ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIO
DOENÇAS E MEDICAMENTOS BEIJA FLORES GAIOLAS BUAVA
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Pássaros Domésticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pássaros Domésticos

Mensagem por Eduardo Machado em Sab 5 Ago - 10:37

Pássaros Domésticos

Os pássaros são uma ótima companhia para muitas pessoas que os preferem como animais de estimação. Antes de começar a sonhar com um belo pássaro de estimação, no entanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre as espécies que você pode ter em casa. Saiba mais sobre esses pássaros e escolha um para levar para o seu lar.


Lista de Raças de Pássaros Domésticos de Gaiola

Canários – Os Cantores Domésticos
Esses belos pássaros tem origem nas Ilhas Canárias que estão localizadas na costa oeste da África. O mais curioso é que muitos podem pensar que os romanos batizaram as ilhas com esse nome devido a presença dos canários, mas não o nome vem da presença de cães que em latim é canis. Os primeiros registros de canários datam de aproximadamente 1402.
Quando o canário selvagem (Serinus canarius) foi descoberto era encontrado em cores de tons de verde acinzentado. Contudo, com o passar do tempo muitos criadores desenvolveram várias criações desses pássaros com novas cores. Hoje em dia os canários estão divididos em quatro grupos principais que são: Canários de Cor; Canários de Postura ou Porte; Canários Silvestres e Canários de Canto.


Como é a Reprodução dos Canários

O processo de reprodução de canários dura em média 30 dias começando com a colocação dos ovos até a saída do ninho. É possível detectar a diferença entre fêmeas e machos por meio do seu canto ou ainda pela observação da sua área genital.
Normalmente as canárias botam uma média de 5 ovos, sendo um por dia particularmente na parte da manhã. O casal cuida do choco dos ovos junto e o período de incubação costuma ser de 15 dias.



Como Manter Canários

É possível encontrar uma grande variedade de tipos de gaiolas para canários nas lojas especializadas. A escolha dependerá do objetivo para que se deseja, no caso de quem quer manter os canários em casa a dica é procurar por gaiolas que tenham pelo menos 60 cm de comprimento por 40 cm de altura e largura de 30 cm. A gaiola deve possuir ainda comedouro e bebedouro assim como uma banheira rasa com uns 3 cm e os poleiros para que o pássaro possa permanecer.

SONY DSC

Como manter Calopsitas, Periquitos e Agapornis

Os pássaros Psitacídeos têm como principal característica a alegria e o jeito de gostar de uma boa brincadeira. Para mantê-los em casa a melhor coisa a se fazer é usar gaiolas feitas de arame galvanizado e com um bom espaço de circulação para que os pássaros consigam se distrair.
Ficha Técnica dos Pássaros


Periquito Australiano

Conhecido popularmente como Periquito Australiano (Melopsittacus undulatus) pelo fato de a primeira vez que foi descrito ter sido no continente australiano, esse pássaro, era bastante conhecido pelos povos aborígenes. Pode ser chamado ainda de Periquito Zebrado ou Periquito Ondulado.

A sua cor original era o verde claro tendo a sua cabeça com um tom de amarelo que é o resultado de inúmeras mudanças. Atualmente, é possível encontrar mais de 200 variações de cor desse pássaro. Uma das mutações mais conhecidas é aquela que recebeu o nome de Padrão Inglês pelo fato de ter sido estabelecida pelos ingleses. Nessa variação o periquito possui uma cabeça com mais volume, o corpo relativamente maior e manchas pretas com mais definição.



Agapórnis

Esses pássaros são designados pelo termo “Love Birds” em inglês que tem sua origem da expressão grega ágape (amor) e ornis (pássaro ou ave). A manutenção desses pássaros é bastante simples. Um pássaro monogâmico que mantém o mesmo par por toda a sua vida.

A origem dos Agapórnis é o continente africano especialmente países como Zimbabue, Madagascar e Namíbia. Nesse gênero Agapórnis estão contidas nove espécies sendo que a menor delas é a Agapornis cana que possui em média 13 cm. A espécie de maior tamanho é a A. taranta que conta com mais ou menos 18 cm.



Dicas Para Gaiolas

Para ter um pássaro desse gênero em casa é essencial ter uma gaiola que possua ninho horizontal no estilo caixa. Deve ainda ser uma gaiola com quarto e sala sendo que o quarto deve ser côncavo. Em geral essas aves colocam entre 2 e 6 ovos que podem ter a sua eclosão em mais ou menos 23 dias depois que são colocados. O ninho usado para a espécie A. fisher pode ser vertical.


Calopsita

As aves calopsitas (Nymphicus hollandicus) tem sua origem na Austrália e se destacam dentre as espécies de aves que mais fazem sucesso no mundo. Uma ave dessas pode viver até 18 anos se forem bem cuidadas. Vivendo na natureza essas aves gostam de fazer a nidificação em troncos de árvores mortas e costumam viver perto de cachoeiras ou rios. Existem diferentes colorações de calopsitas que são resultantes de cruzamentos planejados originando padrões diferentes como o arlequim, canela e o prata.


A Reprodução das Calopsitas

Os machos dessa espécie tem uma cor mais intensa na sua face diferente das fêmeas. Quando um casal de calopsitas é formado fica junto para o resto da vida. Observe que se você vai ter um casal de calopsitas é necessário ter uma gaiola que esteja preparada para tal. A gaiola deverá ter um ninho que seja no estilo caixa com mais ou menos uns 35 cm de altura e largura de 20 cm. Uma ave dessas coloca em média 5 ovos. O choco dos ovos é feito pelo casal e a eclosão acontece num período de mais ou menos 18 dias.


Pássaros Exóticos

São chamados de pássaros exóticos os pássaros que são passeriformes (não Psitacídeos), que não tem sua origem em território brasileiro. Dentre os pássaros que fazem parte desse grupo estão Diamante do Gould, Calafate e Freirinha. Como esse tipo de pássaro realiza voos horizontais precisa de gaiolas mais compridas do que altas.
Uma gaiola para um casal de pássaros exóticos deve ter em média um comprimento de 70 cm, com largura e altura de 40 cm. Deve existir uma distância pequena entre os arames que compõem a gaiola uma vez que muitas espécies exóticas são pequenas podendo escapar por entre os arames. Lembre-se que o conforto desses pássaros é algo de extrema importância.

Com a alta extinção das aves, mas precisamente de pássaros, que são capturados ilegalmente nas florestas, o IBAMA instaurou uma lei que define quais espécies de pássaros podem ser mantidos como domésticos, elevando a preservação dos mesmos e colocando tudo dentro da devida lei.
Assim muitos pássaros são hoje considerados a nível doméstico, como os calopsitas, os canários, alguns tipos de sabias, entre muitos outros.

Até mesmo periquitos se enquadram nessa lista selecionada pelo IBAMA, exemplo disso está nos belos agapornes, entre muitos outros periquitos que conseguem levar uma vida saudável e protegida dentro das casas brasileiras, sob realmente a proteção humana.


Além é claro que os pássaros são ótima companhia, e encantam a todos com seus cantos, ajudando principalmente crianças na recuperação de doenças e motivando as mesmas todos dos dias com seus cantos e toda a alegria que trazem.
Os pássaros domésticos estão cada vez mais presentes em locais seguros de vendas, como enormes pets shops espalhadas por todo o país, e que garantem controle de natalidade na listagem do IBAMA.

avatar
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 15777
Pontos : 19654
Reputação : 1338
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 35
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pássaros Domésticos

Mensagem por Eduardo Machado em Ter 22 Ago - 11:13

Bom dia amigos Criadores , não deixe de ler ... Pássaros domésticos ! 
Ate mais e boa sorte na criação 

avatar
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 15777
Pontos : 19654
Reputação : 1338
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 35
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum