TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA
+13
klayton25
jorge viana
SARA CAMPOS CALDAS
Stanley Guaitolini
Diego marcilio
Santos Jander
Mendonça
FRAN2014
Rodolfo souza alcantara
Thiago Conceição
Márcio Mendes Criador
Criadores de Pássaros
João Pereira
17 participantes
- João PereiraPasarinheiro Expert
Pontos : 9350
Reputação : 575
TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA
Seg 2 Jun - 15:27
Relembrando a primeira mensagem :
Para facilitar esta adaptação, eu sugiro a mistura da ração antiga com a nova em diferentes proporções:
Vamos lá (siga a tabela abaixo)
1º ao 10º dia ¼ Nutrópica ¾ sementes
11º ao 20 dia ½ Nutrópica ½ sementes
21º ao 30º dia ¾ Nutrópica ¼ sementes
A partir do 31º dia deixe a disposição somente a Nutrópica .
(ração extrusada) , logo abaixo segue algumas dicas de alimentação para o trinca ferro , que vc ira disponibilizar juntamente com a ração extrusada .
O tempo de adaptação depende de cada trinca ferro, sendo necessário muitas vezes um tempo maior que o sugerido na tabela,
por exemplo, duas semanas , três ou ate um mês para cada fase.
Outra dica que ajuda na adaptação de um trinca ferro mais resistentes a nova ração extrusada é retirar as misturas de sementes durante a noite ,(antes de colocar ele pra dormir) disponibilizando apenas a ração extrusada (nutrópica) durante anoitena manhã seguinte deixe apenas a ração extrusada (nutrópica) e uma fruta (a sua escolha) como opção no período da manhã,mquando a procura por alimento é maior.
Volte somente a oferecer, a mistura nas proporções indicadas na tabela ao meio dia , (começe do ponto que vc parou).
OBS :Eu coloquei a nutrópica como ração extrusada pra ficar mais facil de a gente se comunicar ,mais nada lhe impede de oferecer a ração extrusada (marca) que vc deseja .
Alem da ração extrusada de boa qualidade que vc ira disponibilizar para o seu trinca ferro nao podemos esquecer que ele se alimenta de outras coisas tambem .
ABAIXO DAREI ALGUMAS DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O SEU TRINCA FERRO .
Frutas: Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi, Goiaba, laranja , mamão, etc ..
ATENÇÃO: Cuidado com Laranja e Mamão, pois soltam o intestino do Trinca,
deve ser oferecido apenas uma vez na semana
Legumes: Berinjela, Cenoura (Ralada), Beterraba (Ralada), Pepino, Chuchu, Jiló, Pimentão e Milho Verde , etc ...
Verduras: Sempre as verduras escuras: Escarola, Couve, Talo da Couve, Chicória e Repolho Roxo , etc ...
Obs: nunca deem alimentos gelados ao Trinca ferro , Vale lembrar também que não devemos deixar Frutas , verduras e legumes por muito tempo nas gaiolas. Deixar de um dia para o outro nem pensar pois azedam e criam fungos que podem ser passado para o trinca ferro
também pode ser oferecido ao trinca ferro sementes como :
Alpiste, perila , Painço (comum, verde, vermelho e preto), Senha, Aveia, Arroz com Casca, Cânhamo e Girassol.
Muita atenção para o seguinte: Cânhamo e o Girassol devem ser dados somente de vez em quando, em pequenas proporções, pois são sementes bastante oleosas. Se forem dadas com freqüência, deixarão a ave obesa e atacarão seu fígado
Obs: Cânhamo é proibido no Brasil , entao os riscos serão totalmente da pessoa que usa essa semente nos pássaros.
alem do que foi falado acima ,podem ser dado alimentos vivos
como larvas de tenebrios , besouros , etc ...
pode ser oferecido tambem ovo cozido e lembre-se sempre deixe a disposição na gaiola do trinca ferro osso de siba e grit mineral .
E pode ser dado também ao trinca ferro alem da Ração extrusada Nutrópica umas outras rações chamada de (Alcon top life , famosa canarina e Alcon club -bolinhas coloridas)
e farinhada (caseira ou industrializada) de boa qualidade ,
a marca da farinhada fica a gosto do criador e também se usa
se quer fazer farinhada caseira , faça uma busca no forum
pois tem bastante tópico falando sobre esse assunto (farinhada caseira)
E não se esqueçam de sempre dispor água de boa qualidade ao trinca ferro
Sempre limpa , trocada diariamente
Alem de boa moradia , respeitando e amando o trinca ferro como se fosse membro da família .
Muitas pessoas tem dúvidas de como adaptar o trinca ferro a comer ração extrusada .
abaixo darei umas dicas de como fazer isso
de um modo que nao prejudique a saude do trinca ferro .
Alguns trinca ferro normalmente estranham um novo alimento ,
mesmo se tratando de uma ração extrusada de otima qualidade
se esta mudança ocorrer de forma brusca , pode gerar problemas de saude no trinca ferro .
abaixo darei umas dicas de como fazer isso
de um modo que nao prejudique a saude do trinca ferro .
Alguns trinca ferro normalmente estranham um novo alimento ,
mesmo se tratando de uma ração extrusada de otima qualidade
se esta mudança ocorrer de forma brusca , pode gerar problemas de saude no trinca ferro .
Por este motivo, a fase de adaptação a um novo alimento é muito importante.
Para facilitar esta adaptação, eu sugiro a mistura da ração antiga com a nova em diferentes proporções:
Vamos lá (siga a tabela abaixo)
1º ao 10º dia ¼ Nutrópica ¾ sementes
11º ao 20 dia ½ Nutrópica ½ sementes
21º ao 30º dia ¾ Nutrópica ¼ sementes
A partir do 31º dia deixe a disposição somente a Nutrópica .
(ração extrusada) , logo abaixo segue algumas dicas de alimentação para o trinca ferro , que vc ira disponibilizar juntamente com a ração extrusada .
O tempo de adaptação depende de cada trinca ferro, sendo necessário muitas vezes um tempo maior que o sugerido na tabela,
por exemplo, duas semanas , três ou ate um mês para cada fase.
Outra dica que ajuda na adaptação de um trinca ferro mais resistentes a nova ração extrusada é retirar as misturas de sementes durante a noite ,(antes de colocar ele pra dormir) disponibilizando apenas a ração extrusada (nutrópica) durante anoitena manhã seguinte deixe apenas a ração extrusada (nutrópica) e uma fruta (a sua escolha) como opção no período da manhã,mquando a procura por alimento é maior.
Volte somente a oferecer, a mistura nas proporções indicadas na tabela ao meio dia , (começe do ponto que vc parou).
OBS :Eu coloquei a nutrópica como ração extrusada pra ficar mais facil de a gente se comunicar ,mais nada lhe impede de oferecer a ração extrusada (marca) que vc deseja .
Alem da ração extrusada de boa qualidade que vc ira disponibilizar para o seu trinca ferro nao podemos esquecer que ele se alimenta de outras coisas tambem .
ABAIXO DAREI ALGUMAS DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O SEU TRINCA FERRO .
ALIMENTAÇÃO DO TRINCA FERRO
Frutas: Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi, Goiaba, laranja , mamão, etc ..
ATENÇÃO: Cuidado com Laranja e Mamão, pois soltam o intestino do Trinca,
deve ser oferecido apenas uma vez na semana
Legumes: Berinjela, Cenoura (Ralada), Beterraba (Ralada), Pepino, Chuchu, Jiló, Pimentão e Milho Verde , etc ...
Verduras: Sempre as verduras escuras: Escarola, Couve, Talo da Couve, Chicória e Repolho Roxo , etc ...
Obs: nunca deem alimentos gelados ao Trinca ferro , Vale lembrar também que não devemos deixar Frutas , verduras e legumes por muito tempo nas gaiolas. Deixar de um dia para o outro nem pensar pois azedam e criam fungos que podem ser passado para o trinca ferro
também pode ser oferecido ao trinca ferro sementes como :
Alpiste, perila , Painço (comum, verde, vermelho e preto), Senha, Aveia, Arroz com Casca, Cânhamo e Girassol.
Muita atenção para o seguinte: Cânhamo e o Girassol devem ser dados somente de vez em quando, em pequenas proporções, pois são sementes bastante oleosas. Se forem dadas com freqüência, deixarão a ave obesa e atacarão seu fígado
Obs: Cânhamo é proibido no Brasil , entao os riscos serão totalmente da pessoa que usa essa semente nos pássaros.
alem do que foi falado acima ,podem ser dado alimentos vivos
como larvas de tenebrios , besouros , etc ...
pode ser oferecido tambem ovo cozido e lembre-se sempre deixe a disposição na gaiola do trinca ferro osso de siba e grit mineral .
E pode ser dado também ao trinca ferro alem da Ração extrusada Nutrópica umas outras rações chamada de (Alcon top life , famosa canarina e Alcon club -bolinhas coloridas)
e farinhada (caseira ou industrializada) de boa qualidade ,
a marca da farinhada fica a gosto do criador e também se usa
Farinhada caseira ou industrializada .
se quer fazer farinhada caseira , faça uma busca no forum
pois tem bastante tópico falando sobre esse assunto (farinhada caseira)
E não se esqueçam de sempre dispor água de boa qualidade ao trinca ferro
Sempre limpa , trocada diariamente
Alem de boa moradia , respeitando e amando o trinca ferro como se fosse membro da família .
- SARA CAMPOS CALDASPassarinheiro Recente
Pontos : 11
Reputação : 0
Re: TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA
Qua 27 Ago - 15:31
COISA QUE NÃO DEVE FAZER É ISSO... POIS UM PÁSSARO QUE VIVE NA NATUREZA, E VAI PARA A GAIOLA QUE VC COMPROU, ELE NÃO ESTA ACOSTUMADO A COMER "NUTRÓPICA"... ESPECIALMENTE O TRINCA-FERRO, É UM PÁSSARO CARO, PORÉM FRÁGIL. ESSE PÁSSARO MERECE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS QUE BALANCEADA, NÃO PODE DE JEITO NENHUM SÓ ALIMENTA-LO COM RAÇÃO EXTRUSADA.... O PÁSSARO PARA SER SAUDAVEL PRECISA DE SEMENTES DE ONDE ELE TIRA TODOS SEUS NUTRIENTES
- João PereiraPasarinheiro Expert
Pontos : 9350
Reputação : 575
Qua 27 Ago - 15:59
Sara em momento alguem coloquei acima PÁSSAROS RETIRADOS DA NATUREZA .
alias essa é uma pratica que condeno .
estou falando de passaros de cativeiro , criado em ambiente domestico .
todo mundo sabe que trinca tem que se alimentar com frutas , verduras e legumes
larvas de tenebrios , sementes como , alpiste , perilla , arroz cateto , girassol entre outros
e claro uma boa ração extrusada
somente quiz botar ali no post sobre ração de pessima qualidade aonde muitos dão . TIPO ESSA QUE SE ACHA EM QUALQUER LUGAR CHEIA DE MISTURA QUE NA VERDADE NAO SERVE PRA NADA , ALIAS SERVE SOMENTE PRA FAZER PESO E VC PAGAR POR ALGO QUE NAO TEM NESSAS RAÇÕES MISTURADAS , QUE SÓ FAZEM MAL AO PÁSSARO .
sempre usei nutrópica em meus trincas , juntos com frutas verduras e legumes , sementes larvas etc ...
e nunca tive problemas , como sei disso ,
faço exames toda semana pra participar de torneios
e nunca constou nada .
NÃO ESTOU FALANDO NO POST PRA USAR SOMENTE A NUTRÓPICA , ESTOU FALANDO PRA TROCAR A RAÇÃO DE PESSIMA QUALIDADE POR UMA DE BOA QUALIDADE .
JUNTAMENTE COM OS CITADOS ACIMA .
alias essa é uma pratica que condeno .
estou falando de passaros de cativeiro , criado em ambiente domestico .
todo mundo sabe que trinca tem que se alimentar com frutas , verduras e legumes
larvas de tenebrios , sementes como , alpiste , perilla , arroz cateto , girassol entre outros
e claro uma boa ração extrusada
somente quiz botar ali no post sobre ração de pessima qualidade aonde muitos dão . TIPO ESSA QUE SE ACHA EM QUALQUER LUGAR CHEIA DE MISTURA QUE NA VERDADE NAO SERVE PRA NADA , ALIAS SERVE SOMENTE PRA FAZER PESO E VC PAGAR POR ALGO QUE NAO TEM NESSAS RAÇÕES MISTURADAS , QUE SÓ FAZEM MAL AO PÁSSARO .
sempre usei nutrópica em meus trincas , juntos com frutas verduras e legumes , sementes larvas etc ...
e nunca tive problemas , como sei disso ,
faço exames toda semana pra participar de torneios
e nunca constou nada .
NÃO ESTOU FALANDO NO POST PRA USAR SOMENTE A NUTRÓPICA , ESTOU FALANDO PRA TROCAR A RAÇÃO DE PESSIMA QUALIDADE POR UMA DE BOA QUALIDADE .
JUNTAMENTE COM OS CITADOS ACIMA .
Qua 27 Ago - 16:32
okay, mais uma alimentação para pássaros, sendo de cativeiro ou não, tem que ter uma base nutricional muito boa. procurar ter uma nutrição boa, é o que vale, se seus pássaros comem isso, tudo bem, mais nem todos os pássaros vão se acostumar com o alimento extrusado, o que eu quero disser com isso?? para vc mudar totalmente a alimentação do pássaro, tem que haver todo um processo de adaptação e acompanhamento. as misturas que só pesam, são feitas por pessoas que não conhecem nem o básico, sobre uma alimentação adequada. e não é só pq tem nome significa que é boa.... eu tenho um amigo que é criador e que só dava essa "nutrópica" para os pássaros, ele comprou um lote no qual estava contaminado... não estou aqui para falar mal, estou aqui para me expressar e falar que só pq é falada não significa que é a melhor! muitas das vezes seus pássaros estavam mais saldáveis com as sementes do que com essa que vc esta dando agora.
- Márcio Mendes CriadorPassarinheiro Avançado
Pontos : 802
Reputação : 62
Qua 27 Ago - 16:43
Sara sementes tem que ser usadas sim , mas podemos associar uma ração extrusada sem problema, pelo contrário trás benefícios ao bem estar animal como o João colocou a ilustração de como se faz...
O erro nessa ilustração é só colocar 100% de extrusada no 10 dia, mas ele acertou no post posterior...
Em cativeiro o que se precisa é balancear a dieta e levar a ave a sua forma normal, como costumes, praticas da vida selvagem para não desprenderem de seu extinto trazidos de lá de trás....até pq um dia alguém caçou reproduziu e fez com que tenhamos hj a reprodução doméstica...
Concordo com trechos das duas colocações tanto a sua como a do João.
O erro nessa ilustração é só colocar 100% de extrusada no 10 dia, mas ele acertou no post posterior...
Em cativeiro o que se precisa é balancear a dieta e levar a ave a sua forma normal, como costumes, praticas da vida selvagem para não desprenderem de seu extinto trazidos de lá de trás....até pq um dia alguém caçou reproduziu e fez com que tenhamos hj a reprodução doméstica...
Concordo com trechos das duas colocações tanto a sua como a do João.
Qua 27 Ago - 16:46
sim também concordo, só descordei em colocar somente ração extrusada!