. S. do Amparo
bruno1981
Ruxo
Bernardo O´Connor Shirley
rodrigo bezerra
claudio15
juniobc
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
mello94
Eduardo Araujo Woinarowsk
joaomarrafas
José Antonio
Eduardo Machado
Anthony Thell
Zé Luis
23 participantes
Ir para baixo
avatar
Zé Luis
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 9
Pontos : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2011
Localização : Portugal -Lisboa

Cantos Tentilhão -Download  - Página 9 Empty Cantos Tentilhão -Download

Seg 21 Mar - 12:57
Relembrando a primeira mensagem :

Cantos Tentilhão -Download


Para quem diz que o silvestrismo em Portugal é uma granda treta ,deixo aqui uns cantos e alguns com mais de 60 anos,muitos desapareceram não pelos silvestristas ,mas por culpa de outros passareiros da tanga

Estes cantos não existe em mais parte nenhuma do mundo ,só os Lisboetas teem esta tradição .que alguns doutores tugas desvalorizam em nome de capturas e razias completamente mentirosas ,pelos verdadeiros passarinheiros
Pode ser que cabeças tugas mais duras entendam agora o que isto significa


Boa tarde,


Conforme prometido aqui vão algumas informações sobre os diferentes sons emitidos pelo tentilhão:


PRESENÇA

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Som que a ave emite com alguma regularidade incluído quando voa, é um som monosílabo e discreto e designado na gíria como “dar de boca”.

PIMPILHAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Som que a ave emite quando pretende chamar outra, também utiliza este som com uma cadência mais rápida quando sente alguma pressão.

MIAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Som penetrante e irritante que emite quando detecta outro individuo por perto e não está confiante que o consegue vencer, normalmente associado a um sentimento de desvantagem.

CARRIÇAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Outro som que emite quando detecta outro individuo por perto, mas neste caso a ave está mais confiante e é associado a um sentimento de vantagem perante os outros, normalmente a maioria dos tentilhões deixam de cantar quando um deles começa a carriçar.

ESTUDAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fase em que os pássaros novos experimentam e preparam os músculos da garganta para o canto num tom muito baixo, também os pássaros velhos no inicio da época de canto passam por uma fase de estudo mas mais curta e intervalada com cantigas em tom normal.

CANTAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ... echuim.mp3
Sequência de sílabas mais ou menos rápidas, neste caso com a pega em crescente, o meio em DeuDeu e o remate em BeBeChuim e que se consegue ouvir a 100 metros de distância ou mais.

NINHO

De todos Fringilídeos, O tentilhão é o que faz o ninho mais perfeito e camuflado, utiliza fibras e liquens da própria arvore e fixa-os por fora do ninho com a ajuda de teia de aranha, o ninho é sempre construído sobre um tronco grosso ou uma bifurcação de ramos grossos para não se desmanchar devido ao peso e movimentos das crias.
Imagem Imagem.

BICO


Durante a época de reprodução o bico do tentilhão macho é todo azul ou “navalhado” de azul, durante o resto do ano é cor de osso.

BIGODE

O bigode é a mancha preta por cima do bico, totalmente preta na época de reprodução e salpicada de castanho nas pontas das penas durante o resto do ano.

OUTROS APONTAMENTOS


O tentilhão é uma ave extremamente territorial, defende o seu território através do canto, sempre que não é possível afastar o intruso dessa forma, parte para a violência a ponto de bater no oponente com tanta força a ponto de lhe provocar desmaios temporários e raras vezes a morte.

Os tentilhões criam sempre na mesma zona onde nascem, sendo este o principal motivo de o canto ser diferenciado por zonas, a propagação faz-se do cento da zona para a periferia os pássaros mais vigorosos ao centro e os menos aptos na periferia. Escusado será dizer que sempre que se extinguem as cantigas de uma determinada zona, essa zona só poderá ser povoada com cantigas provenientes dos excessos de população nas zonas contíguas que poderão não ter o mesmo canto e caso não existam excessos de população nos arredores podem essas zonas nunca mais ser povoadas pela espécie.

É mais frequente a permanência de jovens machos sem par na zona onde nasceram do que a mudança para outra zona em busca de parceira.

Em situação normal os tentilhões só podem aprender a cantar até ao primeiro ano de vida, passando o resto da vida a reproduzir a canção ou as canções aprendidas no primeiro ano, mas podem ocorrer excepções, um susto, uma queda é suficiente para os fazer perder o canto e por vezes reaprender outra cantiga no ano seguinte.

A diferença entre os pássaros valentes e os pássaros macios é que os valentes cantam sempre mesmo que as gaiolas estejam juntas (encostadas mesmo), os macios a partir de uma certa distancia deixam de cantar, passam a miar ou deixam de emitir sons para não se fazerem notar, só são considerados pássaros bons os que cantam até 2 ou 3 metros uns dos outros, se os pássaros só cantam a grandes distâncias dos outros então são macios e vamos ter poucas possibilidades de os ouvir juntamente com outros como por exemplo em espaços fechados.

Os tentilhões nascidos e criados em ambiente com grandes níveis de ruído de fundo têm tendência para cantar mais alto para se poderem fazer ouvir e dessa forma poderem demarcar o seu território (por exemplo quedas de agua e outros ambientes ruidosos).

Os pássaros novos preferem sempre qualquer outra cantiga em vez do CHEU, creio que será pela dificuldade de execução do CHEU, pelo que é necessário ter muito cuidado para que possam aprender a cantar correctamente.

No remate em CHEU é frequente os pássaros não conseguirem rematar um CHEU perfeito e então temos os remates a soar um pouco a CHIU ou a CHÃO, mas pertencem sempre ao grupo dos CHEU.

Existem também pássaros que por idade ou por fadiga muscular deixam de rematar CHEU e passam a rematar GEU, o GEU ainda é tolerado pelos passarinheiros, talvez por respeito às velhas glórias e campeões do CHEU, de resto todos os outros remates são de menor categoria.

A eterna problemática do RITOCHEU, para muitos é o pior dos bons cantos, para outros tantos é o melhor dos maus cantares, é uma cantiga fácil para os pássaros e não esforça os músculos da garganta, pássaros com cantiga em RITOCHEU são frequentemente vencedores dos concursos. Eu considero que é o melhor canto dos maus cantares, mas entendo que na classificação pertença ao grupo do CHEU.

Tifona1
Tifona1
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2015
Idade : 33
Localização : Lisboa

Cantos Tentilhão -Download  - Página 9 Empty Re: Cantos Tentilhão -Download

Dom 18 Jan - 11:07
Gostava de sacar alguns cantos mas não consigo...
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos