Arlequim dominante ou recessivo?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUHoje à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Apreciador da Natureza
Apreciador da Natureza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 53
Localização : Minas Gerais

Arlequim dominante ou recessivo? Empty Arlequim dominante ou recessivo?

Qui 8 Jan - 22:57
Eu tenho um casal de periqutos no qual o macho é um arlequim amarelo que possue íris escuras, cera rosada, poucas manchas pelo corpo, e a fêmea é azul opalina se não me engano.
Esse casal já deu duas ninhadas, e todos nasceram arlequins (todos amarelos com manchas verde e azuis pelo corpo, as fêmeas têm ceras marrons e os machos rosa com azul, as iris de todos os filhotes são brancas).
Eu quero saber se o macho do casal e as ninhadas são arlequins dominantes ou recessivos.

Por favor me expliquem a genetica dos arlequis, porque eu quero saber quem eu devo colocar com os filhote para formarem casal sem que nasça só arlequim novamente. 

vou tentar postar fotos do casal e das crias.
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Arlequim dominante ou recessivo? Empty Re: Arlequim dominante ou recessivo?

Ter 13 Jan - 0:49
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !


Leia o texto abaixo:


Bem, esse assunto é um tema um pouco complicado de entender logo assim de cara, é preciso juntar um pouco de experiência, e além disso se dedicar na área prestada a criação de periquitos australiano, que é um ramo muito viciante, assim que começa a criação de apenas um casal de periquitos, eles te surpreendem com filhotes e a partir dai, vem a tal mutação características passadas de pais para os filhos, ou essa característica das penas é visível ou mesmo ela pode ser portada, ou seja o pai poderá trazer filhas mesmo não sendo visualmente da mutação.


Nos periquitos, a coloração dominante é a verde uma das geradoras das outras mutações. 
Ou seja, essa mutação é encontrada na natureza, e veio originar todas conhecidas até hoje ! 


Vamos separar cada mutação,  por características dominantes, recessivas e ligadas ao sexo. 


Aqui veremos um poucos sobre características DOMINANTES:


Mutações dominantes essas precisam de que um do casal seja visualmente da mutação para lhe trazer tanto filhos como filhas idênticos ao pai o a mãe, podemos citar como mutações dominantes, ADA 
(arlequim dominante australiano),AD (arlequim dominante), cintilante, cinza.


Essas mutações, não podem ser portadas, ou ela é da mutação ou não carrega nada da mutação. Apesar que essa pode carregar mutações recessivas, ou mesmo mutações ligadas ao sexo .


Um exemplo típico de como saber se uma mutação dominante carrega na sua genética uma mutação recessiva, é que em alguns casos aparece características como uma manchinha na nuca do periquito, que chamada de split , que é no caso dos Ars, ou mesmo em alguns nascem um olho com Iris, e no outro não tem. Isso é uma característica, que agente sabe se o periquito é ou não portador, mais na maior parte das vezes, agente só consegue mesmo saber dessa característica, quando agente casa uma mutação recessiva com um portador ou quando se sabe que os dois são portadores, ou os dois são da mutação.

Também existe os DF (duplo fator) são mutações dominantes que quando acasaladas, nascerão periquitos parecidos com ARs, uma característica marcante que diferencia um DF(duplo fator) de um 
Ar (recessivo) é que nos Ars não aparece a Iris visivelmente, coisa que nos DF (duplo fator) aparece .


Ada pode ser heterozigoto (simples fator)  ou homozigoto (duplo fator).


Vai ai uma tabelinha para você entender.


Se resume mais ou menos a isso quando se cruzam ADAS: DF SF.




ADA homozigoto (DF) X ADA homozigoto (DF) = 100% ADA DF


ADA homozigoto (SF) X normal = 100 % ADA SF


ADA homozigoto (DF) X ADA heterozigoto (SF) = 50% ADA DF e 50% ADA SF


ADA heterozigoto (SF) X ADA heterozigoto (SF) = 25% ADA DF e 50% ADA SF e 25% normal


ADA heterozigoto (SF) X normal = 50% ADA SF e 50% normal


autor do artigo: Darlan Corrheia

uma mutação recessiva é mais difícil criar esta variedade de acordo com o standard de exposição.
O malhado é recessivo para o Normal e o seu método de produção age como um gene simples recessivo auto somático. Neste caso, Normal significa qualquer periquito que não seja malhado. Assim, a tabela de expectativas de cruzamentos é a seguinte (independentemente da cor ou do sexo):
Casal (/ significa portador)


Para exemplificar temos a tabela abaixo:


Malhado Recessivo × Normal = 100% Normal/Malhado Recessivo


Malhado Recessivo × Normal/Malhado Recessivo = 50% Malhado Recessivo e 50% Normal/Malhado Recessivo


Malhado Recessivo × Malhado Recessivo = 100% Malhado Recessivo


Normal/Malhado Recessivo × Normal/Malhado Recessivo = 25% Malhado Recessivo e 50% Normal/Malhado Recessivo e 25% Normal


Normal/Malhado Recessivo × Normal  = 50% Normal/Malhado Recessivo e 50% Normal


Espero ter ajudado !


Vamos aguardar os comentários dos amigos!


CÉLIA 
Apreciador da Natureza
Apreciador da Natureza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 53
Localização : Minas Gerais

Arlequim dominante ou recessivo? Empty Re: Arlequim dominante ou recessivo?

Sáb 17 Jan - 23:15
Olá Célia, no texto acima tinha um negócio falando sobre split, uma mancha na nuca.
Todos os filhotes desse casal(Macho=Ar x Fêmea=Opalina Azul) nasceram com essa mancha SPLIT, o que isso quer dizer?
E todos os  filhotes são arlequins com iris branca, então eles são o que?
Por favor me expliquem, pra eu saber depois com quem devo coloca-los para formarem casais.
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Arlequim dominante ou recessivo? Empty Re: Arlequim dominante ou recessivo?

Qua 28 Jan - 18:46
Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Pesquisei:

Características dos arlequins: patas rosas e as unhas são rosas e transparentes.

Mancha Split: É uma mancha branca na cabeça do periquito, que alguns periquitos normais trazem.

Quem tem essa mancha ?

São os ADAS e ADs, que são os dominantes e também os portadores de Ar 
( Mutação recessiva). 

Os portadores de Ar possui uma pequena mancha na nuca;
Se tiver as patas azuis e unhas cinzas igual de normal. 

Os ADs podem também ter pés azuis mas as unhas são rosas, outros tem rosas e unhas transparentes.

Como saber se o portador é um AD ?
É necessário ter as rêmiges claras, ter as penas voadoras, e a mancha na nuca.

Os ADAS além das machas na nuca, possui também as penas no dorso chegando quase nas rêmiges marcações e características que diferenciam de outros.

Os ADAs, os ARs e os ADs trazem uma mancha na nuca, que em alguns é bem grande e em outros ou pouco menor.

Rêmiges é a expressão que se usa para se referir as penas das asas que são responsáveis pelo voo da ave. 

Quando nos referimos as rêmiges primárias, são as penas das pontas das asas, quando dizemos que os ADAs tem as rêmiges totalmente clara, queremos dizer que nos ADAs todas as penas das asas que ele usa para voar são claras.

Ainda tem uma expressão usada também nos periquitos, são as RETRIZES,  são as penas da cauda.

O portador de AR traz essa mancha é considerada com um portador de AR. 

Nos ADAS essa mancha é natural , isso não quer dizer que ele porte AR , em alguns aparecem bem pequena principalmente em periquitos normais é mais perceptível.

Os ADAs trazem naturalmente uma mancha grande na nuca, isso todos ADAs tem. 

O portador normal que traz essa mancha(Split) pode se dizer que é portador Ar.   

Mancha (Split) não é a mesma coisa que a mancha que os ADAS tem. 
Até porque um periquito normal portador de AR, pode ou não trazer a mancha(split).
 
Segue a foto mostrando a Mancha (Split)

Arlequim dominante ou recessivo? Nkch
FOTO DE DARLAN CORRHEIA 

Coloquei algumas dicas para que possa lhe ajudar como reconhecer algumas características dos periquitos,mas sobre formar casais para reprodução, eu tenho poucos conhecimentos, é necessário entender de genética.

Se alguém quiser enriquecer o meu comentário ou fazer alguma correção, fique à vontade, estou aqui para apreender.

Com o tópico do nosso amigo Apreciador, já aprendi com a leitura e pesquisas do assunto.


Vamos aguardar os comentários dos nossos amigos !  

CÉLIA
Apreciador da Natureza
Apreciador da Natureza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 53
Localização : Minas Gerais

Arlequim dominante ou recessivo? Empty Re: Arlequim dominante ou recessivo?

Qui 29 Jan - 20:36
Célia, muito obrigado pelas informações.
Fugindo um pouco do tema(Arlequi dominante ou ressecivo), eu também  queria saber de uma outra coisa: Eu tenho um casal de periquitos, no qual o macho é um opalino verde florescente e a fêmea azul de face amarela com essa tal SPLIT na nuca. Como poderam nascer os filhotes? 
E essa SPLIT na fêmea quer dizer o que?
Tenho certeza que ela não é arlequim, por favor me ajudem, nossa tenho tantas dúvidas por ser um iniciante.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos