Cantos de bicudo - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Paulo de T.
Paulo de T.
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 19
Pontos : 34
Reputação : 3
Data de inscrição : 13/10/2013
Localização : São Paulo

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Cantos de bicudo

Ter 30 Dez - 20:58
Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal, eu gostaria de saber se alguém tem ou sabe onde tem a 'transcrição' das notas do canto do bicudo... por exemplo, em curió tem isso:

Ana Dias - Samaritá no primeiro canto:

a) TI TUÍ = 2 notas de entrada de canto
b) té té = 2 notas de preparação ou ligação
c) QUIM QUIM = 2 notas de Quim Quim
d) té té = 2 notas de preparação ou ligação
e) UIL UIL = 2 notas de Samaritá
f) té té = 2 notas de preparação ou ligação
g) QUIM QUIM toi = 2 notas de Quim Quim, seguido da nota Toi
h) té té = 2 notas de preparação ou ligação
i) TUÉ TUÉ = 2 ou 3 notas de batida de praia

Alguém sabe se para bicudo tem alguma coisa do gênero?

Obrigado

rafaelmd
rafaelmd
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2014
Idade : 39
Localização : Iporã - Paraná

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

Qua 7 Jan - 9:10

Esse está melhor de ouvir
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

Qua 7 Jan - 12:53
boa tarde

para que um passaro aprenda um tipo de canto ele deve ouvir o cd do canto desejado desde o nascimento até que ele aprenda,se não ouvir nada não imitara nada. este som que ele faz ta longe de ser canto
arrume um aparelho de ensinar canto e ponha o cd que gostar e o deixe em local com pouca iluminação até que começe a aprender canto.

notas do estilo goiano classico

Início
               Notas do Canto Goiano Classico

Canto Clássico Goiano
Bloco
Notas
Quantidade
22
01
Suim Suim
2
Notas de entrada
02
Kem  kem
2
Gargalhada de entrada
03
Ti Ka Ti
3
Ligação de canto
04
Gãm Que
2
Preparação da alteada
05
Tim Tim
2
Alteada de canto
06
 Qui Tó
3
Complemento de alteada
07
Tiá Tió
2
Preparação da batida
08
Tuí Tiuá Tal
3
Batida de canto
09
Ti Tu Ti
3
Fechamento de canto
Obs.:
A) - O Bicudo que no Canto de Entrada, não emitir a Gargalhada de Entrada,
deverá na Ligação de Canto, bloco 03, emitir (Tché Qui ) e não (Ti Ka Ti ).
B) - A Gargalhada de Entrada com duas ou mais notas ( Kem  Kem ),  assim
como a nota (Tal ),  na Batida de Canto ( Tuí Tiuá Tal ), são notas opcionais,
não sendo requisitos obrigatórios para avaliação.
C) - Após o fechamento ou arremate de canto no (Ti Tu Ti ),  o Bicudo inicia
o módulo de repetição no (Quem Quem Quem ), ou seja,  na Gargalhada de
Divisão, que deverá ser de duas notas ou mais.
Módulo de Repetição
 
Bloco
Notas
Quantidade
21
01
Quem Quem Quem
3
Gargalhada de divisão
02
Ti Ka Ti
3
Ligação de canto
03
Gãm Que
2
Preparação da alteada
04
Tim Tim
2
Alteada de canto
05
 Qui Tó
3
Complemento de alteada
06
Tiá Tió
2
Preparação da batida
07
Tuí Tiuá Tal
3
Batida de canto
08
Ti Tu Ti
3
Fechamento de canto
    
Fonte : canto e fibra.

bicudo cantando
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Jorge Bernardes Netto
Jorge Bernardes Netto
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/02/2015
Idade : 68
Localização : São Paulo

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

Qua 11 Fev - 19:53
Vídeo Aula canto bicudo Alta Mogiana Clássico , esta YouTube
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17323
Pontos : 21962
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

Qua 11 Fev - 22:03


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
William Davis
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2069
Pontos : 2441
Reputação : 254
Data de inscrição : 21/09/2012
Idade : 40
Localização : Paraná

Cantos de bicudo - Página 2 Empty Re: Cantos de bicudo

Qui 12 Fev - 8:39
CANTO FLAUTA

O canto flauta reúne uma enorme variedade de dialetos. Alguns muito apreciados por expositores e criadores. Caracteriza-se por apresentar peculiaridades próprias em termos de notas, melodia e voz ressonada - gutural, ou seja, com a capacidade de aumentar a duração e a intensidade das notas, flauteando-as, sendo esta característica a marca registrada da grande complexidade do canto.
Para ser considerado um canto flauta de qualidade superior deve apresentar andamento de canto moderado, melodia, maviosidade e notas nítidas. Deve apresentar, ainda, um número mínimo de 12 notas, podendo chegar a vinte ou mais notas, de preferência não repetitivas.
São notas típicas dos cantos flautas o Cro-Co-Til, Tulin-Tulin, Ca-Ca-Tim, Coím-Coím e Goim-Goim-Goim.
São considerados deficientes os cantos com voz metálica, rouca, muito fina, muito grossa ou com chiado, distorção nas notas, emissão de várias vezes a mesma nota, com inclusão de notas típicas de outros pássaros ou de outras categorias de canto, que não apresentem uma nítida divisão de canto e os que apresentam interrupção no canto.
Também são penalizados os cantos que incluem notas de defeitos comuns aos demais cantos de bicudo tais como: oi, voí, boi, tuíu, tchau-tchau e demais notas dissonantes.
 

CANTO CLÁSSICO ALTA MOGIANA

O interior paulista reúne há muito tempo grande quantidade de criadores e admiradores do canto dos bicudos. Também no triângulo mineiro a criação de bicudos sempre foi bastante difundida.
A estrada de ferro que ligava Campinas à Brasília, passando por cidades mineiras como Uberaba, Uberlândia e Araguari e por Goiânia, promoveu a partir de 1968 grande integração entre os admiradores dos bicudos destas regiões.
Muitos bicudos foram transportados pela linha Bandeirante da Companhia Mogiana.
Essa integração causou alguma miscigenação nos dialetos do canto de bicudos das regiões circunvizinhas à ferrovia. Observou-se que um canto se sobressaía entre os pássaros dessa região, com notas de entrada Suim-Suim e gargalhada de divisão de canto Quem-Quem-Quem. Esse canto inicialmente foi chamado de Canto Ribeirão.
Mais tarde a ferrovia, que acabou conhecida popularmente como Alta Mogiana emprestou seu nome ao canto, que passou a ser chamado de Canto Alta Mogiana.
No início da década de 80 os aficionados pelo canto dos bicudos e organizadores de torneios deram início à elaboração de documentos para a regulamentação da avaliação do bicudos nas provas de canto clássico. Os primeiros regulamentos já contemplaram a categoria Canto Alta Mogiana.
Muitos bicudos se destacaram nessa categoria de canto, mas nenhum igualou a marca do Bicudo Fiote. Em 1987, com seu primeiro proprietário, Sr Jorge Boeris, antes mesmo de completar 2 anos, ainda maracajá e disputando com bicudos pretos, tornou-se campeão nacional. Não se tem notícia de outro bicudo que tenha alcançado um título nacional tão jovem. Adquirido pelo Sr Celso Jardim, em 1992, foi campeão nacional da categoria Alta Mogiana Sem Repetição nos anos 93, 94 e 95. No ano seguinte, já de posse do Sr Ednei Davi, de Indaiatuba-SP, conquistou mais um título nacional.
Com a gravação de seu canto, Fiote constituiu um marco, estabelecendo uma linha de canto que produziria muitos outros campeões. O Bicudo Fênix, que possui um dos CDs gravados mais vendidos, aprendeu com uma gravação do Fiote e reproduz com perfeição as notas e a seqüência melódica do canto do mestre.
Poderíamos citar muitos outros exemplos de pássaros de destaque que apresentam essa linha de canto. O certo é que muitos títulos nacionais foram e ainda serão conquistados por bicudos que apresentam canto Alta Mogiana da linha Fiote.
 



Canto Clássico Alta Mogiana

Bloco

Notas

Quantidade

34

01

 Suim Suim

2

Notas de entrada

02

Kem  kem

2

Gargalhada de entrada

03

 Ti Qué Ti

3

Ligação de canto

04

Gam Tuí

2

Preparação

05

TuéTiá Tió

3

Variação

06

Ti Té

2

Batida

07

Ti Ti

2

Variação

08

Gam Ti Qué Ti

4

Ligação

09

Gam Tuí Tué Til

4

Variação

10

Ti Tu Ti

3

Preparação

11

Gam Ti TéTi

4

Batida

12

Quem Quem Quem

3

Div de canto ou fecha

 

 

 

Obs:

 

Após a divisão de canto ou fechamento com duas ou mais notas
( Quem Quem Quem), o Bicudo inicia o módulo de repetição no
no (Ti Qué Ti ),  ou seja,  na  Ligação de Canto.


 

 

 

Módulo de Repetição

 

Bloco

Notas

Quantidade

30

01

 Ti Qué Ti

3

Ligação de canto

02

Gam Tuí

2

Preparação

03

TuéTiá Tió

3

Variação

04

Ti Té

2

Batida

05

Ti Ti

2

Variação

06

Gam Ti Qué Ti

4

Ligação

07

Gam Tuí Tué Til

4

Variação

08

Ti Tu Ti

3

Preparação

09

Gam Ti TéTi

4

Batida

10

Quem Quem Quem

3

Div de canto ou fecha

 

CANTO CLÁSSICO GOIANO

No Nordeste do estado de Goiás foram capturados bicudos nativos que mostravam muita fibra e se destacavam nos torneios por apresentarem algumas notas típicas em seu canto, que chamavam a atenção na roda.
Esses bicudos se tornaram conhecidos como goianos e tiveram grande aceitação pelos criadores de Minas Gerais e de São Paulo. Do Distrito Federal esses bicudos já desapareceram. Em algumas regiões do Vale do Paranã ainda é possível ouvi-los cantar, protegidos dos agrotóxicos pela vegetação ciliar.
A essência da melodia do seu canto se aproxima do Alta Mogiana aos ouvidos menos experientes, e, durante muitos anos os torneios não separavam a avaliação de um e de outro canto.
O Canto Goiano possui um andamento típico, cadenciado, com notas destacadas e grande harmonia. Apresenta as notas de preparação da alteada Gam - Kem e as da alteada Tim - Tim como marcas registradas de seu canto. Se um bicudo não der a alteada não poderá ser considerado de canto goiano. As sonoridade das notas de preparação da alteada só encontram par nos cantos flauta. Alguns apresentam uma gargalhada no início do canto. Outros não. Porém todos dão a alteada.
A criação em cativeiro, com produção pássaros voltados às disputas de fibra relegou ao segundo plano esse canto. Como é complexo, com grande número de notas e andamento mais cadenciado, esse canto apresenta pouca produtividade nas rodas de fibra. Atualmente poucos criadores se dedicam à sua preservação.
A criação da modalidade Canto Clássico Goiano nos torneios oficiais representa um novo estímulo para os apreciadores desse canto.
Muitos bicudos se destacaram nessa modalidade de canto. O mais conhecido foi o Batuque. O Batuque nasceu em Brasília, em 1976, na casa do Sr Moacir Santos. Nas rodas de fibra chegou a superar bicudos lendários, como o Napoleão e o Sobe-e-Desce. Faleceu em Cuiabá no ano de 1990, em posse do Sr Alex Serra.
Batuque teve seu canto gravado e comercializado em fitas e CDs, permitindo o aprendizado de muitos filhotes. O bicudo Araçá, que aprendeu cantar com uma gravação do canto do Batuque, e possui um timbre espetacular, talvez seja hoje o melhor representante dessa linha de canto. O Araçá está em posse do Dr Ferdinando de Menezes e vive no Criadouro O Araçá, em Cornélio Procópio-PR.
 



Canto Clássico Goiano

Bloco

Notas

Quantidade

22

01

Suim Suim

2

Notas de entrada

02

Kem  kem

2

Gargalhada de entrada

03

Ti Ka Ti

3

Ligação de canto

04

Gãm Que

2

Preparação da alteada

05

Tim Tim

2

Alteada de canto

06

Tó Qui Tó

3

Complemento de alteada

07

Tiá Tió

2

Preparação da batida

08

Tuí Tiuá Tal

3

Batida de canto

09

Ti Tu Ti

3

Fechamento de canto

Obs.:

A) - O Bicudo que no Canto de Entrada, não emitir a Gargalhada de Entrada, deverá na Ligação de Canto, bloco 03, emitir (Tché Qui ) e não (Ti Ka Ti ).

B) - A Gargalhada de Entrada com duas ou mais notas ( Kem  Kem ),  assim
como a nota (Tal ),  na Batida de Canto ( Tuí Tiuá Tal ), são notas opcionais,
não sendo requisitos obrigatórios para avaliação.


C) - Após o fechamento ou arremate de canto no (Ti Tu Ti ),  o Bicudo inicia
o módulo de repetição no (Quem Quem Quem ), ou seja,  na Gargalhada de
Divisão, que deverá ser de duas notas ou mais.


Módulo de Repetição

Bloco

Notas

Quantidade

21

01

Quem Quem Quem

3

Gargalhada de divisão

02

Ti Ka Ti

3

Ligação de canto

03

Gãm Que

2

Preparação da alteada

04

Tim Tim

2

Alteada de canto

05

Tó Qui Tó

3

Complemento de alteada

06

Tiá Tió

2

Preparação da batida

07

Tuí Tiuá Tal

3

Batida de canto

08

Ti Tu Ti

3

Fechamento de canto

 

 

 

 

 

 

DEFEITOS NO CANTO DOS BICUTOS

Há um entendimento sobre vários defeitos e deficiências no canto do bicudo para efeito de disputa de torneios de canto.
Esses defeitos são apenas considerados nas categorias Canto Flauta, Canto Clássico, Alta Mogiana e Canto Clássico Goiano, devendo ser observado o número de vezes, a intensidade e a posição em que eles ocorrem.
Já na categoria Canto Livre (peito de aço), como não existem notas padronizadas, o bicudo poderá cantar qualquer tipo de dialeto, porém, emitir somente notas de bicudo em seu canto, não podendo emitir notas de outros pássaros.
Citamos alguns dos principais defeitos e deficiências no canto do bicudo:

  1. Voz deficiente, muito fina ou muito grossa, rouca, metálica ou com chiado;

  2. Deficiência de andamento (velocidade do canto);

  3. Deficiência de divisão de canto separando o módolo de repetição do canto propriamente dito;

  4. Canto estalado (notas secas e não melódicas);

  5. Mistura de canto (inclusão de notas de outros pássaros);

  6. Perdidas (distorções das notas);

  7. Corte de canto ( interrupção de canto);

  8. Remontar notas (emitir a mesma nota várias vezes);

  9. A presença de notas ou seqüência de notas tais como: Oi, Voí, Boi, Tuíu, Cafí-Cafí, Tchau-Tchau e demais notas dissonantes;

fonte:/www.criatoriopenapreta.com.br
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos