Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
MarcioM
MarcioM
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 180
Pontos : 250
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/01/2011
Idade : 47
Localização : Araguaína-TO
http://www.disbrava.com.br

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Dom 20 Fev - 12:32
Relembrando a primeira mensagem :

Prezados,

Depois de procurar um texto sobre ninhada de Canário da terra na internet e não encontrar, resolvi então acompanhar a rotina desta ninhada desde dia 1. O nome dos país é: Sinatra X Ava (Ava Gardner foi a segunda mulher de Frank Sinatra)

Ok, então vamos lá. No dia 12/2 foi iniciado o ninho, e somente dia 16/02 iniciaram a postura, e foi efetuada a postura de um ovo diariamente por três dias sem que a canária, hoje (domingo 20/02) Ava foi pra caixa onde está o ninho. vou tentar postar fotos e escrever diariamente. Preciso também saber se vocês amigos e apaixonados pelo nossos amiguinhos amarelos alados tenham interesse sobre este poste, e por favor peçam fotos, ou qualquer outra pergunta. O meu intuito aqui e que possamos ser tão bem informados quanto criadores de outras raças. Um abraço a todos e até o proximo post.


Márcio Messias
Canário da Terra
Diamante Gold
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. SAIBA ESPERAR. Paciencia é a maior VIRTUDE de um Passarinheiro."

"I'm Master of my Faith, Captain of my Soul…"

Paulo C.
Paulo C.
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 57
Pontos : 75
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 56
Localização : Portugal
http://www.passarilreal.com

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Re: Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Qui 17 Mar - 7:22
Parabéns Márcio, lindos Filhotes Fez bem em deixar o macho junto com a fêmea, e como teve oportunidade de ver, ele tem um papel importante na ajuda da fêmea enquanto ela estava na caixinha, alimentando-a, e depois vai ter um papel muito importante na alimentação dos filhotes quando eles sairem do ninho.

Eu Tenho neste momento 4 casais de Canário da terra, sendo que 3 deles estão fazendo ninho ou mesmo iniciando postura. Em todos meus casais, o macho está junto com a fêmea. Optei por este sistema, apesar de saber que existem muitos criadores usando o sistema de um macho para várias fêmeas ou o sistema de deixar o macho apenas junto com a fêmea para a galar e depois tiram. Acho que o papel do macho na ajuda à fêmea, seja a alimentá-la durante o choco ou depois na alimentação dos filhotes, é muito importante. E sou da opinião que este instinto natural do que é o papel dos machos na criação não deve ser perdido. Se continuar a ser privilegiado o método de colocar o macho junto com a fêmea apenas para copular e depois ser retirado, o instinto de criação dos machos acabará por se perder. Poderemos ter a futuro bons galadores, mas perderemos eventualmente os bons machos criadores. E como este instinto se passa também geneticamente de pais para filhos, e para FILHAS, poderemos vir a ter também muitas fêmeas com o instinto de criação diminuído. Isto vai aumentar ainda mais a dificuldade na criação do CT, e como as pessoas gostam é de coisas que facilitem, daí ao uso de amas para fazer criação de CT vai apenas um pequeno passo. Não tenho nada contra o uso de amas, mas apenas como emergência, em caos extremos, e não como método de cria. As espécies devem ser viáveis por si mesmas, e a selecção dos reprodutores para um plantel de criação não deve ser feita apenas pela sua beleza e canto, mas também pela sua boa qualidade enquanto reprodutores.

Desculpem o off-topic [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Eu ia apenas parabenizar o Marcio pelos filhotes, mas fui escrevendo, fui escrevendo e acabei por entrar nesse tema


Um Abraço desde Portugal
Paulo C.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Paulo C.
Paulo C.
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 57
Pontos : 75
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 56
Localização : Portugal
http://www.passarilreal.com

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Re: Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Qui 17 Mar - 7:51
Ainda a propósito deste tema, e não vá algum amigo decidir juntar um casal de qualquer maneira depois de ler o que eu escrevi, deixem-me contar uma historia que ilustra bem alguns cuidados que devemos ter:

Recentemente um amigo brasileiro adepto do método de manter os casais separados e juntar apenas para a cópula, sugeriu-me que devia pelo menos separar os casais um tempo antes de iniciarem a época de criação para lhes dar “fogo” , e eu decidi seguir o conselho. Separei machos e fêmeas em cada gaiola com um separador sem que se pudessem ver. Para o efeito, como os meus separadores são em rede, forrei com papel. Acontece que eles foram destruindo o papel, e como um dos separadores de um dos casais estava com o papel quase todo rasgado, decidi retirar esse e esperar pela chegada de uns separadores metálicos opacos que tinha encomendado para fazer então novamente a separação. O resultado disto foi que esse casal, que sempre tinha estado junto, e apenas pelo motivo de terem estado dois ou três dias separados, o macho simplesmente matou a fêmea. Foi uma imagem horrível de se ver, quando cheguei a casa e dei com a fêmea com a cabeça toda desfeita em sangue.

Por isso, antes de juntarem qualquer casal devem deixá-los separados mas a verem-se e observar muito bem o seu comportamento, preparando-se para intervir ou separá-los de necessário.

Eu aos meus acabei por retirar o papel de todos os separadores dos outros casais, mas deixei os separadores de rede ainda um dia ou dois para cada casal voltar a habituar a se ver e a estar perto, e só depois voltei a juntar. Agora NUNCA MAIS os vou separar.



Se o meu primeiro contacto com CT tivesse sido nesse momento, eu ia ter receio de juntar os casais por medo dos machos matarem as fêmeas e nunca mais os ia deixar juntos, a não ser no breve momento da cópula. Em suma, quanto mais tempo os casais estiverem separados, mais difícil será voltar a juntá-los e em determinado ponto poderá mesmo ser impossível e seremos ‘obrigados’ a usar o método de macho só para a cópula.


Um Abraço desde Portugal
Paulo C.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MarcioM
MarcioM
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 180
Pontos : 250
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/01/2011
Idade : 47
Localização : Araguaína-TO
http://www.disbrava.com.br

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Re: Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Qui 17 Mar - 22:16
Muito legal Paulo, obrigado e parabéns pelo texto. muito bom mesmo.


Márcio Messias
Canário da Terra
Diamante Gold
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. SAIBA ESPERAR. Paciencia é a maior VIRTUDE de um Passarinheiro."

"I'm Master of my Faith, Captain of my Soul…"
Anthony Thell
Anthony Thell
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Re: Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Sex 18 Mar - 22:09
Parabéns Paulo!
MarcioM
MarcioM
Socio do Fórum
Socio do Fórum
Mensagens : 180
Pontos : 250
Reputação : 5
Data de inscrição : 26/01/2011
Idade : 47
Localização : Araguaína-TO
http://www.disbrava.com.br

Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada. - Página 7 Empty Re: Diário de um casal de Canário da Terra durante ninhada.

Sex 18 Mar - 23:42
Fato estranho, hj ava já nao esta mais no ninho… é pq os filhotes ja estao grandes demais ou algo esta errado????


Márcio Messias
Canário da Terra
Diamante Gold
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. SAIBA ESPERAR. Paciencia é a maior VIRTUDE de um Passarinheiro."

"I'm Master of my Faith, Captain of my Soul…"
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos