Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O CANTO DO AZULÃOQua 5 Jun - 10:00Eduardo Machado
ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE AZULÃOQua 5 Jun - 9:59Eduardo Machado
Azulão frioQua 5 Jun - 9:27Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoQua 5 Jun - 9:21Eduardo Machado
Aves legalizadas à venda!Qua 5 Jun - 9:20Eduardo Machado
Vendo Anilhador! (VENDIDO)Seg 3 Jun - 11:13Eduardo Machado
Esse sou EUDom 26 maio - 9:41Eduardo Machado
Quando devo realizar exames na minha ave?Qua 22 maio - 10:14Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo  Empty Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo

Seg 14 Mar - 21:48
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Coincide com o período chuvoso, nos meses de Setembro a Março, nas estações de Primavera e Verão. 

A maioria dos animais escolhem esta época para reproduzir-se. É o período onde a mais oferta de alimento como insetos e frutos silvestres e também é o período do ano com mais umidade do ar, o que proporciona uma boa eclosão dos ovos. Também é o período do ano que temos maior incidência de luz solar o que faz com que os animais e pássaros recebam diretamente esta luz em seus cérebros fazendo com que o período reprodutivo seja despertado.

No manejo, nunca deixar juntos por período muito longo o casal, se estiver criando em gaiolas, pois assim não haverá o cortejo do macho pela fêmea. 

Só manter juntos o casal se estiverem em viveiros ou gaiolões e caso aconteça a reprodução, a uma grande vantagem, a fêmea logo quando os filhotes saírem do ninho, já começa a abaixar e pedir gala novamente para iniciar uma nova reprodução, deixando em grande parte da alimentação dos filhotes da postura anterior, para o macho.

Mas é um processo mais difícil, o de maior resultado é a criação mantendo o casal em gaiolas separadas (poligamia) e em geral a fêmea tratando separadamente dos filhotes. 

A grande vantagem é que, um único macho pode servir até 06 fêmeas. Aconselho a quem quer começar uma criação, adquirir pelo menos 02 machos e quatro fêmeas.

Os machos disputando canto no criatório estimulam as fêmeas e se algumas delas começarem a abaixar e pedir gala, também estimulam as outras fêmeas a pedir gala.

A separação é feita por chapas cegas nas gaiolas é como o uso de uma barreira visual. E  para facilitar o seu manuseio, as  gaiolas devem ficar sempre próximas uma das outras e possuir laterais moveis.


Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo  20140914_165223-1

Quando a fêmea estiver pronta para a cópula basta abrir as laterais para rapidamente o macho se transportar para a gaiola da fêmea com intuito de realizar a cópula, separando-os em sequencia, para repetir o processo outras vezes, pelo menos 02 vezes ao dia, até que a fêmea venha a fazer a postura o que leva geralmente de 3 a 5 dias. Cada fêmea de Azulão realiza em média duas a 03 posturas (ovos).

Se ao abrir os passadores laterais o macho partirá para cima da fêmea para brigar, e não houver cópula,, separe-os imediatamente para que a fêmea não afine, e depois de uns 3 a 5 minutos abra a barreira visual, só que com os passadores laterais fechados para ter certeza que a fêmea irá voltar abaixar pra ele, assim espere novamente uns 5 minutos e já abra com os passadores abertos e continue a repetir este procedimento até notar que houve a cópula.

Atenção, o macho tem que encostar a cloaca na fêmea. Agora se a fêmea estiver cruzando várias vezes por dia e não botar, pode ser porque ela não esta em forma, ou ser a chamada gala falsa o que é muito comum com fêmeas mateiras que sempre foram usadas só para esquentar os machos e logo sendo separadas.


Uma fêmea esta entrando em forma e pronta para a cópula quando começa a voar demasiadamente, arrancar pedaços de papel no fundo da gaiola, carregar capim ou corda de bacalhau (sisal) colocado propositalmente na gaiola e levando até o ninho os forrando ou simplesmente voando de um lado para o outro com eles no bico e com isso a um consumo maior de água, além de abaixar insistentemente para o macho. Neste momento, e até mesmo antes, não é aconselhável uma fêmea ficar vendo a outra.

Por isso o ideal é ter em cada gaiola a sua chapa cega, pois, filhotas bem alimentadas desde novíssimas, dificilmente não fazem a postura quando elas já começam a abaixar. Logo, logo já da para ver a sua oveira baixa ficando mais parada na gaiola para fazer a postura.

Proteger bem o ninho com folhas artificiais, usar um tapa ninho de bucha vegetal e a escolha do local para se reproduzir é primordial para o sucesso, local onde só o tratador tenha acesso e a gaiola da fêmea se possível sempre no mesmo local é como se o lugar escolhido para ficar a gaiola fosse a sua árvore, sempre ao chegar em um criatório ou perto das gaiolas não faça movimentos bruscos isso irá assusta-los, procure fazer um barulho sempre igual, um arrastar de pé, assobio, estalar de dedos ou mesmo conversar com eles.

Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo  20140914_165434

Pessoas com bonés, óculos e camisas de cores fortes também os assustam.

O sucesso de uma criação se divide em 50% de matriz + 50% de um bom manejo, incluindo uma alimentação saudável e uma higiene impecável.


Fornecemos as matrizes:


-Uma boa ração extrusada da Alcon ou da Nutrópica.

-Uma farinhada mel e ovos da Nutrópica reforçada com Nalyt Reprodução.

-Um grits mineral da Biotron de melhor qualidade.

-Um pedaço de osso de baleia pendurado na gaiola.

-Tenébrios desidratados a vontade.

-Açúcar de uva a vontade.

-Uma unha de mistura de sementes de boa qualidade uma vez por mês a critérios de distração.
-Água para beber e para banhos são trocadas diariamente.

-São administrados vermifugo e outros medicamentos somente quando necessário.

Esse manejo foi descrito por um Criador de Azulões.
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo  Empty Re: Manejo e reprodução dos Azulões - Artigo

Sex 1 Abr - 23:00
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !


Amigos,


Vamos ler ?






CÉLIA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos