Página 2 de 2 •
1, 2

- Luan LacintaModerador Exóticos
- Mensagens : 246
Pontos : 366
Reputação : 50
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 30
Localização : Sobral Ceara
MANEJOS PARA REPRODUÇÃO: Diamante Mandarim
Sex 6 maio - 23:34
Relembrando a primeira mensagem :
Boa noite criadores.
Hoje vamos falar um pouco sobre manejos na reprodução do Diamante Mandarim, Obviamente, que esses podem ser usados em outras espécies de pássaros, então vamos usar esse tópico para transmissão de informação.
A reprodução do Diamante Mandarim é extremamente fácil, e, é reconhecida a sua prolificidade no mundo da ornitologia.
Dependendo das condições em que as aves são mantidas, os Diamante Mandarim podem chegar a criar durante todo o ano, no entanto, é aconselhável estabelecer um período para a reprodução.
A partir dos 9 meses de idade (idade recomendada para o início da procriação),
Depois do ritual de acasalamento, a fêmea coloca entre 4 a 8, podendo chegar até a 10 ovos por postura. Os ovos eclodem em cerca de 14 dias.
As crias estão prontas para abandonar os pais ao fim de mais ou menos 20 dias, altura em que os progenitores já começam a preparar nova postura.
1- GAIOLA PARA A REPRODUÇÃO
O casal necessita estar alojado numa gaiola que o conforte, e que permita que os Diamantes Mandarins se sintam confortáveis para receber a sua prole.
No meu criatório eu utilizo esse tipo de gaiola(ver imagem abaixo), suas medidas são: ALTURA: 32CM, LARGURA 24,5CM, COMPRIMENTO: 45CM.
Nessa gaiola da perfeitamente para eles reproduzirem, mas há quem prefira gaiolas maiores.
2- O NINHO
O ninho pode variar de criador, citarei alguns abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui eu utilizo o ninho caixa (como o da foto a cima), pois para o meu manejo, é o que melhor se encaixa. Explicarei abaixo, o porque disso.
Temos também o ninho túnel, que é muito utilizado por criadores que procriam em viveiros coletivos. (exemplos abaixo)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E por último, vem o ninho taça, o mesmo usado para os canários.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eu tenho uma crítica muito pessoal quanto ao uso dos ninhos taça e túnel.
Primeiro vamos falar do ninho túnel, eu particularmente não gosto dele, pois fica meio limitado estar olhando os ovos/filhotes, per ser fechado por completo.
O ninho taça (ninho de canários), acho muito aberto, e já vi casos dos mandarins não se sentirem a vontade neles, e acabar abandonando o ninho.
Par ao manejo que eu faço durante a reprodução, o que melhor de encaixa é o ninho tipo caixa, pois facilita na retirada dos ovos, e ao trato dos filhotes.
Durante todos os períodos a alimentação deve ser reforçada, mas no período de reprodução, ela tem algumas peculiaridades.
1- FARINHADA
Durante a reprodução uma farinhada de qualidade pode ser todo o diferencial dessa época.
Uma boa farinhada pode impedir que os Diamantes Mandarins sofram de carências nutricionais, e até mesmo pode auxiliar e muito no crescimento dos filhotes. Vamos as dicas.
Aqui irei falar sobre o meu manejo quanto a farinha, para a época de reprodução.
Eu mesmo produzo a minha farinhada, pois aqui na minha cidade, as industrializadas de qualidade como a cc2030 e a Protein Pássaros (PP), estão com preços abusivos, o pacote de 1kg não sai por menos de 22 reais. Então eu decidi fazer a minha própria farinhada, mas quem tiver oportunidade de comprar uma farinhada pronta, de qualidade eu aconselho que compre.
NO SPOILER ESTA OS INGREDIENTES DA MINHA FARINHADA.
1.1- ADITIVOS PARA A FARINHADA, NO PERÍODO DE REPRODUÇÃO.
1.1.1- Kit Fertilidade ou Kit Reprodução.
Durante a reprodução eu acrescento alguns "Aditivos" á farinhada, também conhecidos como KIT REPRODUÇÃO ou KIT FERTILIDADE.
Esse kit é formado por 3 produtos, PROMATER, SPIRULINA E ORGANEW. Então vamos a explicação dos produtos, e o modo de usar.
A) PROMATER
É indicado para todas as espécies animais em fase de reprodução. Indicado também para fêmeas gestantes ou em época de postura.
DIFERENCIAIS
- Possui elementos voltados para a performance reprodutiva;
- Contém Beta Caroteno e Vitamina A, importantes antioxidantes;
- Contém Arginina, Vitamina E, Ácido Fólico e L-Carnitina;
*OBS 1: EU aconselho usar o PROMATER em pó, pois rende mais, e é adicionado a farinhada
*OBS 2: Só se deve adicionar 5 gramas de PROMATER por quilo de farinhada.
B) SPIRULINA
Por ser rica em nutrientes com alta disponibilidade e de fácil digestão, ela é considerada um "super alimento". Ela possui na sua constituição 18 dos 22 aminoácidos, beta-caroteno e é uma excelente fonte de Vitaminas do complexo B, particularmente a Vitamina B12, Vitamina E, Ferro e mais outros 14 minerais. Contém clorofila e fenilalanina.
*OBS: Só se deve adicionar 8 gramas por quilo de farinhada.
C) ORGANEW
Suplemento, contendo Aminoácidos, Vitaminas, Leveduras e Prebiótico, indicado para animais em crescimento, ganho de peso, aumento da performance, estímulo do apetite, melhora na conversão alimentar e no desempenho reprodutivo.
Organew contém leveduras vivas, FOS e MOS, que auxiliam no desenvolvimento de uma microbiota intestinal saudável, proporcionando melhor digestibilidade dos alimentos e, conseqüentemente, aumento da eficiência alimentar.
NÍVEIS DE GARANTIA POR KG DO PRODUTO (Esta tudo no spoiler, só abrir e ler)
*OBS: Só se deve adicionar 5 gramas por quilo de farinhada.
1.1.2- Tribulus Terretris.
Tribulus terrestris, da família Zygophyllaceae, é uma erva daninha nativa de regiões quentes, temperadas e tropicais do Velho Mundo, como o sul da Europa e sul da Ásia, além de ao longo da África e da Austrália. Wikipédia
O tribulus terretris tem como maior função a recuperação da libido, do apetite sexual, tratamento da impotência sexual, da infertilidade e etc.
Outra funcionalidade é o aumento no numero de espermatozoides assim como sua motilidade. O aumento de testosterona livre feita pelo tribulus terretris, se dá pelo estimulo natural da glande pituitária, que promove um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH) e consequentemente, o aumento da testosterona livre em homens e da progesterona nas mulheres.
Visto o que foi exposto a cima, e trazendo isso para as aves, o uso do Tribulus Terretris faz alguns efeitos como: aumento o apetite sexual do casal, diminuição dos ovos brancos (não galados), aumento da atividade do casal e por fim, aumento do numero de ovos por postura.
MAS ONDE DEVE COMPRAR O TRIBULUS TERRETRIS?
R: Eu Recomendo que mande manipular, em alguma farmácia de manipulação, pois assim você irá pegar ele puro, sem nenhum aditivo, lembrando que esse é um produto natural.
A utilização do Tribulus Terretris deve ser dada de acordo com a ave que você cria.
A) Diamante Mandarim
No Diamante Mandarim eu venho ministrando o Tribulus Terretris durante todo o ano, em quantidades diferentes para cada época.
Durante o período de descanso eu utilizo apenas 3 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
Durante o período de reprodução eu utilizo apenas 5 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
A quantidade para os Diamantes Mandarins deve ser essa, pois já são aves que colocam muitos ovos. Neles, a intensão não é aumentar a quantidade de ovos por postura, e sim aumentar os hormônios do casal, para evitar os ovos brancos. (ovos não galados)
B) Canários Belgas
Para os Canários eu também ministro tribulus terretris durante o ano todo, em quantidade diferentes.
Durante o período de descanso eu utilizo 4 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
Durante o período de reprodução eu utilizo apenas 8 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
*OBS: TANTO PARA OS CANÁRIOS QUANTO PARA O DIAMANTE MANDARIM: Quando Notar que a fêmea esta colocando ovo demais, deve baixar a quantidade de Tribulus Terretris.
Como por exemplo: Se uma canária botar acima de 6~7 ovos, é interessante reduzir para 6 gramas a quantidade de Tribulus Terretris, pois a quantidade de ovo por postura pode desgastar a canária, e óbvio que isso não é o objetivo.
2- MISTURA DE SEMENTES
A mistura de sementes para o Diamante Mandarim não é segredo. Abaixo segue a tabela que eu utilizo.
Valores Para 1 KG de mistura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
*OBS: Quem cria canários, deve se atentar a essa mistura, pois dificilmente os canários irão comer o paiço, pois é uma semente muito dura, e eles não mostram tanto interesse.
3- CÁLCIO, E A SUA IMPORTÂNCIA NA DIETA DE UMA AVE.
Uma fonte de cálcio deve ser fornecida a qualquer ave durante o ano todo. Essas fontes podem ser: Areia própria para pássaros, osso de siba, blocos de cálcio (bicador) e ovo cozido com casca.
Durante o período de reprodução o cálcio tem um papel importante no organismo da fêmea, que é formar os ovos.
Quando a fêmea esta com deficiência de cálcio no organismo pode ocorrer famoso ovo sem casca, pois com a deficiência, se torna impossível a fêmea produzir o ovo tal como somos acostumados a ver.
Com a deficiência do cálcio pode acontecer da fêmea e do macho comerem os ovos, ou até mesmo os filhotes depois de nascidos (em especial bicos e pernas), afim de tentar suprir a sua necessidade de cálcio.
Se você deixar sempre uma fonte de cálcio durante o ano todo para o seu casal, os casos citados nunca irão acontecer.
Em casos mais extremos, como os citados, é indicado usar algum suplemento de cálcio, como o Avitrin Cálcio, SEMPRE SEGUIR A BULA.
1- HÁ NECESSIDADE DE USAR?
Durante a reprodução o Diamante Mandarim gasta muito de suas reservas e forças, há criadores que utilizam de POLIVITAMÍNICOS para suprir junto com a alimentação as necessidades da ave.
No mercado temos várias marcas de POLIVITAMÍNICOS, mas sempre vem a duvida, qual usar?
Disponíveis no mercado temos: Avitrin Complexo Vitamínico, Glicopan Gold e o mais usado pelos criadores, o Vita Gold.
Recentemente os criadores tem conseguido melhores resultados com o Glicopan Gold, pois ele apresenta uma dosagem maior de algumas vitaminas e aminoácidos, e também apresenta um número maior de vitaminas e aminoácidos que seus concorrentes.
Ambos os POLIVITAMÍNICOS citados podem ser usados durante todo o ano, e épocas.
Agora vou ao meu manejo.
Eu a poucos meses venho usando um POLIVITAMÍNICO da farmácia humana, o ProtoVit Plus.
Mas com tantas opções especificas para aves no mercado, porque você resolveu usar o ProtoVit plus?
Avaliando a bula de todos os POLIVITAMÍNICOS e a bula do ProTovit Plus, avaliei que ele tem uma grande concentração de vitamina E, o que ajuda e muito na reprodução de todas as aves. dentre as outra vitaminas, como A, B1, B2, B5, B6, C e D.
Como o mesmo não é um POLIVITAMÍNICO para aves, deve ser ministrado com muita cautela, e em pequenas quantidades.
Sendo assim venho ministrando o POLIVITAMÍNICO ProtoVit Plus da seguinte maneira: 1 gota em um bebedouro de 50ml de água, aplicação feita durante 7 dias seguidos e pausando 7 dias seguidos, e assim vai se fazendo o ciclo.
Diferente dos POLIVITAMÍNICOS próprio para aves, esse não pode ser dado todos os dias.
Verei os resultados com ele agora em JULHO, quando eu juntar todos os casais.
2- HIPERVITAMINOSE
refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos. Sendo assim, isso ocorre quando a vitamina é ministrada em excesso, não observando as orientações da bula.
Isso pode levar a vários problemas, e até mesmo a morte da ave em alguns casos.
Então devemos ser muito cautelosos nesses casos.
Casos note uma HIPERVITAMINOSE em alguma ave, deve imediatamente suspender toda e qualquer vitamina pelo período minimo de 15 dias.
Boa noite criadores.
Hoje vamos falar um pouco sobre manejos na reprodução do Diamante Mandarim, Obviamente, que esses podem ser usados em outras espécies de pássaros, então vamos usar esse tópico para transmissão de informação.
REPRODUÇÃO DO DIAMANTE MANDARIM
A reprodução do Diamante Mandarim é extremamente fácil, e, é reconhecida a sua prolificidade no mundo da ornitologia.
Dependendo das condições em que as aves são mantidas, os Diamante Mandarim podem chegar a criar durante todo o ano, no entanto, é aconselhável estabelecer um período para a reprodução.
A partir dos 9 meses de idade (idade recomendada para o início da procriação),
Depois do ritual de acasalamento, a fêmea coloca entre 4 a 8, podendo chegar até a 10 ovos por postura. Os ovos eclodem em cerca de 14 dias.
As crias estão prontas para abandonar os pais ao fim de mais ou menos 20 dias, altura em que os progenitores já começam a preparar nova postura.
1- GAIOLA PARA A REPRODUÇÃO
O casal necessita estar alojado numa gaiola que o conforte, e que permita que os Diamantes Mandarins se sintam confortáveis para receber a sua prole.
No meu criatório eu utilizo esse tipo de gaiola(ver imagem abaixo), suas medidas são: ALTURA: 32CM, LARGURA 24,5CM, COMPRIMENTO: 45CM.
Nessa gaiola da perfeitamente para eles reproduzirem, mas há quem prefira gaiolas maiores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
2- O NINHO
O ninho pode variar de criador, citarei alguns abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui eu utilizo o ninho caixa (como o da foto a cima), pois para o meu manejo, é o que melhor se encaixa. Explicarei abaixo, o porque disso.
Temos também o ninho túnel, que é muito utilizado por criadores que procriam em viveiros coletivos. (exemplos abaixo)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E por último, vem o ninho taça, o mesmo usado para os canários.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eu tenho uma crítica muito pessoal quanto ao uso dos ninhos taça e túnel.
Primeiro vamos falar do ninho túnel, eu particularmente não gosto dele, pois fica meio limitado estar olhando os ovos/filhotes, per ser fechado por completo.
O ninho taça (ninho de canários), acho muito aberto, e já vi casos dos mandarins não se sentirem a vontade neles, e acabar abandonando o ninho.
Par ao manejo que eu faço durante a reprodução, o que melhor de encaixa é o ninho tipo caixa, pois facilita na retirada dos ovos, e ao trato dos filhotes.
DICAS DE MANEJO PARA A REPRODUÇÃO.
ALIMENTAÇÃO.
Durante todos os períodos a alimentação deve ser reforçada, mas no período de reprodução, ela tem algumas peculiaridades.
1- FARINHADA
Durante a reprodução uma farinhada de qualidade pode ser todo o diferencial dessa época.
Uma boa farinhada pode impedir que os Diamantes Mandarins sofram de carências nutricionais, e até mesmo pode auxiliar e muito no crescimento dos filhotes. Vamos as dicas.
Aqui irei falar sobre o meu manejo quanto a farinha, para a época de reprodução.
Eu mesmo produzo a minha farinhada, pois aqui na minha cidade, as industrializadas de qualidade como a cc2030 e a Protein Pássaros (PP), estão com preços abusivos, o pacote de 1kg não sai por menos de 22 reais. Então eu decidi fazer a minha própria farinhada, mas quem tiver oportunidade de comprar uma farinhada pronta, de qualidade eu aconselho que compre.
NO SPOILER ESTA OS INGREDIENTES DA MINHA FARINHADA.
- Spoiler:
- QUANTIA DE 4,5 KG DE FARINHADA.
1 KG: Farinha de Rosca (eu compro em uma padaria, é feita de pão seco)
1 KG: Farinha de Milho em Flocos
500 GRAMAS: Aveia em Flocos
500 GRAMAS: Mucilon de Milho
500 GRAMAS: Mucilon de Arroz
500 GRAMAS: Mucilon de Banana
500 GRAMAS: Soja Texturisada
1 COLHER: de chá de sal
*OBS 1: Se quiser usar o mucilon de único sabor pode usar.
*OBS 2: Os valores deve ser adequados para o seu consumo mensal.
1.1- ADITIVOS PARA A FARINHADA, NO PERÍODO DE REPRODUÇÃO.
1.1.1- Kit Fertilidade ou Kit Reprodução.
Durante a reprodução eu acrescento alguns "Aditivos" á farinhada, também conhecidos como KIT REPRODUÇÃO ou KIT FERTILIDADE.
Esse kit é formado por 3 produtos, PROMATER, SPIRULINA E ORGANEW. Então vamos a explicação dos produtos, e o modo de usar.
A) PROMATER
É indicado para todas as espécies animais em fase de reprodução. Indicado também para fêmeas gestantes ou em época de postura.
DIFERENCIAIS
- Possui elementos voltados para a performance reprodutiva;
- Contém Beta Caroteno e Vitamina A, importantes antioxidantes;
- Contém Arginina, Vitamina E, Ácido Fólico e L-Carnitina;
*OBS 1: EU aconselho usar o PROMATER em pó, pois rende mais, e é adicionado a farinhada
*OBS 2: Só se deve adicionar 5 gramas de PROMATER por quilo de farinhada.
B) SPIRULINA
Por ser rica em nutrientes com alta disponibilidade e de fácil digestão, ela é considerada um "super alimento". Ela possui na sua constituição 18 dos 22 aminoácidos, beta-caroteno e é uma excelente fonte de Vitaminas do complexo B, particularmente a Vitamina B12, Vitamina E, Ferro e mais outros 14 minerais. Contém clorofila e fenilalanina.
*OBS: Só se deve adicionar 8 gramas por quilo de farinhada.
C) ORGANEW
Suplemento, contendo Aminoácidos, Vitaminas, Leveduras e Prebiótico, indicado para animais em crescimento, ganho de peso, aumento da performance, estímulo do apetite, melhora na conversão alimentar e no desempenho reprodutivo.
Organew contém leveduras vivas, FOS e MOS, que auxiliam no desenvolvimento de uma microbiota intestinal saudável, proporcionando melhor digestibilidade dos alimentos e, conseqüentemente, aumento da eficiência alimentar.
NÍVEIS DE GARANTIA POR KG DO PRODUTO (Esta tudo no spoiler, só abrir e ler)
- Spoiler:
- Proteína Bruta (Mín.)……………………………………………..22,13 %
Matéria Fibrosa (Máx.)…………………………………………….8,66 %
Extrato Etéreo (Mín.)…………………………………………………..5 %
Umidade……………………………………………………………….4,8 %
Vitamina B1………………………………………………………..6,75 mg
Vitamina B2…………………………………………………………..19 mg
Vitamina B6……………………………………………………..13,468 mg
Vitamina B12………………………………………………………..24 mcg
Biotina………………………………………………………………..2,8 mg
Niacina………………………………………………………………20,3 mg
Ácido Fólico…………………………………………………………..10 mg
Inositol……………………………………………………………..1.200 mg
DL-Metionina…………………………………………………………….4 g
Cistina…………………………………………………………………1,28 g
Glicina…………………………………………………………………7,21 g
Valina………………………………………………………………….9,17 g
Prolina…………………………………………………………………6,08 g
Colina………………………………………………………………..774 mg
Isoleucina……………………………………………………………..7,73 g
Lisina…………………………………………………………………12,79 g
Histidina………………………………………………………………..4,57 g
Arginina………………………………………………………………..6,95 g
Fenilalanina……………………………………………………………8,57 g
Leucina……………………………………………………………….12,14 g
Serina…………………………………………………………………..6,98 g
Treonina……………………………………………………………….9,94 g
L-Lisina…………………………………………………………………….5 g
Alanina………………………………………………………………..10,89 g
Metionina………………………………………………………………3,25 g
Tirosina………………………………………………………………..3,78 g
Ácido Glutâmico…………………………………………………….19,17 g
Triptofano………………………………………………………………1,8 g
Ácido Aspártico……………………………………………………..17,35 g
FOS………………………………………………………………………..2 g
MOS………………………………………………………………………..1 g
Saccharomyces cerevisiae…………………………………….9×109 UFC
Cálcio (Máx.)…………………………………………………………0,18 %
Fósforo (Mín.)………………………………………………………0,021 %
Veículo q.s.p………………………………………………………..1.000 g
*OBS: Só se deve adicionar 5 gramas por quilo de farinhada.
1.1.2- Tribulus Terretris.
Tribulus terrestris, da família Zygophyllaceae, é uma erva daninha nativa de regiões quentes, temperadas e tropicais do Velho Mundo, como o sul da Europa e sul da Ásia, além de ao longo da África e da Austrália. Wikipédia
O tribulus terretris tem como maior função a recuperação da libido, do apetite sexual, tratamento da impotência sexual, da infertilidade e etc.
Outra funcionalidade é o aumento no numero de espermatozoides assim como sua motilidade. O aumento de testosterona livre feita pelo tribulus terretris, se dá pelo estimulo natural da glande pituitária, que promove um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH) e consequentemente, o aumento da testosterona livre em homens e da progesterona nas mulheres.
Visto o que foi exposto a cima, e trazendo isso para as aves, o uso do Tribulus Terretris faz alguns efeitos como: aumento o apetite sexual do casal, diminuição dos ovos brancos (não galados), aumento da atividade do casal e por fim, aumento do numero de ovos por postura.
MAS ONDE DEVE COMPRAR O TRIBULUS TERRETRIS?
R: Eu Recomendo que mande manipular, em alguma farmácia de manipulação, pois assim você irá pegar ele puro, sem nenhum aditivo, lembrando que esse é um produto natural.
A utilização do Tribulus Terretris deve ser dada de acordo com a ave que você cria.
A) Diamante Mandarim
No Diamante Mandarim eu venho ministrando o Tribulus Terretris durante todo o ano, em quantidades diferentes para cada época.
Durante o período de descanso eu utilizo apenas 3 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
Durante o período de reprodução eu utilizo apenas 5 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
A quantidade para os Diamantes Mandarins deve ser essa, pois já são aves que colocam muitos ovos. Neles, a intensão não é aumentar a quantidade de ovos por postura, e sim aumentar os hormônios do casal, para evitar os ovos brancos. (ovos não galados)
B) Canários Belgas
Para os Canários eu também ministro tribulus terretris durante o ano todo, em quantidade diferentes.
Durante o período de descanso eu utilizo 4 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
Durante o período de reprodução eu utilizo apenas 8 gramas de tribulus terretris por quilo de farinhada
*OBS: TANTO PARA OS CANÁRIOS QUANTO PARA O DIAMANTE MANDARIM: Quando Notar que a fêmea esta colocando ovo demais, deve baixar a quantidade de Tribulus Terretris.
Como por exemplo: Se uma canária botar acima de 6~7 ovos, é interessante reduzir para 6 gramas a quantidade de Tribulus Terretris, pois a quantidade de ovo por postura pode desgastar a canária, e óbvio que isso não é o objetivo.
2- MISTURA DE SEMENTES
A mistura de sementes para o Diamante Mandarim não é segredo. Abaixo segue a tabela que eu utilizo.
Valores Para 1 KG de mistura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
*OBS: Quem cria canários, deve se atentar a essa mistura, pois dificilmente os canários irão comer o paiço, pois é uma semente muito dura, e eles não mostram tanto interesse.
3- CÁLCIO, E A SUA IMPORTÂNCIA NA DIETA DE UMA AVE.
Uma fonte de cálcio deve ser fornecida a qualquer ave durante o ano todo. Essas fontes podem ser: Areia própria para pássaros, osso de siba, blocos de cálcio (bicador) e ovo cozido com casca.
Durante o período de reprodução o cálcio tem um papel importante no organismo da fêmea, que é formar os ovos.
Quando a fêmea esta com deficiência de cálcio no organismo pode ocorrer famoso ovo sem casca, pois com a deficiência, se torna impossível a fêmea produzir o ovo tal como somos acostumados a ver.
Com a deficiência do cálcio pode acontecer da fêmea e do macho comerem os ovos, ou até mesmo os filhotes depois de nascidos (em especial bicos e pernas), afim de tentar suprir a sua necessidade de cálcio.
Se você deixar sempre uma fonte de cálcio durante o ano todo para o seu casal, os casos citados nunca irão acontecer.
Em casos mais extremos, como os citados, é indicado usar algum suplemento de cálcio, como o Avitrin Cálcio, SEMPRE SEGUIR A BULA.
POLIVITAMÍNICOS
1- HÁ NECESSIDADE DE USAR?
Durante a reprodução o Diamante Mandarim gasta muito de suas reservas e forças, há criadores que utilizam de POLIVITAMÍNICOS para suprir junto com a alimentação as necessidades da ave.
No mercado temos várias marcas de POLIVITAMÍNICOS, mas sempre vem a duvida, qual usar?
Disponíveis no mercado temos: Avitrin Complexo Vitamínico, Glicopan Gold e o mais usado pelos criadores, o Vita Gold.
Recentemente os criadores tem conseguido melhores resultados com o Glicopan Gold, pois ele apresenta uma dosagem maior de algumas vitaminas e aminoácidos, e também apresenta um número maior de vitaminas e aminoácidos que seus concorrentes.
Ambos os POLIVITAMÍNICOS citados podem ser usados durante todo o ano, e épocas.
Agora vou ao meu manejo.
Eu a poucos meses venho usando um POLIVITAMÍNICO da farmácia humana, o ProtoVit Plus.
Mas com tantas opções especificas para aves no mercado, porque você resolveu usar o ProtoVit plus?
Avaliando a bula de todos os POLIVITAMÍNICOS e a bula do ProTovit Plus, avaliei que ele tem uma grande concentração de vitamina E, o que ajuda e muito na reprodução de todas as aves. dentre as outra vitaminas, como A, B1, B2, B5, B6, C e D.
Como o mesmo não é um POLIVITAMÍNICO para aves, deve ser ministrado com muita cautela, e em pequenas quantidades.
Sendo assim venho ministrando o POLIVITAMÍNICO ProtoVit Plus da seguinte maneira: 1 gota em um bebedouro de 50ml de água, aplicação feita durante 7 dias seguidos e pausando 7 dias seguidos, e assim vai se fazendo o ciclo.
Diferente dos POLIVITAMÍNICOS próprio para aves, esse não pode ser dado todos os dias.
Verei os resultados com ele agora em JULHO, quando eu juntar todos os casais.
2- HIPERVITAMINOSE
refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos. Sendo assim, isso ocorre quando a vitamina é ministrada em excesso, não observando as orientações da bula.
Isso pode levar a vários problemas, e até mesmo a morte da ave em alguns casos.
Então devemos ser muito cautelosos nesses casos.
Casos note uma HIPERVITAMINOSE em alguma ave, deve imediatamente suspender toda e qualquer vitamina pelo período minimo de 15 dias.
POSTURA E FILHOTES
1- OVOS INDEX/OVOS DE PLÁSTICO.
Em toda criação de qualquer ave é interessante trocar os ovos verdadeiros por ovos de plástico. Um dos benefícios desse manejo, é que todos os filhotes vão nascer no mesmo dia, vamos entender melhor mais abaixo.
Notei em meus Diamantes Mandarins, que desde o primeiro ovo a fêmea já fica chocando, assim nascendo um filhote por dia. E isso ocasiona um mal para a prole, pois se a fêmea botar 8 ovos, em tese, quando o ultimo filhote nascer, o primeiro já vai estar com 8 dias de vida, assim esse ultimo filhote esta com sua morte destinada, pois, os que nasceram antes dele, podem matar o mesmo por asfixia, ou o caçula poderá morrer de fome, pois esse menor não terá a capacidade de disputar comida com os outros.
2- TRATANDO DOS FILHOTES E SUA SEPARAÇÃO.
Notei em meus Diamantes Mandarins, que desde o primeiro ovo a fêmea já fica chocando, assim nascendo um filhote por dia. E isso ocasiona um mal para a prole, pois se a fêmea botar 8 ovos, em tese, quando o ultimo filhote nascer, o primeiro já vai estar com 8 dias de vida, assim esse ultimo filhote esta com sua morte destinada, pois, os que nasceram antes dele, podem matar o mesmo por asfixia, ou o caçula poderá morrer de fome, pois esse menor não terá a capacidade de disputar comida com os outros.
2- TRATANDO DOS FILHOTES E SUA SEPARAÇÃO.
Em 99% dos casos tanto a fêmea quanto o macho alimenta os filhotes, mas há casos em que somente a fêmea fará esse papel, então é razoável, você criador ajudar ela nessa tarefa, quando o número de filhotes for grande.
Com os meus Diamantes Mandarins nunca aconteceu do macho não ajudar a fêmea na tarefa de alimentar os filhotes.
Mas com outras espécies, já aconteceu, como por exemplo, os canários.
Nisso quando alguma fêmea está com mais de 4 filhotes, e o pai não ajuda na alimentação deles, eu costumo alimentar eles duas vezes ao dia, durante a manhã, e no finalzinho de tarde.
É extremamente necessário usar uma papinha adequada para eles.
Eu indico a alcon, sempre usei ela e é muito boa.
Com os meus Diamantes Mandarins nunca aconteceu do macho não ajudar a fêmea na tarefa de alimentar os filhotes.
Mas com outras espécies, já aconteceu, como por exemplo, os canários.
Nisso quando alguma fêmea está com mais de 4 filhotes, e o pai não ajuda na alimentação deles, eu costumo alimentar eles duas vezes ao dia, durante a manhã, e no finalzinho de tarde.
É extremamente necessário usar uma papinha adequada para eles.
Eu indico a alcon, sempre usei ela e é muito boa.
Para fazer essa alimentação, deve ser usado:
Uma Pipeta
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ou uma seringa apropriada para o ato.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sobre a separação dos filhotes de seus pais, não tem uma quantidade de dias correta para isso.
mas gira entorno dos 25~30 dias de nascidos, ou assim que começarem a comer sozinhos.
Para estimular os filhotes a comerem sozinhos eu coloco uma banheira com farinhada no fundo da gaiola, e sempre deixo a disposição almeirão ou couve.
mas gira entorno dos 25~30 dias de nascidos, ou assim que começarem a comer sozinhos.
Para estimular os filhotes a comerem sozinhos eu coloco uma banheira com farinhada no fundo da gaiola, e sempre deixo a disposição almeirão ou couve.
____________________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.
- SergioSantos(Serginho)Passarinheiro Intermediário
- Mensagens : 249
Pontos : 326
Reputação : 59
Data de inscrição : 24/08/2015
Idade : 52
Localização : Florianópolis
Re: MANEJOS PARA REPRODUÇÃO: Diamante Mandarim
Sex 3 Fev - 14:53
Célia boa tarde
O promater tem na sua formula o tribulus terretreis se não tem onde eu posso encontrar.
O promater tem na sua formula o tribulus terretreis se não tem onde eu posso encontrar.
- Luan LacintaModerador Exóticos
- Mensagens : 246
Pontos : 366
Reputação : 50
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 30
Localização : Sobral Ceara
Re: MANEJOS PARA REPRODUÇÃO: Diamante Mandarim
Dom 5 Fev - 14:40
Não tem no promater não, você compra a parte.SergioSantos(Serginho) escreveu:Célia boa tarde
O promater tem na sua formula o tribulus terretreis se não tem onde eu posso encontrar.
pode ser encontrado em lojas de suplementos.
Eu mando manipular na farmácia de manipulação.
____________________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.