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Re: Certificado digital do ibama
Ter 16 Dez 2014 - 19:03
Alguém fez este "Certificado Digital"? Para que serve, apenas para segurança de acesso?
Para abrir o sistema correto só utilizando o Mozilla Firefox, se não da erro na página.
Para abrir o sistema correto só utilizando o Mozilla Firefox, se não da erro na página.
- William DavisPasarinheiro Expert
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Re: Certificado digital do ibama
Qua 17 Dez 2014 - 11:26
Quando entro no meu cadastro, primeiro pede duas opções, acessar sem certificado digital e acessar com certificado digital.
Informações sobre certificação digital
1. O certificado digital é obrigatório para acessar os serviços do Ibama?
Não. Você pode optar por usá-lo para tornar seu acesso mais seguro. Exceto para os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal), conforme definido na Instrução Normativa Ibama nº 10 de 25/06/2014 e DOU de 26/06/2014, que estabelece que a partir de 04/08/14 o acesso passará a ser obrigatório com certificação digital.
2. O que é certificação digital?
A certificação digital é um instrumento que identifica uma pessoa por meio de um documento digital. O certificado contém os dados do titular, tais como nome, e-mail, CPF, chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora.
Para saber mais, acesse a página da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
3. Qual é a vantagem de utilizar a certificação digital?
Garantir mais segurança às suas transações, à integridade das informações e à validade jurídica para os atos praticados. O uso do certificado digital reduz o risco de acessos por pessoas não-autorizadas.
4. Qual o tipo de certificado digital recomendado pelo Ibama?
Tipo A3, dentro das especificações e normas do ICP-Brasil.
5. Como obter a certificação digital?
O usuário deverá adquirir o dispositivo criptográfico em uma Autoridade Certificadora. Esse dispositivo é conhecido como token.
Em posse do dispositivo, o usuário deverá se dirigir à autoridade de registro indicada pela Autoridade Certificadora, para proceder à habilitação do seu certificado, levando consigo a documentação exigida.
Informações detalhadas podem ser obtidas na página da ICP-Brasil.
6. Qual é a documentação necessária para a habilitação do Certificado Digital?
A lista dos documentos necessários deve ser obtida com a Autoridade Certificadora escolhida.
7. O que são as senhas: PIN, PUK e frase senha?
PIN: é a senha a ser cadastrada para liberação de uso do seu token.
PUK: é um código utilizado para desbloquear seu PIN em caso de perda ou bloqueio. O PUK de seu token é composto por uma sequência de quatro a oito números e/ou letras, e pode ser alterado a qualquer momento.
Frase senha: é uma frase escolhida e feita pelo usuário para uma eventual perda de senha. Caso ocorra algum problema com a senha para acesso ao token, é possível gravar uma nova senha para acesso por meio da frase, assim como a senha PUK.
8. Como registrar o certificado digital para acessar os Serviços do Ibama?
Após toda a configuração necessária no computador, tais como: instalação da cadeia certificadora, instalação do drive da mídia, etc. Em posse do dispositivo (token), conectá-lo à porta USB do computador e selecionar o botão "Registrar Certificado Digital" na página de Acesso aos Serviços do Ibama.
9. Como acessar os Serviços do Ibama com o certificado digital?
Em posse do dispositivo (token) e após o registro do certificado, conectá-lo à porta USB do computador, entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso.
10. Qual é a validade do certificado digital?
Depende do tipo de certificado digital adquirido. Consulte a Autoridade Certificadora escolhida para obter essa e outras informações.
11. Como revogar o certificado digital?
Revogar um certificado digital implica torná-lo inválido, impossibilitando, a partir da revogação, o seu uso. Para revogar seu certificado digital, o usuário deverá acessar a página de revogação da Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital e informar os dados solicitados. Também pode se dirigir pessoalmente à Autoridade de Registro.
12. Qual é a base legal da certificação digital?
Em 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Hoje, a técnica é usada em diversas transações e processos eletrônicos, como a apuração de tributos e a tramitação de documentos oficiais.
13. Após realizar o registro do certificado digital no Ibama, não consigo mais acessar o cadastro?
Verifique se o software da mídia de sua entidade certificadora está instalado no seu navegador e se o drive (token) está conectado ao seu computador.
Após registrar a certificação não há como acessar com CNPJ e senha. Caso, você seja pessoa física delegada para acessar determinada empresa, veja o item 14.
14. Como faço para dar acesso a outras pessoas da empresa, ou seja, vincular Pessoa Física (e-CPF) a Empresa (e-CNPJ)?
Se deseja dar o acesso para outras pessoas elas terão que adquirir a certificação digital (e-CPF), se cadastrar no CTF do Ibama e fazer o registro da certificação. Depois o responsável da empresa terá que fazer a inclusão (vinculação) do e-CPF ao Empresa (e-CNPJ) para dar acesso restrito ou pleno da empresa para essa pessoa. Veja o Guia de Certificação Digital nos Serviços Ibama com maiores orientações.
15. Como faço para realizar o meu cancelamento de registro de certificado digital no Ibama?
O cancelamento é feito pelo próprio usuário. Em posse do dispositivo (token) é necessário conectá-lo à porta USB do computador e entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso. Após conseguir acessar na parte superior do seu lado direito tem um campo para Alterar senha onde poderá cancelar o acesso com o token, com isso seu acesso voltará a ser com CPF/CNPJ e senha.
Somente após o acesso com a certificação digital o usuário poderá cancelar o acesso com o token. Após fazer esse cancelamento o usuário voltará a acessar novamente com CPF/CNPJ e senha.
Informações sobre certificação digital
1. O certificado digital é obrigatório para acessar os serviços do Ibama?
Não. Você pode optar por usá-lo para tornar seu acesso mais seguro. Exceto para os usuários do DOF (Documento de Origem Florestal), conforme definido na Instrução Normativa Ibama nº 10 de 25/06/2014 e DOU de 26/06/2014, que estabelece que a partir de 04/08/14 o acesso passará a ser obrigatório com certificação digital.
2. O que é certificação digital?
A certificação digital é um instrumento que identifica uma pessoa por meio de um documento digital. O certificado contém os dados do titular, tais como nome, e-mail, CPF, chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora.
Para saber mais, acesse a página da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
3. Qual é a vantagem de utilizar a certificação digital?
Garantir mais segurança às suas transações, à integridade das informações e à validade jurídica para os atos praticados. O uso do certificado digital reduz o risco de acessos por pessoas não-autorizadas.
4. Qual o tipo de certificado digital recomendado pelo Ibama?
Tipo A3, dentro das especificações e normas do ICP-Brasil.
5. Como obter a certificação digital?
O usuário deverá adquirir o dispositivo criptográfico em uma Autoridade Certificadora. Esse dispositivo é conhecido como token.
Em posse do dispositivo, o usuário deverá se dirigir à autoridade de registro indicada pela Autoridade Certificadora, para proceder à habilitação do seu certificado, levando consigo a documentação exigida.
Informações detalhadas podem ser obtidas na página da ICP-Brasil.
6. Qual é a documentação necessária para a habilitação do Certificado Digital?
A lista dos documentos necessários deve ser obtida com a Autoridade Certificadora escolhida.
7. O que são as senhas: PIN, PUK e frase senha?
PIN: é a senha a ser cadastrada para liberação de uso do seu token.
PUK: é um código utilizado para desbloquear seu PIN em caso de perda ou bloqueio. O PUK de seu token é composto por uma sequência de quatro a oito números e/ou letras, e pode ser alterado a qualquer momento.
Frase senha: é uma frase escolhida e feita pelo usuário para uma eventual perda de senha. Caso ocorra algum problema com a senha para acesso ao token, é possível gravar uma nova senha para acesso por meio da frase, assim como a senha PUK.
8. Como registrar o certificado digital para acessar os Serviços do Ibama?
Após toda a configuração necessária no computador, tais como: instalação da cadeia certificadora, instalação do drive da mídia, etc. Em posse do dispositivo (token), conectá-lo à porta USB do computador e selecionar o botão "Registrar Certificado Digital" na página de Acesso aos Serviços do Ibama.
9. Como acessar os Serviços do Ibama com o certificado digital?
Em posse do dispositivo (token) e após o registro do certificado, conectá-lo à porta USB do computador, entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso.
10. Qual é a validade do certificado digital?
Depende do tipo de certificado digital adquirido. Consulte a Autoridade Certificadora escolhida para obter essa e outras informações.
11. Como revogar o certificado digital?
Revogar um certificado digital implica torná-lo inválido, impossibilitando, a partir da revogação, o seu uso. Para revogar seu certificado digital, o usuário deverá acessar a página de revogação da Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital e informar os dados solicitados. Também pode se dirigir pessoalmente à Autoridade de Registro.
12. Qual é a base legal da certificação digital?
Em 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Hoje, a técnica é usada em diversas transações e processos eletrônicos, como a apuração de tributos e a tramitação de documentos oficiais.
13. Após realizar o registro do certificado digital no Ibama, não consigo mais acessar o cadastro?
Verifique se o software da mídia de sua entidade certificadora está instalado no seu navegador e se o drive (token) está conectado ao seu computador.
Após registrar a certificação não há como acessar com CNPJ e senha. Caso, você seja pessoa física delegada para acessar determinada empresa, veja o item 14.
14. Como faço para dar acesso a outras pessoas da empresa, ou seja, vincular Pessoa Física (e-CPF) a Empresa (e-CNPJ)?
Se deseja dar o acesso para outras pessoas elas terão que adquirir a certificação digital (e-CPF), se cadastrar no CTF do Ibama e fazer o registro da certificação. Depois o responsável da empresa terá que fazer a inclusão (vinculação) do e-CPF ao Empresa (e-CNPJ) para dar acesso restrito ou pleno da empresa para essa pessoa. Veja o Guia de Certificação Digital nos Serviços Ibama com maiores orientações.
15. Como faço para realizar o meu cancelamento de registro de certificado digital no Ibama?
O cancelamento é feito pelo próprio usuário. Em posse do dispositivo (token) é necessário conectá-lo à porta USB do computador e entrar na página de Acesso aos Serviços do Ibama. A aplicação identificará automaticamente o certificado e solicitará a senha PIN do token para o acesso. Após conseguir acessar na parte superior do seu lado direito tem um campo para Alterar senha onde poderá cancelar o acesso com o token, com isso seu acesso voltará a ser com CPF/CNPJ e senha.
Somente após o acesso com a certificação digital o usuário poderá cancelar o acesso com o token. Após fazer esse cancelamento o usuário voltará a acessar novamente com CPF/CNPJ e senha.