Obesidade e seus agravantes !! Calopsita - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Obesidade e seus agravantes !! Calopsita - Artigo  Empty Obesidade e seus agravantes !! Calopsita - Artigo

Sex 27 Nov - 19:55
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Vamos comentar sobre a obesidade em Calopsita ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


As aves na natureza investem a maior parte de seu tempo em busca de alimentação, muitas vezes viajam distâncias consideráveis para encontrá-la, escalam árvores, pulam entre umas e outras, enfim, a sua vida não é nada sedentária.

Para as aves que vivem em cativeiro, o sedentarismo torna-se um problema, é um importante risco de saúde para uma série de pré-disposições fisiológicas, além daquelas de ordem comportamental (depressão, comportamentos repetitivo,s auto-mutilação de penas , etc.), e a mais importante é a obesidade.

A obesidade pode levar à infertilidade, ovo preso, prolapso da cloaca, problemas hepáticos, lipoma.

Por essa razão, as aves em cativeiro precisa ter uma alimentação balanceada para suprir as suas necessidades nutricionais, em função inclusive do ambiente em que vive.  Quando a ave come mais do que precisa, torna-se obesa e uma série candidata a problemas relacionados a obesidade citados acima. 

Porém, é importante identificar a obesidade na ave, pois o peso é variável, no caso de uma calopsita acima de 100 gramas, pode ser considerada obesa, conforme seu biotipo. Por outro lado, a ave pode estar abaixo de seu peso, magra, o que pode indicar uma doença séria que deve ser tratada imediatamente. Como identificar?

MEDINDO CONDIÇÃO CORPORAL DA AVE

Com a ave em sua mão, passe os dedos sobre o peito da ave, apalpando desde a região entre as perninhas até a parte da frente do peito. No meio do peito, podemos sentir a ponta do osso do peito - a quilha.  Avalie a quantidade de musculatura que existe em volta desse ovo e compare com a figura :


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se você não tiver segurança em pegar sua ave, leve-a a um veterinário especialista em aves ou silvestres, para que faça a avaliação para você.

O que significa:

Obesa = mal conseguimos sentir a ponta da quilha, e ao redor há depósitos de gordura, que parecem “almofadas”. A obesidade é comum em periquitos e papagaios. Aves obesas não conseguem voar e podem desenvolver problemas cardíacos ou hepáticos. Procure um veterinário para fazer o tratamento de sua ave!

Normal = a normalidade varia entre as espécies de aves, e a ave poder voar influencia na quantidade de musculatura peitoral. Aves que vivem em gaiolas pequenas ou têm as asas cortadas exercitam menos esta musculatura, e por isso costumam parecer mais magras que aves que voam.

Magra = em uma ave magra sentimos pouca musculatura no peito. A impressão ao apalpar a região é que o peito tem o formato de um V. Há aves que são magras porque têm este biotipo, mas o mais comum é a ave estar com o início de algum problema. Pode ser por cria excessiva, competição para se alimentar, estresse crônico ou início de alguma doença. Procure um veterinário antes que a condição se agrave.

Muito magra = esta é a famosa condição de peito seco. A musculatura ao redor da quilha é quase inexistente. São diversas as condições que podem levar a ave a estado, mas a situação é grave e deve ser tratada imediatamente!

Lembrando que a Calopsita de ser avaliada por um veterinário a cada 06 meses para garantir que realmente ela está saudável ! 
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos