ANUNCIOS
ANUNCIO
DOENÇAS E MEDICAMENTOS BEIJA FLORES GAIOLAS BUAVA
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA

Mensagem por João Pereira em Seg 2 Jun - 15:27

Relembrando a primeira mensagem :

Muitas pessoas  tem  dúvidas de  como adaptar o trinca ferro a comer   ração extrusada .

abaixo darei umas dicas de como fazer isso
de um modo que nao prejudique a saude do trinca ferro .

Alguns  trinca ferro normalmente estranham um  novo alimento ,

mesmo se tratando de uma ração extrusada de otima qualidade

se esta mudança ocorrer de forma brusca ,  pode gerar problemas de saude no trinca ferro .

Por este motivo, a fase de adaptação a um novo alimento é muito importante.

Para facilitar esta adaptação, eu sugiro a mistura da ração antiga com a nova em diferentes proporções:
Vamos lá (siga a tabela abaixo)

1º      ao    10º dia        ¼    Nutrópica           ¾   sementes
11º    ao    20  dia        ½     Nutrópica           ½    sementes
21º    ao    30º dia       ¾     Nutrópica           ¼   sementes

A partir do 31º dia deixe a disposição somente a    Nutrópica .
(ração extrusada) ,  logo abaixo segue algumas dicas de alimentação para o trinca ferro , que vc ira disponibilizar juntamente  com a ração extrusada .
O tempo de adaptação depende de cada trinca ferro, sendo necessário muitas vezes um tempo maior que o sugerido na tabela,
por exemplo, duas semanas , três ou ate um  mês para cada fase.

Outra dica que ajuda na adaptação de um trinca ferro  mais resistentes a nova ração extrusada é retirar as misturas de sementes durante a noite ,(antes de colocar ele pra dormir) disponibilizando apenas a ração extrusada (nutrópica) durante anoitena manhã seguinte deixe apenas a ração extrusada (nutrópica) e uma fruta (a sua escolha) como opção no período da manhã,mquando a procura por alimento é maior.

Volte somente  a oferecer, a mistura nas proporções indicadas na tabela ao meio dia , (começe do ponto que vc parou).

OBS :Eu coloquei a nutrópica como ração extrusada pra ficar mais facil de a gente se comunicar ,mais nada lhe impede de oferecer  a ração extrusada (marca) que vc deseja .

Alem da ração extrusada de boa qualidade que vc ira disponibilizar para o seu trinca ferro nao podemos esquecer que ele se alimenta de outras coisas  tambem .

ABAIXO DAREI ALGUMAS DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O SEU TRINCA FERRO .
ALIMENTAÇÃO  DO TRINCA FERRO

Frutas: Maçã, Pêra, Banana, Melão, Manga, Kiwi, Goiaba, laranja , mamão, etc ..

ATENÇÃO: Cuidado com Laranja e Mamão, pois soltam o intestino do Trinca,
deve ser oferecido apenas uma vez na semana

Legumes: Berinjela, Cenoura (Ralada), Beterraba (Ralada), Pepino, Chuchu, Jiló, Pimentão e Milho Verde , etc ...

Verduras: Sempre as verduras escuras: Escarola, Couve, Talo da Couve, Chicória e Repolho Roxo , etc ...

Obs:
nunca deem alimentos gelados ao Trinca ferro ,  Vale lembrar também que não devemos deixar Frutas , verduras e legumes por muito tempo nas gaiolas. Deixar de um dia para o outro nem pensar pois azedam e criam fungos que podem ser passado para o trinca ferro

também pode ser oferecido ao trinca ferro sementes como :
Alpiste, perila , Painço (comum, verde, vermelho e preto), Senha, Aveia, Arroz com Casca, Cânhamo e Girassol.

Muita atenção para o seguinte: Cânhamo e o Girassol devem ser dados somente de vez em quando, em pequenas proporções, pois são sementes bastante oleosas. Se forem dadas com freqüência, deixarão a ave obesa e atacarão seu fígado

Obs: Cânhamo é proibido no Brasil , entao os riscos serão totalmente da pessoa que  usa essa semente nos pássaros.

alem do que  foi falado acima ,podem ser dado alimentos vivos
como larvas de tenebrios , besouros , etc ...
pode ser oferecido tambem ovo cozido e lembre-se sempre deixe a disposição na gaiola do trinca ferro osso de siba e grit mineral .

E pode ser dado também  ao trinca ferro alem da Ração extrusada Nutrópica umas outras rações chamada de (Alcon top life , famosa canarina e Alcon club -bolinhas coloridas)
e farinhada (caseira ou industrializada) de boa qualidade ,
a marca da farinhada  fica a  gosto do criador e também se usa 

Farinhada caseira ou industrializada .

se quer fazer farinhada caseira , faça uma busca no forum
pois tem bastante tópico falando sobre esse assunto (farinhada caseira)

E não se esqueçam de sempre dispor água de boa qualidade  ao trinca ferro
Sempre  limpa , trocada diariamente

Alem de boa moradia , respeitando e amando o trinca ferro como se fosse membro da família .

Última edição por João Pereira em Sex 29 Ago - 14:40, editado 4 vez(es)
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 9346
Reputação : 571

Re: TROCANDO A MISTURA DE SEMENTES POR RAÇÃO EXTRUSADA

Mensagem por SARA CAMPOS CALDAS em Qua 27 Ago - 15:31

COISA QUE NÃO DEVE FAZER É ISSO... POIS UM PÁSSARO QUE VIVE NA NATUREZA, E VAI PARA A GAIOLA QUE VC COMPROU, ELE NÃO ESTA ACOSTUMADO A COMER "NUTRÓPICA"... ESPECIALMENTE O TRINCA-FERRO, É UM PÁSSARO CARO, PORÉM FRÁGIL. ESSE PÁSSARO MERECE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS QUE BALANCEADA, NÃO PODE DE JEITO NENHUM SÓ ALIMENTA-LO COM RAÇÃO EXTRUSADA.... O PÁSSARO PARA SER SAUDAVEL PRECISA DE SEMENTES DE ONDE ELE TIRA TODOS SEUS NUTRIENTES

Última edição por SARA CAMPOS CALDAS em Qua 27 Ago - 15:33, editado 1 vez(es) (Razão : POIS ESTAVA INCOMPLETA)
SARA CAMPOS CALDAS
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 11
Reputação : 0

Mensagem por João Pereira em Qua 27 Ago - 15:59

Sara em momento alguem coloquei acima PÁSSAROS RETIRADOS DA NATUREZA . 

alias essa é uma pratica que condeno . 

estou falando de passaros de cativeiro , criado em ambiente domestico .

todo mundo sabe que trinca tem que se alimentar com frutas , verduras e legumes 
larvas de tenebrios , sementes como , alpiste , perilla , arroz cateto , girassol entre outros 
e claro uma boa ração extrusada 

somente quiz botar ali no post sobre ração de pessima qualidade aonde muitos dão . TIPO ESSA QUE SE ACHA EM QUALQUER LUGAR CHEIA DE MISTURA QUE NA VERDADE NAO SERVE PRA NADA , ALIAS SERVE SOMENTE PRA FAZER PESO E VC PAGAR POR ALGO QUE NAO TEM NESSAS RAÇÕES MISTURADAS , QUE SÓ FAZEM MAL AO PÁSSARO .

sempre usei nutrópica em meus trincas , juntos com frutas verduras e legumes , sementes larvas etc ... 
e nunca tive problemas , como sei disso , 
faço exames toda semana pra participar de torneios 
e nunca constou nada .  

NÃO ESTOU FALANDO NO POST PRA USAR SOMENTE A NUTRÓPICA , ESTOU FALANDO PRA TROCAR A RAÇÃO DE PESSIMA QUALIDADE POR UMA DE BOA QUALIDADE .
JUNTAMENTE  COM OS CITADOS ACIMA .
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 9346
Reputação : 571

Mensagem por SARA CAMPOS CALDAS em Qua 27 Ago - 16:32

okay, mais uma alimentação para pássaros, sendo de cativeiro ou não, tem que ter uma base nutricional muito boa. procurar ter uma nutrição boa, é o que vale, se seus pássaros comem isso, tudo bem, mais nem todos os pássaros vão se acostumar com o alimento extrusado, o que eu quero disser com isso?? para vc mudar totalmente a alimentação do pássaro, tem que haver todo um processo de adaptação e acompanhamento. as misturas que só pesam, são feitas por pessoas que não conhecem nem o básico, sobre uma alimentação adequada. e não é só pq tem nome significa que é boa.... eu tenho um amigo que é criador e que só dava essa "nutrópica" para os pássaros, ele comprou um lote no qual estava contaminado... não estou aqui para falar mal, estou aqui para me expressar e falar que só pq é falada não significa que é a melhor! muitas das vezes seus pássaros estavam mais saldáveis com as sementes do que com essa que vc esta dando agora.
SARA CAMPOS CALDAS
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qua 27 Ago - 16:43

Sara sementes tem que ser usadas sim , mas podemos associar uma ração extrusada sem problema, pelo contrário trás benefícios ao bem estar animal como o João colocou a ilustração de como se faz...

O erro nessa ilustração é só colocar 100% de extrusada no 10 dia, mas ele acertou no post posterior...

Em cativeiro o que se precisa é balancear a dieta e levar a ave a sua forma normal, como costumes, praticas da vida selvagem para não desprenderem de seu extinto trazidos de lá de trás....até pq um dia alguém caçou reproduziu e fez com que tenhamos hj a reprodução doméstica...

Concordo com trechos das duas colocações tanto a sua como a do João.
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 803
Reputação : 63

Mensagem por SARA CAMPOS CALDAS em Qua 27 Ago - 16:46

sim também concordo, só descordei em colocar somente ração extrusada!
SARA CAMPOS CALDAS
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: