Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Empty Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo

Sex 14 Nov - 0:00
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaroConfira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Shutterstock_65579473
(Imagem: Shutterstock)
Muitas pessoas acreditam que ter um pássaro como animal de estimação é mais simples do que escolher entre outros bichinhos, e que para alimentá-lo corretamente basta colocar um punhado de  sementes no comedouro e algumas frutas, mas não é bem assim. 
O termo “pássaros” é muito diverso e designa uma série de aves que têm hábitos alimentares muito diferentes uma das outras.
Além disso, sua alimentação requer cuidados e higiene, assim como a de qualquer outro animal de estimação.
Por desconhecimento alimentar das aves por parte dos proprietários, alguns fornecem guloseimas como doces, massas, dietas ricas em carboidrato, além de ricas em gorduras (à base de girassol), o que acarreta problemas de distúrbios nutricionais frequentes como obesidade, deficiência de vitamina A, infertilidade, entre outros. Vale lembrar que nem sempre uma ave considerada "gordinha” pelo proprietário pode ser considerada saudável, bem nutrida. Outro problema alimentar que temos entre as aves, é a seletividade, o que leva a desequilíbrios na dieta, pois a ave vai pelo que lhes é mais palatável. Hoje, no mercado brasileiro, já existe ração extrusada de boa qualidade; consulte sempre um médico veterinário especializado.Saiba quais são os erros mais comuns na hora de alimentar seu pássaro, fique atento e procure evitar cometê-los.

Veja aqui os erros mais comuns na alimentação dos pássaros de estimação

1) Alimentação exclusiva com sementes




Sementes não têm todos os nutrientes necessários.





Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Shutterstock_50663350


É comum ver donos de pássaro que alimentam seus pets exclusivamente com um mix de sementes, vendido em pet shops. A maioria das espécies de pássaros adora sementes, e muitas vezes tem preferência por um único tipo, jogando as demais para fora do comedouro. Apesar de serem uma parte importante da alimentação das aves, as sementes não fornecem uma nutrição adequada para o seu pássaro de estimação.

Muitas rações compostas de sementes são bastante equilibradas nutricionalmente, mas lembre-se que antes de serem criados para comercialização, os pássaros eram animais livres, que muitas vezes percorriam muitas distâncias e se alimentavam das mais variadas frutas, sementes e insetos; por isso, por mais rica que seja a ração com mix de sementes, ela dificilmente será completa.

Existem pássaros que são carnívoros e devem ser alimentados com larvas e insetos. Por isso, antes de comprar um, certifique-se de estar disposto a mexer com esses bichinhos, pois ocasionalmente eles entrarão no cardápio do seu pet.

Além disso, pássaros exprimem uma predileção por determinadas sementes, como as de girassol, que são mais saborosas. No entanto, se ele se alimentar apenas dessas sementes ele irá ingerir muito mais gordura e deixar de lado os nutrientes presentes nos demais componentes da ração.

2) Usar apenas um tipo de comedouro




Se houver mais de um pássaro na gaiola, é crucial ter mais de um alimentador.


Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Periquito%20australiano%20obeso

(Periquito Australiano obeso)

É comum que donos de pássaros tenham 2 ou mais pássaros em um viveiro, às vezes de várias espécies. Aves têm preferências alimentares diferentes, e diferentes espécies preferem estilos diferentes de alimentação.

Alimentadores abertos com bandejas ou poleiros certamente vão agradar a maioria das espécies,mas é sempre bom ter mais de um local de alimentação e com opções diversas para garantir que todos os pássaros recebam a nutrição adequada e fiquem satisfeitos e bem nutridos.

3) Dar pão ao seu pássaro



Apesar da cultura popular, esse tipo de alimento pode fazer muito mal.



Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Shutterstock_74796181

Não é raro ver pessoas em praças alimentando os pássaros e pombas com pedaços de pão, e talvez por essa razão se popularizou o mito de que se pode dar pão aos pássaros, mas isso não é verdade.
O pão pode ser feito a partir de grãos de trigo; no entanto, o pão comprado é altamente processado e contém inúmeras substâncias que podem ser nocivas aos bichinhos. Isso vale também para biscoitos, bolachas e cereais matinais de flocos de milho, que são cheios de açúcar.
Dar um pãozinho ao seu pássaro pode acarretar em problemas de pele e até a perda de penas, sem falar em potenciais problemas de obesidade. Por isso, pense duas vezes antes de oferecer a ele qualquer produto industrializado ou rico em trigo branco processado.

4) Não proteger e deixar de trocar diariamente a água e o comedouro
A comida e a água podem ser contaminadas.

No caso de um viveiro amplo e aberto, existe a possibilidade da entrada de outros animais que serão atraídos pela comida de seu pássaro, tais como ratos. Por isso, certifique-se de que o comedouro está protegido dos invasores. É necessário trocar a comida diariamente e sempre disponibilizar água limpa e fresca ao seu animal.

Mesmo que o comedouro e o bebedouro ainda estejam cheios,descarte a água e a comida antiga e coloque uma nova porção. Isso é essencial para a saúde do animal, e também para a higiene do viveiro ou gaiola, do contrário, tanto a ração como a água podem se tornar foco de fungos e bactérias e ficarem contaminadas, o que pode representar um grande perigo para o pássaro.

5) Dar laticínios e outros tipos de alimentos de ser humano




Alguns alimentos podem ser altamente tóxicos para as aves.


Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Shutterstock_2167453

(Imagem: Shutterstock)

Muitos donos de pássaros costumam dar ricota ou queijos brancos para seus pássaros, mas essa não é uma boa ideia. Aves não conseguem processar a lactose, isso porque nunca, nem quando filhotinhos, foram alimentadas com leite - afinal, são ovíparas e não mamíferas.
A alface é comumente achada em gaiolas: ela não faz mal nem é tóxica, mas possui um efeito calmante. Por isso, se quer que seu pássaro cante bastante, troque a alface pelo almeirão ou por uma folha de couve.

Existem vários alimentos que são muito tóxicos para as aves.

O chocolate, por exemplo,  é digerido de forma diferente por aves, e a teobromina, substância presente no chocolate, principalmente nos mais escuros, é altamente tóxica para os pets. O chocolate ao leite, além de conter a teobromina, mesmo que em menor quantidade, contém lactose e muito açúcar, que são muito nocivos à saúde do animal.

Há alguns dados que indicam também que algumas variedades de abacate são altamente tóxicas para as aves, sendo a casca e o caroço as partes mais perigosas. Embora não sejam todos os abacates, é melhor ficar longe dessa fruta por via das dúvidas.
Os cogumelos, apesar de parecerem inofensivos e serem muito apreciados por humanos, são fungos. Cogumelos podem matar suas aves de estimação, gerando sérios problemas de saúde no aparelho digestivo e respiratório.
Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Shutterstock_124170439

(Imagem: Shutterstock)

Outro grande vilão na alimentação dos pássaros, que invariavelmente passa despercebido como uma simples frutinha saudável, é a maçã.

Maçãs contêm vestígios de cianeto em suas sementes. O cianeto é um veneno muito tóxico, capaz de matar em segundos. Claro que na maçã e em outras frutas esse traço é muito pequeno para nós humanos, mas para aves pode ser fatal.

Macieiras são parte da família de “Madeira de Rosa”, e todas as árvores frutíferas dessa família contêm cianeto em suas sementes. Isso inclui cerejas, peras, damascos e pêssegos. Enquanto não houver o suficiente para prejudicar um ser humano, apenas traços poderiam facilmente matar seu pet.

A fruta em si não representa perigo, mas lembre-se de remover as sementes antes de oferecê-las ao seu pássaro.

Alimentando seu pássaro de estimação

Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Papagaio%20com%20altera%C3%A7%C3%A3o%20de%20colora%C3%A7%C3%A3o

(Papagaio Verdadeiro com alteração na coloração das penas devido à obesidade)
Além dos erros que são cometidos na alimentação do pet, também é necessário ressaltar a importância de conservar adequadamente seus alimentos. As rações com mix de sementes costumam ter uma vida muito longa; no entanto, se não forem bem armazenadas podem estragar e serem atrativas para pragas como ratos ou mariposas. Sementes também podem envelhecer e ressecar, o que faz com que seu valor nutritivo diminua significativamente e que elas se tornem muito menos atraentes para o seu pet. Por isso, guarde-as com cuidado!
Para ter seu pássaro saudável e feliz, certifique-se de que sua dieta é bem variada e equilibrada. Não deixe seu pássaro comer sua pizza ou sanduíche, e pode ter certeza: ele vai tentar dar uma bicadinha.

Fonte: Médica Veterinária Thays Mjizuki Lucas(CRMV/SP: 27255 -Mestre em Doenças Infeciosas dos Animais Doutoranda pela Clínica Médica/FMVZ - UNICESP - Botucatu. 
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17304
Pontos : 21941
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo Empty Re: Confira os 5 erros mais comuns na alimentação de seu pássaro - Artigo

Dom 16 Nov - 14:48
Ótimo artigo , valeu por compartilhar com todos !!!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos