Dúvidas Gírias
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUHoje à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
gerdefarias
gerdefarias
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 310
Pontos : 395
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 36
Localização : Fortaleza - CE

Dúvidas Gírias Empty Dúvidas Gírias

Ter 24 Fev - 13:26
Boa tarde, sou criador de canarios belga(reproducao) e semana passada adquiri um azulão, estou muito satisfeito e inusitado. Entãoo estava e aqui lendo alguns topicos e estudando sobre azulão. Minha dúvida é o que significa algumas girias. O que seria:
Afinar, em ordem, enfemado ?

Grato desde já!
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Dúvidas Gírias Empty Re: Dúvidas Gírias

Ter 24 Fev - 15:12
Boa tarde amigo , leia

CABEÇA MOLE OU DURA): Quando um pássaro tem poucos anos de vida ele ainda está aprendendo o canto de sua espécie. Nestes casos, alguns pássaros podem pegar o canto de uma outra espécie (caso sejam muito novos e fiquem ouvindo esta outra espécie cantar). Um pássaro que muda seu canto original por ouvir uma outra espécie é chamado de "cabeça mole". Quando um pássaro já é maduro, e não pega o canto de outros, diz-se que ele já tem "cabeça dura".



CORREU: É quando um pássaro é colocado em disputa de canto com um outro macho e ele pára de cantar por causa deste outro macho. Diz-se que ele "correu". Um pássaro também pode "correr" para pessoas (alguém de quem ele tenha medo).



CRIADOR AMADORISTA : É todo aquele que é cadastrado no Sispass ou que é filiado a alguma associação ou clube. Em resumo, são os que possuem uma ave silvestre registrada. Estes criadores têm autorização para fazerem cruzamentos e tirarem filhotes em cativeiro.



CRIATÓRIO COMERCIAL : É um estabelecimento (uma loja ou uma casa) que tem autorização do IBAMA para comercializar aves silvestres. Estes estabelecimentos vendem aves registradas e emitem nota fiscal de seus animais.



ENFEMEAR: É quando coloca-se uma fêmea próxima a um pássaro para ele cantar mais. Pássaro "enfemeado" é aquele que fica dependente de uma fêmea para cantar.



ENTOPETOU: É quando o pássaro é colocado em disputa com outro macho e ele pára de cantar por causa deste outro macho. Diz-se que ele "entopetou". Este termo tem sua origem no fato de que alguns pássaros, quando "correm" de outros, levantam o topete, na parte de trás da cabeça.



ESFRIAR: É quando um pássaro pára de cantar. Diz-se que ele "esfriou". Um pássaro pode parar de cantar por diversas razões (ver detalhes no canal "Dicas").



ESQUENTAR: É quando um pássaro volta a cantar, ou está cantando mais do que cantava antes. Diz-se que ele "esquentou". Há várias formas de "esquentar" um pássaro (ver detalhes no canal "Dicas").



FIBRA: É quando um pássaro continua cantando, mesmo na presença de um outro macho. Diz-se que ele tem "fibra". Estes pássaros são os usados nos torneios de roda (ver detalhes no canal "Roda").



GALA (ato de GALAR): É quando o macho sobe na fêmea para o acasalamento. Diz-se que ele "galou" a fêmea. Quando a fêmea fica abaixando para o macho diz-se que ela está "pedindo gala".



IBAMA: Órgão governamental que cuida de todas as questões ligadas ao meio ambiente e aos recursos naturais do país.



MATEIRO: É um pássaro do mato, que foi caçado na natureza. O mesmo que "xucro".



MUDA: Todo ano, antes do inverno, os pássaros trocam de penas (para entrar na época do frio com penas perfeitas). Este período de troca de penas é chamado de "muda". As mudas acontecem, geralmente, entre os mêses de Abril e Junho. Há mudas mais longas e mudas mais curtas. Há pássaros que perdem as penas de uma vez e há outros que vão perdendo aos poucos.



MUDA ENCRUADA: É quando o período da muda passa e o pássaro continua sem penas. Há diversas razões para a muda ficar "encruada" (veja o canal "Doenças").



PARDO: A maioria dos machos muda de cor depois da primeira (ou segunda) muda de penas. Até a primeira muda os pássaros (machos e fêmeas) têm coloração em tons de marrom (pardo). Depois da primeira (ou segunda) muda, os machos ficam com as cores de adulto, mas as fêmeas continuam pardas.



PASSERIFORMES: Resumidamente, são os pássaros de canto e que se alimentam, basicamente, de sementes e frutas. Os populares "passarinhos". Há algumas características que identificam os passeriformes: Quatro dedos nas patas (3 para frente e 1 para trás), ausência de membranas entre os dedos e um conjunto de 9 ou 10 penas primárias nas asas.



PARELHA: Quando você tem dois pássaros se escutando, você tem uma "parelha". Isso é bom para fazê-los cantar, pois um escuta o desafio do outro e se sente incentivado a demarcar seu território. Aí eles ficam cantando um para o outro.



PINTANDO ou PINTÃO: É quando o pássaro está em um estado intermediário da muda. Ele não é totalmente pardo e não está totalmente com as cores de adulto. Diz-se que ele "está pintando" ou que ele "é pintão".



REGISTRO: Um pássaro pode ter dois tipos de registro: Sispass ou Clube.

Sispass: Pássaros que tem registro no Sispass, que nasceram em cativeiro, que foram anilhados ao nascerem.

Clube: No passado, quando não havia o Sispass, era impossível saber se um passarinho havia nascido em cativeiro ou se tinha sido caçado. Então, o IBAMA distribuiu anilhas aos clubes para que os passarinheiros anilhassem suas aves. Estes primeiros registros são chamados de "Registro Clube".



RODA: É um torneio em que as gaiolas são colocadas em círculo para ver qual pássaro canta mais (veja detalhes no canal "Roda").



SISPASS: É o órgão de dentro do IBAMA que cuida especialmente do controle dos pássaros de canto (os passeriformes). O Sispass tem um site onde são feitas todas as transferências entre os criadores. Quando alguém diz que tem um pássaro que é "Sispass", ele quer dizer que seu pássaro é legalizado, que está registrado em seu nome e que pode ser transferido ao novo dono via internet.



XUCRO: É um pássaro do mato, que foi caçado na natureza. O mesmo que "mateiro".


Att
gerdefarias
gerdefarias
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 310
Pontos : 395
Reputação : 9
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 36
Localização : Fortaleza - CE

Dúvidas Gírias Empty Re: Dúvidas Gírias

Ter 24 Fev - 17:58
Eduardo, Muito obrigado por essas dicas. Mas você ou alguém poderia me dizer o que significa um Azulão afinar? e também o que significa um Azulão em ordem? obrigado desde já.
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 7098
Pontos : 7889
Reputação : 464
Data de inscrição : 10/12/2010
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro /RJ, tropa de elite.
http://automobilismo.forumeiro.com/

Dúvidas Gírias Empty Re: Dúvidas Gírias

Ter 24 Fev - 18:42
Afinar podemos dizer que é a mesma coisa destes ítens que o Machado colocou: ENTOPETOU: É quando o pássaro é colocado em disputa com outro macho e ele pára de cantar por causa deste outro macho. Diz-se que ele "entopetou". Este termo tem sua origem no fato de que alguns pássaros, quando "correm" de outros, levantam o topete, na parte de trás da cabeça.

CORREU: É quando um pássaro é colocado em disputa de canto com um outro macho e ele pára de cantar por causa deste outro macho. Diz-se que ele "correu". Um pássaro também pode "correr" para pessoas (alguém de quem ele tenha medo).

Ordem: é quando o pássaro já está pronto e cantando muito em qualquer lugar.


Última edição por MARCELO CORAÇÃO VALENTE em Ter 24 Fev - 19:10, editado 1 vez(es)
avatar
William Davis
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2069
Pontos : 2441
Reputação : 254
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 40
Localização : Paraná

Dúvidas Gírias Empty Re: Dúvidas Gírias

Ter 24 Fev - 19:07
gerdefarias escreveu:Eduardo, Muito obrigado por essas dicas. Mas você ou alguém poderia me dizer o que significa um Azulão afinar? e também o que significa um Azulão em ordem? obrigado desde já.

Afinar amigo, significa que em uma disputa de canto entre dois ou mais exemplares da mesma espécie ele se rendeu ao oponente, levanta o topete e para de cantar, se entrega.

Em ordem é quando o pássaro está em sua melhor fase de canto, cantando o dia todo com cantos sequenciais, geralmente na época de reprodução!!!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos