Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo Empty Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo

Ter 28 Abr - 0:14
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !


Esse artigo não só se refere a Preparação do canário para o Concurso, mas também fala sobre o
alimento que pode ser fornecido para canário de cor e de fator.

Dicas sobre as canários de cor 

Enfim, completamos mais uma etapa de criação. E novamente estamos numa nova fase que tanta satisfação nos traz: o término da muda. É ai que vemos a qualidade dos frutos que produzimos.

Os filhotes, na voadeira, com plumagem novas mostrando todas as várias nuances e belezas de suas cores. É realmente emocionante.

E ai, se aproxima a época mais esperada por todos nós: o concurso.

No concurso, além de rever os amigos, é o momento de apresentar publicamente todo o seu trabalho.

A PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO

Para participar do concurso com chance de vitória, você deve se preocupar com os seus filhotes desde seu nascimento.

O canário para ser campeão, além de estar perfeitamente enquadrado nas normas ditadas pelo Manual de Julgamento da OBJO, necessita ser bem cuidado, ser forte, saudável, elegante, posicionar-se bem no poleiro, etc. Mas, para isso você deve se preocupar até mesmo com a colocação da anilha. Isto porque o anel, além de não poder estar alargado ou amassado, deverá ser colocado com cuidado para não causar nenhuma fratura na pata ou nos dedos do filhote.

A ALIMENTAÇÃO

Nos canários de cor, o cuidado com a alimentação é fundamental desde o nascimento, devendo ser redobrado na época de muda.

A dieta alimentar do canário, além de bem balanceada para proporcionar seu crescimento saudável deverá ser direcionada para a melhor pigmentação dos canários: tanto nos de cor de fundo amarelo quanto nos de cor de fundo vermelho.

Para que seu canário de cor de fundo amarela, fique protegido do carotenóide zeaxantina, que pode levar sua cor a tender ao dourado ( tonalidade depreciada ), você não deve lhe oferecer verduras, gérmen de trigo e nem milho amarelo. As farinhadas que contém ovo devem ser oferecidos em menor quantidade pelo mesmo motivo. 

Os canários Amarelos Marfins podem comer verduras ( almeirão, chicória ou couve ) que seu lipocromo não será tão prejudicado. Aliás até pelo contrário, poderá ficar mais concentrado emitindo maior quantidade de cor.

Os canários Vermelhos também devem ter estes alimentos excluídos de sua alimentação. O que acontece é que a zeaxantina além de competir com as luteínas que dão boa cor aos amarelos, compete também com a cantaxantina que dá boa cor aos vermelhos.


A cenoura, a beterraba e a pimenta também, NÃO devem fazer parte da dieta alimentar, pois esta comprovado que os carotenos que eles possuem são de má qualidade e prejudicam a pigmentação vermelho vivo.

Para a boa carotenização, o mais indicado é o caroteno vermelho industrializado que deverá ser oferecido diariamente e guardado em lugar seco, com temperatura ambiente agradável e sem incidência de luminosidade. Guarde-o num saco ou vidro escuro e bem fechado.

Na época de muda, os canários vermelhos deverão ficar em ambiente escurecido, isto é, sem incidência de luz solar no comodo e sem luz artificial, pois o calor e a luz também afetam o caroteno já depositado nas penas enfraquecendo sua coloração.

Carotenos são pigmentos orgânicos pertencentes ao grupo dos carotenoides responsáveis pelas cores amarela, vermelha, verde e alaranjada de vegetais, algas, fungos, da gema do ovo e da manteiga.


Carotenos de cor amarela são denominados Betacaroteno, os de cor verde, zetacarotenos e os de cor alaranjada, neurosporaxantina. 

Licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate tem 11 ligações e é capaz de absorver do ultravioleta ao vermelho. Os carotenos de cor amarela são denominados betacaroteno, os de cor verde, zetacarotenos e os de cor alaranjada, neurosporaxantina.

O betacaroteno é encontrado em legumes e frutas amarelo-alaranjadas como, por exemplo, cenoura, abóbora, melão, mamão, manga, pêssego, laranja, milho; vegetais folhosos verdes escuros como a couve, espinafre, chicória, brócolis, mostarda, agrião, folhas do nabo. A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna (distúrbio denominado xeroftalmia), lesões na pele, diminuição do olfato e do paladar, aumento do atrito entre as pálpebras dos olhos, além da redução da capacidade de defesa do organismo.

A SEPARAÇÃO PARA O CONCURSO

O mês de abril é ideal para a avaliação e posterior separação em gaiolas dos exemplares que você ira levar para o concurso. Para fazer esta separação você necessita conhecer (ou requisitar ajuda de alguém que conheça ) os padrões técnicos definidos pela OBJO/FOB, de modo a obter melhor êxito nesta escolha.

COMO SUGESTÃO, PROCEDA DO SEGUINTE MODO:

1. Agrupe os canários de mesma cor e os leve para um local bem iluminado ( ao ar livre ), sem que incida sol diretamente nas gaiolas.

2. Analise bem os canários. Observe o lipocromo, as melaninas, a plumagem e a forma. Preste atenção também se o seu escolhido NÃO possui dedo torto ou quebrado, manchas melânicas ou lipocrômicas, asas acidas ou quebradas, fungo ou caraca no dedo, etc para que possa tomar providências em tempo ou escolher outro exemplar para substituí-lo.

3. Observando seus canários, poderá optar por individual e/ou pelo quarteto,

4. Separar 3 exemplares para o individual 3/ ou 5 ou 6 exemplares para o quarteto.

5. Após escolhidos, estes devem ser substituídos 2 a 2 nas gaiolas de cria ou individualmente em gaiolas de exposição. 

Após escolhidos e separados, você devera cuidar ainda mais da aparência de cada um deles, pois o concurso de canários, na realidade, é um concurso de beleza.


DICAS NA PREPARAÇÃO

Retirar todas as penas quebradas das asas e caudas com no mínimo 45 dias antes do concurso, de modo a que haja tempo necessário para o crescimento completo destas.

Esta retirada das penas deverá ser feita intercalada em duas ou três etapas para não sacrifica-lo muito. Se você não tiver prática, peça ajuda a um criador mais experiente.

Observar as patas e cuidas delas caso estejam com cascão, feridas ou avermelhadas. Os pés deverão estar limpos e desprovidos de qualquer problema.

Você poderá passar Oceral creme durante vários dias seguidos para eliminar o fungo ou passar Equiderm pomada para curar algum machucado.

ATENÇÃO: Fungo no dedo é motivo para desclassificação do exemplar.

Aparar e lixar o bico caso esteja desalinhado.

Dê banho com freqüência em todos os canários, principalmente nos canários da linha clara sem fator, pois a limpeza é fundamental para sua saúde, assim como na avaliação que o juiz fará nestes exemplares.

Cuide para que os poleiros não fiquem muito próximos da grade lateral da gaiola, de modo que a cauda não fique roçando nesta. Isto pode danifica-lá.

Na véspera da entrega dos pássaros para concurso, dê banho mais caprichado. Pegue o canário com a mão, leve-o a uma pia e com água morna lave-o com sabão de coco, por exemplo, esfregando com um pincel de barba macio, sempre no sentido do crescimento das penas. A seguir jogue água morna até sair todo o sabão.

Enrole o canário com papel higiênico fazendo uma espécie de charutinho, mas deixe parte da cabeça de fora para ele respirar. Coloque-o ao sol ou ajude a aquece-lo com um secador de cabelos ou outro aquecedor. Após alguns minutos ele se desenrolará sozinho.

Cortar as unhas somente se estiverem exageradamente grandes. Fazer isto tentando deixá-las de forma mais natural possível, dando um acabamento suave com uma lixa. 

Leve os canários para exposição em transporte apropriado ( de preferência individualizados ) para que nenhum imprevisto aconteça.

No ato da entrega dos canários leve uma banheira plástica e uma escova de dentes macia. Ao retirar o canário do transporte, e imediatamente antes de coloca-lo na gaiola de exposição, faça uma rápida limpeza em sua cauda, principalmente se for canário da linha clara. Se uma ou outra pena quebrar na viagem, retire-a com cuidado.

Pena branca nos melânicos e preta ou marrom nos lipocrômicos são motivos desclassificatórios.

Portanto, se o exemplar que você escolheu para o concurso possuir este defeito, corte a pena próximo a pele.

Porém, muita atenção: Se você for vender este canário, é de boa ética avisar ao comprador a respeito deste procedimento.

Se um canário lipocrômico ( Amarelo, Vermelho ou Branco ) tiver uma pequena mancha preta no bico, lixe-a com a parte fina da lixa de unhas com cuidado, um pouquinho acada três dias com muita paciência para não machucar. Não seja impaciente! Esta pequena mancha tem chance de desaparecer. Se você se desfizer deste pássaro avise ao novo dono.

Esperamos que, com estar dicas, você melhore ainda mais a apresentação de seus pássaros e consiga uma boa classificação. Melhor Sorte!!! 



Autores: Eliane Seixas e Gilberto Seixas
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo Empty Re: Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo

Ter 28 Abr - 0:32
Bom dia amigos Criadores de Pássaros !


Esse artigo parece chato de ler, mas as informações e dicas são importantes para criadores de canários de cor e fator.


A alimentação para manter ou ajudar a fixar as cores dos canários de cor e fator, alguns criadores acreditam que a beterraba, a cenoura, o pimentão vermelho, o tomate, e até a pimenta colaboram na coloração.


Mas tem criadores que não utilizam os alimentos acima citados para realçar as cores dos canários.


Um exemplo a calopsita come beterraba ralada, mas a cor dela prevalece a mesma.


Tem dicas para quem pretende participar de concursos.


A parte escrita em azul é devido as palavras com seus significados, assim não ficaremos com dúvidas.


CÉLIA
Alexandre Romão
Alexandre Romão
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 10
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 47
Localização : Contagem

Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo Empty Re: Preparando seu canário para o Concurso - Canários de Cor - Artigo

Seg 30 Nov - 10:01
Excelente!!!! Consegue esclarecer bem os principais cuidados para o concurso.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos