Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUOntem à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
EVERTON SCHELCK
EVERTON SCHELCK
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : ITAPERUNA-RJ

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Empty Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.

Qui 19 Out - 21:03
Prezados criadores, boa noite!

Possuo uma fêmea de azulão cujo nome científico (espécie), na minha relação de passeriformes, é "Passerina Brissonii". 

Estando a procura de um macho para fazer o pareamento com minha fêmea, encontrei, com um amigo, um azulão pronto para o acasalamento. Entretanto o nome constante da relação de passeriformes dele, difere da minha, ou seja, consta como "Cianoloxia brissonii".

gostaria de saber se posso fazer esse pareamento? Terei problemas com IBAMA na hora de pedir as anilhas tendo em vista que a espécie ou subespécie são diferentes? Onde poderei obter esse tipo de informação?

Já pesquisei por aqui e não encontrei nada, bem como na internet, e não obtive resposta. Estive até em um escritório do IBAMA, da minha região, buscando orientação e não souberam me informar. O atendente disse que acreditava que não haveria problema!

Alguém pode me ajudar?

Obrigado
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Empty Re: Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.

Sex 20 Out - 8:46
EVERTON SCHELCK escreveu:Prezados criadores, boa noite!

Possuo uma fêmea de azulão cujo nome científico (espécie), na minha relação de passeriformes, é "Passerina Brissonii". 

Estando a procura de um macho para fazer o pareamento com minha fêmea, encontrei, com um amigo, um azulão pronto para o acasalamento. Entretanto o nome constante da relação de passeriformes dele, difere da minha, ou seja, consta como "Cianoloxia brissonii".

gostaria de saber se posso fazer esse pareamento? Terei problemas com IBAMA na hora de pedir as anilhas tendo em vista que a espécie ou subespécie são diferentes? Onde poderei obter esse tipo de informação?

Já pesquisei por aqui e não encontrei nada, bem como na internet, e não obtive resposta. Estive até em um escritório do IBAMA, da minha região, buscando orientação e não souberam me informar. O atendente disse que acreditava que não haveria problema!

Alguém pode me ajudar?

Obrigado


Bom dia , poderá ter problema sim na hora de registrar . O correto é se informar direto a unidade de seu cadastro pra evitar problemas .

Até mais e sucesso na criação !
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Empty Re: Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.

Sex 20 Out - 13:59
amigo o meu foco nao é azulão 

mais pelo que sei o Passerina Brissonii  é o azulão verdadeiro 


ja o macho do seu amigo acredito que seja uma subespecie .  


pra mim nao tem problema nenhum vc criar 


pois as anilhas vao vir da sua femea que é praticamente azulao verdadeiro . 




espero ter lhe ajudado  


como disse nao sou conhecedor de azulão 




to torcendo para aparecer reais criadores de azulao  pra ajudar vc nessa questao
EVERTON SCHELCK
EVERTON SCHELCK
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2011
Localização : ITAPERUNA-RJ

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Empty Re: Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.

Sáb 21 Out - 8:40
Obrigado Eduardo Machado pelo retorno!
Pois é, como disse, estive em uma unidade e nao souberam me responder com certeza. Vou procurar em outra unidade. Grande Abraço!


Obrigado Joao Pereira! 
Fico torcendo para que outros criadores de azulão me deem mais dicas! Grande Abraço!
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Empty Re: Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes.

Sáb 21 Out - 14:29
boa tarde

tanta coisa para se preocupar, alguem foi la e pegou na mão soprou o passaro e viu corretamente de que tipo ele é, é tudo a mesma coisa.
reproduzir é que importa,se é Argentino ou mineiro e dai.
WIKI AVES

Azulão
O azulão é uma ave passeriforme da família Cardinalidae.
Também é conhecido pelos nomes de azulão-bicudo ou bicudo-azulão, azulão-do-nordeste, azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul, gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kuanos = azul escuro; e loxia = bico cruzado, tentilhão de bico forte; e de brissonii. brissonia = homenagem ao ornitólogo francês, Mathurin Jacques Brisson (1723-1806). ⇒ (Pássaro) azul escuro com bico forte de Brisson. Em ornitologia, loxia é usado para uma ampla variedade de “tentilhões” com bico forte ou aves parecidas com “tentilhões”.

Características

Tem bico avantajado e negro. O macho é totalmente azul-escuro, com partes azuis brilhantes. A fêmea e os filhotes são totalmente pardos, com as partes inferiores um pouco mais claras. Canto sonoro e melodioso. Emite um canto diferente no crepúsculo e pela madrugada.
As populações do sul do Brasil possuem tamanho corporal mais avantajado, quando comparado com as do Nordeste.

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 2617694m_9becc61a80f1eae74618dbe26ae17ca4
azulão macho
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 795649m
azulão fêmea
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 1932904m
azulão jovem

Subespécies

Possui cinco subespécies, sendo que três ocorrem no Brasil:


  • Cyanoloxia brissonii argentina (Sharp, 1888) - ocorre no leste da Bolívia até o Chaco do Paraguai, oeste do Brasil e no norte da Argentina. Esta subespécie é a de maior tamanho entre todas e também de um azul escuro, como a anterior. Difere, ainda, da forma nominal, por possuir, na face, uma faixa de cor cobalto prateado que se estende da sobrancelha à nuca.
  • Cyanoloxia brissonii brissonii (Lichtenstein, 1823) - ocorre no Nordeste do Brasil, dos estados do Piauí e Ceará até o estado da Bahia e Minas Gerais. De coloração azul-clara.



Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264mAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264mAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264m  Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264mAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264m
Cyanoloxia brissonii brissoni (Macho adulto)Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 832264m



  • Cyanoloxia brissonii caucae (Chapman, 1912) - ocorre no oeste da Colômbia, nos vales do alto Rio Patía, alto Rio Cauca e Dagua. Difere da forma nominal por ser menor e ter uma tonalidade de azul nas costas mais brilhante.
  • Cyanoloxia brissonii minor (Cabanis, 1861) - ocorre nas montanhas do norte da Venezuela, da região de Falcón até a região de Lara, Sucre e Monagas. Difere da forma nominal por ter o uropígio de uma cor azul mais brilhante.
  • Cyanoloxia brissonii sterea (Oberholser, 1901) - ocorre no leste do Paraguai até o leste e sul do Brasil e nordeste da Argentina. É um pouco menor e sua cor é um azul mais escuro que a forma nominal.



Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 72641m
Cyanoloxia brissonii sterea (Macho adulto)

Alimentação

Sua alimentação é bem variada, sobretudo de sementes, frutas e insetos.
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 2471616m_b27c2b6054a4a3408b5e29c35b3e6f5b
azulão se alimentando

Reprodução

O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos.
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 530949m
Casal de azulão
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 1602361m
Ninho de azulão
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 1311758m
Ovo de azulão
Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 64755m
Filhote de azulão

Hábitos

É encontrado na beira de pântanos, matas secundárias e plantações.
Esta ave é territorialista. Não é possível vê-la em bando. Se existe um casal em certa localização, só será possível encontrar outro casal a uma certa distância. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida “independente”, pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar por perto após estar na fase adulta. Assim, o filhote terá que achar seu próprio território e sua parceria para acasalamento. Se um macho invade o território de outro, com certeza haverá um conflito, e será bem violento. Por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios, mas sempre há aquele mais valente que, por território ou por uma fêmea, entrará em conflito e conquistará o desejado.


Distribuição Geográfica

Sua distribuição geográfica abrange do Nordeste do Brasil ao Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina.

Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. Mapaocorrencia
  Ocorrências registradas no WikiAves


Referências


  • Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. São Paulo: Editora Nova Fronteira. p.783
  • Ultramarine Grosbeak, disponível em http://ibc.lynxeds.com/species/ultramarine-grosbeak-cyanocompsa-brissonii, acesso em 03 Out. 2012
  • SUBSPECIFIC AND TEMPORAL VARIATION IN THE STRUCTURALLY BASED COLORATION OF THE ULTRAMARINE GROSBEAK, disponível em [url=http://post.queensu.ca/~lough/BarreiraEtAl Condor 07.pdf]http://post.queensu.ca/~lough/BarreiraEtAl%20Condor%2007.pdf[/url], acesso em 03 Out. 2012
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.


Galeria de Fotos


Acasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 258712tAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 104207tAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 532381tAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 115392tAcasalamento de azulões de espécies/subespécie (nome cientifico) diferentes. 793060t
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos