ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIO
DOENÇAS E MEDICAMENTOS BEIJA FLORES GAIOLAS BUAVA
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Automutilação

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Automutilação

Mensagem por RODRIGOFZ em Qui 25 Jul - 17:05

Estou passando por isso com o coleiro e gostaria de compartilha ensinamentos com os amigos que possam passar ou jà passaram!Ja fiz de tudo aminosol,aminostresr-iodo;calcio,barbate com salmora,fiapos nas talas da gaiola, alimnetos variados e nada!
avatar
RODRIGOFZ
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 7596
Pontos : 8772
Reputação : 561
Data de inscrição : 15/06/2011
Idade : 30
Localização : bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Agenor B S Jr em Qui 25 Jul - 17:24

boa tarde
ultima tentativa
se não funcionar ele ira ficar com isso sempre
como disse pode ser fiapo
canto&fibra curio
DPA - Distúrbios de Plumagem nas Aves
        Conhecemos a saúde de um curió pela sua plumagem, o "DPA" - Distúrbio de Plumagem nas Aves indica desequilíbrio físico e psíquico da sua saúde e do seu comportamento, refletido na plumagem.
Acreditamos que não existe doença sem o seu agente causador, logo a plumagem funciona como elemento indicador de que algo estar errado com a ave, e precisamos identificar o agente causador através de diagnóstico rápido e preciso, o que nem sempre é possível de ser feito.

        No caso específico da AD. Auto Depenação, temos investigado aspectos inadequados de alimentação e manejo bem como a presença de Stress, entretanto a maioria dos casos não se resolveu devido a não identificação do agente causador e a inexistência de medicamentos específicos ao caso, culminando com a morte das aves por terem sido submetidas a tratamentos agressivos e experimentais.

        Não gostaria de dizer "NÃO TEM JEITO", todavia, relacionarei alguns aspectos tratados por nós com relativo sucesso em nossa criação mediante monitorização de Médico Veterinário especializado:
        1. O curió se auto depena por ter desenvolvido hiper sensibilidade ao calor, colocado em ambiente com temperaturas entre 20ºC e 26ºC graus o problema gradativamente tende a se resolver. O agente causador:
Temperatura elevada no criadouro, evitar telhas de fibrocimento no verão.
        2. Colocação inadequada das caixas de tenébrio sobre as prateleiras da criação, o DPA. Instala-se na maioria das aves, sendo que algumas preservam a cauda e azas, e a cabeça por motivos de acessibilidade. O Agente causador são fungos, ácaros e leveduras provenientes do Substrato das caixas, foram feitas comprovações laboratoriais nestes casos. Tratamento, 04 a 06 gotas de vinagre na água do banho durante 15 dias e mais nada. Claro! Remoção das caixas e assepsia das prateleiras e gaiolas, Sol nelas.
        3. O curió possui "FOGO CRÔNICO" o DPA instala-se na região do peito, ventre, dorso e pernas, e intensifica à medida que a ave escuta o canto de outra ave, provocando uma fogosidade com cantar incessante caracterizando um estado de "Distúrbio Neurológico", neste caso o Curió não deve ser utilizado como Padreador pois temos verificado a manifestação após algum tempo do DPA em toda a sua prole, inclusive fêmeas aonde a característica Fogo Crônico também está presente.
        Enumeramos os seguintes procedimentos:
        1. A ave em questão deve ser vermifugada da seguinte forma: Retira-se o bebedouro deixando-a sedenta por 04 horas consecutivas para em seguida oferece-la em um bebedouro 15ml de água e a quarta Parte de um comprimido de CANEX COMPOSTO (princípio ativo Pamoato de Pirantel) dissolvido para que a ave beba a vontade, em seguida retira-se o bebedouro com o vermífugo e retorna-se com água pura. A ave expelirá todos os vermes (Cestódeos) dentro de no máximo 20 a 30 minutos é impressionante o DPA simplesmente desaparece. Repete-se o tratamento com 30 dias. Se o problema for verminose (Caso mais freqüente) o Curió estará emplumado em 60 dias.
        2. Caso não haja infestação por Cestódeos, ministrar por 30 dias consecutivos a quarta Parte, 0.5mg de um comprimido de Polaramine laboratório Schering-Plough uso humano de 2 mg em 25ml de água (principio ativo Meleato de Dexclorfeniramina). Se o problema for alérgico o Curió estará emplumado em 60 dias.
        3. Caso o problema não tenha sido resolvido com os procedimentos anteriores e haja fortes suspeitas de distúrbios neurocomportamentais, com presença de ferimentos nas áreas depenadas, ministrar por 30 dias consecutivos a quarta parte de um comprimido de OCLADIL laboratório Sandoz uso humano de 01 mg. Em 25ml de água (princípio ativo Cloxazolam) se o problema for neurológico o Curió estará emplumado em 60 dias.
        OBS: Os procedimentos preconizados nos itens de n°(s) 01-02 e 03 envolvem o uso de "DROGAS" portanto devem ser usados com parcimônia mediante prescrição e acompanhamento diário de um Médico Veterinário Especializado em pássaros.
Autor
Gilson Ferreira Barbosa
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Tel - 73- 211 8233 613 4442
Rua da Espanha, n° 86.
Itabuna-BA. CEP- 45.605-130
avatar
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens : 1117
Pontos : 1309
Reputação : 108
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Franqlim Pereira em Qui 25 Jul - 19:48

agenor show esse artigo !!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........
avatar
Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 6514
Pontos : 7150
Reputação : 518
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 31
Localização : volta redonda/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por João Pereira em Qui 25 Jul - 20:31

li todo o artigo
muito legal 
um novo aprendizado para mim
avatar
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 8295
Pontos : 9306
Reputação : 557
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 31
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Automutilação

Mensagem por Edson Redivo em Sex 26 Jul - 6:43

Pois bem, tive esse problema recentemente, usei de tudo, o que resolveu foi o barbante com salmoura, durante 04 meses não puxou uma pena, puxava das costas, mas do nada começou a puxar novamente. Talvez qdo o efeito da salmoura passa ele voltava a puxar pena, atento a isso trocava o barbante e tudo bem, ficava brincando com o barbante por uns 04 ou 5 dias, depois começava a puxar pena novamente e assim por diante, de forma que tinha que trocar o barbante a cada 05 dias no máximo, no fim desisti e passei para frente mesmo sabendo que seria um bom pássaro.
Me informei com o criador e ele me disse que o pai dele é exatamente igual, mas com um agravante, na época de cria , qdo quente ficava somente com as penas da cabeça , asas e rabo, o restante do corpo,  arrancava todas as penas.
Não sei se foi fator genético, ou o fogo crônico, pois coincidiu com a saída da muda e qdo começou querer a cantar, ou seja, ao esquentar um pouco, pássaro saudável, limpo, sem fungos ou ácaros, vinagre de maçã na água do banho 3 x por semana e banhos todos os dias, inclusive banho de sol.
Na duvida e pensando em o que poderia ocorrer qdo começasse a cantar para valer, ou seja, esquentar, o passei para frente, devidamente alertando ao novo dono que inclusive levou os 3 m de barbante com salmoura que eu havia feito recentemente.
Complementando, dizem aqui na região, inclusive os criadores de coleiro e trinca que isso é comum em filhotes criados no bico pelo dono e não pela mãe, que foi o caso do meu, foi criado no bico.
avatar
Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens : 122
Pontos : 182
Reputação : 6
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Localização : Orleans - SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum