Passarinhos na janela - artigo !!!
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Esse sou EUSáb 27 Abr - 9:03Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARQui 25 Abr - 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face 5
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17305
Pontos : 21942
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Passarinhos na janela - artigo !!!  Empty Passarinhos na janela - artigo !!!

Qui 20 Mar - 15:19
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
O que é preciso fazer para atrair esses visitantes para o parapeito ou varanda, mesmo quando se mora em uma grande cidade


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Precisei de dois dias para entender que o vulto fugidio que eu via na janela era uma curiosa rolinha – um macho, como soube meses depois, dada a plumagem azulada na cabeça. Era o terceiro mês que eu colocava frutas num pratinho preso do lado de fora do vidro, no 5º andar de um prédio em frente a uma avenida barulhenta e movimentada. Nascida no interior de São Paulo, onde me acostumei a ver passarinhos nos quintais, me encantei, depois de muitos anos morando na metrópole, com a possibilidade de atraí-los para a minha janela. Assim como eu, muita gente vem tentando receber a visita dessas aves em suas casas e apartamentos. É uma forma de ter um contato mais próximo com a natureza, mesmo morando na cidade. Além disso, ter passarinhos por perto também pode ser muito útil, uma vez que eles fazem a polinização das plantas e ainda mantêm um bom controle das pragas que as infestam. O que há de mais novo nesse movimento é a maior conscientização ecológica que ele pressupõe: há uma notável preocupação em oferecer aos visitantes alimentos naturais, evitar o surgimento de pombas urbanas e, claro, deixar o passaredo em liberdade. 


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Para quem se aventura a chamar os bichos para perto, os aprendizados são muitos. Eles são atraídos, por exemplo, pelos jardins em vasos (flores coloridas, em geral) e as hortas domésticas. Mas, vale saber, cada espécie tem uma preferência. Descobri, veja só, que nem mesmo faminta uma rolinha seria capaz de comer frutas, já que seu bico e seu caminhar são dados a esquadrinhar o chão em busca de pequenas sementes.Já se o cardápio incluir alpiste, níger e painço, não só rolinhas como também chupins e pardais virão rapidamente. O único problema é que as pombas também gostam muito desse menu; se quiser que elas fiquem longe, melhor oferecer apenas frutas.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além da diferença no gosto, os pássaros variam muito em seus hábitos de voar; uns preferem ficar perto do chão, outros de voar alto. Dessa maneira, se você mora em um apartamento no 20º andar ou em uma casa no térreo, vai atrair espécies diferentes. Maritacas voam alto e são capazes de encontrar sementes de girassol até mesmo na cobertura de alguns prédios. Sabiás são preguiçosos e só chegam ao 3º ou 4º andar se vislumbrarem um prato repleto de mamão e banana.
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


ÁGUA DE BEBER

Outra coisa de que as aves adoram é água. Os beija-flores, por exemplo, gostam muito da água com néctar colocada nos bebedouros – e podem ser subornados com açúcar refinado, desde que se use apenas uma colherinha de café para cada recipiente. Açúcar em excesso, além de fermentar sob o sol, atrai abelhas, que espantam a freguesia. Além disso, o ornitólogo Johan Dalgas Frisch recomenda limpar o bebedouro a cada três dias com uma tampinha de água sanitária diluída em 1 litro de água. A sujeira grossa deve ser removida com uma escova de dentes velha e os recipientes, deixados submersos na solução de limpeza por 1 hora.

Os pássaros também são atraídos por uma simples vasilha com água fresca em um local sombreado, perto da comida. Ali, eles podem se banhar, principalmente nos dias ensolarados. Um modelo de bordas grossas, onde possam se apoiar antes de dar um mergulho, é o ideal. É preciso, apenas, tomar um cuidado: limpar a banheirinha com a mesma solução higiênica usada nos bebedouros – a medida evita a proliferação de bactérias e fungos nocivos tanto para eles quanto para nós.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
 
SURPRESAS DIÁRIAS

Foi desse jeito, no erro e acerto (ora oferecendo fruta, ora colocando sementes variadas), que descobri o que atrai esses bichinhos tão graciosos. É claro que a tarefa demanda sua parcela de dedicação: comprar sementes, frutas frescas e limpar potes, bebedouros e outros utensílios. Mas o esforço vale a pena. No meu caso, recebi a simpática visita de uma maritaca, arisca como pensamento; um bem-te-vi exibido, com sua casaca preta cobrindo o peito banana-ouro; sanhaços; cambacicas; beija-flores e sabiás. Muitos desses nomes, aliás, descobri num livro de pássaros com a surpresa de quem recorda velhos amigos. Hoje já consigo, até mesmo, reconhecer os filhotes adolescentes de meus visitantes, tremelicando de ansiedade e fome enquanto os pais ainda lhes levam alimento ao bico, uma cena rara de se ver.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




 :dance: ÓTIMA LEITURA A TODOS E VAMOS QUE VAMOS !!! SEMPRE EM FRENTE !!!  :dance: 
 :cafe: 
 


Última edição por Eduardo Machado em Qui 20 Mar - 15:33, editado 1 vez(es)
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Passarinhos na janela - artigo !!!  Empty Re: Passarinhos na janela - artigo !!!

Qui 20 Mar - 15:32
São otimas dicas
Franqlim Pereira
Franqlim Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 6514
Pontos : 7151
Reputação : 519
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 38
Localização : volta redonda/RJ

Passarinhos na janela - artigo !!!  Empty Re: Passarinhos na janela - artigo !!!

Qui 20 Mar - 22:16
show!!!! e sempre bom ter aves por perto !!!


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


.... as respostas  para nossas perguntas  nem sempre e aquelas que queremos receber....
.....mais sim as que necessitamos para nosso bem........
Diego marcilio
Diego marcilio
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1196
Pontos : 1411
Reputação : 139
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 24
Localização : Santa Catarina

Passarinhos na janela - artigo !!!  Empty Re: Passarinhos na janela - artigo !!!

Qui 20 Mar - 22:47
Muito Bom Eduardo !
Eu Amo aves em meu Jardim;)
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Passarinhos na janela - artigo !!!  Empty Re: Passarinhos na janela - artigo !!!

Sex 21 Mar - 21:23
Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Gostei muito do Artigo !

Em alguns bairros, já existem em algumas praças, bandejas com alimentos e água, que os próprios moradores, fazem a manutenção de manter sempre em ordem.

Atraindo vários pássaros !

CÉLIA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos