Manutenção do Plantel-Dicas Gerais
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUOntem à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

 Manutenção do Plantel-Dicas Gerais Empty Manutenção do Plantel-Dicas Gerais

Dom 26 Out - 22:22
Como prometido o artigo Manutenção do Plantel, logo abaixo: Vale lembrar que as dicas são para pássaros em geral apenas destacamos o canário que é uma das aves que exige um cuidado especial principalmente na reprodução, não só os canários.

Gestão e Manutenção do Plantel-Canários e pássaros em geral
Introdução
   A maioria das salas de criação podem acomodar de 10 a 16 fêmeas e de 6 a 10 machos. Isto permite gerir um número de crias em que a média é de 3 por fêmea. Levando em consideração um número possível de 20 novos machos, que têm que estar separados entre Outubro e Dezembro, o espaço de cada gaiola é vital para evitar a sobrelotação e o stress das aves. A ventilação deve ser feita do chão para o teto para permitir a diluição da atmosfera a qualquer momento, considerando que a ventilação é super importante para qualquer espécie de ave, pode desde aparelhos próprios para a ventilação, desde a ventilação natural falaremos logo a seguir. A temperatura aconselhável para estas salas de criação de aves está entre os 10 e os 13ºC durante os meses frios(há aquecedores disponíveis no mercado que são ótimos). Esta temperatura permite que os canários estejam confortáveis e saudáveis num ambiente ámen e seco. A ave mantém a sua condição física e peso corporal nestas condições. Estamos a falar de canários domesticados e não de aves selvagens.
O tempo disponível
Antes de qualquer coisa, é muito importante salientar que o tempo que o criador irá dispor para o trato e manutenção do seu plantel deve ser compatível com o número de pássaros que serão criados, evitando assim futuros problemas de manejo. Pois temos que lembrar que na época da cria o número de aves dentro do criadouro duplica e muitas vezes triplica, ocupando um tempo ainda maior do criador. Por exemplo, se o criador dispõe no seu dia de trabalho apenas do tempo suficiente para cuidar de dez casais, então que só crie dez casais. Pois se ultrapassar este número, você não poderá dar a atenção necessária a todas as aves: verificar os fundos das gaiolas, os poleiros, observar se nenhum filhotinho caiu do ninho, etc. Ou seja o rendimento do seu plantel vai cair e muito. É fato, que com o passar do tempo a prática vai aumentando e a facilidade para com o manejo do plantel também. Por isso aconselho aos iniciantes começarem sua criação com no máximo 5 (cinco) casais, de forma que com este número vá adquirindo experiência no trato dos canários. Assim obtendo maiores resultados e satisfações com a sua criação.
Ventilação
Vale lembrar que a ventilação é super importante para os pássaros, para um bom condicionamento físico, saúde em geral é importante a ventilação. Pode ser feita naturalmente ou artificialmente. A maneira naturalmente envolve tempo e espaço. A ventilação deve arejar o ambiente perfeitamente, o local pode ser perto de arvores, varanda, não estando em locais totalmente fechados a ventilação será ótima, lembrando que este local deve ficar longe de correntes de ar e de noite, no frio bem protegido. A ventilação e troca de ar deve ser constantes, evitando assim que as aves respirem o ar saturado que é propicio para a proliferação de ácaros e doenças respiratórias. Há criadores que usam ventiladores ou aparelhos próprios para a ventilação de pouca frequência para neste caso plantel que fica em locais fechados, no verão é muito importante que o ambiente seja bem arejado.
iluminação
Outro fator muito importante para a criação de qualquer ave. A iluminação artificial é utilizada quando necessária durante os meses mais escuros. É usada para aumentar os níveis de lux durante a época de reprodução, há aparelhos diversos disponíveis no mercado, há criadores que improvisam e colocam diversas lâmpadas para aquecer o ambiente, uma forma simples e pratica. A Iluminação nas gaiolas deverá ser a natural durante o dia com sol nascente de preferência, o sol é fundamental, mas não deverá bater nas gaiolas durante um período muito prolongado.
Gaiolas
No caso dos canários as gaiolas devem estar penduradas um pouco abaixo do tecto de forma a evitar correntes de ar e também calor excessivo vindo do tecto. As gaiolas devem ser mantidas limpas com uma base de serradura que deve ser mudada todas as semanas os poleiros devem ser lavados e desinfectados pelo menos uma vez por mês, pois são um meio de propagação de infecções e provocam problemas nas patas das aves. As gaiolas e todos os acessórios são lavados de 3 em 3 meses, especificamente antes e depois da época de reprodução.Para separar os casais de canários para a criação, a gaiola mais indicada é a Argentina, a qual possui uma divisória que facilita a separação de filhotes para que a mãe inicie nova postura. Estas devem ser dispostas (penduradas) em suportes apropriados, os quais mantém as gaiolas afastadas da parede, posto que se um canário ingerir um pedaço de pintura poderá lhe causar sérios problemas de saúde ou até mesmo a morte. As gaiolas devem estar pelo menos a 30cm do chão facilitando assim a limpeza do piso. É bom dizer também que a gaiola de cima não deve ficar muito alta, pois isso irá dificultar o manejo que o criador terá com o ninho, na verificação dos ovos por exemplo. O iniciante terá de adquirir também, se possível, uma voadeira, na qual serão colocados os filhotes já separados dos pais. Atitude importante também é a aquisição de grades de fundo extras, isso facilita, e muito, na hora da lavagem das mesmas. Para pássaros em geral as dicas também são as mesmas, evite colocar as gaiolas diretamente no chão e não muito altas, evite também que as gaiolas fiquem perto de paredes.
Local Apropriado-Detalhes
É desaconselhável que o piso do criadouro seja feito de madeira e nem possua buracos ou fendas, já que estes são excelente morada para os piolhos, ácaros e micro-organismos. O piso ideal é liso, facilitando a limpeza diária do criadouro. É bom lembrar que a visita de certos insetos, principalmente o pernilongo, é totalmente indesejável. Por isso o criador deve colocar telas na janela e nas saídas de ar para que os insetos estejam impossibilitados de adentrar ao criadouro. procure criar um casal de canários para cada metro cúbico do criadouro, e não se esqueça de considerar em seu cálculo os filhotes que virão na época da criação, evitando a superpopulação.
Alimentação
 Mas para que o iniciante se situe de forma a ficar bem esclarecido com o tema, é importante saber sobre as principais fontes de alimentação que devem ser oferecidas aos canários:

  • A mistura de sementes: que deve ser de origem conhecida e com o mínimo de poeira ou sujeira. Preste bem atenção no estado das sementes, não podendo ser notado nenhum tipo de fungo ou bolor nas mesmas.

  • A farinhada que deve ser oferecida diariamente na época da cria e muda, e três vezes na semana em época de descanso. Existem disponíveis no mercado farinhadas de excelente qualidade, algumas que até já possuem o ovo, complemento indispensável no trato das aves, na minha ótica. Você também poderá elaborar a sua farinhada caseira, para isso consulte um criador experiente  e pegue a receita dele, isto diminui e muito o custo com a alimentação.

  • A areia é muito importante, pois todos nós sabemos que as aves a utilizam como meio triturador de alimentos em seu organismo, pelo fato de não possuírem dentes. É importante que você escolha uma areia bem limpa, e  acrescente nela farinha de ostra ou então casca de ovo moída, sendo estes excelente fonte de cálcio. Misture na proporção de 50% destes elementos  para 50% de areia limpa.

  • O iniciante pode oferecer também às suas aves, verduras frescas, giló e maçã, os quais são muito bem aceitos pelas aves. A verdura que ofereço em meu criadouro é o Almeirão, bem lavado e livre de agrotóxicos, vale lembrar que quando colocar os vegetais retirar não deixando do dia para o outro.

  • Não se esqueça de que a água dos potinhos deve ser renovada diariamente, evitando assim o aparecimento de fungos.


Filhotes-Canários
A época mais adequada para o início da cria começa a partir da metade do mês de agosto. Procure já no mês de julho separar os machos, deixando-os sozinhos em sua respectivas gaiolas de criação. Lá pelo dia 10 de agosto coloque a divisória na gaiola, deixando a fêmea no outro compartimento. Comece a reparar no comportamento do casal, assim que você notar a simpatia entre eles. Por exemplo, o macho alimentar a fêmea através da grade divisória é sinal de que está na hora!! Retire a divisória, coloque o ninho e ofereça constantemente fios de aniagem com o qual a fêmea irá construir seu ninho. Repare que é muito importante que não falte aniagem para a fêmea, pois ela poderá atacar o macho atrás de suas penas. As fêmeas costumam botar de 4 a cinco ovos, os quais você deverá substituir por um index (ovinho de plástico), no quarto dia de postura junte-os de volta  ao  ninho para  que assim a fêmea possa chocá-los. Entre o quinto e o oitavo dia de choco você deverá verificar se os ovos estão fecundados (cheios). Para isso é necessário que você construa um ovoscópio, que pode ser feito com uma caixa velha ou então uma lata. Aproximadamente no 13o dia os ovinhos eclodiram. Nos primeiros 7 dias de vida é aconselhável que o criador utilize o auxílio de uma papinha própria para alimentar os filhotinhos, isso porque é a faz mais crítica na vida deles, e qualquer ajuda que vier de fora será de muita importância. Lá pelo 6o ou 7o dia de vida devemos anilhar o filhote. O anel é importante pois nele estão gravados o seu número de criador, o número do filhote e o ano em que ele nasceu. Estes anéis são fornecidos pela FOB, e podem ser encomendados em seu clube. Bom, para anilhar o filhote precisa-se ter muito cuidado pois eles ainda estão muito frágeis nesta época. O anel deve ser introduzido na pata do filhote passando-se primeiramente os três dedinhos dianteiros, ficando o dedinho traseiro junto à canela do filhote. Este passa pelo anel logo em seguida. Tome cuidado, procure anilhá-los se possível no final da tarde, pois a fêmea pode estranhar a anilha jogando o filhotinho para o fundo da gaiola. Se isto acontecer camufle o anel com uma fita adesiva (esparadrapo). Após aproximadamente uns 15 dias os filhotinhos já estarão quase cobertos pelas novas peninhas. Está quase na hora de separá-los da mãe. Espere eles saírem do ninho por vontade própria, coloque a divisória da gaiola, deixando um poleiro bem baixinho e junto da grade divisória, para que os pais possam alimentá-los. Ao mesmo tempo, troque o forro do ninho por um bem limpo, pois com certeza a fêmea iniciará uma nova postura em breve!!! Coloque no lado da gaiola em que ficaram os filhotes um potinho com sementes e outro com farinhada, e fique observando se eles já estão se alimentando sozinhos. A partir deste momento, você já poderá separá-los dos pais, mas tenha muito cuidado!!! Tenha certeza de que o filhote está se alimentando direito. Coloque-os em uma voadeira, acumulando no máximo de 15 a 20 filhotes em cada uma, para que os jovens canários possam fazer seus exercícios de vôo livremente. E não se esqueça de oferecer banho a ele.
Muda
Logo após o período de cria, digo meados de janeiro até março, os filhotes e seus pais irão mudar de pena. Tome muito cuidado!!! Pois é uma das fases mais críticas da vida deles, crítica porque eles utilizam muito da sua energia na troca de suas penas. Nesta época aconselho a você colocar os filhotes nas gaiolas argentinas em no máximo 4 aves por gaiola, passando os pais para as voadeiras, separando os machos das fêmeas.
Higienização do plantel
A Higienização de gaiolas, bebedouros, comedouros e poleiros são fundamentais para evitar doenças na criação. As doenças mais comuns das aves ornamentais estão relacionadas a falta de higiene dos utensílios utilizados na criação, estas doenças podem ser de origem bacteriana, fúngica, viral ou parasitária. A limpeza de bebedouros e comedouros deve ser feitas diariamente no momento da reposição da água e da comida, pode ser feito com detergente neutro(no caso da bandeja) e sempre enxaguar bem a fim de retirar todo o resíduo. Os poleiros e bandejas de gaiolas e de viveiro, devem ser limpos com freqüência. Recomenda-se retirar o excesso de excrementos e utilizar produtos com amônia quartanária, como o Herbalvet T.A., diluir 1 ml do produto para 500 ml de água (ou 10 ml do produto para 5 litros de água), deixar os utensílios de molho por 15 minutos, após enxaguar para tirar o resíduo, não utilizar outro produto em conjunto, pois a ação desinfetante do produto será afetada. Uma das maiores causadoras de óbitos na criação é a Coccidiose, doença causada por um parasita protozoário do gênero Eimeria e Isospora, a contaminação se da por ingestão dos chamados oocistos, que ficam no fundo da gaiola e nos poleiros, como são extremamente leves, eles dispensam no ambiente facilitando a contaminação das aves, a ação desinfetante do Herbalvet T.A. consegue eliminar estas formas infectantes. Com a limpeza e higienização feita de forma correta e freqüente, os riscos de proliferação de doenças diminuem significamente. A primeira coisa a ser feita é comprar os acessórios corretos para a gaiola. O comedouro externo deve ser usado apenas para comida seca e precisa ter tampa móvel para facilitar a higienização. Já o bebedouro tem que ser de material atóxico, assim como os demais itens, e de fácil fixação. As banheiras não podem ser muito fundas, mas precisam permitir que o bichinho se banhe com tranquilidade e segurança. A limpeza completa semanal é necessária. Para isso, retira-se a ave do local e, de preferência, é colocada em outra gaiola, ou em um lugar no qual não se machuque e não fuja. É importante utilizar os materiais corretos para a higienização, como espátulas, esponjas, escovas, sabão, desinfetantes, detergentes e luvas, de forma que o dono, além de realizar uma higienização completa correta, esteja protegido do contato com a sujeira. A gaiola e todos os acessórios devem ser bem lavados, como o bebedouro, o comedouro e a banheira. Tudo deve ser muito bem enxaguado para não deixar resíduos químicos e, em seguida, ser bem seco antes de colocar o animal novamente na gaiola. Diariamente, o fundo da gaiola deve ser limpo. É interessante colocar um papel absorvente(jornal não) nesse local para que  o procedimento seja mais fácil. O bebedouro precisa ser verificado, a água trocada, a comida seca reposta e as frutas oferecidas e substituídas duas vezes ao dia, para que estejam sempre fresquinhas. Mensalmente, é necessário passar um produto de limpeza para gaiolas que seja mais forte, para desinfetar, muito bem, toda a gaiola. Há um tipo de saia que pode ser usada por baixo da gaiola para aparar as sujeiras e restos de ração que possam cair no chão. São acessórios bastante úteis e se forem usados, precisam ser retiradas diariamente, para descartar o que ali estiver. O local no qual ficam as gaiolas também precisam ser limpos diariamente, evitando acumulo de sujeira e de fezes no chão, para evitar transmissão de doenças e mau cheiro. Assim, a ave ficará saudável e em local adequado para uma vida saudável. Agradeço a todos, e uma boa criação!! Próximo artigo: Aves soltas-Cuidados


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Michael Kieski
Michael Kieski
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 310
Pontos : 478
Reputação : 12
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 33
Localização : itaiopolis SC

 Manutenção do Plantel-Dicas Gerais Empty Re: Manutenção do Plantel-Dicas Gerais

Dom 26 Out - 22:55
EXCELENTE TIRA DUVIDAS
VAI AJUDAR MUITO
BOA MATERIA


                                   UM CRIADOR SEM CONHECIMENTO É UM PÁSSARO SEM ASA
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

 Manutenção do Plantel-Dicas Gerais Empty Re: Manutenção do Plantel-Dicas Gerais

Ter 28 Out - 13:39
show ,  eduardo vc esta postando otimas materias 
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos