A escolha das gaiolas.
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Anthony Thell
Anthony Thell
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ

A escolha das gaiolas. Empty A escolha das gaiolas.

Dom 20 Mar - 18:08
A escolha das gaiolas

A escolha das gaiolas que receberão nossos pássaros é de fundamental importância. Uma atenção menor e poderemos enfrentar grandes dificuldades no futuro.

As gaiolas de arame são sempre mais indicadas. São mais fortes, seguras e, principalmente, facilitam a higiene. Existe no subconsciente de todo o passarinheiro a associação de pássaros silvestres com gaiolas de madeira e de exóticos com gaiolas de arame.

Que algumas gaiolas artesanais, feitas com madeiras nobres, arames de aço inoxidável e ricos detalhes de marchetaria balançam o coração de qualquer passarinheiro não podemos negar.
Se a idéia for a simples manutenção de um ou dois pássaros, até podemos nos permitir esse luxo.



Há, ainda, as gaiolas Goianas, com madeira apenas no fundo, muito apreciadas por destacarem os pássaros.
No entanto, para a manutenção de quantidades maiores ou reprodução elas são contra-indicadas. São necessárias gaiolas para os galadores, para as matrizes e para filhotes. É desejável, ainda, que um criatório possua voadeiras, (gaiolões com mais de um metro de comprimento e com apenas dois poleiros) para acondicionar, durante a muda, as fêmeas e machos que irão participar da reprodução ou dos torneios. Isso é importante para que os pássaros se exercitem e cheguem na temporada sem obesidade e em excelentes condições físicas.

Modelos de gaiolas criadeiras, com laterais moveis, permitem seu arranjo, 3 a 3, formando excelentes voadores para filhotes.
As gaiolas destinadas à reprodução devem possuir características específicas, com medidas aproximadas de 68 cm de comprimento 40 cm de altura e 28 de profundidade. Devem possuir uma divisão no centro e grade isolando a bandeja. O número de portas deve facilitar acesso ao ninho para manuseio de filhotes. Uma boa gaiola criadeira apresenta 4 portas. É necessária, ainda, uma porta especial que facilite a entrada e saída do galador na gaiola da fêmea, ou que tenha as laterais removíveis. Essa porta especial é conhecida como passador e deve estar nas laterais das gaiolas. Deve haver adequada correspondência entre o passador na gaiola do galador e na gaiola da fêmea para que o manejo seja simples, rápido e não permita fuga dos pássaros. Os fabricantes apresentam projetos de gaiolas combinadas para galador e matriz. Em nosso criatório adotamos gaiolas para fêmeas e para galadores com a mesma dimensão. Nossas gaiolas criadeiras são todas com laterais móveis. As gaiolas para os galadores, possuem mesma dimensão das gaiolas criadeiras sendo, no entanto, com passadores horizontais e não com laterais moveis. Isso se deve ao fato de, quando abrimos as laterais de duas gaiolas com laterais moveis, o ambiete se torna um só. Isso, por ocasião da gala, dificulta a escapada do galador quando a fêmea é mais agressiva. Já com o passador menor, o galador acostumado o encontra com maior facilidade. A fêmea costuma perder um tempinho em sua perseguição ao galador, suficiente para que se cerre o passador.

Devemos adquirir todas as gaiolas de um mesmo fabricante para que tenhamos facilidade de manejo quando o plantel aumentar. É boa prática escolhermos um fabricante com tradição no mercado, com produtos de qualidade e durabilidade confirmados.


Gaiolas do galador e da matriz alinhadas
Casamento perfeito dos passadores
Os comedouros para ração devem ser externos e posicionados na frente da gaiola. Comedouros na lateral dificultam o manejo quando as gaiolas estão dispostas lado a lado, nas prateleiras. Comedouros instalados na frente da gaiola facilitam a colocação de capas que evitam o contato visual com outros pássaros.

Podemos observar o comedouro externo e o retem
da porta do passador para mantê-lo aberto
É muito importante uma avaliação da qualidade do material empregado na confecção das gaiolas. A pintura eletrostática (epóxi) facilita a limpeza e confere ótimo visual à gaiola, mas não aumenta sua durabilidade. Muitas vezes mascara um arame de baixa qualidade. Nunca devemos colocar como condição principal o preço ou a disponibilidade no fornecedor próximo de nossa casa. Muitos fabricantes despacham seus produtos por transportadoras ou via correio. É necessário avaliar a relação custo-benefício, buscando a indicação de fabricantes por criadores mais experientes antes da decisão.

Os melhores poleiros são os de plástico, que facilitam a higiene e são mais duráveis. Devem ser instalados poleiros com diâmetros diferentes em uma mesma gaiola, pois isso evita a atrofia dos pés dos pássaros. Empregamos em nossas gaiolas poleiros fabricados pela Alvorada (http://www.alvoradapetshop.com.br/), sendo 2 com 10 mm, 1 com 12 e outro com 9 mm.
edmilso
edmilso
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 174
Pontos : 236
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 51
Localização : São Vicente / SP

A escolha das gaiolas. Empty Re: A escolha das gaiolas.

Dom 20 Mar - 21:02
muito boa matéria


Edmilso :afro:
felip
felip
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 9
Pontos : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 43
Localização : rj

A escolha das gaiolas. Empty Re: A escolha das gaiolas.

Dom 20 Mar - 21:20
boa explançao, mas nao se aplica a todos os tipos de aves.
Anthony Thell
Anthony Thell
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2491
Pontos : 2669
Reputação : 80
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 26
Localização : Macaé-RJ

A escolha das gaiolas. Empty Re: A escolha das gaiolas.

Seg 21 Mar - 13:32
Não eu esqueci de colocar o resto do titulo rs,ela se aplica mais pro bicudo.
edmilso
edmilso
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 174
Pontos : 236
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 51
Localização : São Vicente / SP

A escolha das gaiolas. Empty Re: A escolha das gaiolas.

Seg 21 Mar - 14:05
+ ja da pra pessoa q ler ter uma ideia do q é melhor para ela, eu tenho preferencia por gaiolas de cocho alto


Edmilso :afro:
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos