Veja o porque as calopsitas quebram os ovos após a postura - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Como devo cuidar da minha ave no inverno?Hoje à(s) 8:52Mariana Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVEOntem à(s) 11:09Eduardo Machado
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Veja o porque as calopsitas quebram os ovos após a postura - Artigo Empty Veja o porque as calopsitas quebram os ovos após a postura - Artigo

Sex 4 Mar - 15:33
Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !


Veja o porque as calopsitas quebram os ovos após a postura !


Alguns pássaros costumam quebrar e/ou comer os ovos após a postura. Isso pode ocorrer em decorrência de algum tipo de deficiência alimentar e problemas comportamentais.


 Veja o porque as calopsitas quebram os ovos após a postura - Artigo Veja-o-porque-as-calopsitas-quebram-os-ovos-apos-a-postura

Calopsitas devem  ter uma fonte de cálcio adequada à sua dieta.  Esse elemento pode estar presente na ração e misturas de sementes, mesmo assim é importante deixar uma porção extra desse mineral para elas. O osso de ciba, que pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos para aves e alguns pet shops, é uma forma comum e barata para realizar essa suplementação. 
O osso pode ser fornecido para qualquer ave, além das calopsitas, que se encarregam sozinhas de bicá-lo, o que também o torna um aliado muito importante para manter a saúde do bico.


Também não é recomendável deixar as calopsitas chocarem mais de duas vezes ao ano. Chocos repetidos demandam muita energia da ave e podem levar à desnutrição. Essa pode ser uma causa de quebra de ovos após a postura. 


Além do suprimento dessas possíveis deficiências alimentares, existem algumas dicas que podem surtir efeito. Observe quem bica os ovos: caso seja o macho, é recomendável retirá-lo da gaiola. No caso de fêmeas que bicam os ovos, coloque no ninho ovos de madeira ou plástico, de “mentirinha”,  ou ainda você pode tentar usar ovos que já estejam gorados ou estragados. Isso geralmente desestimula o vício e na próxima postura a fêmea pode mudar o comportamento indesejado.


Se, mesmo assim, a fêmea persistir em quebrar os ovos, deixe-a fora da reprodução por algum tempo. Quando o problema persiste e você realmente deseje ter filhotes de uma determinada fêmea de calopsita , existe um truque que alguns criadores experientes lançam mão: faça um buraco no ninho, com mais ou menos 2 a 3 cm de diâmetro e costure por baixo uma meia ou saquinho de pano medindo 4 a 5 cm de comprimento.


Assim que a fêmea botar, os ovos cairão nesse saco e ela não poderá alcançá-los. espeite essas medidas, pois assim os ovos não quebram e podem ser chocados por uma outra fêmea que não tenha esse hábito:  uma outra ave pode fazer o papel de uma "ama-seca” é útil nesses casos.


Em caso de dúvidas, procure por um veterinário especializado em aves. Ao analisar o ambiente e o estado geral da saúde das aves, esse tipo de profissional pode auxiliar para resolver não só esse como diversos outros problemas.

Fonte: AgendaPet.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos