ANUNCIOS
Últimos assuntos
» red runperd
por Dmitri Hoje à(s) 14:04

» Casal de pintassilgos
por dinoo Hoje à(s) 9:46

» Aniversariantes do dia 10/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:10

» Ninho de canário belga
por Luan Lacinta Ontem à(s) 23:59

» Transporte de calopsitas
por Luan Lacinta Ontem à(s) 23:46

» Transporte de aves
por Pablo1999 Ontem à(s) 17:58

» Ninho de canário belga
por canarios_art Ontem à(s) 16:47

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
Face 2
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Criação de Mandarim

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criação de Mandarim

Mensagem por Bruno Machado em Sex 1 Abr - 12:33

Boa tarde pessoal, recentemente adquiri um casal de mandarins, só que, eu nunca criei essa espécie, quais procedimentos eu devo adequar para tirar cria, etc? Posso deixar os 2 juntos já ? Posso colocar uma vasilha de água com vitamina E e outra com Cálcio na mesma gaiola onde ambos se encontram? Oque devo colocar para fazerem o ninho? Desde já agradeço as respostas.

estudar

Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico

Pontos : 228
Reputação : 22

Re: Criação de Mandarim

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 1 Abr - 19:16

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Bruno,

1) Medicamentos Vitamina E e Cálcio, ou qualquer outro, não devem ser misturados, acaso por orientação de um veterinário. 

2) Os medicamentos citados precisa ter certeza se os pássaros precisam ou seja se há necessidade, automedicação pode prejudicar o fígado.

3) No momento ofereça uma alimentação balanceada e cuidados.

4) Primeiro passo quando se adquiri pássaros novos, colocar em quarentena e observar se estão ativos, se estão comendo e bebendo água.

5) Antes de começar uma reprodução de qualquer pássaro precisa conhecer o o manejo, o Fórum possui vários artigos que poderá ajudar a conhecer o pássaro antes de reproduzi-lo !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Pontos : 8191
Reputação : 523

Mensagem por Luan Lacinta em Sex 15 Abr - 18:18

Olá amigo.
Crio Mandarins a 1 ano e meio.
Tenho 10 casais formados, vou te deixar algumas dicas de manejos.

Antes de juntar o casal. 
Caso tenha comprado em uma agropecuária, ou de algum criador "porcalhão" dê um vermifugo, seguindo a bula do mesmo.
Após ter feito o tratamento com o vermifugo dê um complexo vitamínico, eu utilizo o Protovit Plus, 1 gota a cada 50 ML durante 7 dias.
Dê uma boa alimentação, farinhada, mistura de sementes água filtrada e areia própria para pássaros (deixe sempre a disposição da ave uma fonte de cálcio, ainda mais na época de reprodução.)

Após feito os passos acima, junte o casal, e coloque o ninho e material para eles confeccionar.
Pode acontecer das aves ainda não serem adultas, então o processo de reprodução pode demorar algumas meses.
Durante a reprodução é bom continuar com o protovit plus (1 gota a cada 50 ml de água), dando 7 dias e parando 7 (MUITO IMPORTANTE: Não exceda a a quantidade do complexo e nem os dias de uso, e nem diminua o descanso, pois o excesso de algumas vitaminas podem atrapalhar a reprodução e até mesmo prejudicar a ave.)

estudar

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.

Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Pontos : 320
Reputação : 37

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 15 Abr - 21:28

Luan,

Obrigada por compartilhar os seus conhecimentos com todos nós !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Bruno Machado em Sab 16 Abr - 9:30

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Olá amigo.
Crio Mandarins a 1 ano e meio.
Tenho 10 casais formados, vou te deixar algumas dicas de manejos.

Antes de juntar o casal. 
Caso tenha comprado em uma agropecuária, ou de algum criador "porcalhão" dê um vermifugo, seguindo a bula do mesmo.
Após ter feito o tratamento com o vermifugo dê um complexo vitamínico, eu utilizo o Protovit Plus, 1 gota a cada 50 ML durante 7 dias.
Dê uma boa alimentação, farinhada, mistura de sementes água filtrada e areia própria para pássaros (deixe sempre a disposição da ave uma fonte de cálcio, ainda mais na época de reprodução.)

Após feito os passos acima, junte o casal, e coloque o ninho e material para eles confeccionar.
Pode acontecer das aves ainda não serem adultas, então o processo de reprodução pode demorar algumas meses.
Durante a reprodução é bom continuar com o protovit plus (1 gota a cada 50 ml de água), dando 7 dias e parando 7 (MUITO IMPORTANTE: Não exceda a a quantidade do complexo e nem os dias de uso, e nem diminua o descanso, pois o excesso de algumas vitaminas podem atrapalhar a reprodução e até mesmo prejudicar a ave.)

estudar
Luan, você teria algum meio de contato? Pois estou cheio de dividas e talvez você pude-se me tira-las .

estudar

Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico

Mensagem por Luan Lacinta em Dom 17 Abr - 5:15

Tenho sim, mas pode perguntar por aqui, pelo menos fica aqui salvo para outro usuários.
Célia não teria como criar uma Área para mandarins ? assim como tem a de canários?
poderia postar muitas coisas lá, e ficaria mais fácil dos usuários acharem.
grato.

estudar

Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Mensagem por Bruno Machado em Dom 17 Abr - 11:48

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Tenho sim, mas pode perguntar por aqui, pelo menos fica aqui salvo para outro usuários.
Célia não teria como criar uma Área para mandarins ? assim como tem a de canários?
grato.
Então cara, eu comprei os 2 na agropecuária aqui perto de casa, como eu só tinha 1 gaiola, acabei colocando os 2 juntos, mas ai eu arrumei um viveiro e decidi coloca-los separados, deixei o macho no viveiro e comecei a dar Vitamina E, dei por 1 semana, e pra fêmea dei Cálcio também por 1 semana, o macho como estava no viveiro e ouvi falar que deveria deixar o ninho com ele, eu deixei, eu tinha um pouco de "barba de velho" ai coloquei para ele, e coloquei uns capins secos, etc, eis que, ele só pegou a barba de velho e colocou no ninho, quando eu vi que ele já tava doidinho cantando pela fêmea e a fêmea estava doidinho chamando por ele, eu coloquei os dois juntos, eu pensei que eles iam cruzar duma vez, mas até agora nada, eu canso de ver a fêmea ficando abaixadinha e dando aquela empinada que as fêmeas fazem pro macho vir copular com elas, mas o macho não faz nada, só fica parado olhando, gostaria de saber oque eu estou fazendo errado, porque eles já estão a uns 20 dias juntos e até agora nem fizeram nada, eles já até dormem juntos no ninho, mas não fazem nada.. Obrigado.

Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico

Mensagem por Luan Lacinta em Dom 17 Abr - 14:37

brunowwf escreveu:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Tenho sim, mas pode perguntar por aqui, pelo menos fica aqui salvo para outro usuários.
grato.
Então cara, eu comprei os 2 na agropecuária aqui perto de casa, como eu só tinha 1 gaiola, acabei colocando os 2 juntos, mas ai eu arrumei um viveiro e decidi coloca-los separados, deixei o macho no viveiro e comecei a dar Vitamina E, dei por 1 semana, e pra fêmea dei Cálcio também por 1 semana, o macho como estava no viveiro e ouvi falar que deveria deixar o ninho com ele, eu deixei, eu tinha um pouco de "barba de velho" ai coloquei para ele, e coloquei uns capins secos, etc, eis que, ele só pegou a barba de velho e colocou no ninho, quando eu vi que ele já tava doidinho cantando pela fêmea e a fêmea estava doidinho chamando por ele, eu coloquei os dois juntos, eu pensei que eles iam cruzar duma vez, mas até agora nada, eu canso de ver a fêmea ficando abaixadinha e dando aquela empinada que as fêmeas fazem pro macho vir copular com elas, mas o macho não faz nada, só fica parado olhando, gostaria de saber oque eu estou fazendo errado, porque eles já estão a uns 20 dias juntos e até agora nem fizeram nada, eles já até dormem juntos no ninho, mas não fazem nada.. Obrigado.
Bruno, mandarins por sua natureza tem o costume de ficar fazendo ninho tanto o macho qnt a fêmea, alguns até usam para dormir dentro.
Verifique se o bico do macho é laranja escuro como a foto abaixo.
Pois uma das teorias para o que esta ocorrendo, é que um dos 2 sejam filhotes.
Ou estão em muda de penas, observe se não tem penas caídas.

Caso o macho seja assim como o da foto, e a fêmea não seja filhote, é só ter paciência, a criação de aves também requer isso.
Tem casais que podem demorar até 1 mês para iniciar a reprodução. Aqui no meu criatório como uso gaiola com divisória no meio (a mesma gaiola que é usado para procriar canários) eu costumo fazer o namoro deles por 1 mês separados pela divisória, deixo o macho com o ninho para o mesmo já ir fazendo o ninho.
Aves tb possuem personalidade, embora sejam consideradas como animais irracionais. Pode ocorrer do macho não ter gostado da fêmea, isso ocorre com facilidade quando se trata de psitacídeos, mas pode ocorrer nos passeriformes em alguns casos isolados.

Tenho que te alertar de algumas coisas.
Tudo em excesso faz mal, só que a Vitamina E em excesso atrapalha mto na hr de procriar.
Há casos de que, quando o casal esta com excesso de Vitamina E, eles derrubam os ovos do ninho, ou os mesmos acabam matando os filhotes para dar lugar a novos ovos.
Ambos os casos já ocorreram cmg, tanto de derrubar os ovos qnt de matar os filhotes.
Ai foi que resolvi cortar o fornecimento de Vitamina E que eles voltaram a procriar normalmente.
Isso pode ocorrer se você também fornece tribullus terretris em excesso para as aves.

*OBS: Procure fornecer cálcio de outra forma que não seja suplementando com a vitamina, use a vitamina só em casos extremos, Como por ex: Ovos sem casca e qnd ocorre do casal comer os ovos.
Uma das formas de fornecer esse cálcio, é com a areia própria para pássaros, que é encontrada facilmente em petshops

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou aqui para ajudar no que for preciso.

Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Mensagem por Bruno Machado em Dom 17 Abr - 14:46

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:
brunowwf escreveu:
grato.
Bruno, mandarins por sua natureza tem o costume de ficar fazendo ninho tanto o macho qnt a fêmea, alguns até usam para dormir dentro.
Verifique se o bico do macho é laranja escuro como a foto abaixo.
Pois uma das teorias para o que esta ocorrendo, é que um dos 2 sejam filhotes.
Ou estão em muda de penas, observe se não tem penas caídas.

Caso o macho seja assim como o da foto, e a fêmea não seja filhote, é só ter paciência, a criação de aves também requer isso.
Tem casais que podem demorar até 1 mês para iniciar a reprodução. Aqui no meu criatório como uso gaiola com divisória no meio (a mesma gaiola que é usado para procriar canários) eu costumo fazer o namoro deles por 1 mês separados pela divisória, deixo o macho com o ninho para o mesmo já ir fazendo o ninho.
Aves tb possuem personalidade, embora sejam consideradas como animais irracionais. Pode ocorrer do macho não ter gostado da fêmea, isso ocorre com facilidade quando se trata de psitacídeos, mas pode ocorrer nos passeriformes em alguns casos isolados.

Tenho que te alertar de algumas coisas.
Tudo em excesso faz mal, só que a Vitamina E em excesso atrapalha mto na hr de procriar.
Há casos de que, quando o casal esta com excesso de Vitamina E, eles derrubam os ovos do ninho, ou os mesmos acabam matando os filhotes para dar lugar a novos ovos.
Ambos os casos já ocorreram cmg, tanto de derrubar os ovos qnt de matar os filhotes.
Ai foi que resolvi cortar o fornecimento de Vitamina E que eles voltaram a procriar normalmente.
Isso pode ocorrer se você também fornece tribullus terretris em excesso para as aves.

*OBS: Procure fornecer cálcio de outra forma que não seja suplementando com a vitamina, use a vitamina só em casos extremos, Como por ex: Ovos sem casca e qnd ocorre do casal comer os ovos.
Uma das formas de fornecer esse cálcio, é com a areia própria para pássaros, que é encontrada facilmente em petshops

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou aqui para ajudar no que for preciso.
Aparentemente o macho é adulto mesmo, o próprio cara da agropecuária disse que eles já eram adultos prontos para tirar cria, eu vou tentar esperar mais um pouco, para ver se alguma coisa muda, obrigado.

Bruno Machado
Estagieiro exótico
Estagieiro exótico

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 18 Abr - 20:19

grato.

estudar

Luan,

Poderia ser sugiro na área correta "Informações Gerais" , clique em "Sugestão e Críticas",  mas no momento não seria atendida, pois o Administrador Sr. Eduardo, está para retorna no Fórum, então você teria
que aguardar , ok ? estudar

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Luan Lacinta em Seg 18 Abr - 23:45

Certo Célia, farei isso rs. dabce

estudar

Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: