COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Gilliard Torres
Gilliard Torres
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 171
Pontos : 190
Reputação : -1
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 42
Localização : Contagem.MG
http://www.mundodasaves.com/forum

COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ. Empty COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.

Sáb 25 Ago - 17:39
COMO E QUANDO
DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.
Por Gilson Barbosa.

Chegamos ao fim da temporada de Cria do Curió aqui no Nordeste no final de março a início de abril, contudo uma regra básica não pode ser esquecida pelos criadores: São três ninhadas por ano e nada mais, mesmo que os pássaros continuem dispostos a prosseguir o processo de reprodução não devemos permitir, ou se quer, tentar uma quarta ninhada.
A reprodução deve ser iniciada em Setembro e interrompida em Março, damos aos Curiós sete meses para tal função, possibilitando dois meses por ninhada e mais 30 dias para o desenvolvimento do Cortejamento inicial, o fato é que no mês de março após produzirem a terceira ninhada devemos interromper o processo com a remoção do ninho e a retirada do Cortejador, Galador, Sonorização Mecânica ou qualquer elemento estimulador da reprodução do interior do criadouro para que ocorra o esfriamento das matrizes e se inicie o “Recesso de Descanso” ou período de recuperação do plantel, período este compreendido entre a última ninhada e a Troca de Penas “Muda”, fundamental para que os pássaros recuperem as energias gastas com a reprodução e preparem os seus organismos para a realização de uma muda tranqüila e sem percalços. Este Recesso a que me refiro deve ocorrer entre os meses de Abril e Maio quando devemos substituir a dieta de Cria pela de recuperação, possibilitando a aquisição do Tonos capaz de suportar os rigores da Muda. A condição física necessária e adequada é fundamental, precisamos chegar ao início do período da Muda com os nossos pássaros em condições saudáveis sem qualquer sinal de esgotamento profundo, precisam estar no fim da muda com boas condições, isto é, no fim do mês de Julho no máximo, para que possamos durante parte do mês de Julho e agosto preparar todo o nosso plantel para a nova Estação de Cria que irá se iniciar durante o mês de Setembro. É neste ponto, e após esta explanação resumida da cronologia e dos procedimentos que adotamos, que falaremos da Vermifugação.

Verminose: Helmintoses (Nematódeos, Cestódeos e Trematódeos).

Podemos afirmar com vasta comprovação por Exames Parasitológicos de fezes (pesquisa de ovos dos helmintos) que Curiós nascidos em domesticidade, em gaiolas de arame, dotadas de grade de proteção de fundo e bandeja revestida com papel absorvente, em que a grade é substituída de quatro em quatro dias por outra limpa, enquanto a usada é encaminhada para higienização e desinfecção com hipoclorito, e passam quatro dias no sol, e mais, com substituição do papel da bandeja de oito em oito dias (papel absorvente tipo Papel Manilha), consumindo água mineral ou filtrada, “Não tem Verminose” (Helmintoses). Não existe infestação via “Saco Vitelino” a exemplo das que ocorrem nos mamíferos via “Placentária”. Esta é a nossa constatação e entendimento com Curiós dotados de “Certificação de Boa Origem”.
Nós, Criadores Amadoristas cuidadosos e dedicados, amantes extremados do Curió, ficamos ansiosos por oferecer-lhes o melhor, custe quanto custar, e, neste afã corremos o risco de Vermifugá-los na época errada e desnecessariamente. Não estou pregando a ausência de verminose nos Curiós e sim, a ausência de helmintoses em Pássaros com Certificação de Origem e criados dentro dos critérios descritos. Vermifugação de Curiós só com Exame Parasitológico de Fezes, (pesquisa dos ovos dos helmintos) e repetido por pelo menos duas vezes. Muito cuidado com a “Toxidez” de certos produtos e suas dosagens que devem ser em função do “Peso Vivo” do pássaro (penas não contam) e que acima de tudo precisam estar em condições apropriadas de saúda para receberem este tratamento. O organismo do Curió reage rapidamente às agressões, não nos dando tempo a reparar erros que poderão ser fatais. Ministrar vermífugo diariamente por sete dias ou mais, é no meu entender uma temeridade, este ato pode minar, debilitar a resistência hepática dos nossos Curiós provocando problemas futuros que não saberemos a causa nem como resolve-los.
Temos encontrado Helmintoses do tipo Cestódeos (tênias) em Curiós “MATEIROS” ou oriundos de criadouros negligentes com a limpeza, verdadeiros depósitos de pássaros. Ministramos aos Curiós de origem desconhecida, ou em regime de “Descaso com a higiene” apenas quando constatamos em exame de Laboratório a presença de ovos ou vermes do tipo Cestódeos expelidos nas fezes e observados inclusive a olho nu, usamos o Vermífugo de nome “Canex Composto” Fabricado pelo laboratório Agribands do Brasil Ltda. Rod. Campinas/Paulínia Km 122 S/N Paulínia SP. Tel-(19) 3884-7188. Usamos ½ comprimido em 20ml de água, deixamos os Curiós sedentos por 4 horas e fornecemos o conteúdo do bebedouro por apenas uma única “Bebida” dose única, em seguida retiramos o bebedouro para outra gaiola até o último Curió, com exame parasitológico positivo. Repetimos o procedimento com 15 dias. Os resultados são observados em 10 a 15 minutos com a expulsão dos vermes que podemos observar a olhos nus e, até ajudarmos em sua remoção, pois ficam pendurados no ânus do Curió. Não temos a pretensão de polemizar o assunto, pretendemos apenas formalizar a nossa opinião sobre esta questão hora em discussão aqui no grupo. Aqueles que por ventura discordem do dito ou tenham posições divergentes, por favor, desconsiderem o exposto.

Um forte abraço,
Gilson Barbosa –BA.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estou de joelhos para que minha familia e amigos continue de pé.

Gilliard Torres
Bruno deep
Bruno deep
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/08/2012
Localização : são paulo

COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ. Empty Re: COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.

Sáb 25 Ago - 21:17
Depois que eu li esse texto do Gilson Barbosa e por manter meus dois curiós em condições ótimas de higiene, nunca vermifuguei meus curiós e eles estão ótimos, graças a Deus.
Carlos Vinícius
Carlos Vinícius
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2468
Pontos : 2762
Reputação : 126
Data de inscrição : 22/09/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro /São Gonçalo

COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ. Empty Re: COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.

Sáb 25 Ago - 21:22
Gilliard, sempre trazendo bons topicos... esplica muito!
Gilliard Torres
Gilliard Torres
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 171
Pontos : 190
Reputação : -1
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 42
Localização : Contagem.MG
http://www.mundodasaves.com/forum

COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ. Empty Re: COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.

Seg 27 Ago - 15:52
Carlos e um prazer compartilhar estes tópicos com vocês aqui dos criadores de pássaros,o Gilson sempre me envia alguns artigos para eu colocar no meu forum onde sou Fundador,mas creio que aqui no CP e mais util temos muitos criadores de curio aqui...

E uma parceria que esta dando certo o Machado esta me ajudando muito no MDA (mundo das Aves).

Sempre que o Gilson ou O Pereira de Paracatu me enviar algo vou compartilhar com vocês aqui do CP....

Tenho fé em Deus que o CP e o MDA vai ser uma parceria de sucesso,infelizmente quase não tenho tempo de postar tudo que eu queria aqui no CP eu me conecto do trabalho em casa quase nao tenho tempo.

Abs espero que esteja sendo de grande valia para vcs amantes deste pássaro magnifico chamado curió.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estou de joelhos para que minha familia e amigos continue de pé.

Gilliard Torres
Edson Redivo
Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 122
Pontos : 182
Reputação : 6
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Localização : Orleans - SC

COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ. Empty Re: COMO E QUANDO DEVEMOS VERMIFUGAR O CURIÓ.

Seg 27 Ago - 16:06
Tb acredito que os pássaros em si, só devam ser medicados se for constatado algum tipo de doença, senão só judiará do bichinho ou afetará a sua saúde de alguma forma.
A muito tempo aqui se costumavam fazer os "preventivos" para todo tipo de doença,mas creio que boa alimentação, higiene e bastante cuidado eles dispensam esse tipo de preocupação.
Aqui na região o Pe. Agenor de Urussanga-SC teve um curió que durou 30 anos em gaiola, aqui onde moro o curió do Sr. Alcino durou 23 anos em gaiola com ele, isso que foi pego preto no mato, faleceu branco de velho, o engraçado é que ele colocava a gaiola no teto do carro, abria a gaiola e o pássaro voava em circulo em volta da gaiola e voltava para a mesma.
Por isso seja vermifugar ou outro tipo de tratamento, só após comprovação e exames.
Excelentes textos esses do Sr. Gilson.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos