Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17304
Pontos : 21941
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais - Página 2 Empty Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais

Qui 12 Dez - 8:54
Relembrando a primeira mensagem :

Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais
A PF também investiga a participação de servidores no tráfico de animais, desviando as aves apreendidas pelo IBAMA.




Cinco prestadores de serviço (tratadores e vigilantes), entre eles um ex-estagiário do  Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Alagoas, encontram-se detidos na Superintendência da Polícia Federal (PF) por envolvimento no desvio de animais silvestres, sobretudo pássaros do Centro de Triagem (Cetas), para serem comercializados no mercado irregular.


Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais - Página 2 20131211163113_516

A operação Eleutheros da PF aconteceu na manhã desta quarta-feira cumprindo cinco mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão na capital alagoana. De acordo com o delegado Renato Madsen Arruda, da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, que investigou o caso, ainda não há identificação da participação de servidores do Ibama no crime, porem afirmou que a apuração continua.11 animais, segundo investigações da PF, teriam sido liberados do sistema Cetas, entre jiboias, iguanas, graúnas, xexéus, porém somente dois foram libertados de fato. Pássaros de canto era o principal alvo do esquema por representarem grande valor comercial.

Conforme a superintendente do Ibama em Maceió, Sandra Menezes, houve a suspeita de desvio de animais silvestres em agosto deste ano, e a partir de então o indício  foi levado a Polícia Federal. O coordenador de operações de fiscalização do Ibama/AL, Rivaldo Couto, explicou que os prestadores de serviço tinham acesso ao Cetas, consequentemente a todos os animais silvestres do local. "Eles faziam a captura dos animais, mas esperavam o momento adequado para agir", enfatizou.
Couto lembrou, que caso seja constatada a participação de servidores do quadro efetivo do Ibama, o Instituto abrirá uma sindicância e, se assim for fundamentada haverá a exoneração do cargo.

Na residência de um dos acusados, a Polícia Federal encontrou animais silvestres – pássaros de canto - sem registro, o que configura crime ambiental. "Estes animais podem ser do Cetas", frisou. "Somente uma apuração mais minuciosas poderá constatar, mas tudo indica que seja, até porque o funcionário terceirizado confessou", destacou o delegado.
As cinco pessoas que não tiveram os nomes revelados serão indiciadas por participação em crime ambiental, e enquadradas em mais dois: peculato, cuja pena vai de dois a 12 anos e formação de quadrilha, que vai de um a três anos de prisão.
Eles também serão indiciados por  guarda ilegal de animais silvestres e inserção de dados falsos em sistema de informação, de acordo com a conduta criminosa individual identificada na investigação.

Cetas

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura.

Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos.

Animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem.

Tags relacionadas: IBAMA PF ANIMAIS SILVESTRES PÁSSAROS DESVIO CINCO PRESOS PRESTADORES SERVIÇO PF


Autor: Por Ana Paula Omena
Fonte: Tribuna Hoje

Felipe Daher
Felipe Daher
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 8
Pontos : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 34
Localização : Três Corações

Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais - Página 2 Empty Re: Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais

Qui 12 Dez - 18:49
Lamentável mesmo...
Mais aqui no Brasil, é de se esperar tudo!!!
Esse país não tem lei!!!
As leis quem faz são os ricos...
É uma pena esses acontecimentos...
Ainda bem que ainda tem pessoas boas na PF...
Que fizeram a sua parte...
 :D 
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais - Página 2 Empty Re: Cinco prestadores do Ibama são presos por desvio de animais

Dom 15 Dez - 21:18
cadeia nesses vagabundos 
tem q ficar la o resto da vida pra aprender 
mais como no brasil tudo se resolve  com dinheiro 
entao eles nao ficaram muito tempo 
eles vao molhar a mão de alguem , q ira tirar eles de la rapidinho
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos