Ola Ajuda por favor - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
avatar
jasealves
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : Pernambuco

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 8:32
Relembrando a primeira mensagem :

ola ! eu sou meio leigo no assunto curio, pelo menos na parte de tirar filhotes, e to aqi procurandu uma ajudinha...
eu tenho um casal de curio e quero tirar filhotes pois o canto do macho nao é muito legal, vi em alguns sites que tem q fazer uma especie de namoro e que tambem tenho que mostrar ela a ele todos os dias pela manha... so que eu meio que encosto a gaiola e toda vez que ele vem querendo cruzar a femea é meio rispida, abre o bico como quem quisesse brigar... ja faz uma semana que tento todo dia pela manha e nada a mesma reação dela e o macho fika meio com medo dela agora... será que estraguei a cruza ? ela rejeitou ele pra sempre ? tem volta pro macho ? oq devo fazer? pq tenho so ate março num é, pra tentar tirar filhotes ?

Lucas Santos
Lucas Santos
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 3309
Pontos : 3576
Reputação : 152
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Rio de janeiro.

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Re: Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 12:05
Eu entendo que ele quer ajuda o machado o instrui. mas o livro que endiquei vai ajudar muito mais com inumeras quetões. entende!!! um criador tem que juntar o quanto puder de informações sobre suas aves.
e a sua resposta foi um pouco confusa para mim.Ela ñ deve edtar pronta só isso.
depois que fui entender que esta estar pronta não edtar..

ABRAÇO
Lucas Santos
Lucas Santos
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 3309
Pontos : 3576
Reputação : 152
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Rio de janeiro.

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Re: Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 12:07
ah minha resposta para sua duvida!!
Segue o procedimento que a maioria dos criadores adota:

Tradicionalmente, deixa-se o macho separado das fêmeas. As fêmeas ficam em criadeiras maiores, retangulares e o macho fica em uma gaiola separada. No tempo apropriado, o criador irá tentar o acasalamento. Este processo acontece da seguinte forma:

O criador deixa as fêmeas escutando o macho, para que se familiarizem com o galador. O criador pode ir mostrando o macho para as fêmeas por algumas vezes, para ver a reação de ambos.

Quando o criador notar que uma das fêmeas está abaixando ao ver o macho, é hora de juntá-los para a gala. O criador pode fazer um mesmo macho galar sua fêmea por alguns dias (ou trocar o macho). Mas neste segundo caso (trocando o macho) o risco é de não saber exatamente qual macho encheu o ovo da fêmea quando ela botar.

No caso de Curiós, não se costuma deixar macho e fêmea juntos (até porque - em vários casos - um macho é utilizado para várias fêmeas). Neste caso, são as fêmeas que vão cuidar dos filhotes. Se o criador possuir um único casal (regime de Monogamia), ele pode tentar deixar os dois juntos.

Para saber se pode deixar macho e fêmea na mesma gaiola, o criador deve deixar as gaiolas encostadas para ver se o macho dá comida no bico da fêmea. Se isso acontecer, o criador pode colocá-los em uma mesma gaiola (desde que haja espaço suficiente). Caso o acasalamento tenha sido feito em uma criadeira, o criador pode colocar a grade de separação depois que o macho galar a fêmea (para observar o comportamento de ambos). Caso eles se aceitem, o criador pode retirar a grade e deixá-los juntos.

Caso o criador tenha casais já formados de Curiós, ele pode deixar os dois juntos, para que o casal cuide dos filhotes. Mas a verdade é que nem sempre isto é possível; nem sempre ambos se aceitam.

Se o criador costuma oferecer sementes ao seus Curiós, que ofereça também abundância de complementos durante a época de reprodução (como Milho-Verde, Jiló, Couve, Pepino, Farinhada, Larvas de Tenébrio, etc.) Caso ele esteja tratando seus Curiós com ração extrusada, basta fornecer a farinhada e larvas como complemento.

O criador não precisa se preocupar em alimentar os filhotes (pois a fêmea irá fazê-lo). O passarinheiro só deve se preocupar com isso caso ele perceba que a fêmea (por alguma razão) não está dando comida aos ninhegos. Nestes casos, ele deve usar uma seringa apropriada para fornecer uma papinha para filhotes (comprada em casas especializadas ou sites de produtos para aves).

Uma outra alternativa de tratar filhotes não alimentados pela fêmea de Curió é colocá-los para serem tratadas por uma ama-seca. Esta opção é mais utilizadas pelos criadores que não tem tempo de dar comida no bico dos ninhegos. Muitos passarinheiros usam fêmeas de Canário (Canárius Sirenus) e de Azulão (Passerina Brissonii) para alimentar seus filhotes de Curió. Neste caso o criador deve passar os filhotes para uma outra gaiola (onde esteja a ama-seca).

Os criadores mais exigentes não gostam deste método, pois dizem que até as pialadas destas outras fêmeas (Canário e Azulão) podem atrapalhar na aprendizagem do canto do Curió. Mas esta é, sem dúvida, uma opção para que o criador não perca seus filhotes (caso tenha uma fêmea que não trata deles).



avatar
Luciano Alves Barbosa
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 40
Pontos : 43
Reputação : 3
Data de inscrição : 18/01/2011

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Re: Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 15:01
Boa tarde!!

A resposata do Lucas Santos está corretíssima, dá um pouco de trabalho, mas garanto que a reconpença virá logo quando veem os filhotes.

Abraço.

Luciano.
Lucas Santos
Lucas Santos
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 3309
Pontos : 3576
Reputação : 152
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Rio de janeiro.

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Re: Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 15:09
Obrigado Luciano, mais eu acho que o q nos motiva a reproduzir é que os passaros são surpreendentes mesmo dando trabalho quando nós gostamos qualquer barreira se torna fraca.
Anthony Thell
Anthony Thell
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ

Ola Ajuda por favor - Página 2 Empty Re: Ola Ajuda por favor

Ter 25 Jan - 22:55
Q isso Lucas eu falei em tom de brincadeira acho q fui mal interpretado...
E desculpe pelo erro de português é q a mesa do meu PC esta lotado de coisa do trabalho da minha mãe num da nem pra se mexer quanto mais escrever,e o meu notebook esta sem net mais acho q amanhã eu vou na rua compra o roteador e ae eu fico tranqüilo.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos