Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Henrique Vilela
Henrique Vilela
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 36
Pontos : 49
Reputação : 3
Data de inscrição : 10/08/2012
Localização : Passos / MG

Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra Empty Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra

Sáb 11 Ago - 9:24
Amigos fiz este documento em conjunto com outro criador de azulão, não sei se este documento já foi disponibilizado aqui, se já foi peço desculpas, ele é um resumo do que costumo fazer espero que gostem.


AZULÃO

BOM DIA AMIGOS VAMOS COMERÇAR ESSE PEQUENO TEXTO COM UM DESABAFO FEITO POR UM AMIGO NOSSO DE MARÍLIA – SP, GRANDE ENTENDEDOR DA ESPÉCIE, EDWARD TÉDDE UM APAIXONADO POR AZULÃO E QUE FAZ SELEÇÃO GENÉTICA PARA RODA.

“Todo ano tento colocar em discussão a situação dos azulões em torneios, ou melhor, o seu desaparecimento dos torneios. Os motivos de sua escassez acredito que todos sabem, porém há explicações pra isso e algumas afirmações são equivocadas.
O Azulão ganhou através dos anos a fama de ingrato, frio, melindroso, instável, imprevisível injustamente. Isso ocorreu mais por culpa dos donos dos próprios pássaros. Frequentemente confundem o azulão ser cantor com ter fibra, e quando o azulão realmente apresenta fibra não fazem preparação nenhuma para que ele a desenvolva ou a mostre completamente. Muitas vezes, simplesmente pegam o pássaro que nunca saiu de casa, colocam dentro de um carro que ele quase nunca entrou, sem capa, levam-no a um território de outro azulão e jogam-no do lado do prego do dono do território, assim até leão afina! E ainda por cima nos meses de Maio, Junho e Julho quando é raro ter algum pássaro firme. Fatos estes que dificilmente vemos acontecer com outras espécies, apenas com o Azulão.
O azulão realmente tem um manejo diferenciado para torneios ou badernas mais pesadas, mas ate aí o Trinca-Ferro e o coleiro também o têm.
Todo pássaro afina. Meus azulões já afinaram, porém em condições que eu pude entender, compreender e aprender. Meus azulões nunca me deixaram na mão, isso eu posso dizer, nunca me fizeram passar vergonha, mesmo aqueles de menor fibra, porque eu nunca os fiz passar vergonha tirando de casa careca, sem rabo, cheio de cartuchos, com febre de muda, nunca chutei a gaiola pra mostrar que é manso, não bato os dedos na tala da gaiola. Na maioria das vezes que algum não deu o rendimento esperado, eu sabia que a culpa era minha e não dele. Peço a vocês que cuidem bem dos seus azulões, que os respeitem, que os compreendam, sejam parceiros deles e não carrascos. O pássaro não sabe que você trata todo dia dele porque você gosta dele, mas ele recebe essa energia boa, e isso ele consegue perceber, todo animal percebe. O pássaro sabe pelo seu cheiro e seu semblante se você está doente, se está cansado, se está estressado ou tudo está bem.
Passeie com seu azulão e veja a fera que ele pode virar, fique entrosado com ele e verá como o pássaro muda. Não há nada mais gostoso do que chegar perto da gaiola pra tratá-lo e ele conversar baixinho com você, ver a capa de passeio chegar perto dele e ele começar a cantar feito louco porque sabe o que vai acontecer, ou ainda te seguir pelos poleiros da gaiola, viveiro ou voador enquanto você passa por ele.
Vamos parar com essa besteira absurda de que pra ser bom o azulão tem que cantar na muda tem que cantar encartuchado tem que se pegar com o outro sem rabo... Alguém faz isso com TF?? Não!! Alguém faz isso com Coleiro?? Não!! Então porque tem fazer com o azulão??
Não vou dizer que não faço algumas dessas coisas que digo pra não fazer, mas quando saio com meu pássaro de casa, ele já sabe o que vai acontecer, ele vai preparado! Esqueçam um pouco de fêmea, Azulão é 50% nutrição e 50% dono, e é o dono que depois de muito manejo vê se precisa ou não de fêmea...
O azulão nunca fica em cima do muro, ou ele tenta até o último momento afinar o oponente ou ele será afinado. Além disso, em qualquer situação que o desagrade, ele mostrará entopetando enquanto que um Coleiro mostraria ficando quieto ou travado. Entendam que é a maneira de mostrar seu desagrado.
Acredito que os fatores responsáveis por sua extinção em torneios, além da fama injusta, foi a perda de espaço para as outras espécies com a moda de TF e Coleiro e a diminuição de azulões em liberdade. É sabido que a maior presença de determinadas espécies em torneios está relativamente ligada a sua abundância na natureza. Antigamente a caça foi abusiva, porém era um mal necessário para suprir a demanda dos criadores por padreadores e matrizes, acontece que ninguém se dedicou a reproduzir, somente agora a reprodução começa a dar os primeiros passos.
Passeie com seu azulão, treine-o, teste-o, conheça-o assim poderá dizer o que ele realmente é. Está certo que os ruins existem, mas antes dê uma chance
Peço ainda às associações ou aos competidores que ao disponibilizarem um local para a roda, não deixem o pior local, pois para pássaros que estão retornando agora à fibra podem não se destacar devido ao lugar ruim e falta de experiência. Vamos fazer o possível para levantar a categoria azulão e tratá-la como modalidade, não como incentivo ou favor!
Levem seus pássaros aos torneios, conheçam criadores, troquem experiências!
Azulões em torneios já!”

Edward Tédde - Marília/SP



Para os que gostam de azulão ou pretendem começar a criar além de prestar bastante atenção no que foi dito pelo nosso amigo Edward Tédde, vamos dar algumas dicas que não são regras, mas valem para a grande maioria dos azulões:

Alimentação: alpiste 50%, painço (verde, vermelho, preto, branco, Mileto e comum) 20%, aveia 10%, arroz em casca 5%, niger 5%, senha 5%, cártamo 2%, perila 2%, girassol 1%. Pode ser fornecido também à vontade em cocho separado Ração Extrusada que o passaro melhor se adapta no meu caso a Alcon Club Curió. Também deve ser fornecido um complemento mineral de boa Qualidade como o Prestige Minerais com Carvão.

Banho: colocar 3 gotas de Vinagre de Maça na água do banho em seguida retirar. O azulão é muito suscetível a problemas de ácaros o vinagre em grande parte das vezes resolve.

Higiene: Deve ser impecável.


PREPARAÇÃO PARA OS TORNEIOS

O azulão possui duas Modalidades que é Fibra (Canto Coletivo - Roda) e Canto Livre.

Fibra: O azulão de fibra tem que ser muito resistente, constante e valente e não temer os outros adversários, ele precisa ter recebido todo o carinho necessário no período de troca de penas, tendo feito uma troca tranqüila o azulão normalmente abre canto sem nenhum estimulo, pois é um passarinho cantor. Normalmente os grandes azulões de roda moram sozinhos para evitar desgastes desnecessários, mas isso não é regra nos temos vários azulões que moram na mesma casa e conseguidos tirar medias altas dos mesmos nas rodas o que não pode ser feito de maneira nenhuma é ficar esfregando ou encostado seus próprios azulões uns com os outros ele tem que saber que casa é local de descanso e que quando saem aí sim vão para a disputa. Hoje um azulão que passa acima de 120 cantos consegue ficar entre os melhores. Fêmea: O azulão não deve ser feito com fêmea, ou seja, não deve receber os primeiros estímulos logo após a troca de penas com fêmea eu indico os passeios para isso, quando o azulão já estiver cantando forte e cantando muito nos passeios, passeios estes que devem ser feitos em locais arborizados sem a presença de outro azulão aí sim o criador deve fazer o acasalamento do seu azulão com calma de inicio apenas no chamado ou pio, e posteriormente começar a mostrar uma vez ao dia por no Maximo 2 minutos e continuar os passeios com o azulão. Após este primeiro preparo você pode ir à casa de amigos que tenha azulão e fazer disputas sem que se vejam por períodos curtos de no Maximo 1 hora e você percebendo que o azulão está à vontade pode começar a fazer disputas diretas se vendo em distância maior e notando que o azulão está respondendo bem ao manejo ir aproximado e aumentando o tempo de disputa. Este treinamento deve ser feito com paciência e muita calma, respeitando os limites e o tempo que cada azulão leva para assimilar o treinamento, pois a cada dia seu azulão vai ficando mais confiante e tarimbado com isso melhora a cada dia sua media de cantos em disputas diretas. Na primeira vez que for colocar o azulão na roda fique próximo a ele se sentir que ele está desconfortável ou não está cantando bem retire e em outra ocasião volte a colocá-lo, faça este procedimento sempre aumentado a duração do azulão na roda, vai chegar um dia que ele irá ficar tranqüilo e confiante para dar o Maximo de si. Fica a cargo do criador após estes treinamentos iniciais ter a sabedoria de identificar o quanto o azulão necessita da fêmea nos dias que antecede a roda, se gosta de dormir ao lado dela o dia anterior ou se gosta de ficar apenas no pio ou outro manejo que o criador verificou que melhor se adapta. O que nós podemos afirmar é que na grande maioria dos azulões que se destacam com médias altas os mesmos possuem fêmea. Para aumentar suas chances de ter sucesso porque apesar de todo o trabalho nem sempre o passarinho responde ao treinamento, você pode adquirir filhotes de criadores que fazem a anos seleção genética de azulão de roda, isto irá encurtar em muito sua busca.



Canto Livre: O Azulão de canto livre tem que ter as seguintes características: ser rápido e cortar o canto e ter uma retomada entre um canto e outro bem curto. Faça todo um treinamento com passeios em locais arborizados para ele habituar a cantar em locais diferentes. Posteriormente a isso é necessário acostumar a cantar sempre que retirar a capa que é o que acontece no torneio de canto livre ele tem que dar a maior quantidade de cantos em 5 minutos. Para isso normalmente o azulão de canto livre mora sozinho com sua fêmea no manejo que o criador achou mais conveniente. E o criador deixa o azulão a partir de sexta feira a noite dormir junto de sua fêmea se vendo e retirando durante o sábado para um passeio leve sem ver outro azulão e voltando a colocar o azulão ao lado da fêmea este manejo fará com que o azulão não cante ou cante o mínimo possível, ele deve ser levado para o torneio vendo sua fêmea e retirado apenas poucos minutos antes de se apresentar e quando isso for feito é interessante mostrar outro azulão valente para que o mesmo comece a cantar, como ele estava morando sozinho e descansado irá dar o Maximo de si nestes 5 minutos de apresentação. Hoje um bom azulão de canto livre deverá dar acima de 60 cantos em 5 minutos.

Tudo o que foi dito acima não é regra, foi testado por nós e por amigos que são apaixonados por essa ave e foi o que melhor deu certo na grande maioria dos azulões.
Fica aqui nosso apelo, para que todos respeitem o azulão e as associações dêem mais espaço para essa ave em seus torneios, porque é uma ave maravilhosa possui sim muita fibra e valentia e tem demonstrado isso por todo esse Brasil. Obrigado pela oportunidade que nos deram:

• Henrique Vilela – Passos/MG.


Henrique Vilela
Criatório Fumal
*** AZULÃO *** Linhagem de Fibra

https://www.youtube.com/user/azvilela07?feature=mhee
avatar
Convidado
Convidado

Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra Empty Re: Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra

Sáb 11 Ago - 17:09
Pois e Henrique, Ja postei essa maravilha de Texto aqui, tem essa e mais uma que o Danilo Navaro autorizo eu posto. Uma maravilha de Materia!! Com isso venho aprendendo bastante sobre os azulões!!
Wellington Oliveira Lima
Wellington Oliveira Lima
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 428
Pontos : 498
Reputação : 18
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 42
Localização : Recife - PE

Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra Empty Re: Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra

Sáb 11 Ago - 21:54
Parabéns amigos pelo conhecimento, nos ajuda de forma tremenda!
Um abraço.
ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra Empty Re: Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra

Dom 12 Ago - 10:44
Henrique

Eu já li muitas vezes esse lindo texto.

Bom como já criei e sou também apaixonado pelo azulão, concordo com a palavras dos amigos.

Eu acredito que o azulão perdeu um pouco de espaço no passado não por que não tinha fibra ou disposição, mais sim por falta de um manejo adequado, pois os criadores não sabia respeitar o limite do alado, e nem tão pouco estavam preparados para criar esse magnifico pássaro, eu penso no futuro voltar a reproduzir em cativeiro, alias ano passado estive quase adquirindo um casal, mas ainda não o fiz mas esta nos planos.

Parabéns pelo artigo..

Boa sorte


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


www.youtube.com/watch?v=unQdKVsuzH0


https://www.youtube.com/watch?v=u862WF1gRYs



https://www.youtube.com/watch?v=JBrdIXBYpDc


https://www.youtube.com/watch?v=Ldi70DuwX3E&feature=em-upload_owner
avatar
Convidado
Convidado

Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra Empty Re: Azulão - Ganhando Espaço nos torneios de Fibra

Dom 12 Ago - 13:21
Maravilha, Pode ter certeza, Muitas vezes chego em casa desanimado com o meu plantel, quando olho para eles cantando, disputando, renova se o meu animo!!!!

Eles tem sido um tratamento para mim, pisicologicamente e de todas as maneiras possiveis!!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos