Canario com pata doente - Página 7
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUHoje à(s) 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Johnatan Ruan
Johnatan Ruan
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 21
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 31
Localização : Fortaleza-CE

Canario com pata doente - Página 7 Empty Canario com pata doente

Dom 21 Fev - 13:00
Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal do fórum, tenho um Canário Belga  que está com um tipo de doença em  umas das patas, na pata  esquerda, especificamente  em um dos dedos, está com uma veia muito inchada, essa veia começa na perna e termina em uns dos dedos, estou muito preocupado, porque já não sei mais o que fazer, a unha praticamente já caiu, estou dando a ele, Ampícilina e passando a pomada Dolemil , mais não está melhorando. E como se fosse uma má circulação na veia ou veia entupida. Agradeço desde já a todos do fórum.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Johnatan Ruan
Johnatan Ruan
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 21
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 31
Localização : Fortaleza-CE

Canario com pata doente - Página 7 Empty Re: Canario com pata doente

Seg 4 Abr - 14:57
Olha, conseguir tirar uma foto, é só vocês darem um zoo que da pra ver melhor as veias, veias bem roxa. Percebem que as unhas estão com aparência normal.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Canario com pata doente - Página 7 Empty Re: Canario com pata doente

Seg 4 Abr - 17:17
boa tarde

Johnatam como vai blz
na primeira foto a unha esstava com problema
eu acredito que comparando a primeira foto com esta ultima sua ave ja deve estar bem melhor que antes.
continue nos informando sobre se houve melhora em todos os aspectos por que ver as veias não quer dizer muita coisa.
Agora reze para que seus passaros não tenham a tal BOUBA aviaria por que ai sim voce tem com o que se preocupar.
se não tem como vacinar seus passaros contra bouba é interessante dar 2 vezes ao ano um tratamento com a thuya (avicola simões)remedio facilmente encontrado nas casas do ramo avicola.


MOSQUITOS E PERNILONGOS,  VILÕES OU INOCENTES?
Por Álvaro Blasina
    Os infinitos caminhos que a vida nos coloca e a eterna necessidade de tomar decisões, nos leva sempre a termos que optar entre escutar e acatar os conselhos e experiências dos mais velhos, ou arriscar à tomarmos decisões próprias assumindo a responsabilidade das conseqüências pela nossa ousadia.

        Esta lei, que se aplica para tudo na vida, não é diferente na atividade da ornitoculutra, e mais especificamente da canaricultura que escolhemos como atividade mais apaixonante.
        Muitos mitos já vimos serem derrubados depois de muitos anos ou décadas de serem considerados verdades absolutas. Afirmava-se que o fator intenso em dose dupla era fator letal, sendo que hoje é extremamente comum vermos intensos homozigotos criando normalmente. Afirmava-se que a forma ideal de pigmentar os canários era misturando Carophill com Farinha láctea e todo mundo (no Rio pelo menos) aplicava este sistema como infalível. Afirmava-se que o fator marfim ajudava na plumagem dos canários, etc. etc.
        Sempre ouvi falar que era imprescindível o uso de tela mosquiteira no canaril, pois os pernilongos eram os causadores de “pipocas” infecciosas nos pés, muito difíceis de curar e que poderiam inclusive causar a morte dos pássaros.
        Assim sendo, sempre tomei (como todos os criadores) extremo cuidado em colocar em todas as janelas do canaril, telas mosquiteiras para impedir a entrada de insetos, e toda vez que por um descuido entrava um pernilongo, era como ver o diabo. O bichinho era implacavelmente perseguido até garantir a sua morte.
        Mesmo assim, vez ou outra aparecia a tal da “pipoca” no pé de algum canário e devia tratar com iodo, pomadas, e todo tipo de remédio que pudesse surtir efeito.
        Alguns anos atrás, me chamou a atenção que os canários que levava para o nosso negócio, não apresentavam qualquer tipo de problema nas patas, embora não tivesse nas janelas a tela mosquiteira, e pudesse constatar a presença de pernilongos no local. Coincidentemente também, observei que depois que passei a vacinar os canários contra bouba os problemas dos pés diminuíram quase que totalmente.
        Deduzi que uma explicação possível para o não aparecimento das pipocas e ferimentos nas patas, poderia ser atribuído à um aumento da resistência das aves uma vez vacinadas.
        Desta forma, resolvi fazer um teste e trocar as telas mosquiteiras de um dos meus cômodos, por tela tipo viveiro, de malha muito maior, que permitisse uma melhor renovação do ar, e apenas impedisse a entrada de outras aves ou roedores no canaril.
        O local da minha criação, por estar rodeado de muita vegetação e clima tropical, se caracteriza pela presença no ano todo de uma grande quantidade de pernilongos.
        A minha surpresa foi grande ao constatar que nenhum problema de pés se apresentava mesmo com a facilidade dos mosquitos para entrar no recinto.
        Assim sendo, resolvi trocar a tela dos 5 cômodos da minha criação, e o resultado foi o mesmo, ou seja, nenhum problema com os pés dos canários.
        Este resultado me deixou bastante animado, pois desta forma poderia aumentar consideravelmente a renovação de ar do canaril, sem por isso estar colocando em risco a saúde dos pássaros.
        A primeira vez que ouvi falar em vacina contra bouba para canários, foi na casa do Sr. Roberto Mendes em Campinas, aproximadamente 15 anos atrás, quando por ocasião de uma visita ao seu criadouro, vi que estava “espetando” todos o seus canários. Me explicou que esta vacina prevenia contra a única doença que poderia matar todo o plantel em poucos dias, e desde então, passei a vacinar todos os meus canários anualmente.
        A surpresa ocorreu ao ver que a vacina reduzia drasticamente as ocorrências de ferimentos, unhas grossas e pipocas nos pés, ao ponto de não mais precisar proteger o canaril contra insetos.
        Extremamente respeitoso dos conselhos dos mais velhos, resolvi arriscar uma experiência que a principio parecia impossível, mas deu certo.
Como diz o ditado, “vivendo e aprendendo”.
 
                                                                        Todos os direitos reservados
                                                                      © 2001 www.blasina.com.br
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Luiz Carlos Martins Ribeiro
Ribeirão Preto - SP
Cobre Intenso e Nevado, Raça Espanhola
cel 16 - 91412217
ACPJ
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Johnatan Ruan
Johnatan Ruan
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 21
Pontos : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/02/2016
Idade : 31
Localização : Fortaleza-CE

Canario com pata doente - Página 7 Empty Re: Canario com pata doente

Seg 4 Abr - 18:03
Olá Sr.Agenor e a todos do Fórum.

A primeira foto que postei, era de outro canário, que morreu com essa doença
a foto que postei hoje, foi que conseguir tirar hoje. se você achou as veias normais, então poder essa tal de Bouba.
Saberia me informa quanto custa uma vacina dessa? mais eu posso vacinar mesmo ele estando infectado?
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Canario com pata doente - Página 7 Empty Re: Canario com pata doente

Seg 4 Abr - 18:50
boa noite
é preciso consultar o google e um veterinario que conheça o problema. 
achei isto

 
BOUBA AVIÁRIA

Ataca pouco os bicudos e curiós, mas acontece muito nos canários da terra e pintassilgos, notadamente nos criadouros onde há falta de higiene. Também chamada de Pipoca ou Varíola Aviária. É uma doença infecto-contagiosa provocada por vírus.
Percebe-se claramente quando as aves estão com essa doença pelos inchaços e pelotas nas pernas, nos pés, em volta do bico e perto dos olhos. Há ainda sinais de calvície.    Ocorre a formação de nodulações de aspecto tumoral, às vezes contaminadas por bactérias, contendo pus e sangrando muito. As penas da região afetada costumam cair.       A bouba interna pode formar verdadeiras aftas no trato digestivo e respiratório, causando morte de cerca de 80 a 90% do plantel. Na forma interna, pode causar diarréia, dificuldade respiratória e de ingerir alimentos, bem como nodulações nos pés, todas de caráter muito contagioso, é a que mais acontece com passeriformes nativos brasileiros.   Quando estão com essa doença em estado avançado, os pássaros quase não comem, ficam febris e acabam morrendo caquéticos. É um flagelo quando acomete os curiós, especialmente.
Não existe tratamento para a bouba, pois é causada por vírus. Quanto mais remédio se dá mais os pássaros sofrem sem nenhum efeito positivo. Teríamos que vacinar as aves todos os anos, porém, no Brasil não temos vacinas das cepas de vírus que acometem nossos pássaros. Alguns criadores arriscam dar vacinas importadas, contudo, estaremos trazendo para o País cepas que inexistem aqui e contra as quais nossas aves não tem nenhuma resistência, mas é a única solução para a cura e prevenção.
Diz-se ultimamente que desinfetantes hospitalares de baixa toxidade e que ativa mesmo em presença de matéria orgânica tem também bons resultados na cura e notadamente na prevenção. 
Um tratamento à base de Thuya brasilienses é muitas vezes preconizado para lesões externas, podendo ser passado nas lesões através de um pedaço de algodão embebido duas vezes ao dia. Deve-se ministrar esse remédio na água de beber durante 12 dias, a base de 5 gotas para 50 ml de água. Caso não haja o medicamento, podem-se tratar os locais atingidos com tintura de mercúrio cromo ou violeta genciana longe dos olhos, e perto dos olhos, água boricada. Alguns criadores têm administrado, com sucesso, o medicamento homeopático arnica potência CH6.
A profilaxia é a desinfecção e limpeza do criadouro, impedindo a ocorrência de mosquitos e moscas e o isolamento das aves doentes. As contaminadas e que se curam podem tornar-se portadoras sãs e tem resistência para o resto da vida.

Os pássaros mortos quando colocados imediatamente em congelador logo após a morte, podem ser usados para diagnóstico preciso da doença. Caso já se tenha essa certeza, devem ser cremados ou enterrados em vala com muito cal ao redor.
- See more at: http://www.avedomestica.com.br/cocad/index.php?option=com_content&view=article&id=2115:bouba-aviria&catid=175:farmadoenas&Itemid=150#sthash.HCLSWmiv.dpuf
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Canario com pata doente - Página 7 Empty Re: Canario com pata doente

Seg 4 Abr - 19:19
boa noite
encontrei mais isto
o nome da vacina é BOUBA FORTE (LABORATORIO BIOVET)


www.youtube.com/watch?v=kHbfinDdpYo
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos