Ideias para a gestão da postura
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
juliocgn
juliocgn
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1034
Pontos : 1572
Reputação : 38
Data de inscrição : 14/06/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ideias para a gestão da postura Empty Ideias para a gestão da postura

Sáb 7 Set - 14:40
Num artigo da revista ornitologia pratica, escrito por Diego Crovace encontrei alguma achegas para o meu problema dos fracos resultados obtidos na primeira postura dos meus canários.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


Segundo este autor devemos ministrar as fêmeas reprodutoras uma alimentação rica em vitaminas, durante o período de preparação para a postura. A sua carência provoca uma falta de vitalidade e incapacidade dos embriões para eclodirem. Isto foi comprovado em investigações veterinárias em explorações avícolas. (Pois este ano não dei vitaminas...)


Um tratamento com vitaminas misturadas na água, sete dias durante o acasalamento até a postura do primeiro ovo. As vitaminas solúveis em agua não se acumulam no corpo das aves, porque são eliminadas pela urina. (As vitaminas hidrosolúveis são as do grupo B, C, biotina e acido fólico.)

A casca do ovo tem como função proteger o seu interior. Por isso também nesta fase devemos fornecer aos casais, grit rico em carbonato de cálcio e sais minerais. Assim evitaremos a postura de ovos com casca frágil.


O ovo quando é expulso pela fêmea, esta mais permeável a entrada de bactérias, pois a sua casca esta mole. Só passados uns momentos é que solidifica em contacto com o o ar. O embrião que esta dentro do ovo necessita de receber calor para começar a se desenvolver. Por estas razões os materiais que fornecemos as fêmeas para elas fazerem o ninho devem ser adequados. É importante que sejam limpos e pouco contaminados de bactérias, por isso não devemos aproveitar os materiais caídos no fundo das gaiolas. (Tenho de rever se a erva do monte é o material mais indicado.)

Quando retiramos ou tocamos nos ovos do ninho, devemos previamente lavar e secar as mãos. Porque as mãos sujas são uma fonte de contaminação. Também não devemos lavar ou molhar os ovos pois isso provoca a perda da sua película protectora. (Sabemos lá por onde andaram as mão antes de mexer nos ovos.)

Retirar os ovos rachados ou sujos com fezes, porque podem contaminar os outros ovos existentes nesse ninho. (Num ninho com 4 ovos, não vale a pena arriscar perder 3 ovos sãos por causa de 1 ovo sujo.)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
From OS MEUS CANARIOS DE COR


Ao domingo de manhã por vezes faço uma visita a sede do meu clube o Clube Independente Ornitológico de Matosinhos. Em canaricultura estou sempre a aprender, pois gosto de partilhar o que sei e pedir ou ouvir opiniões. É habitual encontrar outras pessoas que já passaram pelos mesmos problemas. O Zé Manel "paulista" criador de agapornis, quando criava canários, também usou a erva do monte e utilizava um método para a higienizar. Colocava num saco plástico a erva que apanhava, depois pulverizava-a com lexívia e deixava o saco fechado durante meia hora. Depois retirava a erva do saco e colocava-a a secar ao sol, para que o cloro se evaporasse. (Ainda não experimentei esta técnica de preparar a erva do monte.)

Vou ter em conta estas sugestões e aplicar as medidas correctivas sugeridas, esperando obter melhores resultados na próxima postura.
Huenio Barreto
Huenio Barreto
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 4203
Pontos : 4808
Reputação : 233
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 25
Localização : Bahia

Ideias para a gestão da postura Empty Re: Ideias para a gestão da postura

Seg 9 Set - 12:34
belo artigo julio.
parabéns


[i]Huenio santos[/i]









Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos