ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Manejo do coleiro - contradição nas dicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manejo do coleiro - contradição nas dicas

Mensagem por paulo.ricardo em Seg 22 Set - 8:06

Bom dia, apesar dos sites e fóruns sobre manejo do papa-capim (e outros) terem muitas dicas valiosas, fato, percebi também muita contrariedade e  explico. 

Manejo: Alguns falam que NÃO se deve  deixar o pássaro em correntes de ar, porém, deve-se fazer caminhadas diárias com  banho de sol... Não sei como é possível alguém levar o passarinho para tomar banho de sol, fazer caminhadas e não expor a ave a correntes de ar... Só se em vez de gaiolas usássemos aquários para evitar o vento... Não sei como levar o passarinho para caminhar sem que ele fique exposto ao vento...  

Alimentação:  Li bastante que uns falam para oferecer capim em dias alternados, outros apenas nos finais de semana e outros deixar disponível o tempo todo... E aí??? É para deixar  sempre disponível ou não?

Outra coisa... Li que Painço é muito gorduroso e deixa a ave "seca"??? Não seria gorda? o.O Uns falam para deixar em potes separados, outros para fazer aquela mistura 100% alpiste e 10% painço (diversos), outros para evitar o painço e oferecer alpiste...

Muda:  Uns falam que é para deixar a ave quieta no canto dela, em um local longe de agitação e correntes de ar, e proceder a devida  medicação necessária...  Outros falam que o banho de sol diário é importante e voltamos a questão das correntes de ar e agitação...o.O

Medicação: O uso do Vitagold ( ou outro similar).. Li que alguns aconselham que é fundamental sempre usar em dias alternados duas gotas no bebedouro de 50ml (de dois em dois dias) sempre renovando a água mineral... Outros falam que apenas quando você percebe que a ave está debilitada é para fazer uso do medicamento... Complicado... 

Em relação ao Vitagold percebi que a minha ave rejeitava a água medicada e fiquei curioso e provei. Notei que a água, ao meu paladar, ficava muito levemente amarga... Fui pesquisar na Internet e uns falavam  para colocar uma gota de adoçante na água, porque o açúcar deixaria o passarinho gordo, outros que usasse uma pitada de açúcar porque o adoçante faz  mal... puts...

Pior que procurando um veterinário a maioria não tem especialidade na área de aves de cativeiro...

Obrigado.

paulo.ricardo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 14
Reputação : 0

Re: Manejo do coleiro - contradição nas dicas

Mensagem por Stanley Guaitolini em Seg 22 Set - 8:56

Bom dia Paulo.. as correntes de ar devem ser evitada quando a ave esta na muda.. ou quando o tempo esta muito frio, porque ele pode pegar um resfriando, coleiros são muito frágeis com os problemas respiratórios..  

a respeito da alimentação vai de criador para criador, o certo é oferecer alimentos diferentes alternando o dia.. é como o ser humano, se tu comer todo dia a mesma coisa não fica enjoado? as aves é a mesma coisa.

na muda amigo, é a hora de descanso das aves, cada criador faz de um jeito diferente, vc tem que achar o jeito que sua ave se adapta melhor, banhos de sol tem que dar sim, da o banho de sol e depois guarda a ave de volta.. pq o coleiro ja esta sem penas, normalmente na muda ficam com febre mal estar é a hora do seu alado descansar para a próxima temporada.

a respeito de vitaminas, nos do farum não aconselhamos a medicação sem o auxilio de um veterinário, uma alimentação balanceada com sementes, extrusada frutas e verduras ja é o bastante para que sua ave fique em forma e com saúde.

a respeito do veterinário realmente tem poucos especializados em aves, aqui na minha cidade mesmo tenho dificuldade em relação a isso.

amigo se eu alado esta saudável  não tem necessidade de dar vitaminas, vitaminas geralmente são usadas quando o pássaro vem se recuperando de alguma doença..

espero ter te ajuda a esclarecer suas duvidas amigo, qualquer duvida estamos a disposição..

Very Happy

Stanley Guaitolini
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 1292
Reputação : 99

Mensagem por paulo.ricardo em Seg 22 Set - 10:03

Obrigado por alguns esclarecimentos valiosos e sobre o Vitagold precisei fazer uso, porque a minha ave adoeceu e graça a ajuda de dicas sobre medicamentos consegui salvar a ave. Ela agora está ser recuperando bem.

Infelizmente a falta de profissionais capacitados faz com que sejamos compelidos a buscar ajudar com os competentes criadores. Isso infelizmente é inevitável.Mas é preciso severo cuidado sem dúvida. Sei que o veterinário é obrigatório, mas em certas situações é impossível recorrer  a um  e  temos  que se apelar  para ajuda dos amigos  ou ver a sua ave falecer sem ao menos tentar um tratamento.

Salvei minha ave graça as dicas do filipi ferreira do YT.. E consegui descobri o que a minha ave tinha... Coccidiose.. Antes, levei a  um veterinário e ele não tinha a mínima idéia de como proceder, aplicou uma gota de vitagold diretamente no bico da ave  (o que a deixou ainda mais lascada) e mandou pesquisar na Internet com algum criador. Nem análise nas fezes eles fazem aqui... E  mole? rss...

Ainda tenho dúvidas sobre o capim se devo oferecer sempre ou não, haja vista que tem muito pendão de capim aqui na minha região. Observei que mesmo oferecendo o capim diariamente, ele procura os outros alimentos oferecidos... 

Bom... Agradeço a ajuda

posi1

paulo.ricardo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 14

Mensagem por Stanley Guaitolini em Seg 22 Set - 10:09

Paulo é bom dar sim pendões eles adoram.. não tem necessidade de dar todo dia mas umas 2 vezes ou tres por semana é bom.. da para ele jiló, maça, pepino, milho verde, couve.. faz muito bem para eles.. a respeito do veterinário aqui em minha cidade tbm é difícil.. precisei mandar as fezes do meu coleiro para o rio de janeiro para fazer o exame.. fiz tratamento nele para coccidiose e não deu nada nas fezes o que salvou ele foi o antibiótico que dei a ele.. estou tratando ele ainda.. mas esta bem disperso e com a plumagem linda...

Stanley Guaitolini
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagem por cara de gato em Ter 23 Set - 7:42

Bom dia galera é certo sair com o pasarinho e quando chegar cubrir a gaiola so tirar quanto for sair com ele isso deixa ele mais fogozo ?

cara de gato
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 9

Mensagem por Stanley Guaitolini em Ter 23 Set - 7:46

Bom dia amigo, crie um tópico para que possamos responder.. regra do Forum...   faça sua apresentação... abraço

Stanley Guaitolini
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: