Reflexão... - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
avatar
Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2724
Pontos : 3055
Reputação : 153
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Localização : BRASIL

Reflexão... - Página 2 Empty Reflexão...

Sex 15 Nov - 20:51
Relembrando a primeira mensagem :

Amigos forumeiros vamos a uma reflexão, a criação de pássaros no Brasil e no mundo tem diversas facetas. Alguns classificam a atividade como um hobby ou terapia, outros a encaram como um bom negócio, mas há também quem faça referência aos “passarinheiros” (como são chamados os criadores) como “salvadores das espécies” que é como eu vejo a situação a grosso modo raras excessões, essa última definição é bastante controversa, pois o senso comum não só a rebate como diz que é ilegal e cruel manter pássaros em cativeiro. Mas, ao contrário do que os leigos acreditam, mantendo passarinhos na gaiola e tratando-os com amor, carinho e cuidados especiais, o homem pode sim dar uma grande ajuda à natureza, evitando a extinção de muitos deles e vou muito mais além considero um banco genético vivo, o hábito de criar passarinhos pode ajudar na conservação das espécies, mas isso só vale para quem cria as aves em acordo com a legislação ambiental que, ao contrário do que muita gente acredita, não só permite como regulamenta o modo correto de se estabelecer as criações.

Juntos, os criadores amadores legalizados representam a esperança de sobrevivência para espécies que estão desaparecendo da natureza devido ao intenso tráfico de animais silvestres. Exemplo disso é o Bicudo que chegou a entrar na lista de ameaçados de extinção, bem como o curió é tão facinado que ele acabou se tornando uma vítima preferencial dos traficantes. Foram tão retirados da natureza em regiões como o Estado de São Paulo, por exemplo, que hoje em dia é quase impossível achar um deles nas matas paulistas. Em outras regiões do país, as aves seguem o mesmo lamentável destino, por sorte, ambos também são uns dos favoritos entre os criadores autorizados e esse plantel poderá ser usado no futuro para reintroduções nas matas antes habitadas pelos curiós e bicudos, na mesma toada vem o trinca-ferro, o azulão, o pintassilgo e o sabiá-laranjeira, todos pássaros que podem ser criados em cativeiro, desde que respeitadas as regras legais emitidas pelo Ibama.

Vale a pena acabarmos com as espécies? Meu Deus oque são hoje R$30,00 anuais para estar dentro da lei?
ao invés de ter uma ave mateira que nunca saberemos bem sua idade bem como arriscar não ser o seu canto de preferência, muitas vezes nem o sexo do animal se sabe, muitos nunca cantarão em confinamento, aves essas que seriam apreciadas por muitos, qual não seria a alegria de ser despertado por uma ave que nunca sofreu na mão de traficantes ilegais bem como os maus tratos dos atravessadores cruéis que acabam com nossa fauna, pensem bem vamos ser realmente humanos no sentido literal da palavra.

Você pensa em que ao ver estas imagens?

Reflexão... - Página 2 Cipoma_pm1

Reflexão... - Página 2 2011-06-02-a7161258-f7c5-48a4-a4fc-3aba861e00b5

Reflexão... - Página 2 Trafico-animais

Se pensa puxa podia estar com um desses ou não te chocar, você não merece ser chamado de ser humano!

Monteiro Júnior
Biólogo e Criador de aves Silvestres
Moderador do fórum Criadores de Pássaros
15/11/2013


Última edição por Monteiro Junior em Sex 15 Nov - 21:26, editado 1 vez(es)

Nilo
Nilo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2172
Pontos : 2485
Reputação : 181
Data de inscrição : 11/01/2013
Localização : Niterói - RJ
https://www.criadoresdepassaros.com/forum

Reflexão... - Página 2 Empty Re: Reflexão...

Sáb 16 Nov - 8:55
Franqlim, meu amigo,

Acho que na verdade a solução é um tripé: Conscientização, Leis rigorosas e Fiscalização.

Ai sim veremos avanços importantes, é difícil chegar la mas se cada um fizer sua parte... a nós, cabe a conscientização, ao poder público a Legislação rigorosa e a Fiscalização.

Nós estamos fazendo a nossa!

Abraço.


Reflexão... - Página 2 Separa10
Moderador Criador de Passaros
Reflexão... - Página 2 AuYgeor
:voar: Passarinho que acompanha morcego, acorda de cabeça pra baixo...:caca12:
avatar
Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2724
Pontos : 3055
Reputação : 153
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Localização : BRASIL

Reflexão... - Página 2 Empty Re: Reflexão...

Sáb 16 Nov - 9:18
Justamente Nilo, mas enquanto o assunto for visto como: -nossa é errado mesmo essa crueldade, chega em casa e vai tratar seu coleirinha capturado e pensa ah, o meu não esse eu salvei, pois peguei no meu quintal sem expor ele a isso... Muita gente se engana e se ilude, conheço pessoas mas várias que pregam a legalidade e escondem aves ilegais, conheci pessoas que anilhavam aves anos atrás. Se cada um se policiar damos muito mais tempo a agentes bem intencionados digo "os bem intencionados" pois muitos só querem desfrutar da comodidade da estabilidade para ficarem no ócio, outros só pensam em acharcar ao invés de se fazer cumprir a lei e digo ainda mais já vi casos de agentes que tinham encomendas de boas aves que viram na casa ou em uma baderna clandestina, a pessoa fala tem x aves lá te passo tudo mas o trinca tal da gaiola assim e assado vc me traz...
Bem voltando ao raciocínio se todos se policiarem os bem intencionados farão o controle dos traficantes ilegais e ai sim o sistema funciona, temos de fazer nossa parte independente de qualquer coisa.
Um bom começo já está sendo este espaço e espero que possamos tocar centenas e mais centenas de usuários mostrando oque um pequeno delito significa na amplitude ele é uma amostragem ínfima no universo da contravenção e somados potencializam em um mal irreparável, ninguém aqui é contra vc ter sua amada ave desde que ela venha de um criador, não é também defender os criadores para que os mesmos tenham lucros e sim que nossa biodiversidade seja preservada.
Eu defendo que os valores dos criatórios comerciais tem de ser baixos para propiciar a todas as camadas sociais a oportunidade de ter sua ave legal.
Cabe a todos nós darmos este primeiro passo, podemos fazer inclusive campanhas aos visitantes das rodas e torneios, muitos que lá vão assistir tem ou conhecem quem tem aves ilegais.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos